Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 26 de October de 2004 12:16

Grande Frenesim no Parlamento Europeu

Aparentemente Durão Barroso convidou um alegado católico a fazer parte da Comissão. Um amigo do Papa, um membro destacado de um movimento Católico em Itália.

Grande reboliço no Parlamento Europeu e ameaças de chumbo à Comissão.

Que Europa é esta em que para se ser Comissário não se pode ser católico.

Nao estamos a falar em ser Ministro na Arábia Saudita mas sim Comissário na Europa.

Enfim é a Europa que temos.

Pedro B

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 26 de October de 2004 13:53

Poi é caro Pedro B!

Infelizmente é esta a Europa que temos!

Uma Europa onde todos proclamam e valorizam o alto valor da "tolerancia", exepto para católios.

Esse Comissário Rocco Butiglione - que é necessário que se repita - amigo pessoal do Papa (não é um "Lefebvriano" extremado!) um católico assumido e empenhado, ao dizer aquilo que crê, aquilo que intimamente pensa, e que se encontra de acordo com a doutrina da Santa Igreja, é imediatamente trucidado pelas esquerdas europeias e pelos activos (e bem manipulados) grupos de minorias (gays, e afins).

O engraçado, é que esses partidos de esquerda que por aí andam (vejam o exemplo atroz do Partido Socialista Espanho!) gostam de erguer bem alto a bandeira da "tolerancia", mas quando aparece algum católico na vida politica activa... ui! Daqui del Rei, que este é um fascista intolerante e e opressor dos direitos das minorias depravadas!
`
Muitos católicos "conciliares" procuram não ver esta guerra surda que se trava ente a civiliazação cristã e a opressão escravizante do laicismo. Vejam o exemplo espanhol. Desde que o "Zapateiro"´foi para o poder, o seu primeiro combate, foi, e continua ainda a ser, com a Igreja Católica espanhola. Legalização de casamentos gays, abolição do ensino religioso nas escolas públicas, e até já se fala, na alteração do programa de financiamento da Igreja!
Vi muito recentemente na "agencia ecclesia.pt", que já em Dezembro a Igreja Católica espanhola, irá promover uma manifestação pública na rua, a contestar estas medidas, estas sim, intolerantes e provocadoras.
Penso inclusivé lá estar em Madrid com o meu grupo de amigos católicos tradicionalistas.

Esta Europa que recusou linearmente a inclusão de uma referência ao "cristianismo" no preambulo da sua Constituição, de facto está, gradualmente a EXCLUIR os católicos da sua cidadania!



Bem-Aventurado Mons. Marcel Lefèbvre: Ora pro Nobis!


O católico Tradicionalista,

Victor Henriques



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 26 de October de 2004 14:33

Antes de tudo, quero agradecer ao Pedro B o facto de ter criado o tópico com este título, dado que ando à dias para o criar, mas por falta de tempo não tem dado, obrigado. Esta ideia já me anda a irritar de tanta trapalhice, por parte dos media, como é possível conseguirem moldar e "formatar" a mentalidade das pessoas assim tão facilmente, e ainda por cima, como tenho constatado de pessoas até com um certo nível intelectual e cultural, mas enfim é neste mundo que temos de viver.

Para já, dado a minha falta de tempo, quero deixar este artigo do director do Jornal Publico, que tão bem expressa a minha maneira de pensar, relativamente a este assunto. Excelente, obrigado ao Sr. José Manuel Fernandes.


Liberdade, Tolerância e Os Novos Donos da Verdade

Rocco Buttiglione é um professor de filosofia conhecido tanto pela sua fina inteligência como por ser um católico devoto e próximo do Papa. Como católico tem, naturalmente, as suas convicções. Acredita, por exemplo, que a homossexualidade é imoral e constitui um "pecado". E, como homem culto, conhece a origem da palavra "matrimónio", que traduz o conceito de um contrato que visa proteger a mulher e os seus filhos, implicando obrigações para os maridos.
Uma parte disto são convicções pessoais, outra é conhecimento da história. No entanto quando Rocco Buttiglione as assumiu publicamente como membro designado da futura comissão europeia presidida por Durão Barroso com a pasta da Justiça e dos Assuntos Internos, a esquerda reagiu indignada, com destaque para os socialistas Josep Borrell (Espanha) e António Costa, para quem um ex-membro do gabinete de Berlusconi nunca poderá assumir tal pasta.
Na verdade, por muito detestável que se possa considerar o actual Governo italiano, ele existe porque os partidos que o formam ganharam as eleições. Logo tem legitimidade para, no quadro das actuais regras europeias, nomear para a Comissão Europeia quem entender e não quem for preferido pelos que perderam as eleições. São essas as regras do jogo nos nossos sistemas democráticos que, mesmo imperfeitos, dispõem de sistemas de pesos e contrapesos suficientes para os fazerem funcionar.
Para isso, no entanto, é necessário que, para além de se respeitarem as regras, se respeitem as opiniões dos outros. E, por muito que isso custe ao senhor Borrell, as opiniões sobre moralidade de Buttiglione não valem menos do que as suas. Já a sua atitude tolerante contrasta pela positiva em relação à intolerância do socialista espanhol.
Porquê? Pela simples razão que Buttiglione, sem abdicar das suas convicções, não pretende impô-las aos que delas discordam. Basta notar no que disse perante a Comissão que, pomposamente, chumbou o seu nome (um chumbo não vinculativo): primeiro, explicou que sabia "distinguir entre moralidade e lei", o que implica que "muitas coisas podem ser consideradas imorais sem terem por isso de ser proibidas"; depois, com lógica, acrescentou que podia "considerar que a homossexualidade era um pecado sem que isso implique que querer criminalizá-la". Afinal, "o Estado não tem o direito de meter o seu nariz neste domínio".
Trata-se de uma declaração corajosa de alguém que não abdica da sua fé particular e que mostra impecáveis credenciais liberais. Mostra que o filósofo italiano não omite por conveniência aquilo em que acredita, que admite a existência de outros pontos de vista e que, ao contrário dos que se julgam "donos da verdade", acredita "na liberdade, o que implica que não se imponha ao outros o que consideramos ser o mais correcto".
Ainda bem que assim pensa, pois isso garante que não imporá a partir de Bruxelas nenhuma agenda política particular ou de grupo, respeitando as diferenças culturais existentes, nomeadamente no domínio em discussão, entre os povos dos 25 membros das União. Porém ser um homem livre e franco e assumir-se como católico é que parece ser "pecado", e mortal, para os que não percebem que são eles que vestem a pele dos Torquemada dos nossos dias."
José Manuel Fernandes
Público, 15 de Outubro de 2004



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de October de 2004 20:07

Nos grandes conflitos da história, utilizou-se a Religião como forma de motivar os povos e justificar as acções de guerra entre as nações. Não sendo este um grande conflito, longe disso, está-se a tentar usar a mesma estratégia.

A questão da nomeação do Comissário Rocco Butiglione não tem a ver com a sua suposta catolicidade. Se não estou em erro o próprio Durão Barroso é católico e ninguém se opôs à sua nomeação para presidente da comissão europeia. Ora se não se opuseram para o presidente, porque razão se haveriam de opôr para um simples comissário?

A questão tem a ver com as suas posições políticas, conotadas com a extrema-direita (fascista). E a utilização da questão da família e dos casamentos entre homossexuais é pequena desculpa numa tentativa de enganar os mais ingénuos.

Porém, acho piada que os tradicionalistas deste fórum (refiro-me ao Victor Henriques) considerem uma qualidade do candidato a comissário o facto de ser amigo pessoal do Papa. :) Decerto que no leque de amigos do Papa se encontrarão candidatos mais competentes.

Quanto ao artigo do director do PÚBLICO, confesso que me surpreendeu. É que, se não estou em erro, o candidato a comissário Rocco Butiglione foi ministro da Justiça do governo de Berlusconi quando este último aprovou uma lei que lhe dava imunidade judicial enquanto fosse primeiro-ministro. A ser verdade que o Sr. Rocco era ministro nessa altura, na minha opinião, seria facto suficiente para não ser eleito para comissário europeu.

Luis

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 26 de October de 2004 20:28

Caro Luís

Anres de mais posso-te esclarecer que Durão Barroso não é católico praticante.

Em relação à lei da imunidade a mesma não foi aprovada pelo Srº Rocco, aliás nem mesmo pelo Srº Berlusconi. Foi aprovada com pela maioria absoluta dos deputados ao Parlamento Italiano e promulgada pelo Presidente.
A ver as coisas assim também Durão Barroso não poderia ser Presidente da Comissão. É que em Portugal também existe imunidade para muitos dos politicos. Mais, a mesma pode ser utilizada por todos os 230 parlamentares.

Quanto ao tal Srº Rocco não o conheço mas fico curioso de saber quais é que são as posições politicas de extrema direita do Senhor? Podes esclarecer?


Pedro B

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de October de 2004 23:01

As posições mais extremistas do senhor Rocco tem a ver com a situação da imigração e a (possível) criação de um campo de refugiados no norte de África, em trânsito para a Europa.

Duas notícias da Reuters que fazem referência a estas posições:
Barroso stands by Buttiglione
EU Commission team set for rejection

Para além das já conhecidas afirmações "menos positivas" sobre os homossexuais, o menosprezo pelas mulheres solteiras e o papel (secundário) da mulher no casamento: o sr. Rocco defende que o papel da mulher no casamento é procriar e ser protegida pelo homem. Nem um muçulmano diria melhor :-)

Pergunto se são estas afirmações estão de acordo com a doutrina católica.

Luis


Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 09:31

Para agravar toda esta situação, a pasta que lhe seria confiada seria a da Justiça onde seria responsável por medidas anti-discriminatórias. Provavelmente, teria que começar por ele próprio... :-)

Luis

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 09:43

Mais uma "achega":

Mais Contraditório
Por EDUARDO PRADO COELHOO FIO DO HORIZONTE
Quarta-feira, 27 de Outubro de 2004 - in publico.pt

O professor Mário Pinto, da forma cordata a que nos habituou, retoma o que ele designa como "o apavorante episódio contra Buttiglione no Parlamento Europeu". Sabem certamente quem é Buttiglione? Trata-se de uma curiosa personagem, ao que parece muito próxima do Vaticano. E ao mesmo tempo de um professor universitário. Durão Barroso, com evidente habilidade política, manteve-o na Comissão Europeia, conseguindo impô-lo aos críticos. Sobre este tema, Augusto M. Seabra, respondendo a José Manuel Fernandes, já disse o essencial.

Sublinhe-se apenas que, ao afirmar que a homossexualidade é um pecado, duvido que grande parte da Igreja se reconheça nesta afirmação. Encontramos hoje uma esmagadora maioria de católicos nos meios urbanos que está longe de pensar assim - ou que, pelo menos, tem vergonha de o assumir. Não sei o que nesta matéria pensa o professor Mário Pinto, mas não creio que tenha formulações tão infelizes. O problema está mais uma vez em que a doutrina da Igreja tende a ser alargada não apenas aos que são católicos (o que é compreensível), mas também a todos os outros. A doutrina da Igreja é uma visão do mundo.

Segundo os que defenderam a nomeação de Buttiglione, este afirma-se muito justamente com a seguinte posição: "Como católico que é, foi claro e desassombrado, apoiando a doutrina da Igreja Católica. Mas esclareceu que essas convicções não o levavam a criminalizar os 'pecados' pela não observância da moral cristã que defendia: uma coisa são as convicções religiosas, éticas e morais, cristãs, que ele pessoalmente defende, outra coisa é a política social e cultural em democracia, que possui autonomia, embora deva respeitar o direito natural."

Repito que não creio que os católicos de hoje se revejam nas posições ultra-reaccionárias de Buttiglione. Mal iria a Igreja se tomasse à letra estes preceitos. Como seria a imagem da Igreja junto dos jovens se eles acreditassem em doutrinas como esta? Como é que se pode considerar hoje, sem morrer de vergonha, a homossexualidade como um pecado, ou as mães sozinhas como mulheres inferiores? Onde começa o direito natural e onde acaba?

O problema da interrupção necessária da gravidez deixaria de existir se os católicos aceitassem que as leis que pretendem impor seriam aceitáveis pelos católicos, mas que não tinham de modo algum que se aplicar aos não-católicos, que não aceitam as premissas doutrinárias dessa legislação. Onde acaba o direito natural? Onde acaba o pecado e se criminaliza a sua prática?

Daí que, num país onde a discriminação é frequente (a ponto de assistirmos hoje a uma devoração da imagem de Marcelo e mesmo de Cavaco Silva) e onde muitos militantes de esquerda sabem que, por maior que seja a sua competência, jamais poderão ocupar certos lugares (e há mesmo certos independentes, como Clara Ferreira Alves, que têm a coragem de os recusar), vir falar na perseguição daqueles que manifestam posições do catolicismo mais conservador não será exagerado?



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 14:51

Caro Luís

Em relação às declarações sobre a mulher o que ouvi foi que Srº em causa informou que a sua mulher tinha optado por ficar em casa a cuidar dos filhos e que o Srº Rocco entendia ser esta a melhor opção de um casal. Será proibido ou desprezível um casal ter esta opção?

No que se refere à homosexualidade o Srº Rocco afirmou de facto que entendia que era um pecado, mas que esse facto não teria consequencias porque entendia que não obstante ser pecado não deveria ter efeitos civis ou penais negativos.

Mas não é a posição da Igreja ? Que a Homosexualidade e a sua práctica são pecado?

Mas praticar actos homosexuais não é um pecado?

Pedro B

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 17:58

Caros amigos,


O que os católicos "esquerdistas" aqui tentam (mal) apreesentar, é no fundo, como diz o nosso bom povo português, "tapar o sol com uma peneira".
Não conseguem disfarçar, esconder, que o que verdadeiramente está em causa é uma DISCRIMINAÇÃO JACOBINA E INTOLERÁVEL aos católicos que exercem a política activa!

Existe hoje na politica europeia uma forte e itensa CATOLICOFOBIA, que persegue, humilha, ridiculariza, todos aqueles que tiveram a coragem de apregoarem a sua FÉ em público. O que esses politicos europeus desejam, é uma Europa descristianizada, vazia de valores, e indiferente à religião!


Um abraço a todos do Católico Tradicionalista,

Victor Henriques


(Agora para o Luis Gonzaga, que diz acima "salvo erro" que o Durão Barroso é católico. Será mesmo?... Então ele não era um maoísta?... Deve ter tido uma conversão rápida!... e eu nunca gostei de "cristãos-novos"!)



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de October de 2004 20:41

Caro Pedro,

Todo o casal é livre de optar pelo seu projecto de vida! Defendo-o como católico e como cidadão (embora seja a mesma coisa). Aquilo que o li das agência de notícias (incluindo a Reuters, mas não só), é que o Sr. Rocco foi mais longe do que isso, ao ponto de tecer comentários menos positivos sobre as mães solteiras.

Praticar actos homossexuais sempre foi, e há-de ser pecado. Vem explícito na Sagrada Escritura, e é contra a doutrina da Igreja.

Mas não foi apenas por estas razões que o Sr. Rocco causou polémica, ao ponto do presidente da comissão europeia se ver obrigado a adiar a votação.

Compreendo que os católicos, ditos conservadores, prefiram destacar as opiniões do Sr. Rocco em relação à mulher e à homossexualidade para conseguir o consenso, e a incompreensão da polémica. Mas relembro que não foram apenas estes pontos que originaram tudo isto.


Caro VMTH,

Seria difícil tentar "tapar o sol com a peneira", quando as notícias são mais que muitas.

Aquilo que também fica aqui claro, é que para a sociedade (católicos incluídos) ser-se católico não é per si característica suficiente para se declarar a competência do ser humano, quaisquer que sejam as funções.

Talvez não tenham reparado, mas aqui ninguém destacou as competências políticas do Sr. Rocco, apenas defenderam a sua catolicidade e, por conseguinte, que seriam um bom comissário europeu. Ora, nesse caso, o que não falta por essa Europa fora, são bons católicos para desempenhar a função.

Victor, caso não concordes comigo, talvez queiras destacar alguns aspectos da carreira política do Sr. Rocco que demonstram que ele seria um bom comissário europeu para a Justiça, Liberdade e Igualdade (julgo ser esta a pasta).

Luis


Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 09:47

Está tudo muito contente com o Durão Barroso.

Que visão, que dipomata.

Para evitar o chumbo retirou a votação. Que acto de grandiosidae que rasgo de genialidade.

A Democracia no seu explendor, não se vota. Antes, pergunta-se, sonda-se os directórios dos partidos, e faz-se as contas se o resultado previsível não for positivo não se vota, adia-se e recompõe-se a comissão.

Enfim a Democracia a proteger-se a si mesma.

Se bem conheço o orgulho italiano será dificil que a Italia deixe cair o seu comissário.

Quanto ao Dr Barroso já deu a sua marca. É um Presidente fraco. Jaques Delors jamais teria recusado o embate com o PE. Temos um outra Santer e uma Comissão fraca nas mãos do Conselho e do PE.


Más notícias para a Europa.

Pedro B

Re: O Comissário Rocco Butiglione
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 16:25

Boas Notícias para a Europa.
As instituições democráticas estão a Funcionar e po ParalemENto Europeu cumpriu com eficácia a sua acção fiscalizadora.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.