Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 11:39

Pe. João Luís:

a única razão para ser negado o sacerdócio feminino é tradição? qual tradição? a que foi criada a partir do século III/IV d.C?

Que eu saiba não existe nada nos envagelhos que a proiba ou impossibilite... o sacerdócio tem sido reservado ao sexo masculino porque... porque... no fundo a Igreja é uma estrutura masculina e inerte!

A igreja tem vindo a fechar-se no seu interior e usa como última justificação para tudo o que quer deixar imutável a razão da tradição... mas que tradição é esta?? a tradição assente na vida de Cristo (Evangelhos) ou a tradição criada pelo homem? Qual a verdadeira tradição em que a Igreja assenta?

A tradição começa a perder a sua força... começa a deixar a Igreja sozinha... entregue à sua tradição humana e acidental... A Igreja não pode esquecer os seus fíeis nem os ensinamentos deixados por cristo...

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 11:51

Senhora Ana

Quando tão impulsivamente escreve que não quer "a Igualdade dos Sexos", concerteza que se refere a uma Igualdade estritamente Biológica. Ou seja, o que a senhora Ana quer dizer é que não trocaria as suas características sexuais biológicas pelas características do sexo masculino. Isto é, como a senhora Ana não parece apresentar nenhum transtorno da identidade de Género, não quer ser biologicamente igual aos homens.

Nenhuma mulher psicologicamente saudável, que se sinta bem com o seu corpo que desfrute plenamente da sua sexualidade e a sua feminilidade quer ser biologicamente igual aos Homens. (O contrário também é verdadeiro – nenhum homem quer ter as características sexuais femininas em termos biológicos, se for psicologicamente saudável.)

Já seria mais bizarro se a afirmação da senhora Ana se situasse no plano da Igualdade de Género, na sua vertente de Igualdade Jurídica, Igualdade de Direitos Fundamentais e de exercício da Integral Cidadania.

Isto é, a senhora Ana, que vive num país desenvolvido e democrático considera concerteza um dado adquirido poder usufruir esta Igualdade de Género no seu dia a dia.

Concerteza que quer ser igual aos homens relativamente aos direitos cívicos, como o direito ao voto e a direitos fundamentais como a liberdade de expressão, a liberdade de se realizar profissionalmente em qualquer área de intervenção socioprofissional , o exercício de funções profissionais ou de Missões específicas dentro da sua Comunidade de pertença.

Concerteza que quer ser igual aos homens nas relações jurídicas com o seu cônjuge, na liberdade de ter a sua própria conta bancária, na possibilidade de aceder à Educação, aos Cuidados de Saúde e à profissão que quiser, passando pelos direitos patrimoniais, direitos sucessórios, direitos relativos à tutela das crianças.

È que se facto não quer ser Igual aos Homens nestes domínios da Igualdade de Géneros, aconselho-a a fazer uma visita ou a mudar-se para alguns países onde essa igualdade entre sexos não existe e onde as violações de direitos humanos são violentas e prementes.

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 11:58

Senhor João Luís:

As suas afirmações estão eivadas de profundas contradições que urge clarificar.

Em primeiro lugar é de realçar que o senhor reconhece – pois quem cala consente e o senhor não apresenta qualquer resposta ou contraargumento - que não existe nenhum fundamento Bíblico e Teológico contra a Ordenação das mulheres.

Aliás, em inúmeras Igrejas Cristãs por esse mundo (radicadas no mesmo Evangelho que os Católicos), com milhões de crentes, existem mulheres Ordenadas ( Sacerdotes e até uma Bispa), que cumprem com zelo e eficácia a sua Missão Sacerdotal.

E, até hoje, nenhuma Mulher Ordenada foi alvo de acusações de crimes infames como a Pedofilia ou Abuso sexual de Menores, de que têm sido acusados muitos Homens padres ordenados.

Portanto, não existindo nenhum fundamento Bíblico ou Teológico, a proibição de acesso a este Sacramento da Ordem – o único, na Igreja Católica , que é vedado ás mulheres apenas e só por serem Mulheres, sem nenhuma fundamentação bíblica ou exegética – é uma decisão meramente política de organização de poder dentro da estrutura eclesial da Igreja.

Não se trata pois de Missão, fundada no Evangelho e nos preceitos bíblicos , mas de Poder e do seu exercício.

3 – Para o senhor João Luís existe um fundamento biológico "natural" para justificar que as mulheres não tenham acesso à Missão do Sacerdócio.

Trata-se então de uma "argumentação biológica". Segundo esta argumentação, as mulheres são biologicamente incapazes de exercer o húmus do Sacerdócio, apenas e simplesmente porque possuem útero e ovários isto é, a capacidade de engravidar.
Como diz o João Luís, assim como os homens não conseguem ficar grávidos, mesmo que o desejem muito, (como é o caso do seu amigo), por razões estritamente biológicas, também as mulheres, "naturalmente", não têm a capacidade e apetência para exercer a Missão Sacerdotal.
A contrario, poder-se-ia então afirmar que os homens têm uma especial capacidade para o exercício da Missão Sacerdotal porque não possuem útero nem ovários. ( A ser assim, teria o senhor que admitir que as mulheres nas mesmas circunstâncias, as mulheres estéreis, estariam especialmente aptas para o sacerdócio).

Ora este tipo de argumentação é extremamente frágil e pouco inteligente.

Porque, a não ser que a Missão Sacerdotal esteja directamente relacionada com os órgãos sexuais e a função reprodutiva masculina - que não é o caso – não existe qualquer conexão entre a dimensão biológica de Género e a capacidade de exercício do Sacerdócio ao serviço da Comunidade Cristã.

Estamos aqui a misturar dois níveis de análise absolutamente diferenciados e que merecem uma abordagem qualitativamente mais detalhada.

È verdade que, ao longo da história ,houve quem pretendesse relacionar algumas marcas biológicas diferenciadoras - não ´so entre géneros como entrte etnias e raças humanas - para justificar o estatuto de inferioridade humana, psicológica e espiritual de alguns grupos humanos.
Foi com base em argumentos "biológicos" e pseudocientíficos que se construiram as teorias sobre a supremacia da raça branca ou ariana ou a ideologia de que as mulheres não teriam capacidade "natural" para desenvolver actividades intelectuais superiores ou exercer os direitos humanos fundamentais.

Uma coisa são as características anatomo-fisiolófigas específicas de cada Género, relacionadas com as funções sexuais e de reprodução, outra coisa muito diferente são as dimensões da Espiritualidade Humana e da vivência profunda do Evangelho, a que Homens e Mulheres são chamados no mesmo plano de Igualdade e Dignidade, em todas as suas possibilidades de intervenção, incluindo o Sacerdócio.

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 12:42

Talvez por deficiencia de profissão, a "catolica praticante" resolve ler coisas onde elas não estão. Em lado nenhum eu afirmo que é uma impossibilidade biológica. Apenas dei um exemplo de tantas impossibilidades desta vida.
O que a Santa Sé afirma, e pode ler o documento em questão, é que não existem fundamentos para com certeza abrir às mulheres o ministério ordenado.
É um tema que suscita reações apaixonadas e militantes, o que por si só tantas vezes o impossibilita de ser analizado com frieza.
O Sacerdocio Ministerial, segundo a Teologia Católica, é uma configuração a Cristo, Sacerdote, Cabeça e pastor da Igreja. São João Crisostomo, afirma que o sacerdote é "Alter Christus". Outro Cristo.
Não é um serviço que se presta à comunidade como os pastores protestantes, serviço que pode ser prestado por qualquer pessoa desde que preparado.
Cristo nasceu homem, porque quiz. No Cenáculo - local da ultima ceia - Jesus celebrou a Pascoa e instituiu a Eucaristia com os Apóstolos somente. Não com todos os discipulos que o seguiam, não com Maria Santissima, não com tantas mulheres que o seguiam. Podia tê-lo feito.
A Igreja procura humildemente sinais. Porque Cristo não disse tudo com a clareza que desejariamos hoje para com segurança responder aos apelos.
E porque Cristo não nos disse tudo o que hoje precisamos de saber, temos de procurar os sinais para dar as respostas mais acertadas.
A Igreja não procura seguir modas e tendencias do mundo contemporaneo. A Igreja procura ser fiel ao projecto de Cristo, e para isso procura com humildade as respostas. Nem sempre é facil, porque o Espirito Santo fala por sinais às vezes de dificil interpretação.
Para quem defende apaixonadamente outra posição, todos os argumentos serão sempre inválidos, porque são contrapostos por outros.
No meio de tantas certezas, e afirmações eivadas de "certezas absolutas" a Igreja com humildade continua a afirmar que não sabe. E não sabendo, e acreditando que a Igreja é obra de Deus, prefere não fazer disparate e ficar como está.
Curiosidade, depois da Conferencia de Lambeth - O orgão máximo da confissão Anglicana - ter aprovado a ordenação de mulheres, só em Inglaterra, 121 Sacerdotes Anglicanos, pediram para serem adimitidos na Igreja Católica por discordarem da decisão. Claro que me vão dizer que são os "maxistas". O que é certo é que esta questão na Igreja Anglicana, veio trazer fracturas dificeis de resolver.
Muitos sonham com isto na Igreja Catolica, guerra interna, assim afirmarão que a Igreja é uma invenção humana para dar resposta transcendentes como qualquer outra religião.
Só me resta dizer:
"veni Sancto Spiritu"

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:04

Sim, concerteza, O Espírito sopra a abre novos caminhos de Liberdade, ESperança e plena Dignidade de todos os seres humanos...
Apesar

Repito, Homens e Mulheres são chamados no mesmo plano de Igualdade e Dignidade, em todas as suas possibilidades de intervenção, incluindo o Sacerdócio.
E o ESpírito vai soprando e construindo uma nova igreja católicade igualdade e plenitude espiritual para todos os seus membros...
Todos somos Cristo, independentemente de sermos homens ou mulheres, todos configuramos cristo, todos somos chamados ...

E, em todo o Mundo, milhares e milhares de mulheres católicas exercem todas as tarefas antigamente só exercidas por padres homens, animam liturgiam proclamam o Evangelho dão a Comunhão, Baptizam, fazem catequese, confortam o moribundos, animam a vida criastâ comunitária!

Milhares de comunidades Católicas, sobretudo nos países em vias de desnvolvimento ( mas também em algumas Paróquias de Portugal) só sobrevivem á custa do esforça, caridade e abnegação de mulheres que exercem de facto, no terreno as funções de padres .

Portanto, se não é uma questão teológica, nem Bínblica - é apenas uma questão de tempo... e do sopro do Espírtito actuar...

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:08

Subscrevo, concordo e assino por baixo tudo o que diz.

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:12

Caro Sr. João Luís,

o seu discurso contém algumas impercisões... A razão pela qual Jesus somente se fez acompanhar por homens na última ceia prende-se com o facto de Jesus ser judeu e de estar a comprir um ritaul judaico. As refições pascais eram feitas em separado. O facto de Jesus se encontrar somente rodeado por homens na última ceia é resultado da practica do culto judaico.

A teologia evoluiu, avançou, desde São João Crisostomo. As primeiras igrejas cristãs, antes da sua unificação sob a alçada do Imperio Romano, tinham como sacerdotes (palavra que tem o seu etimo em sacerdos) tanto homens como mulheres. O género não era impeditivo para reunir uma assembleia. A unificação das várias Igrejas sob o dominio romano introduziu, como o senhor por certo saberá, várias alterações. Uma das primeiras foi a exclusividade masculina do sacerdócio. Não por haver alguma impossibilidade fisica ou psicologia da mulher, mas porque o direito romano não reconhecia o papel jurídico da mulher, remetendo-a para o foro privado e inviabilizando a sua participação pública. Mais uma vez os argumentos por si apresentados são infundados e não encontram bases nem na teologia actual nem nos evangelhos.

O seu argumento quanto à suposta debandada dos sacerdotes anglicanos para a Igreja Católica é curiosa... Porque pode ser colocada em sentido inverso: quantos sacerdotes católicos debandaram para a Igreja Anglicana por causa do celibato...? Quantos padres da Igreja Católica se afastaram desta por outras razões, maior parte delas mais importantes do que a ordenação feminina ou o celibato..?? Muito possivelmente mais do que 121....

Devo dizer que sou a favor do celibato, para que, desde já, não ser mal interpretado... e que penso que a ordenação feminina somente deve ser proibida se existirem argumentos teologicos seguros retirados dos Evangelhos e não de pensamentos filosóficos medievos (a utilização do termo medievo não é depreciativa, mas cronologica.)

Miguel D

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:12

Ainda bem que concorda que a ordenação das mulheres é apenas uma questão de tempo.

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:20

referia-me ao senhor joão luís, como é óbvio.

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:41

Caro Miguel D

Podes dizer-me de que «argumento teologico seguros retirados dos Evangelhos» é que saiu o canon Bíblico?


Cumprimentos

Luís Marques

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:47

Não minha carissima senhora. Eu nao afirmo que é uma questão de tempo a ordenação de senhoras.
Concordo com o que diz do papel das mulheres na Igreja.
já agora porque se esconde atraz de um nick anónimo? Tem assim tanto medo de se revelar?
Ou será mais uma catolica envergonhada com medo de dar a cara?

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:49

Pe João Luis

Percebe-se facilmente quem é a catolicapraticante. Basta ser assíduo a este fórum e ler o teor das mensagens e a maneira como são escritas.

Cumprimentos

Luís Marques

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:53

Caro Luís Marques,

primeiro essa afirmação refere-se à ordenação feminina e é retórica... O seu significado é retórico, pois não existem argumentos para uma fundamentação teologica da não ordenação feminina...

Segundo gostaria de saber o que entendes por «canon biblico». Porque durante a minha "aprendizagem" foi-me ensinado que o canone biblico é o conjunto de livros que compõem a vulgata, tendo sido os restantes livres considerados apócrifos. Gostava que me elucidasses quanto à utlização feita à expressão «canon bíblico», para te responder sem imprecisões. Obrigado.

Cumprimentos

Miguel D

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:57

Meu caro senhor Miguel
De onde tirou essa ideia do Ritual Pascal ser feito em separado???? Isso sim é uma imensa imprecisão. Sugiro que leia o livro do Exodo para se inteirar.
O ritual pascal sempre foi, e é, feito em familia. Toda a familia se reunia e reune, homens, mulheres e crianças para celbrar a pascoa. Porque terá Jesus dispensado o resto das mulheres que o acompanhavam?

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:57

Caro Miguel D

Por «canon bíblico» entendo a lista dos livros inspirados que são aceites na Igreja como Palavra de Deus. Podes dizer-me onde é que nos Evangelhos se encontra essa lista de livros?

Cumprimentos

Luís Marques

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 14:46

Meu caro sr. João Luís,

efectivamente cometi uma imprecisão, mas não a que o sr. refere. A minha imprecisão, que o sr. também deixou passar, prende-se com o facto de Jesus não ter celebrado a Páscoa com os apostolos, mas "o primeiro dia dos Ázimos" (Mt 26, 17; Mc 14, 12; Lc 22, 7) festividade que antecede as comemorações pascais. Como deve saber, esta festividade tinha dois objectivos: comer somente pão sem fermento (ázimo) os judeus deviam recordar as provações passadas no Egipto e preparar a imulação do cordeiro pascal, refeição que servia para lembrar os Judeus do dia da sua libertação do Egito. Como o sr. deverá saber, pois se me mandou ler o Êxodo foi por certo já o ter lido, esta celebração pascal onde era sacrificado um cordeiro revestia-se de um forte ritual. Como qualquer ritual sacrificial, este deverá ser feito por um homem puro. Como por certo leu o Êxodo, mas talvez fosse melhor ter-me mandado ler o Levítico, qualquer sacrifício feito em honra do senhor deveria ser executado por um homem puro, sendo que uma das maiores fontes de impureza é o contacto entre o homem e a mulher no período anterior ou imendiatamente posterior a esse ritual. Logo, o contacto entre homens e mulheres era reservado para a refeição pascal e não durante a refeição do primeiro dia dos Ázimos.

Efectivamente tem a sua razão, que se deveu acima de tudo a uma imprecisão minha que o sr. também deixou passar. Durante a refeição pascal toda a familia se encontra junta, contudo o mesmo não se passa durante a refeição tomada na tarde do primeiro dia dos Ázimos.

Cumprimentos,

Miguel D

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 15:05

Caro Luís Marques,

como tantas coisas emanadas da Igreja dos Homens, o canone bíblico foi mais uma delas. A sua construção deveu-se mais à intervenção humana do que divina. E os que tu apelidaste de "inspirados" são os livros que, embora me custe dize-lo mas é a verdade, menos atropelavam as directivas da Igreja dos Homens. Os próprios Evangelhos sofreram alterações, algumas das quais decorrentes das sucessivas traduções que Estes sofreram.

Gostava de te poder dizer que o canone bíblico foi uma criação divina, mas a verdade é que não foi. O canone Bíblico, a confissão, o celibato e as ordenações são introduções humanas. Não são propriamente inspiração divina, no verdadeiro sentido desta expressão.

Caso queiras aprofundar mais a questão, pois desconheço o teu grau de aprofundamento sobre este tema, as edições paulinas têm uma vasta colecção de livros sobre este tema.

No entanto Luís, e por muito estranho que possa parecer, pelos a mim parece, o canone bíblico é um conjunto de tradições e rituais comuns a várias religiões, mas todas elas diferenciam os "verdadeiramente inspirados" dos apócrifos. Por exemplo, para os judeus os cinco livros dos Macabeus, são todos considerados apócrifos, para os católicos somente os últimos três e para algumas Igrejas Protestantes somente o quinto é apócrifo. Assim como estes livros existem mais que somente são parcialmente apócrifos (ex. salmos, etc).

Embora a inspiração para a sua realização seja divina, o resultado final é o resultado da intervenção humana. As correntes teológicas/filosóficas ditaram a sua inclusão ou exclusão do cânone bíblico.

Sim, é verdade, não existe nenhuma referência nos Evangelhos ao cânone bíblico, sendo que uma das razões poderia ter sido a não necessidade de esta ser feita. Devemo-nos lembrar que Jesus era judeu, logo, somente a Torah (Pentateuco cristão) é digno de utilização durante o culto.

Cumprimentos

Miguel D

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 15:08

Católicapraticante


Sim, gosto imenso de mim própria, de ter nascido do sexo feminino. Gosto de tudo o que sou e do que tenho...
Como diz, vivo num País civilizado...tem razão. Onde qualquer cidadão é respeitado e amado tal e qual como os que aquí nasceram...

Ser padre, era algo que não queria ser...no entanto, já fui muito envolvida na igreja e dou-me muito bem com alguns padres e bispos.

Sinto-me bem comigo própria e com a vida...

Na próxima por favor, não me chame senhora Ana...apenas Ana! :)

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 16:22

Ora concerteza que a Ana, que tem o privilégio de viver num país civilizado concorda que é importante a Igualdade entre Homens e mulheres... Ou não?

Re: Igreja: será mesmo este o projecto de Deus?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 16:35

O senhor joão luís primeiro afirma que subscreve inteiramente as minhas afirmações ;

A ordenação das mulheres "Portanto, se não é uma questão teológica, nem Bíblica - é apenas uma questão de tempo... e do sopro do Espírtito actuar"

Mas depois contradiz-se... São as ambiguidades eclesiais...

Com maior delicadeza ainda e com a erudição a que nos tem acostumado, o senhor joaõ luís confessa publicamente que conhece os segredos das elevações "místico-gasosas" porque uma paroquiana lhas ensinou...
Que elevação, senhor joaõ.... Que testemunho...

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.