Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
I encontro nacional de cultura e ciencia
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 15:29



Vai-se realizar o primeiro I Encontro de ciência e cultura em Santa Maria da Feira no proximo dia 19 de Novembro. Adoro estes encontros , já fui a alguns parecidos . Sabem o que vi?

- Professores doutores , de diversas ciências a fazer comunicações.

Impressionante ,sempre que um deles falava o outro doutor não entendia nada do que o seu colega dizia :)))))))))

Quer isto dizer, que a especialização , o ensino tal como está nos leva a uma ignorância total acerca do homem e da vida na sua enorme complexidade. Os cientistas estão a perceber agora que se têm de juntar para perceber o mundo. Também estão a entender que o Homem não é o centro de nada , que a vida é um grande complexo. A vida começa no solo , mas o solo depende da vegetação e da agua , e agua do ar e das tempetraturas e as temperaturas da actividade do homem e actividade do homem do seu pensamento e da sua filosofia , do seu Deus. É incrivel a complexidade , como a cultura se entrelaça com a ciência . O Homem é efectivamente pequeno e ignorante acerca da vida e tanto mais ignorante é quanto mais se especializa , porque não tem capacidade para reter tanta informação.

A humildade da ciência está a surgir e finalmente procuram algum apoio na cultura. Será que procuram Deus ?

Deus é mesmo ominipresente está em todo o lado e deve-se fartar de rir com as nossas tentativas de sermos pequenos deuses. Só seremos livres quando soubermos viver como no Eden e aceitarmos a força da natureza e soubermos viver nela e com ela , viver em comunhão. Mas isso passa por o Homem ter a humildade de perceber que o Homem virado sobre si proprio não existe, sobrevive . Ser perfeito passa por entender que só sobreviveremos quando formos verdadeiramente humildes perante a criação de Deus . E daqui a uns anos o exodo rural dara lugar ao exodo citadino , não há quem aguente tanta confusão, os bens materiais só trazem loucura , muitos já entenderam e afastam-se da correria comercial.

Não foi isto o que Jesus nos ensinou? Não criar tesouros na terra, amar os outros como a nós mesmos?

Engracado que o Homem reconhece que Jesus tinha razão mas é orgulhoso demais e continua a regeitar a sua espiritualidade. Alguns estão a começar a vergar agora, começam a entender que nenhum homem no mundo consegue albergar o conhecimento de Deus .


Fantasia :

Os cientistas reunem-se agora , será que têm na ideia construir um grande cerebro , um pentium 20 que reunirá toda a informação ?
Será essa a besta apocaplitica? Seremos governados por um programa ?Perderemos a criatividade , seremos escravos de nós proprios ? Vamos ter um chip na orelha? Os presos já têm pulseira electronica e nós quando vamos ter brinco electronico?

Acho que vale a pena reflectir sobres estes assuntos.

Maria



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.