Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 20 de October de 2004 20:21

Maria

Quase que dava para criar um tópico só para si....
Compreendo as suas duvidas, as suas dificuldades. Mas elas são próprias de quem procura caminhar na verdade e na justiça. Não se preocupe de as ter.
O caminho do Cristão, é o caminho da Mãe de Deus, que aqui tem sido analizado. Maria Santissima não é uma deusa, nem faz parte da Santissima Trindade. É uma mulher, a humilde serva em quem Deus reparou. O Cântico de Louvor que é o Magnificat de Maria, é um louvor a Deus que fez nela maravilhas, e quer fazer em nós maravilhas. Maria foi capaz de se abrir à novidade. Não duvidou.
Criamos muitos quadros mentais´, criamos imagens de Deus, e achamos que Deus é aquilo que julgamos que Ele é. Só que...... nos enganamos. Deus é sempre mais, e mais, e mais.
Maria é modelo, aquela que sendo mulher como qualquer outra Maria, foi capaz de não criar falsas imagens de Deus, mas de o aceitar como Ele é. Deixar-se guiar nesta descoberta.
A sua vida foi tão dificil como a de qualquer um de nós. Ou pior.... ouvir dizer mal do Filho, vê-lo suspenso numa Cruz. Vê-lo morrer....
Maria é sinal de Coragem.
Maria é proximidade connosco.
MAria não tem nada a ver com os comerciantes terem feito lojas em Fátima.
Maria não tem nada a ver com a divisão dos homens.
Maria veio à cova da Iria trazer uma mensagem de Paz, de Esperança. Veio dizer que somos muito amados por Deus, e que Deus anseia pelo nosso amor.
Os pastorinhos disseram-lhe sim. E as sua vidas foram de Amor para Deus.
Gostava de falar mais consigo, e tenho toda a paciencia do mundo. Prefiro contudo que me escreva para o mail. Não me importo de conversar consigo em publico, mas penso que seria melhor.
Procure descobrir o que Maria é! Não o que a piedade e superstição popular dizem.
Os Evangelhos dizem de Maria o essencial.
Rezo por si.

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 20 de October de 2004 20:28

Jaques Gaillot será alguem de renome na Igreja Universal? Alguem lhe reconhece competencia nestas àreas? Não será um pouco o Pe. Mario da Lixa frances?
Confesso que a opinião dela não abona nada a discussão.
Depois, o ecumenismo de que esse senhor bispo fala, não se resume aos protestantes radicais. Mas inclui a Igreja Ortodoxa. Curioso que até ao Sec XVI Catolicos, Ortodoxos, isto é o Cristianismo da altura concordavam com o papel de Nossa Senhora. Lutero inclusivé, mesmo depois do rompimento com roma, escreve um comentário belissimo sobre o Magnificat, e aprova a devoção a Maria Santissima.
Depois, Melanchton, e os Calvinistas é que lhe ganham um ódio feroz.
Que o Papel de Maria às vezes é inflacionado por muitos é verdade. Que o papa tenha exagerado discordo em absoluto. Gaillot esse sim exagerou, mas tambem já estamos habituados a isso.

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 20 de October de 2004 21:14




Padre João

Obrigada pela disponibilidade que demonstrou , mas não me correspondo com ninguém por e-mail sem primeiro conhecer pessoalmente as pessoas e cá tenho as minhas razões.



Fico por aqui mesmo. Alias o que digo assim pode ser lido por muita gente , isso não lhe interessa? :)))))))))))))))

Maria

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 20 de October de 2004 21:41

Maria
Pode é não interessar aos outros. Eu, pessoalmente, sinto que não tenho de estar a ler coisas privadas do processo de conversão de cada um. Tal como não exponho a vida de ninguém em publico.
Depois um Forum, não é um espaço em que se tratam coisas privadas, mas publicas. Leva-me apenas a não responder àquilo que a minha consciencia o não permitir. Os mails servem para um dialogo. Um Forum não.
Contudo é consigo.

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de October de 2004 15:59

Não possuo a cultura religiosa e capacidade de argumentação que vejo em muitos aqui no fórum. Mas sinto as coisas e observo. Não leveis a mal, mas acho que vós racionalizais e formalizais demais... Passo a explicar:

Primeiramente, para me situar nos comentários que já foram feitos, informo que tenho formação universitária, mas nascida e criada numa aldeia, toda a minha vivência e formação religiosa é popular. Deus é Uno e Trino e Nossa Senhora não é Deus! Mas está muito perto d'Ele, devido a ser quem é. Quem melhor do Ela para interceder por nós junto de Deus?

Na minha terra há muita devoção a Nossa Senhora! É a padroeira da aldeia desde os mais antigos documentos que possuímos. No entanto, nenhuma pessoa da minha terra, por mais humilde que seja, ou por maior devoção que lhe tenha, dirá que Ela seja Deus. Nossa Senhora do Rosário é a nossa padroeira, no entanto as duas festas do Verão são dedicadas respectivamente, ao Sagrado Coração de Jesus e a Nosso Senhor! E isto há já muitos e muitos anos!

No mês de Maio, o mês de Maria (assim chamamos ao terço rezado em comunidade durante um mês e um dia) foi sempre uma festa na igreja. Agora já não tanto, por uma questão de emigração... Mas as minhas lembranças (que incluem não só mesmo as minhas, mas também as dos meus pais e avós, por ouvir contar) incluem bons sentimentos dessas cerimónias em que a igreja estava a transbordar de gente.

Gosto de Fátima! Sinto-me lá bem! Não vou lá com muita frequência, mas quando lá vou gosto de me sentar ao pé da imagem da Virgem. Já lhe ofereci flores. Já lhe acendi velas. Já lhe rezei. Já me limitei a ficar sentada no muro do santuário. E da mesma forma que, muitas vezes, quando queria alguma coisa do meu pai, ia falar primeiro com a minha mãe, também vou falando com Nossa Senhora para ela dar uma palavrinha a Jesus. Afinal a própria Bíblia nos remete para isso: nas Bodas de Canã (apesar de nesse trecho eu não perceber bem as palavras de Jesus), Ela intercedeu pelos noivos e Jesus ajudou-os.

Um abraço

Cassima


Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de October de 2004 00:19

Cassima,

Nas bodas de Caná, Jesus responde a Maria: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.». Como se pode ler nas notas de rodapé, Maria pode ter intercedido, mas é o Pai que decide quando é chegada a sua hora.

Dizes «Deus é Uno e Trino e Nossa Senhora não é Deus! Mas está muito perto d'Ele, devido a ser quem é.». Pergunto-te, não podemos também nós estar próximo de Deus? Não terá a necessidade de intercessores (e intermediários) a ver com a (longa) distância que nos colocamos de Deus?

Luis

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 22 de October de 2004 00:28

Parabens Luis.... esta tua ultima tirada sobre a não necessidade de intermediários, concedeu-te o bilhete de entrada na Igreja Evangélica.
Toda a doutrina católica assenta na necessidade de mediação na Igreja. É isso que nos separa dos nossos irmãos protestantes. A Comunhão dos Santos na vida da Igreja diz-te alguma coisa????
De facto por causa do teu pecado, e do meu e de tantos outros, há uma distancia real entre ti e Deus. Distancia que não existe entre Maria e os Santos e Deus.
Não sei porque carga de água, veio Nossa Senhora a Fátima. Bastava vir Jesus..... A menos que sejas como o Mario da Lixa, pe. que não acredita em Fátima.
Acho que vou rezar mais um terço por ti hoje.

Já agora, Jesus nas Bodas de Caná, realizou efectivamente o que nossa senhora lhe pediu.

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de October de 2004 06:55

Pe. João Luis,

Mas a tese não é minha. É de um Teólogo católico que vou tentar procurar o nome e a citação em concreto. Ele disse algo semelhante a que quanto mais o crente tem necessidade de intercessores (recorrer a santos, etc....) mais é a sua distância de Deus.

Por outro lado, não neguei a necessidade de Igreja, mas não me parece que o seu papel seja de intercessão.

O Evangelho é claro:
Citação:
Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim. 7Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.» (Jo 14,6-7)
Será que Jesus Cristo queria dizer que ninguém vai ao Pai por Ele e ninguém vai a Ele sem passar pelos santos?
Mais à frente, Jesus acrescenta algo importante:
Citação:
Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei. (Jo 14, 12-14)
Jesus afirma que o lhe pedirmos a Ele, Ele o fará. Será que ele afirma que temos que pedir aos santos primeiro?
Quanto à "vinda de Nossa Senhora a Fátima", pergunto, fará parte da Revelação de Deus ao homem? Será mesmo necessário acreditarmos nas aparições marianas para nos salvar-nos? (Nota importante: Não estou a dizer que acredito ou deixo de acreditar nelas. Estou apenas a chamar a atenção para a necessidade de acreditarmos nelas, em revelações pessoais.)

Será que pelo facto de eu não recorrer à intercessão dos santos faz de mim menos católico? Será mesmo obrigatória a intercessão dos santos? Não estaremos a misturar o essencial do acessório?

Luis

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 22 de October de 2004 09:08

Caro João Luís... os nossos amigos protestantes também não negam a necessidade da Igreja como mediadora... mas uma coisa é a mediação outra é a intercessão... também não me parece, mesmo em termos teológicos e católicos, que haja necessidade absoluta de intercessores entre Deus e nós, embora esta não seja negada. Deus é o que em nós em mais nós próprios do que nós próprios... E isso diz tudo... E a conversa de Fátima não prova nada sobre a necessidade de intercessores: esta mania de querer mostrar Fátima como exemplo quase dogmático de alguma coisa, quando entra no campo das Revelações particulares... Quanto ao Mario da Lixa, ele exagera em quase tdo e hoje é um homem que perdeu a cabça em muitas coisas... mas não deixa de ser inteligente, de ser um bom homem e de dizer algumas coisas que são acertadas...

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 22 de October de 2004 10:45

Luis Gonzaga

Será que esse teólogo também pensa que se eu te pedir a ti para rezares por mim também estou longe de Deus? É que a intercessão ocorre da mesma maneira, pedindo-te a ti ou a Santo António...

Atrevo-me a dizer que é precisamente o contrário do que diz esse teólogo. Recorrer aos santos é precisamente reconhecer o que Deus operou neles, é reconhecer a obra de Deus nas suas vidas, é reconhecer que foi Deus que os tornou justos e santos.

E como diz a Epistola de São Tiago: «A oração fervorosa do justo tem muito poder» (Tg 5, 16)

Toda a possibilidade de intercessão dos santos (minha e tua inclusivé) decorre da mediação única de Cristo. Não se sobrepõe a ela nem a anula, antes dela recebe toda a eficácia.
É por isso que São Paulo recomenda «que se façam preces, orações, súplicas e acções de graças por todos os homens» (1 Tim 3, 1) para a seguir afirmar que «há um só mediador entre Deus e os homens, um homem: Cristo Jesus».

E existem muitas mais passagens que apelam à oração de intercessão. Portanto não consigo perceber onde é que recorrer à intercessão é estar longe de Deus.


Cumprimentos

Luís Marques

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 22 de October de 2004 17:52



Padre João Luís,

." Toda a doutrina da igreja Catolica assenta na necessidade de mediação . ....O Homem reconhece que é muito pecador que está muito londe de Deus ..." Com tanto temor era suposto que nem entrassem na zona de do altissimo, como faziam os judeus , só os sacerdotes entravam na area sagrada.

Para quem acredita que somos muito pecadores e necessitamos de mediação , como se explica que simultaneamente os Padres têm sido considerados representantes de Deus ?

Maria

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de October de 2004 11:12

Bom dia Luís

Já aqui se escreveu muito desde a pergunta que me fizeste. Eu espero bem que nós possamos estar próximos de Deus, uns mais que outros devido à forma como vivem a sua vida, mas nenhum completamente afastado, sendo Deus o Deus de amor que eu acredito. Eu todos os dias (ou quase) falo com Jesus, converso com Ele, zango-me com Ele, agradeço-Lhe qualquer coisinha ou peço por outras... Mas se algo é mesmo importante eu peço a Nossa Senhora para pedir também por mim... ou a algum santo...
Há casos de aparições ou visões que a mim me custa a acreditar... Inclusivamente há santos que na minha opinião não o deviam ser... Mas há-os definitivamente e eu não considero que seja melhor que eles, de forma a poder falar com Deus em melhor posição. E Nossa Senhora melhor que eles todos!

Um abraço

Cassima

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de October de 2004 21:35

Caro Luis Marques (Aristarco),

O teólogo afirma que o crente se sente mais longe de Deus, porque se sente mais à vontade a pedir ao um santo (que estará mais próximo) que pedir a Deus directamente. E não penso que isto seja assim tão difícil de compreender. Bastará vermos os nossos casos pessoais: quando uma criança quer um favor (um chocolate, ir brincar para a rua com os amigos,...) pedirá à mãe ou ao pai?

Dou-te o meu caso pessoal: nunca me lembro de ter pedido o que quer que seja a qualquer santo ou santa. Se o Espírito de Deus habita em nós, se podemos falar directamente com Deus, porquê não falar com ele? Por acaso pensamos que Deus não tem tempo para nós? Por ventura nos esqueceremos que ele é omnipresente e omnipotente?

Não estou a invalidar a intercessão, apenas estou lembrar que podemos ir directos ao Pai.

Luis

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 12:37

Vários pontos "obrigaram" a minha participação neste tema:

1- Maria, a tua visão do Império Romana, para além de imprecisa é redutora. Desculpa, mas de um ponto de vista histórico as coisas não podem ser apresentadas dessa forma... a história não é um processo simples, nem redutor.

2- O culto, devoção e consagração mariana. Penso que este é um tema que é um nado morto. Aqui temos em confronto duas abordagens teológicas distintas: a) a do Deus repressivo e b) a do Deus Pai, Deus Amor. Só existe necessidade de intercessão na primeira, pois Deus foi colocado num patamar demasiado inacessivel ao comum dos mortais. Acima de tudo esta visão teológica reforça a necessidade de uma "Igreja humana" necessária para o dialogo entre o Homem e Deus. Mas na segunda abordagem, Deus Pai, esse intercessão é desmistificada e desnecessária. Ora, ninguém deverá ter receio em "falar" com o seu pai. Uma familia em que o filho necessita da mãe para comunicar com o pai é uma família disfuncional. Eu, partidário da segunda abordagem teológica, cada mais ensinada nos seminários, não tenho especial vocação pelas intercessões. Se Deus é meu Pai eu encaro como sinal da nossa boa relação uma oração aberta. Dever-se-à desmitificar o papel dos Santos e das intercessões. A vida dos Santos, estudada pela Hagiologia, deverá ser vista como modelos de virtude a seguir, como caminho, como forma de entrega, sem carregarem em si um factor decisivo na nossa relação com Deus.

3- Cultos e crendices. Numa altura em que Deus era visto como Algo distante e incompreensível os veneráveis da Igreja assumiam um papel importante. Numa altura em que o analfabetismo era arrazadoramente dominante o papel atribuído aos santos era primordial por forma a estabelecer um contacto entre Deus e os Homens. Contudo, este papel dos Santos estravazou os intentos da Igreja ao criar uma série de crendices, que quase roçam a idolatria. Muito já foi feito desde então. Hoje em dia a Igreja dos Homens distancia-se de tudo o que é aparição, lagrimas em imagens, etc. A própria Congregação para a causa dos Santos já tem no seu painel médicos e cientistas laicos. O cerco tem-se vindo a apertar. Cada vez mais se tem assentuado um papel de modelo de virtude dos Santos.

4- O caminho mariano. Este culto surge da necessidade de imprimir uma tonalidade feminina a um culto estritamente masculino. A figura da mãe carinhosa, da esposa submissa, só faz sentido numa época em que Deus era visto como o Pai autoritário e punitivo. Nos dias de Hoje o próprio Vaticano se afasta destas adjectivações e talvez esse tenha sido o principal facto do pontificado de João Paulo II. Contudo, o culto mariano não deve utilizado como caminho para Deus, mas como modelo. O papel de Maria é um papel de mãe e não o de uma deusa ou intercessora divina. O culto é feito a Deus e não a Maria. Esta permissa é fundamental. No entanto é muitas vezes esquecida. Todavia, se um fíel/crente quiser seguir um modelo mariano ou franciscano de vida é irrelevante, pois o importante é o seu empenhamento com Deus.

Miguel D

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 20:20

Respondendo à Maria:(19/10/04 21:42)

Conforme afirmei, não me parece ter existido idolatria no mundo medieval quando se firma por exemplo o "culto" de Sto António.

Tínhamos aí o reconhecimento da bondade de Deus (Só Deus é Bom) através das obras de alguém que lhe entregou toda a sua vida - Santo António.

E as pessoas às quais era mostrado um "deus" terrível e vingador pelos "letrados " não reconheciam Deus nesta caricatura medieval.

Entendiam que "aquilo" tinha de ter uma solução: e essa encontraram-na no raciocínio simples:
- aquele homem tão bom tem de estar junto a Deus, pois fez tanto bem a tanta gente;
- já que "Deus" está tão longe de nós e é tão inacessível é melhor não nos dirigirmos directamente a ele e pedirmos a este homem que tão bem nos entendia quando vivo para dar lá uma palavrinha por nós.

Tens a mesma questão na Avé-Maria: Depois de uma primeira parte que não é senão a junção de um grupo de citações bíblicas, tens a parte final que é "uma cunha": Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.

E o "culto" a Maria é uma demonstração idêntica.

Logo não me parece em qualquer caso existir de forma alguma uma idolatria.

Desde que se tenha sempre em vista que a salvação vem de Deus e que a mediação é através de Cristo, podemos aceitar uma grande latitude nas espiritualidades.



João (JMA)

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 28 de May de 2005 16:23

Passei então do tópico « Lugar e importância de Maria na vida cristã» para este.
Vi na 5ªFª passada, na RTP se não estou em erro, um programa sobre o actual papa Bento XVI. Ele dá continuidade às posições de João Paulo II em relação à devoção a Maria. Aquele é apontado, nomeadamente neste fórum, como demasiado "ortodoxo" na defesa dos valores da Fé cristã na óptica católica. Este, era apontado por demasiado "ecuménico porreirismo" também neste fórum. Ambos defendem a intercessão e devoção a Maria, como Santa e Mãe de Deus.
Com todo o cuidado, sabedoria, e presumivelmente inspiração do Espírito Santo, os papas encorajam os cristãos nessa direção.
Eu, vulgaríssimo leigo, cheio de dúvidas, para as quais a minha pouca Fé às vezes se vê "grega" para ultrapassar, vejo-os a concordarem com a maioria dos católicos portugueses nessa devoção a Maria.
Desculpa Luís, mas acho que vou continuar a acreditar no que "eles" me recomendam...
Afinal, são o meu "farol", quando me encontro um pouco perdido na minha caminhada pessoal para Deus (e um farol, em linguagem náutica, é um instrumento de ajuda à navegação, não um sinal de sentido obrigatório...)
Mas, concordo contigo, quando dizes que muita boa gente, por influência do meio social, confundem o verbo adorar com devotar.
Abraço Fraterno.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.