Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de October de 2004 21:34

Na sua apresentação, o Álvaro diz que faz parte do movimento do Schoenstatt, e menciona uma das características do movimento: a consagração a Maria.

O dicionário diz-nos que «consagrar» significa "tornar sagrado; dedicar à divindade;". Ora Maria não é divina. É criatura. E como tal, pergunto se é possível Maria "tornar sagrado". Não será essa uma das qualidade de Deus (e não de Maria)?

Por coincidência, hoje, o Papa João Paulo II faz 26 anos do seu pontificado. Ele que tem sido um dos mais ferverosos defensores da vocação mariana. Não é por acaso que foi o primeiro Papa a fazer uma referência a Maria no seu brasão (penso que é este o nome), e ter escolhido o lema "Tottus Tuus".

Aquilo que me leva a abrir este tópico é saber se é mesmo possível alguém consagrar-se a Maria? Será teologicamente válido esta consagração? Até que ponto não estaremos perante uma apropriação mariana de características divinas?

Conto com a vossa participação.

Luis Gonzaga

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de October de 2004 22:44

Apesar de já ter estudado em tempos a questão, tendo lido, em concreto um texto bastante elaborado sobre o assunto de René Laurentin, um dos mariólogos mais respeitados, partilho de algumas das dúvidas (alergias?) do Luís. Ultimamente a consagração faz-se a Deus. De resto, é Deus Quem nos consagra... Num certo sentido, é aceitável a formulação "consagração a Nossa Senhora", mas...

Mas esta é uma posição estritamente pessoal...

De resto, a questão da consagração a Maria coloca-se, parece-me, ao nível devocional, pelo que não me preocupo muito. Não é uma questão central da vida cristã. Que o seja de certos movimentos, como o de Schönstatt, respeito e procuro entender numa visão teologicamente saudável (creio ser possível), mas não adopto. Não podemos seguir todas as espiritualidades.

Se encontrar o referido de René Laurentin, direi algo mais... Se bem me lembro, o texto refere-se a outra questão que a meu ver é bem mais complicada: a questão da consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria (seja "via" Fátima, seja "via" Alexandrina de Balasar) e o tom quase supersticioso de algumas formulações... Isto causa-me alguns "arrepios", confesso...

Como se isto não bastasse, o P. Gruner e seus amigos são os grandes "cruzados" da campanha (refiro-me ao Fatima.org, como já terão notado)...

Alef

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 12:08



A consagração e Maria era válida se também fizessem a consagração de José.

A consagração a Maria leva a exageros e desvios da base do cristianismo. Na vida partica , revela-se como uma exarcebacão da relação mãe - filho que não corresponde à realidade. Uma mãe sabe que o seu filho apesar de ser seu , é criado como ser independente .

Quem era a mãe de Einstein?
Quem era a mãe de Napoleão?
Quem era a mãe de Rosevelt?
Quem era a mãe de Picasso?
Quem era a mãe de Amstrong?

Quem era mãe do Marques de Pombal?

Quem é a mãe do Bush?
Quem é a mãe do Sampaio?



As mães alegram-se com os feitos dos seus filhos , ou entristecem-se com as suas desgraças mas uma mãe saudavelmente mãe reconhece o seu filho como um ser exterior a si propria.

Esta exarcebação do papel de mãe é perigosa a muitos niveis:

Conceito de mãe acima do conceito de mulher , muitas mulheres casadas, adoptam um compor tamento completamente diferente depois de serem mães, como se isso fosse uma gloria , levando a uma vaidade especial , olhando com algum desprezo os homens , sentem-se como se tivessem o rei na barriga e o pai sente-se como um intruso ,não incluido no processo.

Em caso de separação as mulheres adoptam posturas incrivelmente egoistas em relação aos filhos , ficando muitos homens proibidos de os ver , pois elas depositam toda a sua afectividade nos filhos , foram ensinadas a dar apenas valor à relação filho-mãe ,criando graves problemas a si proprios e aos que a rodeiam

Jesus em todos os comportamentos que teve e segundo conta a palavra Sagrada , nunca revelou nenhuma especie de adoração especial pela sua propria mãe , era filho dela, mais nada.

O catolicismo transmite com Maria uma imagem de mulher completamente deprimida , que deprime e nada faz para mudar o mundo , mulher parada , submissa, eternamente sofredora , basta olhar para as imagens que se fazem dela . Nunca vi nenhuma Maria a dançar , a ser feliz , a dar de comer aos filhos e a brincar com ele , divertida por ser mãe . Mãe não é sofrer é acompanhar os filhos fazer o melhor por eles e ter espaço para si propria e ter a sua propria vida.

As Marias catolicas portuguesas viveram esta Maria sem a discutir e sem a repensar. Levam pancada , aturam alcoolicos , aturam tudo dos maridos, nasceram para sofrer sem terem direito a uma vida digna. ( A igreja catolica não dá o divorcio) Mas o protestantismo apareceu e trouxe uma nova teologia onde se prega a ressureição como centro de vida . Alegria de ser cristão a possibilidade de errar sem cessar e de ser perdoado , de puder recosntruir uma vida sofredora numa vida digna. Muitas mulheres começam agora a libertar-se , pedem divorcio, sonhado com uma vida melhor .
As leis que existem não protejem nem dignificam a mulher .

Numa antiga teologia do medo do inferno , muitos homens respeitavam as mulheres e tentavam pecar às escondidas , respeitando a maternidade.
Actualmente com governos laicos , em que de o inferno ninguém tem medo , a lei é a unica que poderia proteger a mulher.

Como ?

Dando-lhe uma pensão digna como se faz no norte da Europa , ficavam em casa descansadas durante dois ou tres anos a tomar conta dos filhos , deveriam ter essa opcção.

Vantagens : as mulheres em caso de os maridos as trairem e tratarem mal teriam meios para sobreviver sem trabalhar .
Aumentava a taxa de natalidade , ninguém quer filhos porque a trabalhar e cuidar deles é frustrante
As mulheres dariam alguns postos de trabalho a homens , já que temos graves problemas de desemprego.

As mulheres , continuam escravas , feitas Marias sofrem fazem tudo, e eles a ver televisão , ou no bar a conversar com os amigos . A M;aria nos paises pobres e subdesenvolvidos tem um espirito de sacrificio que não existe em paises protestantes , em que Maria se torna uma mulher lutadora , assim tipo padeira de aljubarrota e luta pelos seus direitos.

As marias portuguesas só choram não reivindicam, calam-se não refilam, tem medo de mudar. Mas algumas já estão farta de ficar caladas e atrevem a libertarem-se dos famosos " machos latinos "

Mas muitas há , infelizmente , que continuam a olhar em silencio para os maridos que as traiem , fazendo que não veem para receber um dinheirito para tratar dos filhos , os maridos chamam-lhes nomes de todo genero e elas fazem-se surdas , as marias não tem tempo para respirar, abafam as lagrimas e segum o caminho até que um dia param no psiquiatra sem saber como ficaram tão doentes , porque a confusão é tanta que nem sabem o que pensar.

As marias sofrem e quando um dia apanham coragem para se libertarem do marido que as maltratou o juiz não condena o homem só lhe diz:

100 euros por cabeça . cada filho é 110 euros . E lá vão eles descansados.Faz lembarar as indulgências , com 100 euros limpam a consciencia de não ter os filhos perto deles. arranjam uma namorada mais nova , bonita para as necessiadades , sim porque um homem precisa de mulher. Ao fim de semana passeia os filhos .

E lá vai o homem todo feliz.

Mulheres , Marias ? Que justiça é esta ? A de Deus ? Não me parece.

Vou na autoestrada passo um risco continuo e posso ter prisão .

Um homem sai de casa abandona os filhos e a mulher e não lhe acontece nada?
Vejam a legislação dos estados unidos . Eles pagam bem caro , as brincadeiras sexuais. Mas as marias deste lado , ainda não chegarm ao poder. Até lá que fazer?

greve!

E os homens ? Que tem a dizer?
Não podemos exagerar, muitas mulheres são realmente más .

Mas de onde vem essa maldade? Talvez de falta de parzer. Sempre lhes ensinaram que deviam ser recatadas e não se darem a grandes prazeres.
A virgindade na mulher fica bem , na do homem fica mal pode ser homossexual.

De onde vem isto? De Maria que não tinhas relações sexuais com José . Tantas discussões se Jesus tinha ou não irmãos. O sexo continua pecado , mal visto a mulher não pode ter prazer. Não pode ter prazer?
Então aturem-nas rabujentas , frustradas e más , chateadas aborrecidas , fartas de trabalhar.

Tudo se relaciona com tudo . Em tudo se pode ver o amor de Deus e em tudo se pode ver o mal . Maria ? É mau muito mau o que se passa lá.

Não vejo por ai Marias alegres e activistas , participativas , só as vejo arrastar-se no chão de Fatima , paradas , sem forças , de joelhos rastejando. Uma vergonha . Os catolicos deviam ter vergonha do que se passa em Fatima. deviamos parar , obrigar as pessoas a levantar e perguntar :

Porque choras Maria?
Precisas de ajuda? Eu sou teu irmã em Cristo , diz-me o que se passa talvez te possa ajudar.


Não era isso que fazia Jesus quando via uma mulher aflita ? Parava , olhava , via , escutava , falava , e a mulher ficava bem , porque se sentia amada por alguem.
Mas o pior de tudo é que Jesus, no culto mariano é remetido para segundo plano , isso é imperdoavel, nem Maria que está no céu deve gostar.

Se algum dia o meu filho fosse chamado a um lugar para receber uma homenagem qualquer eu ficaria ofendidissima se me propusem-se ir no lugar dele , só por ser mãe dele.

Que mãe gostaria que lhe prestassem homenagem por um feito de seu filho?


Só uma louca .





Maria- Mulher

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 16:16

Curiosamente, mesmo antes de ler este fórum, encontrei uma página na Internet sobre o Movimento de Schoenstatt (http://www.veritatis.com.br/agnusdei/teolmov3.htm) que, no fim, apresenta os pontos postitivos e negativos deste movimento. Os pontos negativos apresentados apontam precisamente para a colocação de Maria num lugar mais alto que Deus.

Conheço o Movimento porque o Pároco da minha Paróquia é Schoenstattiano e, através dele, recebemos aqui a visita deste movimento, que, durante as Semanas Santas de 2001 e 2002, realizou as Missões Familiares. Entretanto, formámos aqui um grupo de jovens que "herdou" os ideiais do Movimento. (Mais sobre isto em [mensageirosdemaria.pt.vu])

Pessoalmente não vejo nenhum mal naquilo que o Movimento faz. Eu sou um devoto de Maria, não porque ela é Mãe de Jesus, mas antes por causa do seu exemplo: o dizer "Sim" a Deus. Maria é um modelo para todos nós e isso é um caminho até Deus.


Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 18:45





Maria é um modelo?

É um bom modelo ninguém duvida dissso. Afinal também não foi uma mulher qualquer, é a mãe de Cristo . E José?

Deixo esse assuntos para os teologos. Gosto de Maria só não consigo prestar-lhe nenhuma forma de culto. O Filho dela deve-me entender.:)))))))))))) Remeto o assunto para os mistérios de Deus.

Paz de Cristo


Maria

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 18 de October de 2004 14:03

Eu não li este tópico com a devida atenção, mas a Consagração a Maria tem a ver com esta oração?



jota

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: AF (IP registado)
Data: 18 de October de 2004 14:39

Caro João,

A oração em causa é uma das formas de expressares a consagração a Nossa Senhora, pois a consagração em si reside na tua postura e na forma como deixas Maria actuar em ti.

Abraços



"Nossa pequenez nunca deverá ser impedimento para a nossa grande missão" (Pe. José Kentenich)

Álvaro

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de October de 2004 16:22

Poucas vezes tive ocasião de contactar com este movimento. Mas não percebo o que queres dizer por "deixar Maria actuar em ti"... podes explicar melhor?

Abraço

Miguel

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de October de 2004 22:56

Caro Miguel (rmcf),

Aquilo que os marianos se referem quando dizem "deixar Maria actuar em ti", é semelhante àquilo que nós cristãos dizemos "deixar o Espírito de Deus actuar em nós".

Este é um dos inúmeros exemplos da apropriação das qualidades e características de Deus (e da Santíssima Trindade) por Maria. Por isso é que cada vez estou mais convicto que (alguns) marianos não são cristãos. Para eles, Maria é divina. Igual (ou superior) a Deus. E Cristo tem um papel menor na sua espiritualidade, e poderão ser salvos por Maria. Também por isso, muitos dos marianos anseiam pela proclamação de mais um dogma mariano - Maria como co-redentora do mundo (para além da consagração do mundo a Maria, ou ao seu imaculado coração).

Tenho alguns casais amigos que também pertencem ao movimento, e é este o exemplo que retenho deles. Já lhes disse algumas vezes, que um dia se irão converter ao Cristianismo.

Do Evangelho e sobre o culto mariano, retenho três passagens dos sinópticos: Mt 12,46-50; Mc 3,31-35 e Lc 8,19-21. Na minha opinião, estas passagens não dão espaço, dentro do Cristianismo, aos exageros marianos que assisto com alguma frequência. E ao dizer isto, não estou a julgar ninguém, apenas a dar a minha opinião.

Luis

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de October de 2004 00:26

Eu devo confessar, de facto, a minha ignorância em relação a reste (cmo tantos) outros movimentos. Começo por partilhar das reservas que tu e o Alef apresentam e por declarar o meu incómodo em face de certas expressões de 'devoção' mariana. É talvez por isso que só raramente vou a Fátima... Se é como dizes, Luís, parece-me inaceitável; muito menos a ideia de que Maria é co-redentora... é criar um dualismo que me parece tudo menos cristão... mas gostava de ouvir uma defesa por parte de alguém...

Miguel

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 19 de October de 2004 10:39



Minha Nossa Senhora ....me acuda

Um pouco de história. O Império Romano estava em plena expansão quando Jesus nasceu. Ninguém conseguia dominar aquele povo tinham um exercito muito poderoso. Existem muitos registos de historiadores romanos , acerca da força brutal com que os romanos atacavam os povos. Usavam o sistema de cerco , não abandonavam a "presa " até esta se render cheia de fome . Depois entravam e destruiam tudo que viam à frente , matavam homens ,esquartejavam animais, matavam crianças e faziam as mulheres escravas ou matavam-nas também.

Os Romanos ganhavam sempre. Eram temidos por todos. Até que um dia perderam 3 legiões , com os barbaros , ( aleamanha ) e resolveram parar as conquistas.

Jesus cresceu e apareceu uma nova filosofia de vida , uma nova forma de lutar ; através do amor. Um Imperador rendeu-se ao cristianismo e constituiu uma Igreja . Mas foi só um que se rendeu... E os outros ?

Provavelmente viam que os cristãos cresciam em grande numero e quantos mais cristãos matavam nas arenas mais eles " cresciam" . Os romanos sempre foram inteligentes e muito desenvolvidos , alias pode ver-se naquilo que deixaram.

Os romanos provavelmente pensaram :

Não podemos conseguimos controlar os cristãos? Juntamo-nos a eles.

E O império Romano esteve quieto e sossegado durante 40 anos, mais tarde deu-se a luta pela zona de londres e os romanos povoram a bretanha...Até que a loucura das guerras destruiu a sua civilização.

Depois que fazer?

Uns inspirados em " Cristo" que só pensavam em Poder , começaram a fazer o que os romanos fizeram:

_ Matavam tudo que lhes aparecia à frente , queriam construir o imperio cristão e construiram. Tinham uma imagem de Cristo bélica , que destruia tudo à sua passagem como faziam os romanos.
Mas os papas não eram todos iguais .
Como parar com isto? Socorreram-se da imagem de mulher , mais uma vez imitaram os romanos que tinham muitos deuses , e comaçaram a fazer o culto da Maria. Depois da Maria evidentemente teve de vir o josé , depois os primos , os tios e o Porto Ferreira.

A Maria servia para acalmar o espirito belico dos homens associado a Cristo o redentor , o que ressuscitou. Exageraram tanto que tiveram de começar a mostrar um Cristo pinderico pregado numa cruz , espirito de sacrificio , para acompanhar a evolução filosofica e o restante desenvolvimento de alguns pensadores que repeliam todas as iniciativas bélicas.

Foram mudando Cristo como quiseram , mudando a sua imagem ao sabor dos interesses.

Agora interessa o espirito ecumenico para ganhar clientes , então cabem todos no mesmo saquinho. Não podemos misturar tudo como se tufdo fosse igual.

Mas a Igreja catolica tem um nome que demonstra toda a sua historia:

Igreja catolica Apostolica Romana.


Romana ?
Eu sou cristã . Só gostava de saber realmente quem é Cristo no meio desta imundice toda onde o homem continua em nome de Deus a manipular os incultos , os que tem fome. Mas seja o que for Deus não dorme e existe só que de uma forma muito especial . os novos teologos sabem muito bem disto tudo , mas não o pregam com clareza às populações , falam de um modo superficial , fazem jogadas lentas , dizem que o povo esta habituado assim .

O Regime politico da direita diz que para mantermos uma sociedade é essencial a religião , ou seja é essencial manter as pessoas em crendices estupidas que nada tem a ver com a pessoa real de Jesus Cristo e pelo qual muitos cristãos morreram.

Mas no meio disto tudo há homens espetaculares que vivem tudo muito a serio e tem dado as suas vidas à procura da verdade e há certos religiosos na Igreja catolica que realmente demonstrarm com a sua vida um amor por Cristo incomparavel e que só pode ser divino.

Vamos é tentar limpar a porcaria que ficou e fazer brilhar o verdadeiro Cristo , para que um cristão não tenha vergonha de ser cristão como hoje acontece. E acima de tudo que consigamos falar de Cristo com a nossa propria vida , que é o mais dificl de conseguir.


Sabem o que interessa mesmo? Matar o resto do espirito romano que ainda existe por ai:

Os estadistas adoptaram recentemente o modelo romano de exercito : pagam aos soldados.

Ou seja tem uma classe de jovens que não fizeram a escolaridade , que vivem em bairros miseraveis que são o fruto do capitalismo , que estão no desemprego , aos quais só lhes dão um trabalho digno: guerra.


Ontem um aluno meu disse-me que ia para o exercito porque não tinha dinheiro para ir para a faculdade que lá têm boas condições...

Horrrrrrrrrrrivel isto , é horrivel .

Os romanos não morreram , continuam vivos por ai. E Cristo ? Também . A luta continua ...romanos para a rua :)))))


E Maria? Uhm ...Mistério divino , não faz bem nem faz mal é tipo melhoral , agora o que se passa em Fatima é uma vergonha. Só aquelas lojas à volta cheias de porcaria à venda dá logo vontade de vomitar.




Paz de Cristo

Maria

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 19 de October de 2004 12:27

Tal como já disse neste tópico, tenho ligações ao Movimento e, portanto, conheço (mais ou menos) o seu trabalho.

Concordo que muitas vezes se exagera na devoção que se tem a Maria. Não me refiro a este movimento em particular, acho que isto existe um pouco por todo o lado e não apenas em relação a Maria. É habitual as pessoas terem uma devoção especial a este ou àquele santo, mas Maria é sempre a que mais devotos reúne por várias razões, como ter sido a mãe de Jesus, pelas suas aparições... E esta devoção torna-se, de facto, muitas vezes abusiva, no sentido de se colocarem estas figuras ao nível de Deus.

O facto de ter ligações a Schoenstatt e de conhecer os ideiais do Movimento também me faz pensar muitas vezes na minha devoção mariana: será que estou a ofender Deus com esta minha devoção? Mas eu não quero pôr Deus de lado, quero antes que esta minha devoção a Maria seja um caminho até Ele. Maria é modelo para todos nós (tal como foram muitos outros...) e também para mim. Ela disse o "SIM" a Deus, viveu esse "SIM" nos dias da sua vida e eu também quer ser assim.

Quanto aos exageros que acontecem na devoção aos santos, acho que a Igreja deveria alertar mais as pessoas para isso, pois acredito que muitos o fazem sem terem noção real do que estão a fazer.

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de October de 2004 17:56

"Respondendo" ao Rui B, na sua afirmação "É habitual as pessoas terem uma devoção especial a este ou àquele santo, mas Maria é sempre a que mais devotos reúne por várias razões" quero apenas dar nota de um pormenor curioso:

Numa viagem de férias à Provença, no primeiro dia da nossa visita, fomos visitar uma pequena localidade, onde entramos numa Igreja de estilo românico, algo escura.

Num dos altares laterais vimos uma profusão de velas acesas. Aproximei-me e eu (que não conheço praticamente a imagem de nenhum santo), disse algo do género: "Curioso, este Santo parece-me conhecido..." E um dos pequenos diz: "Também não admira, papá, é o Santo António..."

Já sem surpresa, constatámos noutras igrejas que não era caso único na região, longe disso.

Agora a minha reflexão sobre isto (mera opinião, como é bom de notar):

Penso que existe uma razão para isso, que tem a ver com séculos de uma "catequese de terror" em que era descrito um deus pagão de espada afiada para nos castigar e a tomar nota dos nossos pecados para decidir se nos mandava cumprir pena no Purgatório ou no Inferno (e então ainda existia a opção do limbo...).

Com um "deus" destes não havia recurso senão recorrer aos santos, particularmente àqueles que se tinham destacado pela sua bondade, para que estes intercedessem junto de Deus (cuja imagem era a do "deus pagão) para que este não fosse muito severo.

Em suma, faltando ao "deus" apresentado pelas catequeses (dadas pelos "letrados") o Amor ou Misericórdia as pessoas simples, sem estudos teológicos, entendiam que esse Amor ou Misericórdia se não existiam no Deus apresentado, tinham de existir pelo menos naqueles que, na sua vida terrena, o/a tinham praticado. Ou seja, naquela região, o amor de Deus tinha como face visível o Santo António.

Nem sequer, em meu entender, havia aqui qualquer idolatria: os santos funcionavam como imagem de qualidades divinas para pessoas simples que percebiam melhor a misericórdia de Deus na sua atribuição a Santo António que nas centenas de proibições da Igreja.

Na verdade, eram os iletrados quem estava certo - tinha de existir o amor de Deus - e os "letrados" quem estava errado. E foram estes últimos que geraram todo o problema.

Em Portugal naturalmente que a "figura" simbolizando o Amor de Deus tinha de ser feminina, pois na generalidade dos portugueses a imagem do Amor é a da respectiva mãe.
É comum ouvir os pequenos distinguir a Mãe da Terra, da Mãe do Céu.
Obviamente que o resultado é aquele que temos.

Após o 2º Concílio do Vaticano em que a imagem que passou a ser transmitida de Deus nas catequeses é a imagem da Bíblia e da Tradição, Maria passou a ser vista na sua verdadeira perspectiva:
- o sim incondicional a Deus;
- família de Cristo não por questões meramente biológicas mas porque O seguiu;
- Maria, mãe de Deus por referência a Cristo, não por "título próprio";
- Maria a dizer "fazei o que ele vos disser".

Por isso, vou por vezes a Fátima (sobretudo quando tenho deslocações ao norte do país e consigo um tempo extra para parar ali uns minutos) e é um local onde me sinto bem.

Também é verdade que não vou lá "pedir graças" a Nossa Senhora, rezar-lhe, acender-lhe velas, ou visitar os altares dos pastorinhos, mas rezar na pequena capela existente no lado direito quem está virado para o santuário, que penso tem o nome de Capela do Santíssimo Sacramento.



João (JMA)

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 19 de October de 2004 21:42



Naõ houve idolatria?


Ainda há pouco tempo vi uma reportagem na televisão de uma santa visitada por muita gente que deitava lagrimas de sangue.

São coisas más , muito más e acho que ofendem a Deus. De que modo?

Desde sempre os judeus disseram e muito bem para não fazer estatuas , que Deus era algo muito diferente daquilo que o homem imagina ser. Os homens não obedeciam e cometiam loucuras por um deus imaginado , loucuras que um antropologo facilmente conta , desde o sacrificio de virgens e outras coisas horrendas. Os rituais nativos estavam cheios de ignorãncia e ainda hoje podemos assistir a muitos em Africa.

Por causa dessa ignorancia ainda muita gente hoje associa >os crentes em deus como gente burra , pois dantes adoravam-se animais , os raios e outras coisas. Mas desconhecem a biblia pois desde sempre Deus se ofendia com isso e o conceito Deus não encerrava qualquer sentido de materialidade. Deus fazia-se representar na natureza e noutras manifestações , mas a natureza nunca foi Deus . O mesmo para o Homem. O Homem nunca foi Deus e não se deve adorar. O Homem ao adorar o proprio Homem comete um grande pecado pois anula a sua condição de Homem. Como?

Ser Homem é ser inteligente , ser capaz de criar , de inventar , de transformar , ter capacidade de evoluir e crescer. O Homem que adora perde essas capacidades e trona-se num " animal " no sentido em que segue a pessoa que adora perdendo a capacidade critica deixando de ser Homem na sua totalidade, tornando-se numa ovelha que segue o pastor , anulando-se , limitando-se a copiar.

Isto ofende a Deus e ofende o Homem enquanto Homem , não é digno ver seres humanos com mentes amorfas , criados na mentira e no engano, fazendo rolar as suas vidas por ideias de homens maus que sabem que os podem manipular atraves da falta de cultura e da falta de informação , aproveitando-se da falta de conhecimento do povo.

Esta imagem de Deus só faz com que um estudante ao entrar em contacto com algumas disciplinas de estudo no liceu ignore imediatamente Deus e se torne ateu facilmente pensando que tudo não passa de uma grande fantochada . E isso não ofende a Deus? Ofende e muito . Ofende a Deus , ofende o Homem , ofende e destroi a fé , destroi o proprio homem que sem fé se entrega a si proprio , perdendo o sentido da vida terrena .


Não sei , bem que dizer , mas fico com a ideia de paganismo quando se fala de tantos santos. Na vida real perde-se o essencial, as pessoas fixam-se nos feitos dos santos em vez de se fixarem na vida de Cristo que é a realmente a vida perfeita , isso não implica necessariamente que não tenham tido vidas santas e que não tenham acontecido milgares mas daí a venera-los é muito diferente . Vi as ultimas beatificações feitas pelos papas e a entrega de simbolos , de objectos ,que pertenciam aos santos , que se tornavam sagrados . New Merchandise?

Só um cego é que não vê...

´
Maria

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de October de 2004 21:57

Acho que ontem me esqueci de dizer algo muito importante. Como já devem ter percebido, não tenho particular devoção mariana, e, em certo sentido, considero que tal devoção não tem fundamento teológico (quando não estamos perante certos casos de exageros que caiem no campo da heresia).

O que eu queria dizer, e até reforçar, é que compreendo que as pessoas que têm tal devoção mariana não o façam por mal. Aliás, muitas delas são bons exemplos de cristãos pela seu amor e dedicação ao próximo. Penso que é importante separar os movimentos das pessoas (e não me refiro no seu todo, mas na singulariedade de cada ser humano).

Os "marianos" fazem-me lembrar um pouco as Testemunhas de Jeová (TJ): é um culto com o qual não concordo, não tem fundamento bíblico (ao ponto de não se considerarem cristãos), mas os TJ que conheço são muito boas pessoas. Tenho tido exemplos disso quer enquanto estudava, quer agora que trabalho.

Como resolver este problema?

Como todos os outros. Primeiro, é preciso que se reconheça que temos um problema. Não sei se os "marianos" acham que têm um problema... Depois, com oração e formação. Se compreendo a explicação que o JMA deu para o recurso aos santos (e com a qual concordo), tenho mais dificuldade em utilizar a mesma analogia para os membros dos movimentos marianos. Principalmente, porque boa parte dos que conheço que pertencem a esses grupos, têm formação universitária. Logo (raciocínio meu), deveriam ter apetência para estudar o básico da doutrina da sua religião e assim aferirem do seu exagero, corrigindo-o.

Vejamos um exemplo simples: Praticamente todo o católico sabe o Credo de cor. Reza-o todos os domingos na missa, e, por vezes, é uma das suas orações frequentes. Pergunto: quantos dos católicos que vão à missa sabem como se chegou a este Credo (e não a outro)? E estou a falar da nossa profissão de fé! Quantos de nós já estudamos e aprendemos o que significa cada uma das frases da nossa profissão de fé?

Será isto grave? Eu penso que sim. E comparando com outras religiões: os Judeus com doze anos têm de saber hebraico (e digo-vos que não é nada fácil) para poderem ler a Torah. Os muçulmanos têm de aprender árabe para lerem o Corão. O básico que qualquer um deveria saber, já se encontra na nossa língua.

Assim, se não sabemos o básico, o essencial do essencial, não admira que caíamos em exageros...

Luis Gonzaga

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 19 de October de 2004 22:36

JMA

Então antes do II Concilio do Vaticano nenhuma catequese ensinava uma verdadeira imagem de Deus?
Só depois do II Concilio do Vaticano é que se passou a dar uma catequese correcta acerca de Deus?
Antes do II Concilio do Vaticano não se falava no Amor e misericórdia de Deus?

Malditas catequeses de "terror" dadas por tantos Padres da Igreja!
Sinceramente, e na minha opinião, nunca ouvi teoria tão descabida para justificar a devoção aos santos. Como se a devoção aos santos e a Maria fosse algo de errado per si e só a possam ter os "iluminados" com "estudos teológicos".

É como se hoje (depois do II Concilio do Vaticano) não continuasse a haver práticas de "piedade" popular tão ou mais supersiticiosas que as que existiam antes.

Cumprimentos

Luís Marques

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de October de 2004 23:09

Caro Aristarco,

Sugiro-te uma leitura: "Missão Abreviada".

Livro usado para as catequeses na 1ª metade do século XX.

Depois de o leres, explica-me o "deus" que lá vem descrito.

E vê se é o Deus que nós Cristãos temos.



João (JMA)

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de October de 2004 00:06

Uma posição de Jacques Gaillot sobre o culto mariano

Olivier Robert: Que pensas do culto mariano desenvolvido por João Paulo II, durante o seu pontificado?

Jacques Gaillot: No decurso do seu pontificado, o papa restaurou o culto mariano: nas numerosas peregrinações que fez através do mundo, nos seus escritos (penso nos mistérios luminosos que foram acrescentados ao rosário) e na sua pregação. Foram muito raros os papas que manifestaram uma tal piedade mariana!

Esse desenvolvimento do culto mariano parece-me excessivo. Não serve a causa do ecumenismo. Os nossos irmãos protestantes não se reconhecem na nossa piedade mariana. Por ocasião da viagem do papa a Lourdes, referiram essa diferença que nos separa.

Na Bíblia, Maria tem o seu lugar, todo o seu lugar, mas de uma forma tão simples e discreta!
A unidade dos cristãos deve fazer-se em torno de Cristo.

in Partenia



João (JMA)

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 20 de October de 2004 16:43



Peço desculpa . Não quero andar aqui a ofender a fé de ninguém . Já disse que fui criada na igreja protestante e agora ando na catolica e tenho muitas dificuldades em aceitar certas coisas, venho aqui desabafar os medos , porque fui criada com o "terror " de um Deus muito punitivo que não suportava qualquer tipo de imagens de escultura , sendo isso considerado muito ofensivo. Só disse o que me ensinaram e de um modo muito suave .

Simultaneamente escrevo para um portal evangélico , onde não me canso de " os atacar" com versiculos soltos da biblia , como me faziam a mim, falando-lhes de todo o bem que a Igreja Catolica construiu ao longo de seculos e que eles desprezam por inteiro.

Os pastores já não me falam e os Padres evitam-me . Venho aqui falar para não aborrecer o Padre da minha paroquia que me aceitou como irmã em Cristo e me deixa comungar. Ele percebe as minhas dificuldades já lhe falei algumas coisas, mas para não o aborrecer venho aqui " protestar".

Não sei para onde ir : aceitam-se sugestões . O unico local onde me senti bem , foi em taizé em França , um modo diferente de adorar a Deus . Mas depois o dia a dia fica muito complicado, tenha pena que o mundo inteiro não seja como Taizè em França . Gostei mesmo.

As minhas interpretações são estupidas e revelam por vezes falta de conhecimentos , mas também não sou especialista na materia , limito-me a tentar entender os dois mundos : os protestantes e os catolicos. Tento amar os dois . Sabem do que tenho medo ?

Lembro-me muitas vezes daquele versiculo da biblia :

-Não se pode amar a dois senhores ao mesmo tempo.

Os protestantes liam esse versiculo e explicavam a seguir: Os catolicos são o diabo , são o mal , são os pecadores , que não aceitam a palavra de Deus , eles fazem uma coisa horrivel, eles fazem estatuas , eles receberão o castigo de Deus como receberam Sodoma e Gomorra....


Acham que é facil andar na Igreja Catolica , sendo criada assim?

Pergunto-me a mim mesmo senão viveria mais tranquila sem pensar em nada disto , fazer de conta que está tudo bem e ir para a Igreja Evangélica onde fui criada . A mim até me dava geito a minha familia é protestante e ia adorar. Mas fico triste se penso em acomodar-me e deixar as coisas na mesma. Os protestantes que conheço olham-me muito desconfiados , à espera que me caia um trovão em cima e receba o tal castigo divino por andar na igreja Catolica . Mas até à data ainda não me aconteceu desgraça nenhuma e eles olham para mim curiosos , mas cheios de medo . Farto-me de lhes pedir para irem visitar os irmão catolicos , mas eles até fojem de mim, devem pensar : aquela já anda com o diabo no corpo , anda no pecado, e oram todos os dias para que eu saia da Igreja Catolica , para eles sou uma ovelha perdida e faziam uma grande festa se voltasse.

E vocês já rezam para que eu vá para a Igreja Protestante e saia daqui?



Vou comungar sempre que posso na Igreja onde vivo , o " meu " padre deixa-me e já pedi para entrar para uma igreja batista e vou às duas. Gosto das duas ..)))))))))))) E vou dizer ao Padre e ao Pastor que ando a comungar nas duas. Sempre quero ver o que me fazem a seguir. Devem-me expulsar. Fico sem religião , que bom.

Sou louca ? Não faz mal . Jesus disse:

- Dos tolinhos é o reino dos céus. Entrada garantida .

Maria

Re: Será válida a consagração a Maria?
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 20 de October de 2004 17:27



E aquilo que faço , só o faço por uma razão:

Uma grande e enorme paixão por Cristo, e só tento fazer o que Ele pediu :

- Adorar a Deus

- Amar a todos como a mim mesmo.

Já amei tanto os outros que um dia até quis ir para a vida religiosa, já pensei num convento . Mas não fui , não acho bem abandonar os filhos , como fez Santo Agostinho.

Percebem o problema dos Santos? Santo Agostinho é um exemplo na Igreja Catolica , mas hoje já não era bem visto porque deixou a mulher e filhos e a Igreja Catolica defende muito a familia . Porquê? Porque ele era um homem e o seu exemplo não deve ser seguido.

Mas quando falamos de Cristo , desde há 2 mil anos Ele é irrepreensivel e a sua vida é sempre de testemunho. Cristo é o exemplo a seguir , Ele é o caminho , Ele é a verdade , por isso foi considerado o Filho unigénito de Deus.


Mas ele disse que podiamos ser como Ele ...Podemos ser todos Deus? Podemos fazer estatuas de nós mesmos e adoramo-nos a nós proprios?


Claro que não,há criterios de santidade. Quem os definiu foi Jesus Cristo e foi bem claro :

Se queres ser perfeito , vende tudo o que tens e segue-me .

Há gente assim. Esses santos. reconheco-os e aprecio muito em especial os franciscanos , gosto mesmo e admiro todos os missionarios do mundo , já tive o prazer de conhecer alguns. Mas devo seguir o seu exemplo para ser santa? Largo os filhos? Depois há os mais santos e os menos santos?

Jesus disse que cada um recebia o seu galardão no céu. E quem somos nós para julgar? Com o juizo que julgarmos seremos julgados.

Quem ´é mais santa , A Teresa de Calcutá , ou uma mulher que cria seis filhos com o ordenado minimo e ainda atura um marido alcoolico?

Acho que todos devemos ser Santos e podemos ser , quanto a ser mais ou menos santo acho que deviamos deixar isso com Deus ele dará a cada um a sua recompensa.



Maria

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.