Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de October de 2004 03:25

Boa noite!...

Hoje conversei com uma senhora, neta de um padre!!! Aliás, ela desabafou comigo...O padre Cardosa de Espanha, emigrou ou foi em missão para El Salvador...
Apaixonou-se pela senhora da limpeza da casa paroquial. Daí nasceu um filho. O filho infelizmente aos 50 anos mataram-no. O padre ainda é vivo...
A neta vive no Canadá, na mesma cidade onde eu vivo. Não quer mais voltar, tem vergonha...Contou-me que no sitio de onde ela veio toda a gente sabia, que ela era neta do padre Cardosa. O povo dizia, aí vai a neta do padre, todos a conhecem lá na terra. O Avô sempre foi maravilhoso para a familia e para o povo, o povo gostava muito dele. Dizia a todos, que tinha familia se o quisessem acusar, que o acusassem...
Nunca saiu da igreja, nem daquela terra. Todos o estimavam e todos estimavam a familia dele.

Conclusão: a senhora diz-me com mágoa. Eu preferia ser de uma familia normal! A minha familia toda ela vai pagar pelo que o meu avô fez!!! Um padre, não devia fazer sexo, nem ter filhos!!!
E disse-me também, nunca encontrei ninguém com um caso igual ao meu!

Aquí podemos ver, que os padres que aceitam o celibato, são grandes homens...!!!

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 01 de October de 2004 20:05




Um Padre que é celibatário é um grande homem?

Acho mais digno criar um filho. Homens solteiros é o que por ai há mais . Homens que não assumem compromissos com ninguém , vão tendo umas aventura , umas paixonetas , vivem de emoções e de paixões escondidas e amores secretos muito mais excitante que o amor real de uma familia , amor que implica sacrificio , muito trabalho , muita paciência . Eles não casam para não terem de aturar mulheres e filhos e depois dão a volta ao texto ainda considerando-se os maiores. Esse conceito tem dois graves erros : -

-considerar a mulher como uma dificuldade na vida e considerar o sexo como mau.

À conta do perpetuar esses dois maus conceitos o povo continua por aí a abandonar mulheres e filhos , como muitos Padres fizeram. Lindos exemplos de quem se dizia representar Cristo .Mais valia não representarem ninguém. Admirarem um Homem por viver só? Desde quando um Padre vive só ? Tem sempre as apaixonadas atras deles que lhe levantam o ego e eles divertem-se a fugir , fazem joguinhos e divertem-se com tantas atras deles e se por acaso caiem " na tentação " abandonam a mulher e fazem tudo em nome de Deus , confessam-se uns aos outros e estão todos perdoados .Se eles fossem rigorosos e por cada Padre que tivesse algum caso com alguma mulher , mesmo não engravidando , só um relacionamento amoroso , por breve que fosse , não havia Padres. É muito mais interessante andar a viver paixonetas do que aturar a mulher e os filhos e eles bem sabem disso porque ouvem nas confissões as traições que muitos conjugues fazem uns aos outros por não aguentar o ambiente de casa , que é sem duvida dificil de levar ao final de uns anos. Admirar os celibatários ? lol

Admiro é um homem de familia com 2 filhos que trabalhe para os sustentar e que seja fiel à mulher. Isso sim é um grande homem.


Maria

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 01 de October de 2004 20:17



E continuando... Os padres por saberem o quanto é dificil ter familia resolvem não casar para se dedicar só às coisas de Deus. Não casam porque não são capazes de tratar de uma paroquia e tratar dos filhos ao mesmo tempo . E sabendo eles do quanto é didficil a vida familiar depois ainda inventam seja coisa de não dar o divorcio...

Eles não casam porque acham "isso" muito complicado , mas acham que os outros devem ficar casados a vida inteira , apesar de terriveis problemas que por vezes surgem nos casais.


Um bocadinho de coerência não fazia mal a ninguém . Já que acham que a vida de familia é tão dificl que deem liberdade às pessoas para decidirem sobre as suas vidas quando um casal vive situações de drama. O Henrique VII teve que matar oito mulheres para os ingleses se resolverem a dar o divorcio . Quantas terão de ser ainda banadonadas e mal tratadas pelos maridos , aceitando tudo de mau só porque o divorcio ainda é uma vergonha num país católico?

E tudo se faz em nome de Deus , Deus que nunca ninguém viu . Jesus disse que tudo se passava no coração do homem . Se um homem deixa de amar a mulher que significado tem o casamento? Brincadeiras religiosas , brincadeiras de quem não tem filhos , de quem não tem mulher e de quem não sabe o que diz.

Maria

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de October de 2004 22:03

Desta vez, Maria, com esses teus critérios, não sei se Jesus Cristo escapa. Não consta que tenha casado ou que tenha tido filhos. Ao que parece, falou sobre a indissolubilidade do matrimónio e também se referiu aos «eunucos pelo Reino dos Céus». E não era clérigo...

Bem, também há mulheres que são celibatárias por opção de vida... «Penso eu de que»...

Alef

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de October de 2004 22:21

Et pourtant, a Maria disse duas coisas com a qual concordo:
- existe ainda um discurso anti-feminino na Igreja (no tão badalado filme da Paixão de Cristo o mafarrico chifrudo era mulher);
- tal como subsiste a ideia da impureza das relações sexuais, herança de Sto Agostinho.

Com tantas coisas boas para herdar de Sto Agostinho, logo fomos pegar nesta...

Quanto à neta do Padre: primeiro diz que "O Avô sempre foi maravilhoso para a familia e para o povo" e depois lamenta-se.

Vá-se lá entender esta gente...



João (JMA)

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de October de 2004 22:36

Ana:

Tanto quanto sei, na minha «genealogia» também há um antepassado, creio que directo, embora do século XIX -- ou ainda antes --, que era padre (não pude ainda confirmar, mas assim mo contou a minha avó, há muitos anos). E muita, muita gente terá essa «nota» no currículo. Pessoalmente isso nunca me afectou, porque eu respondo pelos meus actos e não pelos dos meus antepassados. Mas devemos saber assumir a nossa história. Ser descendente de um santo ou de muitos pecadores não muda em nada o meu valor diante de Deus, que é o mais importante. Francamente, não vejo que haja razões para essa senhora se envergonhar de ser neta de um padre. Se a nossa auto-estima está dependente destas histórias, andamos muito descentrados do essencial, o que é pena.

Por outro lado, sempre houve histórias destas. Já devem ter ouvido falar do famoso «padre-boi», da região de Coimbra, que, além de ser um dos melhores «garfos» de todos os tempos (os estudantes de Coimbra convidavam-no para as festas só para o ver comer!), teve uns sete filhos e era muito fiel à sua mulher, como ele mesmo chegou a dizer (Atribui-se-lhe a seguinte frase, que cito de memória: «Gosto muito da Santa Madre Igreja, mas também gosto muito da minha mulher e dos meus filhos»). Conheço algun(s) dos seus descendentes.

Antigamente nas aldeias era sabido de um ou outro padre que tinha «afilhados» que eram, na verdade, seus filhos. E o povo sabia, mas não fazia disso grande caso. Curiosamente, perdoavam com certa facilidade estes «desvios», mas havia uma coisa que não perdoavam: a avareza e a injustiça. O povo também tem a sua sabedoria.

Eu concordo que é um péssimo testemunho que padres tenham vidas duplas, que não vivem de acordo com os seus compromissos e não são responsáveis pelas suas acções. Mas também me preocupa o estilo escandalizadiço ou acirrador que se vê em muitos comentários. Uns e outros mostram uma triste realidade da nossa Igreja: o clericalismo. Porque muitas vezes se fez do padre um "senhor feudal" que pairava por cima das pessoas normais, apontando o dedo moralista e acusador aos "pobres fiéis". A reacção normal a este estilo prepotente levou à reacção contrária, apenas igual na intolerância.

Parece-me preocupante que se continue a viver em certos sectores da Igreja o espírito da "luta de classes", bem ao estilo de Marx: o clero contra o "povo" e o "povo" contra o clero. E com culpas repartidas, mas sobretudo dos padres, que têm a missão de abrir as portas da formação nas paróquias... Mas continua-se por aí muita pastoral da fossilização. E depois continua-se às turras... Sinal de que ainda não percebemos nada do que significa ser Igreja, e "andamos nisto" há uns 2000 anos!

Mas será que não temos mais em que investir as nossas energias?

Alef

PS.: Ainda sobre "genealogias"... Sugiro que investiguem os antepassados de Jesus: Mateus 1:1-17... Notem que há três mulheres... Uma é prostituta, outra estrangeira, outra envolvida num crime... Como se pode ver, Jesus Cristo assumiu verdadeiramente a nossa condição humana; não Se envegonha da nossa/sua história, sabe do que somos feitos... «Quem não tiver pecados...»

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de October de 2004 00:43

Alef,

Pois eu penso que S. Paulo tinha razão na sua primeira carta a Timóteo.
Citação:
Qualidades do bispo - 1*É digna de fé esta palavra: se alguém aspira ao episcopado, deseja um excelente ofício. 2*Mas é necessário que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, ponderado, de bons costumes, hospitaleiro, capaz de ensinar; (1 Tm 3,1-2[url]) destaque feito por mim.

Há poucas gerações atrás, os padres casavam-se, tinham filhos, Deus sabia, a Igreja sabia, o povo sabia, todos sabiam. Todos aprovavam e não veio mal ao mundo por isso. Hoje as coisas são diferentes. Para pior na minha opinião.

Deixa-me partilhar contigo uma história que se passou há bem pouco tempo, com um amigo meu. Foi pai, e, nesse mesmo dia telefonou ao Padre que os tinha casado a dar a feliz notícia. Do outro lado do telefone ouvia o lamento que, infelizmente, não lhe poderia dar a mesma notícia, isto é, o padre não lhe podia dar a notícia que também tinha sido pai.

Sentimos a esquecida infelicidade que aquele padre se lembrava naquele momento, que, ao contrário dos seus amigos e de todos os outros homens, ele, padre, não podia ser pai. Não podia ter família. Comentávamos entre nós «será este padre verdadeiramente feliz na sua vocação?».

Benditos aqueles que ouviram as sábias palavras de Deus «O SENHOR Deus disse: «Não é conveniente que o homem esteja só; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele.» ([url=http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Gn+2,18]Gn 2, 18
), e esqueceram as palavras dos homens.

Luis

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de October de 2004 04:35

Luis

Eu presumo que há padres que gostariam de ter filhos e mulher também...

Esteve aquí um padre, no fim da missa, vinha para a entrada da igreja, falava com todos os paroquianos, no fim quando todos abalavam com suas familias, viamos nele que ficava triste!...
Um dia numa reúnião do Conselho Pastoral, virou-se para um senhor e disse: vocês desabafam com as vossas mulheres e eu tenho que desabar para as paredes...!!!
Mas este foi e é, um homem, um padre exemplar...!!!

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de October de 2004 05:11

Maria

Quando senhoras me dizem que os padres são assim, os padres são todos iguais....só lhes faço esta comparação: você antes de casar fez sexo? Não conseguiu casar virgem? Elas respondem eu fui, eu fui virgem e nunca fiz nada de contrário, eu sou uma mulher de respeito...então, como você, há padres que o conseguem ser, também!!!
Nunca mais me dizem que os padres são todos iguais!...

Já andei ao redor de alguns, aliás desde criança, nunca nenhum me ofendeu!!!
Antes pelo contrário. O pároco da minha freguesia enquanto jovem; chamou-me à atenção e disse-me, esse rapaz com quem namoras, não são familias para ti. Nunca mais ninguém me viu a falar para esse rapaz. Nem os meus pais gostavam das familias...
Antigamente ligavam às familias, hoje nem por isso!!!

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Nina (IP registado)
Data: 02 de October de 2004 15:54

Maria

Não concordo com a tua opinião.
Para ti um grande homem é aquele que cria um filho só por isso??? Não um grande homem é aquele que abdica dele em favor dos outros.
O celibato puro dos padres é no meu entender a maior prova de fé e de amor que podem dar a Deus, é um simbolo de pureza e um sacrificio enorme!!!

Não existe comparação entre um homem solteiro boémio como descreves e um um padre. Pois enquanto um se diverte o outro sacrifica-se. No entanto há por aí muito homem solteiro com muitas mais qualidades do que os casados.

E sim as mulheres podem ser uma dificuldade na vida de muitos homens e muitos homens podem ser uma dificulade na vida das mulheres, acontece todos os dias...

E o sexo pode ser mau claro que sim porque a maior parte das pessoas pratica-o não por amor mas sim apenas pelo desejo, e isso leva a muita coisa...

Da maneira como te exprimes noto que tens uma certa revolta mas não percebo muito bem como quê pois no teu próprio discurso encontro algumas contradições.

Condenas os padres pelo celibato e por terem tido filhos mas esqueces-te que muitos deles tiveram pais e que esses pais de familia que tu tanto engrandeces é que os obrigaram a seguir a vida religiosa!!! E claro o resultado foi uma vida dupla.

O que também muita gente se esquece é que os padres são meros orientadores da Palavra de Deus e assim como nós também pecam, no entanto as pessoas adoram julgá-los porque são alvos mais facéis. E depois poem-se a culpar toda a igreja até que chegam a Cristo e a Deus.

Lamento desapontar-te mas henrique VII não matou oito mulheres tentou anular o casamento com primeira mulher e separou-se da igreja católica tendo sido excomungado e criou a igreja anglicana para poder fazer o que bem entendia e a Ana Bolena é que foi assassinada algumas das outras também morreramumas assassinadas outras não e a última morreu depois dele. E não te esqueças que antes de morrer quis fazer as pazes e reintroduzir a religião católica na Inglaterra mas foi tarde demais...



SONIA FROIS

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de October de 2004 16:49

Não compreendo!!!

Os bispos, sabendo que há padres no mau caminho ou a Hierarquia Católica e não retira esse joio do meio do trigo...Os verdadeiros padres, pagam todos, pela mesma moeda. Dizem que não há padres...que importa, não haver padres?

Antes poucos, mas bons!!!

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Nina (IP registado)
Data: 02 de October de 2004 17:38

Ana

Em França estão com esse problema falta de padres e estão preocupadissímos pois dentro em breve deixarão de poder cumprir os sacramentos.

Também há muitos médicos que não valem nada e continuam a trabalhar...

No caso religioso parece-me que se se tornaram padres é porque houve certamente um chamamento só que alguns caíram em tentação...

E cabe-nos a nós julgar?
Parece-me que esse é um direito de Deus se erraram é com Ele que devem acertar contas!
E como é defines um bom padre?
Será porque uma vez se deixou cair em tentação que deixa de ser um bom padre? Não se poderá arrepender ou será que o perdão de Deus não se aplica e estes directos servidores de Cristo? Deverão ser expulsos da comunidade ou deveremos ajudá-los a retomar o seu caminho?

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de October de 2004 18:36

Nina

Dizem que há falta de padres, isso não é verdade! No Canadá têm fechado igrejas, por falta de assistência e não conseguem manter as igrejas!
Sabem quantos padres temos a concorrer para vir para a nossa igreja neste momento? Temos 4 padres...!!!
A diocese já excluíu um padre que tinha 2 crianças a suportar: Este padre já esteve aquí a fazer festas por 2 vezes, o povo gosta muito dele, mas não se pode fazer nada. O sr. bispo desta diocese, é muito púdico!...Eu concordo com ele!!!

Todo aquele que cair e se levantar, pode continuar, mas o que contínua por maus caminhos, não devia dizer missa!...O então dizer, missa em asilos!!!

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 03 de October de 2004 01:01



Os padres podiam andar com as mulheres que quisessem se depois não obrigassem as suas ovelhas a ser monogamicas e fieis e mais ridiculo ainda falar mal de sexo como se fosse uma coisinha do outro mundo e falar das mulheres como má companhia para os homens. Podiam pecar à vontade se soubessem perdora as ovelhas.

A raiz de todo mal , no meu entender , está na vaidade de um Padre se querer fazer passar por Cristo . Se os Padres não julgassem e deixassem comungar quem tivesse vontade , então também ninguém os criticaria. Acontece que um católico acredita profundamente que na eucaristia se entrega o corpo de Cristo, para quem necessita. Quem são eles para negar a comunhão? São os santos? Os imaculados?

Se são santos então que neguem a comunhão a quem entendem que o devem fazer.

Se são comuns pecadores , então que deixem as pessoas decidir a sua vida e que elas se sintam aceites na igreja , casadas , solteiras , viuvas ou divorciadas, virgens , prostitutas , com vicios , sem vicios, ricas , pobres , mal vestidas , bem vestidas, ladrões , honestos, gente de palavra e mentirosos. O que se vê na Igreja é só gente que "está muito bem na vida " . Os pecadores nem pensam em por lá os pés que se sentem mal. Mas com Cristo eram multidões que corriam atrás Dele porque se sentiam amadas independentemente dos seus pecados. Hoje veêm-se multidões a fugir da Igreja a fugir dos representantes de Cristo. Algo está mal ...O que será ?

Não sei , ando a tentar descobrir, mas acho que tudo na Igreja é vaidade, ao contrário da humildade de Cristo, bem mas Cristo era Deus...

Paz de Cristo

Maria

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 03 de October de 2004 11:08

Cara Maria,

nesta mensagem há uma enorme confusão sobre o que é a Igreja e sobre a função dos sacerdotes. Naturalmente, a culpa é de todos nós, cristãos, que damos todos, uma vez ou outra, uma imagem que permite uma generalização como essa; parece-me notar alguma desesperança da tua parte mas também falta de ânimo para procurar realmente verdadeiros sinais da Igreja de Cristo no nosso mundo. Parece-me, pode ser que me engane, notar algum desconhecimento de quem fala de fora ou de quem teve uma experiência negativa mas certamente limitada em termos de espaço e/ou de tempo de vida em Igreja.
Só para me confinar à última mensagem e a alguns pontos:

- "Os padres podiam andar com as mulheres que quisessem se depois não obrigassem as suas ovelhas a ser monogamicas e fieis": nem percebo onde queres chegar... nenhum padre que eu conheça obriga as ovelhas ao que quer que seja: as ovelhas são livres e a sua liberdade consciente deve ser sempre e cada vez mais promovida - quanto custa perceber que a verdadeira liberdade é a que liberta do erro, do que nos leva a errar, é a que nos torna livres do erro. A relação de causa e efeito, 'podiam andar com quem quisessem se...' (e só se?) mostra que talvez fosse bom ler melhor o Evangelho (partindo do princípio que reconheces ali a 'dança amorosa' de Deus junto do homem), e compreender a essência do Amor em Deus...

- gostava que me dissesses qual é a igreja onde só há gente muito bem na vida... palavra que gostava de saber... e o que quer dizer 'bem na vida'?

- e, se por vezes isso pode não parecer, a Igreja é o sítio privilegiado do pecador: é aí que ele é recebido de braços abertos e tal qual como ele é: o mesmíssimo abraço é distribuído à prostituta e à freira - em Cristo, na Igreja que somos todos nós, toda a Assembleia que se reúne, o homem apresenta-se tal como ele é, com todos os seus erros e defeitos, os seus amargores, mas também as suas alegrias... enfim, com todo o seu ser: por exemplo, no salmo 103, é o pecador com todo o seu ser, sem esconder nada, com os pecados que Deus afasta tanto quanto o Ocidente está afastado do Oriente, que bendiz o Senhor; admito que nem sempre isso pareça... mas, quem te disse que na Igreja todos compreendemos e compreendemos sempre? É que, precisamente, não somos santos... temos preconceitos... ensinaram-nos coisas erradas... temos dificuldade em amar... e sempre que isso acontece, é uma tristeza...

Confiança cara Maria... é que a Igreja, mesmo aqui em Lisboa, tem tantos Oásis!!!

Abraço amigo

Miguel



Miguel

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 12:48



O meu problema com Igrejas?

Fui criada na igreja protestante e fui obrigada a subir à tribuna e pedir perdão a 200 pessoas por ter ido ao cinema. Depois não me deixavam ir a lado nenhum que era tudo pecado. Fiquei com a impressão que em nome de Deus manipulavam as pessoas. Abandonei a Igreja e vim para o mundo do pecado como eles diziam. E o mundo de pecado em que andei era composto por catolicos não particantes . As pessoas com que convivo diariamente detestam a igreja como eu por outras razões , todos na vida se sentem excomungados , por uma razão ou outra. a moral é muito pesada e para sermos santos não podemos fazer nada que dá prazer. O Cristo anunciado não tem trazido alegria nenhuma , parece um castigador , não nos deixa fazer nada que a gente se divirta de verdade. É um chato o Cristo das igrejas , sempre a exigir isto e aquilo , as pessoas não se sentem amadas por Deus.

Tenho andado na Igreja Católica a ver se entendo os problemas das pessoas e já vi que muitos acreditam em Deus e em alguma coisa mas não vão à Igreja. Dizem que um dos dons do Espirito Santo é a alegria, as missas parecem funerais , as crianças detestam aquilo. E fico deprimida que Jesus foi bem claro :

Sede minhas testemunhas. Que raio de testemunho estamos a dar ? Com testemunhos de Padres muito maus e de fieis que não cumprem como vão as pessoas seguir a Cristo?

Li a passagem do casamento na biblia. Jesus disse que no principio não era assim. O casamento certamente nem existia , as pessoas ligavam-se por amor e não se faziam contratos. E depois diz que o homem que deixa a mulher comete adultério , apesar de a Lei de Moisés o permitir. Os homens são duros de coração e gostam das mulheres enquanto esta tudo bem , com os problemas fojem e sempre assim foi e será. As mulheres têm vindo a ser muito mal tratadas e continuam a ser. Até tiveram de fazer um concilo para decidir se tinhamos alma... E depois Jesus disse quem casar com a repudiada também comete adultério. Engraçado que Jesus não acusa a mulher de nada , o homem é que comete adultério por casar com a repudiada. E ainda hoje é assim a mulher é repudiada e há muitas formas de a repudiar.
Vivemos numa sociedade muito engraçada. Vamos a conduzir e atendemos o telemovel e ficamos com uma multa de 600 euros para pagar . Se bebemos uns copitos ( eu não bebo) e conduzimos podemos ter prisão. Um homem abandona a mulher e os filhos e não lhe acontece nada . Toda a gente acha normal ele ter arranjado outra , davam-se mal. Sociedade desumana , as mulheres continuam a ser repudiadas e de que maneira . Depois ficam doidas , e ainda as criticam. E isto são os restos que ficam de uma igreja que permitiu aos Padres andar por ai a fazer filhos sem ser castigado. Como se p+erdoa um Padre de adulterar ? Devia ser imedaitamente expulso. Um médico que não cumpre ,que é apanhado em negligência também não é expulso?Em relação á sexualidade é igual tantas desigualdades provenientes de uma imagem de Maria eternamente calada e sofredora . Quem quer ser assim , deprimida e calada?

Não sei. A verdadeira liberdade é a que liberta do erro, do que nos leva a errar, é a que nos torna livres do erro...
Não entendo nada. Então parece que errar liberta ? Só falta dizer que o pecado liberta...Que eu saiba quem liberta é Jesus e é libertador se o entendermos como aquele que amou de tal maneira que se deixou crucificar . O amor é que liberta e quando as pessoas não se sentem amadas , pecam , fazem mal , são agressivas e fazem loucuras. Como amar os outros assim ? Sei lá. Como amamos assim quando não sentimos que não nos amam? Se uma pessoa se sente rejeitada pelos outros como vai amar como Jesus amou? Só milagre mesmo. Pelo sofrimento é que vem o amor ? Se calhar...

Igrejas ? Vou a todas . A catolica , à baptista , à metodista , onde calha. E passo a vida a discutir com todos. Não gosto que andem uns por ai a pregar umas coisas e outros outras e tudo em nome de Cristo.Discutir e guerrear em nome do amor? É a antitese do cristianismo. Não foi S:paulo que pediu para nos mantermos unidos em Cristo? E que fazemos nós para nos mantermos unidos em Cristo?

A Igreja Catolica é muito ecuménica mas não altera nada , o II concilio do vaticano ainda está por por em pratica ,era a resposta ao protestantismo. Tanta coisa que era preciso mudar para receber os protestantes . Bem eu por mim cá ando , criada protestante e a frequentar a igreja catolica.

Sabe o que se passa? Os protestantes não gostam de mim , alguns até deixaram de me falar e os catolicos alguns também me olham de lado..E já me recusaram a eucaristia acharam que eu não comungava muito com as ideias deles. Vou comungar onde?

Acho que muitos catolicos deviam ir às Igrejas protestantes e tentar perceber como amam a Deus e os protestantes deviam ir à Igreja Catolica ver como os catolicos amam a Deus. Mas eu para já parece que sou das poucas malucas que ando fora e dentro. Até quando?

Não sei.

Gostei de Taizé. Pena que Taizé fosse tão longe , pode ser que daqui a uns anos seja realidade , pelo menos no nosso coração.



Maria

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 14:20

Maria,

Tens uma noção muito estranha de pecado e de moral:
"a moral é muito pesada e para sermos santos não podemos fazer nada que dá prazer"
Sermos santos significa regermo-nos pela nossa consciência e não pelo facilitismo. Mas não impede fazermos o que nos dá prazer. Pelo contrário, dá-nos prazer agir segundo as indicações do Evangelho, que se não compara ao "prazer" habitualmente ligado ao pecado.

"o mundo de pecado em que andei era composto por catolicos não praticantes"
Se praticassem, isto era, se seguissem os ensinamentos de Cristo, o mundo teria um menor afastamento de Deus (ou pecado).

"O Cristo anunciado não tem trazido alegria nenhuma , parece um castigador , não nos deixa fazer nada que a gente se divirta de verdade"
esta é uma imagem mitológica.
Lê o François Varillon "Síntese da Fé Católica" ou um pouco mais extenso o "Alegria de Crer e de Viver".

"As missas parecem funerais, as crianças detestam aquilo"
Presumo que tenhas carro. Se precisares de indicação de locais onde as missas não parecem de modo algum funerais, podes dizer, para aqui ou para o meu email. Mas só posso recomendar em Lisboa (porque é só onde conheço).
Para teu conhecimento, são os meus filhos que me acordam para não chegarmos atrasados à missa.

"Maria eternamente calada e sofredora"
Enganas-te.
Disse: "Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra".
Deu início aos sinais de Cristo nas Bodas de Canaa, acompanhou os apóstolos.
Terá tido momentos grandes de sofrimento - uma mãe ao ver o filho ser morto - mas ao acreditar em Cristo e seguindo os seus ensinamentos, terá seguramente sido feliz, mais do que conseguimos configurar.



João (JMA)

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 15:21

JMA

Ainda bem, que Deus te confiou filhos :) Alguns filhos educam os pais!...

Tens bons educadores acredita!!! Gostei dessa...!!!

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 15:40

Maria


Você, parece uma pessoa revoltada e mal amada...Você anda à procura de alguma coisa e ainda não encontrou!...Por isso, corre várias igrejas...
Essas coisas, acontece em muitos, mas depois voltam ao normal, quando se tem fé em Deus.

Se quiser escrever para o meu e-mail, peça ao Luis e fale comigo!...Estarei pronta a dialogar consigo...!!!

Que Deus a abençõe!!!

Re: Um padre.... com uma neta!!!
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 04 de October de 2004 16:42



Ana:

Obrigada pela disponibilidade. Vou falando por aqui. Não ando muito bem , isso é verdade , mas acho que nasci assim. Sou conflituosa por natureza e discuto com toda a gente e tenho muita dificuldade em aceitar hierarquias , com tendência a isolar-me. Mas nada demais ...os meus filhos educam-me. Se tenho sofrido tanto é também porque sou uma filha de Deus muito teimosa e mal educada e Deus dá castigo que a gente suporta e merece até andarmos direitinho , como a gente faz aos nossos filhos. Não sou santa e ando longe disso.
Hoje li um pouco da biblia e estive a ler o sermão da montanha é muito bonito, quem me dera ser assim . A gente fala ,fala mas depois na vida pratica somos muito pequeninos, enfim , ninguém é perfeito. E já não vou à missa há muito tempo , gosto de ir mas infelizmente a minha familia é toda protestante e entro muitas vezes em conflito e discussões .Uma trapalhada muito grande que me tras bastantes problemas nas relações mais proximas e causam sensação de solidão grande .Mas apesar de tudo tenho a impressão que não ando a fazer nada de mal , apesar de as pessoas que me estão proximas acharem que sou louca e que vou direitinha ao inferno por andar na católica , por causa dos imagens de esculturas e da adoração que fazem aos santos. Ás vezes apetece-me fugir para bem longe e preferia viver sem religião , da ideia que tudo seria bem mais facil .

Mas nada demais , só digo isto para entenderem como umas vezes pareço tão catolica e outras alturas pareço tão protestante.

Não sei bem porque tinha de ser eu a escolhida para esta vida tão estupida de não me sentir bem em nenhum banco de nenhuma igreja . Sou uma inadaptada religiosa, uma marginal.

Custa-me essa história das imagens , do culto aos santos e do que se passa em Fatima , não consigo entender. Já fui muitas vezes a Fatima , mas fico triste como a noite . Não adianta andar a sofrer mais , o melhor é não ir. Vou à missa às vezes e faço de conta que não tem imagens por lá e vou aos protestantes e faço de conta que somos todos irmãos, embora eles não me considerem porque vou à missa. Devez enquando para me consolar a mim propria penso no que Jesus disse : e ai daqueles que não sofrerem por causa de mim , serão considerdos fariseus. Quem me segue não tem onde reclinar a cabeça...E lá vou andando como os lirios de campo e os passarinhos , vivendo o dia a dia que Deus me dá.
Sou louca:) Não te preocupes demasiado.

Maria

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.