Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Clonagem de embriões humanos
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 28 de September de 2004 23:00

Não estando em causa a condenação, senão unânime, pelo menos generalizada,desta acção, pelos participantes deste fórum, quem aposta que o cientista Ian Wilmut - criador da ovelha Dolly - se não fôr autorizado a clonar células humanas para criação artificial de embriões humanos, em Inglaterra, o não vai fazer na Holanda?
A procissão acerca deste assunto ainda vai no adro, mas que estou curioso acerca das diversas opiniões, lá isso estou...

Abraço fraterno


Re: Clonagem de embriões humanos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de September de 2004 23:44

VM,

Há alguma razão para que o faça na Holanda e não noutro país? Sabes se a legislação holandesa permite clonagem humana? Tanto quanto sei, nenhum país europeu permite a clonagem humana.

Mas se o cientista em causa se decidir pela clonagem humana, dizem os boatos (clonaid.com) que não será o primeiro. Pelas contas deles, já vai em mais de uma dezena.

Luis

Re: Clonagem de embriões humanos
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 29 de September de 2004 00:04

Luís:
Assistindo às diversas e permissivas leis que vão sendo aprovadas nesse país (aborto, casamentos entre pessoas do mesmo sexo, liberalização de consumo de drogas, etc.), não me admiro nada que aprovem também a criação de fetos humanos para experiências em nome do progresso da medicina. Se calhar para mostrar ao mundo como são progressistas... embora talvez proibam simultaneamente experiências laboratoriais com animais...
Pões a mão no lume por eles? Eu não. Pelo menos com a actual mentalidade, em que tudo é permitido em nome da liberdade individual. É só aparecer alguém a informar que a Igreja é contra. Logo verão a reacção...
Deus permita que isto que eu diga, seja só maledicência.

Abraço Fraterno


Re: Clonagem de embriões humanos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 29 de September de 2004 06:04

Talvez se venha a conseguir clonar linhas celulares para resolver problemas de saúde. Quem sabe?



*=?.0

Re: Clonagem de embriões humanos
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 29 de September de 2004 08:01

Talvez... Mas linhas celulares ( seja lá o que fôr isso) parece-me ser diferente de embriões humanos. E não acredito que Ian Wilmut ficasse por aí. Mesmo que ficasse, e não ficou com a ovelha Dolly, outros utilizariam os conhecimentos para fins menos altruístas. Os inventores dos aviões, também não pensaram que estes seriam utilizados para transportar bombas - não foi o Albino que disse isto neste fórum há uns meses atrás? ( tenho a impressão que sim mas não tenho a certeza). É que não estamos a falar de técnicas para ajudar casais com dificuldades em ter filhos. Estamos a falar de experiências laboratoriais com seres humanos em gestação - mesmo que artificial. Acha que os fins justificam os meios?

Abraço Fraterno


Re: Clonagem de embriões humanos
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 29 de September de 2004 19:40



Os problemas de esterilidade são muito graves e já há bastantes anos que se criam embriões humanos para fertilização. Como muita gente usa pilula e tem uma vida muito stressada e casam muito tarde os problemas agravaram-se e o número de pessoas que recorre a trataemntos de fertilização in vitreo aumentam significativamente. Durante estes tratamentos são criadas células embrionárias que são congeladas. Já existem milhares de células congeladas , à espera de serem utilizadas. Como não existe legislação é evidente que o que se faz ´+e às escondidas. Mas o facto é que deixaram criar essas celulas embrionárias e não as podem destruir porque poderiam ser futuros seres. Então que fazer?

Deixar esses hipotéticos seres congelados ou utiliza-los para salvar vidas?

O conceito vida é que é complicado. Onde começa a vida?

Se as pessoas usam pilula e interrompem uma vida , se as pessoas autorizam a criação de celulas embrionárias para poderem ter filhos , com que legitimidade dizem que essas células não podem ser usadas para salvar vidas? Se a colonagem pode permitir radicar doenças geneticas gravissimas e até hoje incuraveis porque não usar esses conhecimentos?

Fomos criados à imagem de Deus. Temos o poder de criar , acho bem que criemos seres cada vez melhores com os recursos que temos.
O problema é se usam a colonagem para criar monstrinhos...


Mas isto é uma primeira abordagem , é tudo muito complicado , o melhor seria que não existisse infertilidade e nunca se tivessem criado embriões humanos. Mais uma vez se repete a ganancia humana a infertilidade hoje prende-se essencialmente com o facto de deixar a idade normal de reprodução passar , entre os 18 e 25, porque andam a estudar ou então a trabalhar para ter casa, dinheiro e muitas outras coisas antes de ter os filhos. Mas a sociedade está montada assim e as celulas embrionárias existem e estão congeladas. Não se iludam os cientistas vão utiliza-las .

A igreja que diz?
Quando é que um ser vivo é ser vivo? Cientificamente é quando o espermatozoide entra no ovulo e o fecunda . E a igreja que diz? Quando aparece a alma no ser vivo? O que é a alma em termos cientificos? Uma celula embrionaria sofre se morrer , já é um "filho " de Deus?

Mas isto é mesmo complicado....



Não adianta tapar o sol com a peneira. as celulas embrionarias existem e a colonagem vai existir, mais vale agir rapidamente , deixar trabalhar os cientistas legalmente e controlar as actividades , do que deixar andar tudo como se não existisse nada e cada uma faz o que quer na clandestinidade.

Colonagem? Eu não deixava que os meus filhos vissem os pokemons na televisão , são bonecos horriveis , com duas cabeças , quatro braços, um olho na testa... Agora já os deixo ver e vejo também ,para me habituar a ver seres esquesitos , não tarda muito andam a passear ai na rua , são os que resultam das experiencias de colonagem :)))))

O Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Será que isso quer dizer que o Homem também poderá criar-se a si proprio e isso é ser Deus? Quando lá chegarmos temos a vida eterna e isso é bom e o reino de Deus vem até nós? Nós é que somos Deus?

Problemas teologicos , filosoficos , cientificos , eticos , biotecnicos ...lol
Vou apanhar ar estou a ficar confusa:))))))



Maria



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.