Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 10 de 11
Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 11:22

Embora tu talvez tenhas tido mais sorte que eu, o "mundo mau e feio" em que vivo é o mesmo em que TU vives.

Sim, é possível amar sem confiar.

Então tu só amas as pessoas em que confias ?!

Se o teu irmão te roubasse parte dos teus haveres por teres confiado nele usando uma procuração que lhe passaste, o que farias ?!

1) Metias uma acção no tribunal, e até te vingavas dele por já não merecer a tua confiança.

2) Ou continuavas a amá-lo, perdoando-lhe sem o meteres em tribunal.

No segundo caso, ainda continuarias a confiar nele e em vez de lhe retirares a procuração ainda lhe ampliavas os poderes?!
Eu, continuei a amá-lo e perdoei-lhe, (não recorri ao tribunal, mas assumi a perda). Contudo deixei de confiar nele.
Esta ilustração não é suficientemente clara para ti ?!

É precisamente isso o que se passa com YHWH em relação a nós HUMANOS.

Amai os inimigos disse Jesus ! Não disse confiai nos inimigos !
A bíblia diz «maldito o homem que confia no homem ...»


Dai a outra face ! disse Jesus. Não para seres um hirói masoquista, mas para te livrares do teu adversário. Não devemos ser vingativos. Se fores vingativo o conflito tornar-se-à num grande incêndio, que te poderá devorar.

Eu não sou masoquista, nem sádico.

Já percebeste ?! Ou queres que volte a explicar-te isto ainda outra vez.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 26/05/2006 11:26 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 11:41

1. Acho desrespeituosa a forma como respondeste: 'cantarolar Amor amor amor", é o mesmo que teres dito cantarlar Deus, Deus Deus... É desrespeituoso para com Deus e desrespeituoso para connosco que estamos a tentar conversar contigo.

2. Acho inadmissível que venhas dizer que o que eu escrevo é falacioso, quando só estou a tentar ajudar a que percebas. Volto a dizer que não fazes outra coisa do que julgar neste forum... julgar sempre... Discordo totalmente de ti e acho que és profundamente DESONESTO na tua argumentação. A historia da lâmina é bem sinal disso.

3. Tu estás errado, e nenhuma das tuas "citações" permite concluir o que tu queres. NINGUÉM te diz outra coisa: imagina que os Apóstolos não tinham confiado em Cristo nem Cristo nos Apóstolos. Imagina se os primeiros cristãos não tivessem confiado uns nos outros. Imagina se um casal fosse para um casamento com desconfianças. TODA A BÍBLIA MOSTRA A CONFIANÇA DE DEUS PELOS HOMENS. Claro que por vezes há zangas, há desilusões, há mágoas. MAs Deus volta sempre a tentar restabelecer a confiança, ATÉ COM UM GRAU DE COMPROMISSO MAIOR, como aconteceu com JEsus Cristo e a Nova Aliança. Se Deus pensasse como tu, depois das sucessivas traições do povo eleito no AT, teria voltado as costas ao homem. Ora, não apenas nao voltou as costas, como estabeleceu connosco uma nova aliança, muito mais alargada do que a primeira!! Contra todas as probabilidades. SIM: a relação de Deus connosco é de confiança. Tu não gostas. Prefeririras que fosse de utra maneira... mas esse é um problema teu.

4. Já te disse que Jeremias não está a dizer para nao confiarmos uns nos outros (que belo conselho, não haja dúvida), mas para o homem não confiar apenas em si próprio. De facto, tu não queres ler;

5. A citação de Miqueias insere-se numa estratégia retórica muito típica do AT (E não só) em que o profeta chora os problemas do seu prório tempo. Isso não é para ser levado à letra!!! É como quando hoje se diz que o mundo está perdido. Ora, já há 3000 anos, nos Ensinamentos para Merikaré se dizia o mesmo, e Miqueias repete o mesmo, e afinal... Ele também diz que "Desapareceram da terra os justos", e isso não é verdade; diz que "todos andam à espreita, para derramarem sangue", e isso não é em absoluto verdade literal, mas uma hipérbole; etc etc... claro que sempre houve pessoas menos boas no mundo, até dentro da própria família, mas não são todas; e é apenas contra ESSAS que Miqueias fala. Basta ler.

6. Também já te disse que não podes comparar em portuguÊs palavras, como se a Bíblia tivesse sido escrita toda ao mesmo tempo e em português.
a) a Bíblia foi escrita ao longo de vários séculos e naturalmente, mesmo numa mesma língua, as palavras mudam conteúdos semânticos ao longo do tempo;
b) a Bíblia mostra a descoberta/revelação progressiva de Deus: os primeiros escritores da Bíblia não percebiam tudo (nem nós) sobre Deus. E por vezes falam de um Deus terrível, vingativo, que odeia e massacra. MAs esse é um engano. JEsus Cristo veio dizer que isso não é assim.
c) a Bíblia está escrita em diversas línguas. As traduções são por isso falíveis e não são instrumento para o estudo da língua original. PArece uma vez um aluno meu que queria fazer um estudo de epítetos gregos com base nas traduções!!! É impossível, desonesto e, isso sim, completamente falacioso. É o mesmo que discutir o que Camões escreveu, que palavras precisas ele usou, com base em traduções inglesas ou chinesas... por amor de Deus. Não voltes com esse método que está errado.

7. Eu entendo que tenhas sofrido muito. Para o perdão implica voltar a amar. É difícil? Muitíssimo. E voltar a amar implica voltar a tentar construir uma relação de confiança. Lenta, progressiva, mas necessária. Eu percebo a história do teu irmão. Percebo bem. MAs voltar a amá-lo plenamente, e amá-lo sem condições e não só até um certo ponto. Se Deus pensasse como tu, há muito que estaríamos todos condenados. Incluindo tu.



Abraço fraterno,

Miguel



Editado 2 vezes. Última edição em 26/05/2006 11:45 por rmcf.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 12:02

Não te apercebes de todas as tuas falácias que acabaste de escrever?
1)Ora bem, se eu passar o tempo a cantarolar, sim cantaroloar a palavra AMOR, Amor, amor é para ti o mesmo cantarolar DEUS, Deus, deus.
Isso é para TI, mas não para mim.
O meu Deus é YHWH.
Afinal de contas de que deus falas de de que espécie de amor falas.
Não nos entendemos porque deveremos estar a falar de coisas diferentes.
O Deus que é Amor (AGAPE) é YHWH.
Não é EROS ou outro deus ou deusa qualquer ...

2) Ai TU estás a tentar ajudar, mas não parece. Ai eu é que estou a julgar ?! Já puseste a mão na consciência ?! Agora eu é que sou desonesto ?!

Como é que eu procederias para com o teu irmão desonesto, que te roubou ?!
Só falas do que TE apetece. Pareces mesmo cego ! Não me convences com as tuas palavras fortes. Não revelam sinceridade ....


Acabou-se o meu tempo de computador.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 12:02

" O "mundo mau e feio" em que vivo é o mesmo em que TU vives."

Não Manuel, não é. É apenas o mundo criado pela tua mente.

Tudo o que vês é o resultado dos teus pensamentos.
Não há nenhuma excepção para este facto...

Como um homem pensa, assim ele percebe.

Tu criaste esse mundo porque nele podes fácilmente vitimizar-te.
Nele sentes-te confortável porque não tens de responder perante a tua consciência pelas das tuas perdas.
Ao excluires a tua culpa pensas excluir o teu sofrimento.
Mas não funciona. Apenas te afastas mais e mais do mundo real.
E os outros ao sentirem isso ainda se afastam mais e mais de ti.
Depois vem a solidão, um sofrimento muito maior do que aquele que querias evitar.

Portanto, não busques mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo.

A tua percepção é um resultado e não uma causa.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 12:07

Pois eu vivo num mundo em que apesar de tudo faço um esforço para acreditar nas pessoas, porque senão confiar não consigo amar.

Respondendo à tua pergunta... eu como humano que sou se calhar não era capaz de amar o suficiente mas Deus que é apenas Amor perdoava como ainda lhe dava mais.

Disse ainda: «Um homem tinha dois filhos. 12O mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte dos bens que me corresponde.' E o pai repartiu os bens entre os dois. 13*Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma terra longínqua e por lá esbanjou tudo quanto possuía, numa vida desregrada. 14Depois de gastar tudo, houve grande fome nesse país e ele começou a passar privações.
15*Então, foi colocar-se ao serviço de um dos habitantes daquela terra, o qual o mandou para os seus campos guardar porcos. 16Bem desejava ele encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.
17*E, caindo em si, disse: 'Quantos jornaleiros de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! 18Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e vou dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; 19já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus jornaleiros.' 20*E, levantando-se, foi ter com o pai.
Quando ainda estava longe, o pai viu-o e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço e cobriu-o de beijos. 21O filho disse-lhe: 'Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho.'
22Mas o pai disse aos seus servos: 'Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés. 23Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos, 24*porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.' E a festa principiou.
25*Ora, o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se de casa ouviu a música e as danças. 26Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. 27Disse-lhe ele: 'O teu irmão voltou e o teu pai matou o vitelo gordo, porque chegou são e salvo.'
28Encolerizado, não queria entrar; mas o seu pai, saindo, suplicava-lhe que entrasse. 29Respondendo ao pai, disse-lhe: 'Há já tantos anos que te sirvo sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos; 30e agora, ao chegar esse teu filho, que gastou os teus bens com meretrizes, mataste-lhe o vitelo gordo.' 31O pai respondeu-lhe: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32*Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; estava perdido e foi encontrado.'»


Tudo esta discussão surgiu porque disseste tirou a Sua confiança nos homens.

Estranho que Deus depois de fazer uma Aliança com o povo eleito em vez de lhe retirar a confiança e de o destruir por este ter sido infiel lhe confia as chaves para o Seu reino e alarga a salvação a toda a humanidade.

Citação:
Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. 19*Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.

Estranho que para ti pessoas que se oferecem em sacrificio por Ele são herois masoquistas e na Biblia são considerados Mártires. Lê a história de Estevão.

É aqui que a tua concepção de Cristo choca frontalmente com a minha...

Eu creio que Deus ouve o meu apelo

Citação:
'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.'

e tenho a fé que:

Citação:
Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.

Deus é Amor.

Em comunhão

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 12:11

Caro Manuel,

Não vou citar exemplos da Bíblia, acho que os do Tilleul são suficientes, se não os queres ver não é pela acumulação que os vais perceber...

Custa-me ler quando dizes "Eu também não quero voltar a ser insensato", porque confesso, apesar de não te conhecer não posso deixar de desenvolver um certo carinho por ti (como por todas as pessoas do forum...) e isso parece-me ser a forma mais infeliz de viver a vida!!!

Eu sei que por vezes é difícil, é muito difícil confiar quando alguém nos magoou a sério, é muito difícil confiar quando durante anos nunca a experiência de confiança correu bem!!!! Sei que a reacção natural é fechar-se! É a reacção mais fácil, é instintiva "gato escaldado de água fria tem medo!!".

Mas Cristo vem com uma nova proposta de vida, a proposta de dar a outra face! Dar a outra face é confiança pura. Perante aquele que me agride eu exponho-me sem defesas, estendo a outra face. Não fugo, não me protejo, dou a outra face!

O caminho da confiança é um caminho difícil, claro que sim! Se fosse fácil, não valia a pena Jesus ter descido à terra para no-lo ensinar!!!!! Mas é o único que vale a pena.

Também para mim (suponho que para todos nós!) foi um caminho complicado, em que dei um passo de cada vez. Quando sofremos, quando estamos feridos é difícil voltar a confiar, é difícil voltar a amar. É muito mais fácil fechar-nos. SE não nos expusermos nunca sairemos magoados, se nunca confiarmos nunca sairemos desiludidos, se nunca tivermos nada, nada temos a perder. a lógica é simples, mas é infeliz. Porque, de facto, nada perdemos, mas não há nada pior do que não ter nada a perder!!! Isso não é dar a outra face, Manuel, não é! Quando confias, às vezes as coisas correm mal, mas tantas vezes correm bem.

Eu prefiro enganar-me por ter confiado na pessoa errada do que por ter desconfiado de alguém que merecia a minha confiança!!! Claro que confiar traz desilusões, quantas vezes já sofri desilusões de pessoas em quem confiava (algumas bem grandes, acredita!), mas não deixei de confiar nessas pessoas!!! Pelo menos tento não o fazer!!! As pessoas erram e o perdão implica voltar a confiar, sim!! Se não voltas a confiar não perdoaste!

E em relação a Deus, também eu achava o mesmo que tu, nós é que confiamos em Deus, não Deus em nós!!! Mas essa visão, tão típica de uma leitura literal e pouco profunda da Bíblia, afasta-nos de Deus, relega Deus, todo-poderoso, para um canto do universo onde tudo comanda! Dessa visão nasce o medo de Deus! Curiosamente a Bíblia não diz nunca que Deus é poder, mas diz que Deus é amor!!!! E sim, amor é confiança!! Uma mãe que ama confia no seu filho, têm é noções dos seus limites, por isso não lhe dá uma lâmina ou uma faca para as mãos, mas se calhar, dá-lhe a colher, mesmo sabendo que ficará mais sopa na mesa do que no estômago!!!! Porque se não confiar no filho ele nunca será capaz!!! Quando eu confio nos meus amigos, não espero que eles façam coisas que vão além dos limites deles, espero que eles façam tudo o que está dentro dos seus limites por mim (e não é que eles fazem mesmo!!!!!!!). Deus também não nos confia mais do que está além dos nossos limites. Mas confia-nos aquilo que podemos fazer. Deus confia-nos, a nós cristãos em particular e a todos os humanos em geral, a construção de um mundo de amor. Quantas vezes falhamos? Imensas, mas ele, até agora, ainda não achou que era altura de deixar de confiar em nós e arregaças as mangas e agir por ele, continua a confiar em nós!

Manuel, a minha relação com Deus mudou profundamente no dia em que percebi que não era só eu que confiava em Deus, no dia em que percebi que a relação era recíproca!!! Deus deixou de estar distante nos confins do universo, para estar presente, cada dia comigo de uma forma especial. Quando percebes que Deus pode agir através de ti, ou melhor, espera que tu ajas em nome dele, não só isso te dá uma responsabilidade acrescida e profundamente positiva (como o aluno do Miguel!), mas percebes que Deus se pode manifestar em cada uma das pessoas à tua volta e que a falte de confiança nelas pode ser falta de confiança em Deus!!!

Acredita Manuel, vale a pena viver para um dia sentir que Deus confia em nós!!! Sem isso duvido que algum dia da nossa vida faça sentido!!!!

Acho que já escrevi demais...
Experimenta um dia por um bocadinho do teu medo de parte e confiar um bocadinho em alguém que esteja próximo de ti! Acreditar que essa pessoa, tal como tu, comete erros, mas, tal como tu, pode ter a melhor da intenções... Pode ser que te surpreendas...

Um abraço amigo,
Rute

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 12:21

Deus é Amor (Agapê; sempre que tenho falado de Amor tenho falado com esta noção... e tu sabes disso. Tentaste foi desconversar). Lê a 1ª Carta de S. João. Dizer Deus ou chamar-lhe Amor é o mesmo... Se nem isto consegues perceber, então nem sei que diga.

Sabes... tu não vês sinceridade em lado nenhum... Acho isso triste, porque tenho estado, de facto,de absoluta boa-fé em todas as conversas que tive contigo e sobre ti... Mas tu simplesmente não queres crescer acompanhado... achas que consegues ser cristão sozinho... ora ninguém pode ser cristão isolado dos outros...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 13:37

Concordo totalmente com o que diz a Rute:

"Eu prefiro enganar-me por ter confiado na pessoa errada do que por ter desconfiado de alguém que merecia a minha confiança!!! "

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 14:07

"É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado".

Guimarães Rosa



"Nunca devemos julgar as pessoas que amamos. O amor que não é cego, não é amor".

Honoré de Balzac

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 14:24

Meus caros amigos (se o sois) !
Vós estais todos enganados !
Tratais-me como sendo uma pessoa desgraçada, quando não o sou. Tenho YHWH. Já é muito.
Fingis viver num mundo de paz e amor quando isso é tudo mentira. O vosso mundo é que é inventado.
Fingis que vós é que encontraste Deus e que sou eu que ando nas trevas. É mentira ! O vosso amor por YHWH e seu Filho não é maior que o meu.
Dizeis que Deus confia nos pecadores porque querieis essa confiança de Deus. Mas vós é que deveis confiar n'Ele. A obra de salvação que se está a processar em vós não é vossa, mas obra de YHWH. Deverieis por isso estar mais agradecidos.
As pessoas querem fazer o que lhe bem lhe convém, e depois querem que continuem a confiar nelas.

Lembrai-vos da parábola do «mordomo fiel e prudente.
Citação:
45«Quem julgais que é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à frente da sua família para os alimentar a seu tempo? 46Feliz esse servo a quem o senhor, ao voltar, encontrar assim ocupado. 47Em verdade vos digo: Há-de confiar-lhe todos os seus bens. 48*Mas, se um mau servo disser consigo mesmo: 'O meu senhor está a demorar', 49e começar a bater nos seus companheiros, a comer e a beber com os ébrios, 50o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e à hora que ele desconhece; 51vai afastá-lo e dar-lhe um lugar com os hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.»

É uma parábola, mas ilustra MUITO BEM qual é a confiança que o senhor (que representa YHWH e Jesus) deposita no servo mau, que começa a bater nos seus companheiros, a comer e a beber com os ébrios, etc...

ELE vai afastá-lo e a dar-lhe um lugar com os HIPÓCRITAS.

Portanto, nós também não sejamos HIPÓCRITAS, se desejarmos ter a confiança do Senhor e portemos-nos como ELE quer, porque por mais que ELE nos AME, não vai confiar em nós. Podemos-nos enganar a nós mesmos, mas a ELE não o enganamos.

Lembrai-vos destas palavras:(1ª aos Ts. 5,3)
Citação:
«Quando disserem: «Paz e segurança», então se abaterá repentinamente sobre eles a ruína, como as dores de parto sobre a mulher grávida, e não escaparão a isso.»

5... ... ...Eu, o SENHOR, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo o pecado dos pais nos filhos até à terceira e à quarta geração, para aqueles que me odeiam, 6mas que trato com bondade até à milésima geração aqueles que amam e guardam os meus mandamentos
(terminou o meu tempo de antena)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 26/05/2006 14:26 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 14:29

Manuel, dizes:
"O vosso amor por YHWH e seu Filho não é maior que o meu. "

E o novo mandamento?
"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."

Pode haver amor sem confiança?

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 15:09

Vinha um homem num carro pela autoestrada quando ouviu no autorádio:

"Atenção srs automobilistas vai um carro em contramão pela A1. Conduzam com prudência!"

Diz o condutor:

"Só um?!! Vêm Todos!!"

Ora, isto vinha a propósito de ...Ah, sim é verdade ...


Oh Manuel, tu tens carta de condução?

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 15:26

Caro MAnuel,

É muito interessante o teu discurso:

"Meus caros amigos (se o sois)!" Sempre a eterna desconfiança.

"Tratais-me como sendo uma pessoa desgraçada, quando não o sou". És tu, no teu discurso, que te estás sempre a lamentar da sorte.

"Tenho YHWH. Já é muito". Concordo. De facto, Deus está sempre connosco.

"Fingis viver num mundo de paz e amor quando isso é tudo mentira. O vosso mundo é que é inventado". O mundo não é de paz e de amor, mas "o Reino já está entre nós". Depende de nós mantê-lo e aumentá-lo.

"Fingis que vós é que encontraste Deus e que sou eu que ando nas trevas". Eu não disse que encontrei Deus: pelo contrário sempre disse que estou à procura dele, eu e todos. E nunca disse que eras tu que estavas nas trevas. Digo que estás errado nos teus métodos, mas não digo que estás nas trevas.

"O vosso amor por YHWH e seu Filho não é maior que o meu". Ninguém aqui disse isso. Dizemos que tens uma visao deturpada de muita coisa... que não percebes que o Amor por Deus implica Amor também pelos outros. E o Amor é dar tudo, como diz Cristo e como diz S. PAulo.

"Dizeis que Deus confia nos pecadores porque querieis essa confiança de Deus". Eu não quero essa confiança de Deus. Eu sei que Deus confia em nós, apesar das nossas limitações. A prova disso é a relação de Jesus Cristo e dos Apóstolos, que mesmo depois de o abandonarem, não desmereceram a confiança de Deus.

"Mas vós é que deveis confiar n'Ele". Ok... é o que procuramos fazer...

"A obra de salvação que se está a processar em vós não é vossa, mas obra de YHWH". De acordo.

"Deverieis por isso estar mais agradecidos". Quem disse que não estamos agradecidos? Pelo contrário. O amarmo-nos uns aos outros só pode ser sinal deste agradecimento...

Quanto à parábola, acho feio se quiser dizer que nós é que somos os mordomos maus (E tu serás o bom?)

"por mais que ELE nos AME, não vai confiar em nós". Estás tu errado. É porque ele nos ama que nunca vai deixar de confiar em nós. Estará sempre de portas abertas para regressarmos de novo, com sinceridade, a ele.

Para ti Deus é castigador e pune os homens... essa é uma linguagem que por vezes vem na Bíblia, mas deve ser entendida no seu contexto. O nosso Deus não sabe fazer outra coisa senão amar.

Não vale a pena continuara discussão sobre este tema. Todos percebemos que não queres confiar em nós, nem sequer um pouco. Que nem seqer queres dar uma oportunidade e que achas que quando te contradizemos estamos a tentar, quais demónios, afastar-te de Deus. É isso que me choca mais...

Abraço fraterno,

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 26/05/2006 15:28 por rmcf.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 15:26

,
Muito bem.

Estou fartissimo de provar e voltar a provar-vos que sim.

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"

Jesus deu a sua vida pelos seus discípulos.

Jesus deu a vida por amor, mas isso não prova que confia nas pessoas por quem deu a sua vida.
Nós, humanos, é somos demasiado CONFIADOS.

Ora amar a ponto de dar a vida (sem merecermos a sua confiança) é a maior prova de AMOR.

Jesus deu a sua vida por nós precisamente porque não confia em nós.
Nós não somos capazes de nos salvarmos sem a sua ajuda.
Teve que Ele fazer isso por nós. É a maior prova de AMOR (AGAPE, não simplesmente FILO ou FILIA, e muito menos EROS ), mas isso não prova que Ele confiou nem que confia em nós, mas em YHWH. É em YHWH que nós devemos confiar. É a ELE que devemos TUDO, não a nós mesmos.
Amor e confiança são coisas diferentes. Quando se completam é ouro sobre azul. Mas nem sempre é possível.

Tenho confiança, que um dia graças a YHWH, seja isso possível entre todos, assim como que
Citação:
um lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá.
(Isaías 65 )
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 26/05/2006 15:51 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 15:47

Caro rmcf,
A parábola do mordomo prova que YHWH não deposita a mesma confiança em TODOS.

Ele é justo: «dá a cada um consoante as suas obras», portanto, diferentes graus de confiança.

O amor para com Deus está relacionado com o amor para com os outros. Sim. Mas que tem isso a ver com a CONFIANÇA ?!

Dizes que «O reino Já está entre nós». Jesus disse isso (ele é o REI desse reino). Mas eu agora não vejo esse REINO, agora e aqui na terra. Por isso Jesus ensinou-nos a pedir ao Pai esse reino.

YHWH castiga os que ama.

Vós teimais e teimais convencer-me que não há amor sem confiança.
Eu continuo a insistir que HÁ AMOR SEM CONFIANÇA.
Porque estais tão empenhados em que tenha confiança em vós ?!!! Nem sequer nos conhecemos !
Desconfio que sois pessoas, mas até posso estar a conversar apenas com um programa de computador. (Nem sequer sei o NOME de vós os 3.)
A tecnologia já está muito adiantada. Se isso acontecesse não me admiraria.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 26/05/2006 15:50 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 15:59

Luis
[www.paroquias.org]

Jesus também não tinha carta de condução, mas conseguiu conduziu o barco contra a mão. Os sacerdotes, doutores da Lei, escribas e fariseus, conduziam o barco no sentido contrário do de Jesus. Mas Jesus é que ia no caminho certo. Foi atropelado, mas ressuscitou e é a ELE que devemos a salvação.
Curioso, não é ?! ...
(eu não estou no lugar de Cristo, mas prova que a tua comparação não tem sentido. É apenas uma anedota.)

Para TODA a gente.
Para quê palavras e palavras e mais palavras quando está escrito,

Mc 7, 6 * Respondeu:
Citação:
«Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.»

(Fim de tempo de antena. O computador vai para outro parceiro!)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 26/05/2006 16:04 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 16:09

Creio que neste momento as posições estão bem definidas e arriscamo-nos a repisar o mesmo por demasiado tempo, até porque o tema começa a ser a experiência de cada um, ou as aptências pessoais. Talvez seja melhor fazer um intervalinho em matéria de «confiança "vs" amor».

Há muito tempo que ando com um «tema» a «morder», que vem frequentemente ao de cima, sobretudo em algumas questões aqui discutidas, mas que se aplica noutros âmbitos. Mas creio que ainda não reflecti suficientemente sobre isto. Deixo aqui um esboço de um esboço.

Ah, o «tema»: tem a ver com a «(ir)racionalidade» das nossas «escolhas» em matéria de «opiniões».

a) Por um lado, creio que, sobretudo em certos âmbitos (como em certas matérias de moral) tendemos a optar pela «opinião» que nos «justifica», nos «absolve» ou nos «eleva».

Darei apenas um exemplo geral, «exterior» ao fórum: há pessoas que durante muito tempo mantiveram posições mais ou menos «puritanas» em matéria de sexualidade, até que lhes aconteceu «algo», que as fez mudar radicalmente de discurso, ou simplesmente passar a abster-se de mencionar o assunto.

Evidentemente, não faço disto lei, e o aspecto recíproco nem sempre se verifica. Uma pessoa muito «liberal» nos seus «princípios» não é necessariamente uma promíscua... É apenas um exemplo; não pretendo desviar o tema deste tópico (alguém poderá abrir um novo, se bem entender). Apenas deixo esta reflexão, sobre o famoso binómio pensar-viver. Diz-se que «quem não vive como pensa, acaba por pensar como vive». Etc.

Esta questão tem uma espécie de corolário: as experiências pessoais marcam-nos, às vezes de forma radical, no nosso modo de pensar. É bom ter consciência desse facto, para termos em atenção que uma determinada opinião «sofrida» muito dificilmente pode ser mudada. Enquanto a pessoa não tiver uma experiência suficiente forte que «contrabalance» a anterior, não mudará de opinião, porque ninguém gosta de se ver desautorizado na sua experiência. E esta motivação «oculta» muitas vezes condiciona-nos muitíssimo, sem nos darmos conta.



b) Por outro lado (e isto levanta-me muitas interrogações, sobretudo no âmbito académico e universitário), muitas vezes aderimos a determinadas opiniões ditas racionais por motivos muito pouco racionais. Ao dizer isto não estou a inventar a pólvora, mas é uma questão séria, que também tem alguma importância nos fóruns da Net, ou em qualquer discussão. Os argumentos de autoridade têm muita mais força do que pensamos. Mas não apenas esses. Facilmente aderimos às opiniões das pessoas que são nossas amigas, ou achamos que aqueles que pensam como nós são «necessariamente» nossas amigas.

[Nos fóruns da Net isto faz com que facilmente e subtilmente formemos «grupos» informais de «afinidades», e isso não é mau em si mesmo (pelo contrário!), mas poderá ser menos positivo se for usado como forma de marcar posições em confrontos pessoais.]

Poderia dar muitos exemplos históricos disto mesmo, ou também exemplos actuais. Penso em algumas polémicas teológicas famosas, por exemplo, a propósito do tema da graça. O que levava os membros de uma determinada escola a adoptar uma determinada posição eram verdadeiramente elementos puramente racionais? Pensava-se realmente em bloco? E «pensar em bloco» é ainda pensar? A mesma questão se pode colocar a propósitos dos partidos políticos -- mesmo que admitamos que aí há, à partida, menos racionalidade e mais «carneirada» ;-) --, das «escolas» filosóficas ou teológicas, etc., etc.

Isto relaciona-se com aquilo a que podemos chamar as «dependências opinativas», as dependências «positivas» e as «negativas». Nas primeiras, adiro à mesma opinião «A», porque vem de alguém que muito prezo. Nas segundas, adiro à opinião contrária a «B», por vir de alguém por quem não nutro simpatia.

Enfim, somos algo complicados. :-S

Shalom!

Alef

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 17:01

Eu tentei... mas francamente, depois do que li, acho que não há muito remédio. Ele não quer perceber o que é a Bíblia, não quer perceber o que é o AMor, e não quer perceber que a confiança é inerente ao ser-se cristão. Está no seu direito. Ele acha-me hipócrita, falso, desconfia das minhas intenções. Julga que sozinho pode ser cristão, apesar do que já lhe disseram pessoas tão diferentes.Não há paciência. Sobretudo depois de achar que eu sou um computador... Kyrie, makrothymian didoymoi.

Abraço fraterno

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 17:45

Não estou aqui a lutar com «pessoas», mas apenas num debate de ideias, sem ter a pretensão de mudar as ideias dos outros: Apenas defendo as minhas, com os apoios que tenho, até que haja alguém que me PROVE que estão erradas.
Ninguém deve pensar que quero atingir seja lá quem for, devemos concentrar-nos apenas nas ideias, embora, muitas vezes tenhamos que antropormoficá-las.
Se alguém se sentiu antingido com a forma como exponho as minhas ideias, peço imensa desculpa.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 17:50

Caro Alef

Concordo com a proposta.

Mais a mais, não é só nos temas de origem moral também nos temas complexos da actualidade, onde muitas vezes não temos conhecimentos suficientes para opinar em verdadeira consciencia e existindo uma crise real de credibilidade na comunicação social, há de facto a tendência para seguir determinados "Opinion Makers" segundo a credibilidade que lhe conferimos.

Só não aceito que seja o caso no tema actual. Cada um emitiu aqui as opiniões segundo a suas experiências pessoais e não por arrasto de ninguém.
E nem sequer é uma questão de não perceber que podem existir opiniões diferentes. Agostinho da Silva disse que se Deus quisesse que todos pensássemos da mesma maneira tinha criado uma cabeça apenas para uso de todos.

O que tem de existir é respeito pela liberdade de pensamento de cada um.
É que quando alguém tenta impor a sua posição a tudo e a todos, mais a mais sendo a sua uma ideia peregrina em termos de senso comum e mal fundamentada, arrisca-se a fazê-lo contra tudo e contra todos.





Caro Manuel

Fiquei muito mais descansado por saber que não tinhas carta de condução.
Eu e muitos milhares de portugueses que circulam na estrada.

É uma verdadeira prova da existência da providência divina.

Quanto à teoria de que Jesus foi atropelado por um barco que circulava em contra-mão... bem... como direi é ... Sui generis.

Mas demonstra um efectivo esforço da tua parte para não fazeres uma leitura literal do Evangelho. O que é sempre bem vindo. Embora, lamento desapontar-te, não seja original.

Don Brown, já a incluíu no seu próximo livro:

"O Código da Estrada segundo Maria Madalena."

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 10 de 11


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.