Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 9 de 11
Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 15:47

O teu erro grave está em que o perdão repõe a confiança.
Isso é que é absurdo.
Então Jesus mandou-nos amar os inimigos (portanto perdoar-lhes).
Ora isso não significa que passemos a ter confiança nos nossos inimigos.
A tua tese é que é absurda.
Tu tens confiança nos terrorristas ?!
Então quando um Bin-Laden vier a tua casa para te matar dá-lhe uma bomba, se tens confiança nele.
Ou será que tu nem os amas nem lhes dás o teu perdão ?!
Outro exemplo:
Tu tens um negócio e nomeaste um teu amigo como administrador.
Esse teu amigo gastou todos os teus bens.
A seguir como não tinha com que te pagar perdoaste-lhe em vez de o meteres na cadeia.
Passados uns dias recebeste uma herança e refizeste o teu negócio.
Será que vais voltar a nomear esse teu amigo que te roubou para dirigir os teus negócios?!
Eu não!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 3 vezes. Última edição em 25/05/2006 16:01 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 15:56

O teu erro mesmo muito grave é o de achares que é possível amar sem confiar... NÃO É POSSÍVEL. O Amor não tem condições; é totalmente incondicional, sem entraves. Confiar e amar são inseparáveis. É o que estou a dizer-te há dias.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:00

Quantos anos tens?
Vives na ilusão.
Volta a ler a minha mensagem. Dei-te um segundo exemplo ainda mais concreto.
Porque é que perdoei ao que me roubou ?!
Porque o amava !
Isso não fez com que renovasse a confiança que tinha nele !
Ele não vai voltar a dirigir os meus negócios !

E tu davas-lhe uma segunda oportunidade para te deixar na miséria ?!
Que loucura ! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 25/05/2006 16:05 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:04

Tu partes do presuposto que todos são terrosistas mas escuta o que diz o Senhor teu Deus:

Citação:
«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. 45*Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. 46Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? 47E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?
48Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»

Como podes perdoar ou amar sem confiar?

Como se pode retirar a confiança alguém se te é pedido que:

Citação:
«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. 39Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. 40Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. 41E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. 42Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»

Isto é Deus a tirar a confiança???????

«(...)os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!»

Em comunhão

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:06

Não, não vivo... Vivo com a certeza de que apesar de tudo, o AMOR é sempre mais forte. Do que todos os Bin Ladens juntos. Eu SEI porque o exemplo de Deus é esse mesmo, que somos chamados a confiar. Nem sempre nos damos bem? Pois não: mas somos chamados a darsempre a outra face, a continuar sempre a voltar a confiar... sempre sempre... sem excepções. Negar-se a isso, nem sequer tentar, por muito mal que tenhamos sofrido, é negar-se a amar. O próprio Cristo, à beira da morte, perdoou e não só perdoou como continuou a confiar neste género humano que lhe virou as costas. Vê se percebes isso. Sem perceberes isso, nada mais vale a pena.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:08

Peço-te para releres as minhas duas mensagens anteriores.

Dar a outra face?! ... dar-lhe a capa etc. ... não exprime confiança, mas é uma forma de te deixar em paz em vez de lhes resistires e te matar .,..

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:09

As palavras dEle não são fáceis:

Citação:
A partir daí, muitos dos seus discípulos voltaram para trás e já não andavam com Ele. Então, Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?» Respondeu-lhe Simão Pedro: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna! Por isso nós cremos e sabemos que Tu é que és o Santo de Deus.»

Se isto não é confiança não falas a mesma língua que eu...

E mesmo que Ele sabia que:

Citação:
Disse-lhes Jesus: «Não vos escolhi Eu a vós, os Doze? Contudo, um de vós é um diabo.»

Ele escolheu amar até ao fim...

Em comunhão

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:10

Uma noite eu tive um sonho.

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do Céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; Um era meu e o outro do Senhor.

Quando a última cena da minha vida passou
Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas
Na areia e notei que muitas vezes, no caminho da
Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também, que isso aconteceu nos momentos
Mais difíceis e angustiosos do meu viver.

Isso entristeceu-me deveras, e perguntei
Então ao Senhor.
"- Senhor, Tu me disseste que, uma vez
que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho mas, notei que
durante as maiores atribulações do meu viver
havia na areia dos caminhos da vida,
apenas um par de pegadas. Não compreendo
porque nas horas que mais necessitava de Ti,
Tu me deixastes."

O Senhor me respondeu:
"- Meu precioso filho. Eu te amo e
jamais te deixaria nas horas da tua prova
e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia, apenas um par
de pegadas, foi exactamente aí que EU,
nos braços...Te carreguei."

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:13

Citação:
O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.

Em comunhão

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:17

Ele tirou-nos de tal maneira a confiança que:

Citação:
Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos!

Em comunhão

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 16:23

"Dar a outra face?! ... dar-lhe a capa etc. ... não exprime confiança, mas é uma forma de te deixar em paz em vez de lhes resistires e te matar .,.."

O QUÊ????? Dar a face, é fazer como Cristo fez... se for preciso até à morte na cruz...

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 17:19

Já agora Tilleul porque não citar aqui todo o capítulo XIII da 1ª aos Coríntios?

O que eu acho engraçado nas pessoas que, como o Manuel, passam a vida a ler a Bíblia "à letra" é que tão depressa citam frases de sentido acessório tiradas das catacumbas dos textos, como, com o mesmo à vontade se esquecem de capítulos inteiros, muitas vezes os mais brilhantes e importantes.

Assim aqui fica para "memória futura":


Cântico do amor

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver amor, sou como um bronze que soa
ou um címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom da profecia
e conheça todos os mistérios e toda a ciência,
ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas,
se não tiver amor, nada sou.
3Ainda que eu distribua todos os meus bens
e entregue o meu corpo para ser queimado,
se não tiver amor, de nada me aproveita.

O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais passará.
As profecias terão o seu fim,
o dom das línguas terminará
e a ciência vai ser inútil.
Pois o nosso conhecimento é imperfeito
e também imperfeita é a nossa profecia.
Mas, quando vier o que é perfeito,
o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era criança,
falava como criança,
pensava como criança,
raciocinava como criança.
Mas, quando me tornei homem,
deixei o que era próprio de criança.

Agora, vemos como num espelho,
de maneira confusa;
depois, veremos face a face.
Agora, conheço de modo imperfeito;
depois, conhecerei como sou conhecido.
Agora permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e o amor;
mas a maior de todas é o amor

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 17:58

Tive que ceder o computador a outra pessoa e só agora é que consegui outro.
Ora vá lá. Confessai que tenho razão !
Tendes mau perder ?! ...
Ora verificai a passagem:
Citação:
38«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente.
39Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau.

Repito: Não oponhais resintência ao mau.
Então nomeia como director dos teus bens aquele que te incendiou por maldade (ou roubou) a tua casa e a quem perdoaste para não o meteres na cadeia.
Deturpais completamente as palavras de Jesus.
Deturpais completamente as palavras de Paulo.

Confundis amor com confiança !
Lede bem todas as vossas e as minhas passagens da Bíblia que foram expostas e vede que em todas elas o amor (AGAPE) não exige confiança, mas deve manifestar-se mesmo para com as pessoas em quem não confiamos.
Sim, deves amar e perdoar mesmo as pessoas em quem não confias.

Não deves meter na cadeia o que te prejudica, nem te vingares dele, deves perdoar-lhe.
Perdoar não significa meteres a cabeça na boca do lobo (ou do leão), mas não oferecer resistência ao mau, porque és prudente e não queres confusões.

Mas o caso de Jesus oferecer a sua vida ?!
Jesus ofereceu-a, mas preferia não morrer.
Mt 26, 39
Citação:
E, adiantando-se um pouco mais, caiu com a face por terra, orando e dizendo: «Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice. No entanto, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.»
Jesus não confiou nos homens, mas confiou em Deus seu Pai e obedeceu-Lhe.
Estais a inverter as coisas. Só compreendo a vossa posição se fordes uns ingénuos adolescentes.
Caso contrário, sou obrigado a pensar que usais argumentos de má fé.
Por favor, perdoai-me, mas é a conclusão a que devo chegar. [color]


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 18:25

Tu és realmente um tipo cheio de piada Manuel.
Tipo comédia negra.

Como é que podemos deturpar palavras se nos limitamos a citá-las?

Ainda por cima um capítulo inteiro e não frases soltas como tu fazes?

Não Manuel não somos adolescentes nem estamos errados.

Tu sim é que ainda não crescestes na fé e andas muito errado ao confundires com amor o medo que tens dentro de ti.

Mas sobre isso já falámos. E o que está falado, falado está.

Caminha para a luz Manuel. Caminha para a Luz.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 18:32

Agora pegais na piada ! ...na comédia negra etc ....
Se não sois adolescentes, pelo menos estais errados e estais a portar-vos como adolescentes.

Para acabar com isso, pegai numa versão de papel da Tradução da Bíblia dos Capuchinhos e verificai as notas. Estais a ser mais papistas que o PAPA.
Conferi essas citações e os vossos comentários com os dos tradutores da Bíblia.
Verificai que os comentários dos versículos feita pelos Capuchinhos que vós apresentastes estão todos do meu lado. Ora pegai na bíblia e vede com os vossos olhos, ... cegos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 19:53

Para quem não gosta de Dogmas e de Teologia és capaz de formular juizos definitivos muito rápidamente.

Concerteza deve ser uma falta de comunicação qualquer. Diz o dicionário de língua portuguesa sobre :

Confiança

segurança e bom conceito que se faz de alguém;
Citação:
Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos!

convicção do valor;
Citação:
Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. 19*Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»

firmeza de ânimo;
Citação:
«Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; 26*mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.»

crédito;
Citação:
«Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»

intimidade, familiaridade;
Citação:
«Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde.

Mostra lá em que sítio Deus retirou a confiança em nós???

Deus é Amor!!! Apesares de teres 62 anos ainda vais a tempo aprenderes a amar. A amar implica antes de tudo arriscar, confiar, perdoar e acreditar que mesmo não sabendo se vai no caminho para Ele.

Não és tu que confias em Deus mas Deus que confia em ti mesmo sabendo que vais cair uma e outra vez.

Num casal, o casamento que é um passo de Amor é também um passo de confiança. Sem confiança não haveria fidelidade. Isto aos nossos olhos. Mas aos olhos de Deus, apesarmos de constantemente cairmos e constantemente lhe sermos infieis o seu apelo é eterno.

Citação:
O SENHOR é bom! O seu amor é eterno! É eterna a sua fidelidade!

Pior que não ser amado é não saber amar.

Em comunhão

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 01:43

Caro MAnuel,

não te enerves, mas és tu de facto que estás errado:

volto a dizer que não há amor pleno ou verdadeiro sem confiança. Se eu digo que amo, mas nao confio, não amo totalmente.

Dou-te vários exemplos:

1) Acontece assim num casal, que é uma das melhores imagens do Amor de Deus - se não houver confiança, o casamento morre - porque o Amor acaba por empalidecer, fechar-se e morrer. São tantos os casamentos desfeitos por fala de confiança. Como tu, não sou casado, mas conheço varios casais que se separaram, entre outras razões, porque acabou a confiança; se um estiver sempre a desconfiar, se estiver sempre com ciúmes, não há amor. Nem há casal... Neste forum participam varios casais. OS fundadores deste forum são um casal. PErgunta-lhes se eles acham possível um casamento de amor sem confiança. É óbvia a resposta. O Amor implica confiança.

2) É assim entre amigos - se não houver confiança, não há verdadeira amizade entre eles. Se tu tens um amigo e não confias nele verdadeiramente é porque não o sentes de facto como amigo. Não raras vezes, uma amizade acaba, quando acaba a confiança. Isso é tão claro, MAnuel.

3) O Amor não precisa de retribuição. Devias ler 'L'humilité de Dieu' de VArillon, por exemplo - ele explica bem que o AMor, mais puro, o Amor do próprio Deus, é aquele que dá sem esperar necessariamente nada em troca; é aquele que se entrega todo sem esperar nada em troca; sem esperar que o outro retribua, sem se procurar defender a toda a hora e, sobretudo, sem fugir do outro, só porque ele lhe fez mal. É muito difícil? É. Mas JEsus é o melhor exemplo. Claro que Jesus teve medo em Getsemani. Óbvio. Mas isso não significa que alguma vez tenha desistido do seu caminho. Ele confiou em Deus, mas Deus não age sozinho. Deus age através do homem, MAnuel. Age através de cada um de nós. E, apesar de tudo estar aparentemente perdido, apesar de tudo estar a desmoronar, apesar de pressentir a morte e de ter medo, Jesus Cristo não fugiu (podia tê-lo feito), não negou tudo, não deu o dito pelo não dito. Ele confiou em Deus. MAs confiou também nos seus discípulos, sim, naqueles que o tinham abandonado e negado. Confiou que, apesar de tudo, apesar da cobardia e do medo, eles haveriam de continuar a sua missão, com a ajuda de Deus. E isso não depende apenas de uma confiança depositada em Deus. Deus não pode nada se o homem não quiser. Ele nao se impõe ao homem. Jesus também confiou que, apesar da fuga e da negação, os apóstolos haveriam de voltar a querer abrir o seu coração a Deus e haveriam de dar continuidade à sua missão. JEsus confiou também nos seus apóstolos, contra todas as expectativas - eles poderiam ter decidido fechar as suas vidas a Deus e à mensagem de CRisto, perante o horrível cenário do crucificado. A agonia em Getsémani admite a confiança em Deus, claro: mas também no homem, concretamente nos apóstolos e, por projecção, em todos nós. Confiou que apesar de sermos tão fracos e estarmos constantemente a cair, haveríamos de abrir voluntariamente os nossos corações e escutar Deus, e assim conseguir ir mais além.

4. Não há verdadeiro Cristianismo sem confiança. Embora menos tempo que o Tilleul, também eu passei já algum tempo em Taizé, uma comunidade religiosa em França, que não está vinculada directamente a qualquer Igreja (=clero). Aí vive-se claramente a confiança como sinal do Amor de Deus e do Amor uns pelos outros. Aí, quando semana após semana, na Páscoa ou no Verão, vemos chegar 5000 ou 7000 jovens sedentos de Deus, percebemos que só uma grande confiança pode levar os irmãos daquela comunidade a continuarem a recebê-los: é a confiança e o amor que os anima: o Amor e a confiança em Deus; o Amor e a confiança naqueles jovens que chegam (que ninguém conhece de lado nenhum nem se conhecem uns aos outros), que vão ali viver e fazer funcionar uma vida comunitária muito simples durante uma semana... Nos Encontros Europeus que a Comunidade de Taizé anima é a mesma coisa: durante 3-4 meses uma equipa de cerca de 20 pessoas vai para uma cidade europeia tentar preparar um acolhimento para 40, 50, 60, 80 mil jovens, nem eles sabem com antecedência. Só uma grande confiança em Deus pode levá-los a repetir a experiência (e com que êxito!!) todos os anos! Mas também uma contínua confiança nas pessoas! Deus não age sozinho. Se as pessoas lhe fechassem os corações (Deus fez-nos livres para acolhermos ou não a sua mensagem) nada seria possível. Não há Cristianismo, entre outras coisas, sem confiança.

5. Eu sou professor. E já dei aulas a miudos pequenos, há muitos anos. Uma das coisas que aprendi foi que uma das melhores maneiras de conquistar um aluno indisciplinado ou pouco interessado ou pouco trabalhador e´confiar a sério nele, dar-lhe responsabilidades, mostrar-lhe que temos confiança. Garanto-te que quanto mais o professor mostrar que, apesar de tudo, confia no tal aluno e nas suas capacidades, mais ele se vai esforçar. E constroem-se relações muito fortes com esses alunos. Até te conto uma história. Eu estava dar aulas a um 9º ano e tinha um destes alunos, que era terrível em comportamento a quase todas as disciplinas, e que eu tinha decidido escolhê-lo como 'secretário' da minha disciplina. Comigo era muito mais calmo e desenvolvêmos de facto uma boa relação os dois. Numa aula determinada, no entanto, ele vinha muito excitado de um jogo qualquer, portou-se muito mal e eu zanguei-me a sério com ele. Nessa mesma tarde, ele foi ter comigo. Eu, que tenho a mania de ser um durão, lá o recebi com um ar chateado, e ele veio ter comigo (um rapaz de 15 anos, um dos piores de toda a escola), e quase com lágrimas pediu-me para que eu não deixasse de confiar nele. E eu percebi bem o que ele queria dizer: aquele rapaz tinha medo que eu deixasse de gostar dele. Ele percebia que as duas coisas estão relacionadas. Hoje, claro que a vida deu muitas voltas, mas é um dos poucos alunos daqueles meus tempos a quem eu ainda telefono pelos anos e que ainda me telefona pelo Natal.

6) só mais uma coisa: a imagem da harmonia do Amor e da Confiança é a que surge em Isaías 11, quando vier o MEssias, do tronco de Jessé:

Então o lobo habitará com o cordeiro,
e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito;
o novilho e o leão comerão juntos,
e um menino os conduzirá.
A vaca pastará com o urso,
e as suas crias repousarão juntas;
o leão comerá palha como o boi.
A criancinha brincará na toca da víbora
e o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente.
Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte,
porque a terra está cheia de conhecimento do SENHOR,
tal como as águas que cobrem a vastidão do mar.


Este reino messiânico, que nós somos chamados a construir já entre nós, cristãos, é a metáfora de um mundo de confiança. OS animais estão aqui para simbolizar esta confiança-amor-amizade entre os seres mais antagónicos da criação.

Confia mais... e aprenderás a amar ainda muito mais. Se estiveres sempre desconfiado, nunca conseguirás amar. Podes dar com a cabeça nas paredes, podes já ter sido enganado. Mas não é por isso que não deves voltar a entrar numa relação de amizade com alguém, basaeada desde o início na confiança incondicional. Tu estás a extremar os teus argumentos quando falas do Bin laden ou de quem te roubou a casa, e esse não é um argumento sério. Pelo menos aqui, ninguém é o Bin Laden nem ninguém te roubou nada. Até te digo mais: nunca poderemos gostar de ti nem tu de nós enquanto não houver confiança entre nós. Enquanto tu estiveres sempre a achar que estamos aqui a soldo do clero ou a tentar enganar-te; e o mesmo, é verdade, também para nós.

Ah! Para haver amor/confiança não significa concordar em tudo. Eu posso confiar em alguém, mesmo que pensemos algumas vezes de forma diferente.

MAs confiar é também estar disponível a aprender com os outros, que estão de boa-fé. PElo menos, tanta boa-fé e com tanta vontade de encontrar Deus, como tu. E tu deves confiar que isto que te digo é a pura verdade.


ABraço fraterno,

Miguel



Editado 2 vezes. Última edição em 26/05/2006 01:55 por rmcf.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 06:39

Caro Miguel

O que acabou de enunciar de forma elaborada e exemplarmente ilustrada é a antiga e popular lei do retorno, na qual eu acredito e que, sumáriamente, nos diz que todos nós, cedo ou tarde, recebemos de volta aquilo o que tivermos semeado.

Amor gera amor. Confiança gera confiança. Paz gera paz.

De igual modo: Medo gera medo. Ódio gera ódio. Violência gera Violência.

Deixo aqui um texto que achei particularmente bonito e actual e que complementa o muito que já aqui foi dito sobre este assunto.



Amar e Ser Feliz


Acredito que todos nós, o tempo todo, queremos apenas uma coisa: amar e ser amados.

Dentro da gente existe algo que sabe que isso é tudo que importa.

Que nada tem mais valor e que só o Amor pode trazer felicidade!

No entanto, as nossas atitudes não parecem reflectir esse conhecimento.
É que também dentro da gente, ao lado desse eu que sabe que o Amor é tudo que precisamos, existe uma outra parte que, por suas próprias razões,
nos faz acreditar que a única maneira de conseguirmos esse Amor é fazendo com que os outros nos amem.

Essa crença básica faz com que criemos relacionamentos onde buscamos mais ser amados do que amar.

O próximo passo é nos levar a pensar que, para sermos amados, precisamos alcançar certos objectivos nesta vida.

E o primeiro é: precisamos ter como “sobreviver” neste mundo, ou seja, em termos actuais, ganhar dinheiro.
E rapidamente, com um raciocínio aritmético simples, nos faz supor que, se com 100 podemos ser felizes, com 200 seremos duplamente felizes, e assim por diante. Quando nos damos conta, se nos dermos conta, estamos procurando ganhar 50 000, acreditando que com isso mais gente nos amará e seremos muitíssimo felizes.

Essa mesma parte de nós também nos diz que seremos mais amados quanto mais conforto e prazeres pudermos oferecer ao nosso corpo e aos daqueles que escolhemos para nos amar.
E, pelo mesmo raciocínio anterior imaginamos que, se conforto traz felicidade,
mais conforto deve trazer muito mais, e então vamos à luta..

E assim o sonho vai se estruturando, numa escalada crescente sem fim.

A inicial busca pela felicidade se transforma na busca pelo sucesso e o acúmulo de bens – quanto mais o sucesso for visível mais seremos amados - e assim por diante. O propósito de ser feliz foi esquecido, oculto por detrás de grossas camadas de outras preocupações inicialmente criadas para nos fazer atingir a felicidade mas que acabaram por usurpar o seu lugar. Focamos nossa atenção nos meios e nos esquecemos dos fins.

E o Amor? Abandonado e distorcido, acabou substituído por um sentimento pequeno e possessivo capaz de gerar apenas ansiedade e sofrimento.

O velho paradigma: "o objectivo da vida é ser bem sucedido"
vem conduzindo a nossa cultura nos últimos séculos.

Não é difícil perceber que seus resultados não têm sido satisfatórios e que precisamos, mais do que nunca, de uma mudança radical na nossa perspectiva:
recuperar o velho sentido do Amor como fonte única da felicidade.

Acredito que o nosso grande engano aconteceu quando acreditamos que ser amado
é mais importante do que amar.

Que amar é uma consequência de ser amado.

O outro sentido da equação nunca foi considerado seriamente: o que acontece se, antes de tudo, eu amar?
Se o passo inicial for dado por mim? Eu amo e...

Não consigo imaginar nenhuma revolução de alcance mais abrangente do que
a que surgirá desta única pequena mudança no nosso comportamento:
primeiro eu amo, sem expectativas, sem condições, e...
criamos um novo modelo de relacionamentos!

Apoiado na abundância, e não na carência como o anterior, já que o amor vem da fonte inesgotável que já está dentro de mim.
Nutrido pela minha opção de amar sem a necessidade de nenhum reconhecimento.
A revolução verdadeira!
Poderá durar para sempre! Poderá?

Na nossa experiência até agora os resultados têm sido maravilhosos.
Descobrimos um jeito relaxado de se conviver.
Mais do que simples respeito, desenvolvemos o hábito de honrar a presença e a maneira de ser do outro, qualquer outro. Experimentamos encontros verdadeiros, compartilhando, trocando, crescendo.

Aprendemos que são dois os componentes da nova atitude amorosa.

O primeiro, masculino, nos diz que é preciso escolher o propósito de amar e
manter o foco da atenção plenamente sobre ele, sem distracções ou interrupções.

O segundo, feminino, nos lembra que a confiança é essencial e que, por isso, será necessário aceitar os resultados da nossa escolha, sejam quais forem, pacientemente e, acima de tudo, agradecer pelas suas muitas consequências.

Da integração equilibrada desses dois componentes vem a força irresistível da atitude amorosa.
Pode parecer um desafio impossível porque sempre nos sentimos fracos quando confiamos apenas na nossa própria força isolada.
No entanto, assim que começamos a praticar reconhecemos que muitos outros recursos vêm em nossa ajuda.
Sempre de uma maneira surpreendente e precisa.
A confiança cresce e gera um círculo virtuoso: quanto mais praticamos mais confiamos e mais queremos praticar.

Era inevitável que o velho modelo, apoiado na crença do ser humano irremediavelmente solitário, criasse conflitos cada vez mais complexos e insolúveis.
Seus recursos estão se esgotando e, por isso acredito que o momento de corrigir o nosso pequeno engano chegou.

Sabemos o que temos que fazer!

O caminho está à mão, livre e claro, no coração de cada um de nós.


Arnaldo Celso do Carmo

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 10:45

Tenho pena, mas continuais a confundir Amor e Perdão com CONFIANÇA.
Não encontrei em nenhum lado da Bíblia que diga que Deus confia nos homens.
Contudo, há imensas vezes que a Bíblia nos diz que devemos confiar em YHWH, nosso Deus.
É em Deus que devemos confiar e não nos homens.
Em mim já caiu a maldição mencionada em Jr+17,5-12, por ter confiado nos que mais amo e perdoei, embora nunca tivesse retirado a minha confiança em YHWH.

Em Miqueias 7,5 a Palavra de Deus dá-nos o conselho de «não pormos a confiança num amigo;
mesmo naquela que dorme nos "teus" braços.»

Em Jeremias 7, 4 diz que nem devemos ter CONFIANÇA em sermos os detentores do Templo do Senhor; Pois isso são palavras de mentira.

Em Lucas 16,11 a palavras diz expressamente que Deus não pode confiar em quem não merece confiança. Não é falta de amor nem perdão da parte de Deus, mas sim falta de CONFIANÇA.

Para que confiem em nós devemos MERECER essa CONFIANÇA.

Não venhais cá com essas palavras FALACIOSAS pedindo CONFIANÇA aos outros que vos amam.

Uma pessoa confiava na esposa (até lhe dizia onde votava, mas ela respondia-lhe que o voto era secreto). Passado tempo veio a saber que o andava a atraiçoar com outro homem.

Continuai a cantar, a cantar e a cantarolar palavras de AMOR, com o fim de cativar a confiança das pessoas.
Infelizes serão os que acreditam em vós.



Uma mãe ama o seu bébé, mas não pode confiar nele (apesar de ainda bébé).
Senão perguntai a uma mãe se tiver uma lâmina na mão e se o seu bébé lha pedir vai ter plena confiança nele de que não se vai aleijar, passando-lhe a lâmina para as mãos. Que insensatez se o fizer.
Eu também não quero voltar a ser insensato.

Heb 12, 6
Citação:
«... o Senhor corrige os que ama e castiga todo o que reconhece como filho.


Deus não pode ter confiança no seu povo: Israel:
Lede Romanos cap 3.
Então achais que estas palavras de YHWH, citadas por Paulo inspiram confiança nas pessoas deste mundo? Está claro que não, nem sequer no seu povo escolhido (eleito): Israel.

A fidelidade absoluta e generalizada do amor que Deus quer imprimir nos humanos, só pode existir na eternidade, quando Deus tiver feito de nós aquilo que é impossível aos homens.
Por isso, fortaleçamos a nossa CONFIANÇA em YHWH, amando-O sobre todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos.
Colaboremos com YHWH, em vez de passarmos o tempo a cantarolar AMOR! Amor! amor! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 11:03

Tenho pena de ti! A sério... tu deves viver num mundo mau e feio.

Da tua experiencia pessoal, porque foste magoado aplicas a tudo e a todos... até a Deus.

Mas vamos por partes:

É possível Amar sem confiar?

E não me venhas com exemplos da mãe que passa uma lámina para as mãos do bébe porque confia nele que é estares a insultar a inteligência de todos os foristas.

Em comunhão

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 9 de 11


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.