Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 8 de 11
Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 12:02

Caro Manuel,

não fui eu que te dei o link...

Mas ficarás a saber muitos outros pormenores se clicares na imagem do ícone e fores seguindo a expicação.

É errado dizeres que a teologia considera "assuntos resolvidos". Não há nada, ou quase nada, que a teologia considere resolvido - antes pelo contrário - em rigor não há limite nem julgo que deva haver limite para a reflexão teológica séria e fundamentada, se não aqueles que as nossas próprias limitações impuserem.


Abraço fraterno,

Miguel.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 12:06

Assuntos resolvidos.

É esta a ideia com que fiquei de diversas leituras e de quando ouvia um «padre» quando queria explicar uma questão teológica que os alunos lhe punham.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 12:08

Confundes teologia e dogma: se os dogmas são sempre resultado da reflexão e codificação teológicas, mais de 90% dessa reflexão não é dogmática. Os dogmas são uma pequena parte do trabalho teológico.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 12:12

Os dogmas vêm da teologia. Não é ?!
Eu não sou teólogo, portanto a minha conclusão vem dos efeitos que observo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 12:13

Queres um dogma? A existência deste Novo Testamento. A escolha destes e não de outros livros é resultado da reflexão teológica.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 13:17

Isso só é dogma se considerar a sua validade como dependente da reflexão dos teólogos. Não é a isso que eu atribuo o seu valor.
Eu próprio, com a ajuda do Espírito Santo, posso validar para mim a eficácia e o valor pessoal do Novo Testamento.
O que podes dizer é: se o clero não os conservasse não teriam chegado possivelmente até ti. Também, se a minha avó não tivesse morrido, ainda agora estava viva. Não é verdade ?!
Além disso, não há mais fontes que fossem preservadas, fora do clero ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 13:36

Pois: aí discordamos - a história mostra que foi mesmo a reflexão dos teólogos que garantiu a junção do NT. Se todos pensassem como tu, não teria havido um NT mas tantos NT quantas as pessoas que resolvessem pôr-se a achar que o Espírito Santo iria assisti-los/iluminá-los especialmente a eles.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 13:51

Então tu achas que o Espírito Santo é uma quimera ?!
Quero dizer um ignorante que ora diz uma coisa outra vez o contrário como o pisca pisca do teu carro ?!
Ou há para ti tantos Espiritos Santos quantas as pessoas ?!
Se tiveres consideração para com o Espírito Santo, então lê:
Lc 11, 13
Citação:
Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem

Aqui não se refere a uma congregação (igreja), quer seja local, quer universal. Muito menos a uma classe especial (o clero). Mas sim «aos que lho pedem», isto é a qualquer pessoa quer individualmete quer colectivamente: (Mt 18, 20)
Citação:
« Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:03

Caro Manuel,

o Espírito Santo intervém, mas nao se impõe explicitamente: a sua actuação junto do homem, depende do próprio homem e das suas interpretações. Não há isso de o Espírito Santo influenciar directa e absolutamente o homem. Claro que o homem deve estar aberto ao Espírito: MAS tal como não houve um dtado da Bíblia, também não há um mandato executivo ou uma influência directa, estilo conversa ou aparição, do Espírito Santo, que permitisse que, de forma independente, todos chegassem às mesmas conlusões acerca,por exemplo, do cânone da Bíblia.

Os primeiros cristãos eram pessoas honestas e muito crentes. E, no entanto quantas divisões e diferenças!! O cristianismo primitivo era muito mais diverso do que hoje. E todos eles invocavam o Espírito Santo! É que o Espírito Santo não funciona assim, por amor de Deus, do género inspiração divina directa!!

Tu só aceitas esta Bíblia PORQUE A IGREJA A FORMOU como tu a conheces. Não foste tu que a escolheste nem tu terias coligido estes mesmíssimos livros se tivesses tido oportunidade de os escolher. E não escolheste. Porque a Igreja fê-lo muito, mas muito antes de ti. Foi a Igreja (= clero) que juntou o NT, quer queiras ou gostes quer não. Na tua lógica, deverias desconfiar disso, proque é suspeito. Contudo, tu aceitas porque confias que essa era a vontade de Deus... mas, de facto, estás a confiar que a vontade de Deus se exerceu através da Igreja, pelo menos neste caso concreto. Ora se se exerceu neste caso, poderia ter-se exercido em muito outros.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:17

Neste caso se a diversidade tiver o crivo do Espírito Santo e se todos formos orientados pelo mesmo Espírito, então sim seríamos muito mais ricos espiritualmente.
Deus actua mesmo na diversidade.
Contudo a diversidade (na verdade continua a haver diversidade na igreja, não foi ROMA que o impediu) que temos é a que temos.
Não é um N.T. (um agrupamento de 27 livros) que vem resolver o problema da diversidade, criado pela ambição de PODER dos humanos.
Isso só será resolvido pelo AMOR (AGAPE) que é eterno.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:20

Concordo com o que disseste. Não respondeste ao que eu te disse mas concordo com o que escreveste.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:25

Quanto ao resto uma regra não invalida TODAS as outras.
Um dia ouvi numa reunião pública das T.J. o seguinte:
Citação:
Um padre (salvo erro) disse-me:
Sabiam que fomos nós que preservámos o conteúdo da bíblia que você anda a pregar?!
Citação:
(A testemunha respondeu):
Então porque é que não cumprem o que aprovaram e preservaram ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 25/05/2006 14:27 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:26

Todos somos pecadores. E o clero não foge à regra. Mesmo Pedro pecou, Paulo, etc etc etc etc. A Igreja peca, como todos...

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:29

E por isso, YHWH retira-lhes a sua confiança e seguem-se as divisões como aconteceu em BABEL.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:32

Quem te disse que YHWH lhes retirou a confiança. Onde está isso?

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:38

Olha para os cristãos !
Quantas divisões ?!
Uma Babel ?!
Quais os culpados ?!
TODOS !
Conclusão: YHWH retirou-lhes a sua CONFIANÇA.
Isto não quer dizer que não continua a actuar por intermédio de TODOS.
O mesmo aconteceu também com o povo judaico.
O facto de voltar a existir a nação de Israel, livre e depois de 2500 anos(desde Nabucodonosor) é prova de que YHWH continua actuante, mas não confiante neles.
Os princípios actuantes de YHWH são os mesmos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 25/05/2006 14:40 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 14:42

"Conclusão: YHWH retirou-lhes a sua CONFIANÇA".

Essa é uma conclusão preciptada: ainda bem que fazes a ressalva de que isso nao significa que Deus não continue a agir através deles...

MAs fiquei com uma dúvida. Sendo assim, qual pensas que deveria ser o caminho, então, tendo Deus retirado a confiança a TODOS?

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 15:00

Acho uma coisa muito engraçada...

Como é que Deus do Filho Pródigo nos retira a confiança? Um Deus que diz que se deve perdor 70x7 nos tira a confiança...

Manuel, o teu YHWH é um Deus terrível...

Em comunhão

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 15:20

rmcf,
Na verdade YHWH retirou a sua confiança que tinha por TODOS (em geral), mas continua a agir por meio de TODOS (em geral).

Tilleul,
Também YHWH perdoou a TODOS tal como o Pai perdoou ao seu filho pródigo.
Como o filho pródigo devemos aceitar a perdão do Pai.
Deus quer que TODOS se salvem. O que é impossível aos homens é possível a Deus.

Rm 11, 32
Citação:
Porque Deus encerrou a todos na desobediência, para com todos usar de misericórdia.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 25/05/2006 15:22 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 15:38

Isso é totalmente absurdo!!! Explica lá onde é que foste desencatar que nos retirou a confiança???

Quem perdoa confia mesmo sabendo que essa pessoa pode vir a errar.

Pobre alma a tua...

«A Alma que anda no amor, não cansa nem se cansa!»

Em comunhão

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 8 de 11


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.