Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 3 de 11
Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 16:03

Tenho observado algumas das tuas observacoes... mas trocas muito o teu pensamento e entras em contradiccoes frequentemente.

Nao tenho querido intervir muito porque depois nao posso continuar mas pelo menos faco-te ulgumas perguntas.

Em inumeras passages a Biblia afirma que Ele e o unico Deus.

Is 37, 16 * «SENHOR do universo, Deus de Israel, sentado sobre os querubins: Tu és o único Deus de todos os reinos da terra, Tu que fizeste os céus e a terra.

Sir 24, 24 Não cesseis de vos mostrar fortes no Senhor, apegai-vos a Ele para que Ele vos fortaleça. O Senhor todo poderoso é o único Deus e não há outro salvador fora dele.

2 Rs 19, 19 Mas Tu, SENHOR, nosso Deus, salva-nos agora das mãos de Senaquerib, a fim de que todos os povos da Terra saibam que Tu, o SENHOR, és o único Deus.»

A meu ver so e Deus quem tem natureza Divina... entao e que e que ficamos? Deus e unico ou nao?

Em comunhao

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 18:07

As tuas citações comparam a divindade de YHWH, com a dos outros deuses (criaturas de Deus) que nada podem sem o consentimento de YHWH.
Até Jesus chama a YHWH (ao Pai) seu Deus.
Citação:
Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'» João 20,17

Dito popular:
Citação:
Não queiramos ser mais papistas que o papa.

1 Corintios 8,6
Citação:
«para nós, contudo, um só é Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem nós somos, e um só é o Senhor Jesus Cristo, por meio do qual tudo existe e mediante o qual nós existimos.»

Ainda há dúvidas?! ...
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 20:11

Manuel, não respondeste. Responde por ti agora . Deixa as citações. Concluo que pelo que disseste que Jesus não é Deus não é? Então se assim for contradizes-te ao dizer que Jesus é Deus. E como Só pode haver 1 Deus como é que ficamos. Se JC é Deus, e o Seu Pai é outro, então temos 2 deuses né? Como ficamos?

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 21:28

O Filho recebeu tudo do Pai, inclusive a sua divindade.
O Filho é o mediador entre nós e Deus !
Portanto o Filho representa o próprio Deus.
Ele procede em tudo de Deus assim como um Filho procede dum Pai.
O Filho é a imagem perfeita do Pai: O Deus invisível.

Cristo, mediador da criação e da redenção (Colossenses 1,15)
Citação:
15*É Ele a imagem do Deus invisível,
o primogénito de toda a criatura;

(João 5,19)
Citação:
19Jesus tomou, pois, a palavra e começou a dizer-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: o Filho, por si mesmo, não pode fazer nada, senão o que vir fazer ao Pai, pois aquilo que este faz também o faz igualmente o Filho.

Lá diz o ditado:
Citação:
Não vá o sapateiro além da chinela.

O problema se são um ou dois deuses é para os teólogos discutirem. Eu não quero entrar nessa discussão tola.
O princípio que me orienta é : 1 Corintios 8,6
Citação:
para nós, contudo, um só é Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem nós somos, e um só é o Senhor Jesus Cristo, por meio do qual tudo existe e mediante o qual nós existimos.

Deuteronómio 29,28
Citação:
«As coisas ocultas pertencem a YHWH, nosso Deus, mas aquilo que Ele revelou é para nós e para os nossos filhos eternamente, a fim de cumprirmos todas as palavras desta Lei

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 09:16

Manuel,

Deixa-te de tangas e responde la se faz favor comas tuas proprias palavras:

Deus e unico sim ou nao?

Em comunhao

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 16:03

Aí vai, com as minhas palavras.
As palavras têm o significado que lhes damos.
Por exemplo se Deus significa «pessoa» YHWH e Jesus são duas «pessoas» distintas.
Mas se Deus significa «PODER» então o PODER de Jesus é o mesmo Poder que lhe vem do Pai. O poder do Pai não fica diminuido ao dar todo o PODER ao Filho.
O Pai continua a ter PODER sobre o FILHO, mas o FILHO não tem PODER sobre o Pai.
O filho submete-se ao Pai.
(terminou a minha hora de computador)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 17:35

1 Corintios 15, 22-28


Citação:
22E, como todos morrem em Adão, assim em Cristo todos voltarão a receber a vida. 23*Mas cada um na sua própria ordem: primeiro, Cristo; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24Depois, será o fim: quando Ele entregar o reino a Deus e Pai, depois de ter destruído todo o principado, toda a dominação e poder. 25Pois é necessário que Ele reine até que tenha colocado todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26O último inimigo a ser destruído será a morte, 27pois Deus tudo submeteu debaixo dos pés dele. Mas quando diz: «Tudo foi submetido», é claro que se exclui aquele que lhe submeteu tudo. 28E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, a fim de que Deus seja tudo em todos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 19:41

Não respondeste... afinal: Deus é um só ou não?

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 21:56

Sem querer, o Manuel vai dando a resposta. Algumas mensagens mais acima, o Manuel escreve «o Filho representa o próprio Deus». Ora, se o Filho representa o próprio Deus, é porque não é Deus.

Luís

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 09:52

Meu amigo, eu não tenho a capacidade de Jesus para me livrar das rasteiras que os «escribas e os fariseus» lhe faziam.
Eu não uso termos teológicos nem uso sofismas.
Ao dizer que «representa o próprio Deus» refiro-me ao Pai.
Esta linguagem é própria do Novo Testamento.
Se estivesse a falar para os Apóstolos eles não me fariam essa observação. Disso tenho eu a certeza.
(!ª Tim. 2,5)
Citação:
«Pois, há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem: Cristo Jesus, »

Por favor lede a Bíblia com atenção, em vez de estardes a pensar na morte da bezerra e encontrareis muitos exemplos semelhantes a este.
Este tipo de linguagem é semelhante à que eu uso. Esforço-me por evitar a linguagem teológica, quando me é possível e usar, dentro das minhas possibilidades, a linguagem bíblica ( a mesma usada por Cristo e os Apóstolos). Se todos tivessem feito assim não teria havido tantas lutas religiosas fratricidas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 10:16

Acho que ainda não respondeste directamente. Eu pergunto de novo. Agora com novo exemplo.

Espírito Santo - Deus
Pai - Deus
Jesus - Deus

Certo?
Caso não esteja certo

Qual destes não é Deus. Ou existe um deus menor para ti? O que faz com que haja mais que um deus. Ou então Jesus para ti não é Deus. Acho que está simples e explícito.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 10:35

Por favor lê o Novo Testamento e deixa-te de discussões que no passado apenas levaram à destruição.
O que disse Jesus?!
O que disseram os Apóstolos? !
O que está escrito nas Sagradas Escrituras?!
Não devemos ir para além do que está escrito.
Cumpramos antes a vontade de Deus.
(1ª corintios 4,6)
Citação:
Se apliquei tudo isto a mim e a Apolo, irmãos, foi por vossa causa, para que aprendais de nós mesmos a «não ir além do que está escrito», e para que ninguém se vanglorie, tomando o partido de um contra o outro.

Muitos se esqueceram deste princípio.`
Foi esta a causa de muito divisionismo.
Foi esta a causa de tanta confusão.
Foi esta a causa de haver tantas seitas (partidos) no chamado cristianismo.
Foi esta a causa de haver muito sangue derramado.
Aprendamos a ser como Cristo.
Aprendamos a ser discípulos de Cristo.

1ª João 2,15:
Citação:
Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 10:50

Por que não respondes? Claramente? Não sabes?

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 11:03

Eu não percebo muito de história, mas já li o suficiente para ficar com uma má opinião acerca do que o cristianismo foi em relação com o que devia ser; com o que eu esperava que fosse.
Quando Jesus disse:
Mt 10, 34
Citação:
« Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada.»
Estaria Ele (Jesus) a pensar nestas coisas?! ...
Acho que não devemos cometer os mesmos erros do passado. (ponto final)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 11:09

Não percebi Manuel. Não queres responder porquÊ? Porque na história isso se discutiu? A verdade é que ficámos sem perceber em que acreditas... própria Bíblia não é clara: Jesus e o Pai são um só? Ou o Pai está acima de Jesus? São o mesmo? São diferentes? Ou é de tal maneira complicado que será necessário esperar pela iluminação divina... (confesso que por vezes esse é para mim o melhor método)...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 11:27

Ora se Jesus não te explicou com a clareza que tu queres, quem sou eu para satisfazer essa curiosidade.
O que interessa é cumprirmos os mandamentos de Deus, de formas a fazermos a Sua vontade para Lhe agradarmos. Não devemos criar-Lhe ciúmes. O meu Deus YHWH é ciumento. Sabias?!
OBS.: Na tradução da Nova Bíblia dos Capuchinhos onde está escrito SENHOR (com todas as letras maiúsculos) devia estar YHWH de acordo com os textos originais.
Citação:
«....porque Eu, o SENHOR, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo o pecado dos pais nos filhos até à terceira e à quarta geração, para aqueles que me odeiam, 6mas que trato com bondade até à milésima geração aqueles que amam e guardam os meus mandamentos.»

As pessoas deste mundo gostam de se guerrearem para alcançar o PODER.
Penso que foi o PODER a causa de todos os despiques controversos da história.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 15/05/2006 11:31 por Manuel Pires.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:04

Agora sim. Percebi que também não sabes. Não tem mal nao saber. Mas pelo menos é claro... e é um avanço.

Não percebo é o que tem este tema a ver com o 'ciúme' de Deus. Tu, de facto, tens dificuldade em manter uma conversa limitada... o que disseste sobre o ciúme pode ter muita importância, e até seria um tema interessante, mas não tem muito a ver com a questão: Quem é o Pai de Deus? Assim, até parece que estás a desconversar...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:16

Caro Manuel:

Há por aí muita confusão. Dizes que não usas linguagem teológica, mas isso não é verdade. A linguagem bíblica é também teológica. Não podes escapar à linguagem teológica. O problema é que, sem te dares conta, te metes por atalhos muito complicados e quando te vês «apertado» não te comprometes em dizer claramente o que pensas. É o caso do tema da divindade de Jesus Cristo.

Detecto também uma enorme confusão quanto à questão do nome de Deus, questão sobre a qual já escrevi várias vezes neste fórum, nas discussões com o rodrigo netto (por falta de tempo não indico os «links», mas tu já terás visto essas mensagens). O «nome» significa a pessoa e não se trata simplesmente da forma linguística. A teologia ajuda a ver essas coisas e muitas mais. Se «Nome» fosse simplesmente a forma linguística e esta fosse o centro da questão, o nome YHWH estaria bem evidente no Novo Testamento, como estão outras palavras hebraicas. Pois bem, nota: NÃO ESTÁ. Está «Kyrios», «Senhor». Por que razão?

A propósito: verifica se o título «Kyrios» (Senhor) está ou não aplicado a Jesus Cristo no Novo Testamento. Isso não te diz nada?

Também deve(ria)s saber que os judeus não liam o tetragrama, dizendo «Adonai» (Senhor) ao chegar à palavra. Os sons vocálicos introduzidos mais tarde por debaixo do tetragrama correspondem a «Adonai» e daí que não exista certeza absoluta quanto à forma de pronunciar o tetragrama, que os judeus não pronunciavam. Será realmente um erro traduzir o tetragrama por «Senhor» ou trata-se de uma opção legítima? Eu creio que é uma tradução legítima.

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 15/05/2006 12:21 por Alef.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:27

Eu penso que sim. O ciúme de Deus tem muito a ver com o que dizemos a respeito dele. Se corremos o risco de O substituir, mesmo devido à nossa ignorância, estamos a faltar-lhe ao respeito. Esperemos pela vida eterna e então, sem problemas, teremos um conhecimento mais preciso e seguro de "YHWH".
Todos nós por mais sábios que pensemos ser não vemos a Deus como ele é mas como que por «um espelho de há 2000 anos». (1ª Corintios 13,12)
Citação:
Agora, vemos como num espelho, de maneira confusa; depois, veremos face a face. Agora, conheço de modo imperfeito; depois, conhecerei como sou conhecido.
No tempo de Paulo os espelhos reflectiam uma imagem muito confusa. Imagina a tua imagem reflectida por um pedaço de cobre polido. É assim a imagem que nós podemos ter de Deus.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:29

É curioso. Se a tua mensagem tem alguma coisa a ver com o tema, por que razão não usas uma única vez a palavra Pai?

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 3 de 11


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.