Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 2 de 11
Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 19:39

O Criador é Aquele que É ,própria existência. A INTELIGÊNCIA INCRIADA.
Ele é o SER . Puro Espírito, sem matéria .Não há genes fora da matéria, não há código genético sem matéria. Não há tempo e espaço sem matéria .
Ele não é apenas energia, é inteligência , uma energia não pensa e não posso amar e ser amado por uma energia,É Espírito .
É pelo Espítiro que Deus gera. Pelo Espírito que Deus é Pai.

Maio mês de Maria ...

vejamos o exemplo de Maria Santíssima ,antes de conceber biológicamente , ela concebe pela fé, pelo coração , ela acredita na anunciação .
Mulher de fé pelo Espírito gerou filhos e filhas para a Igreja,colocando-os no caminho certo da vida, mostrando qual estrada devem percorrer...
Todos nós temos uma força interior que gera vida , vida que não é biológica , sem DNA . Esta força é o Espírito de Deus!

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 23:17

Dizer que entre gerar e criar não há diferença substancial não é sério, Manuel. Desculpa, mas não é... Qualquer pessoa conseguiria estabelecer uma diferença, mesmo simples.

abraço fraterno

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 12:18

O povo usa as duas palavras com praticamente o mesmo sentido, ou com sentidos complementares. Dizer: gerar ou criar um filho, pouca diferença faz.
Quem gera um filho tem a intenção de o criar, a menos que os pais morram antes de o filho nascer.
Há alguma diferença: Por exemplo uma pessoa pode «criar» um animal, por exemplo galinhas e não é ela que as gera, mas a mãe das galinhas.
Quanto aos genes fora da matéria é apenas "lenga lenga". A analogia é uma forma de linguagem. Ela é utilizada na Bíblia. Dizer que YHWH é o Pai e que Jesus é o Filho é uma linguagem que está dentro do domínio da genética. Ora se foi a utilizada por Jesus é porque é a forma mais própria de falarmos humanamente dessas coisas. A nossa linguagem não consegue exprimir esses factos cabalmente.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 12:59

Manuel, para quem como tu interpreta a Bíblia literalmente, o significado exacto das palavras é fundamental.

Não podes ficar contente com palavras que têm "praticamente" o mesmo sentido, isso não chega. Se queres interpretar à letra, tens de ser exacto, ir ao verdadeiro significado das palavras, senão cometes erros. Como diz o povo (!!!), a língua portuguesa é muito traiçoeira. O pior é que todas as línguas o são. E se vais basear a tua fé nas palavras que lês (ignorando a Tradição e o conhecimento da vivência milenar de gerações de cristãos), convém que não uses o significado moderno das palavras, mas o significado que tinham no original, para não seres enganado pelas traduções.

Ou seja, tens de saber que significado tinham as palavras no contexto histórico em questão. As línguas evoluem.

Por isso, não faz sentido ficares-te por dizer que as duas palavras têm praticamente o mesmo sentido... Tens mesmo de ir ao seu significado profundo. Senão cometes erros grosseiros.

Um exemplo engraçado, que reproduzo de memória, muito a custo: não está escrito, no antigo testamento, "terás a lei diante dos teus olhos"? Penso que sim. Havia então judeus que escreviam a lei em tiras que usavam na parte da frente do chapéu, para estar sempre diante dos olhos.
Não farás o mesmo, Manuel?

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 16:56

Pareces não ligar importância à palavra «praticamente».
Isso acontece agora e sempre aconteceu.
Para quê andarmos a matar-nos uns aos outros por causa de pequenas diferenças?!... E depois levantar a bandeira de VITÓRIA ...
Infelizmente, foi isso o que aconteceu no passado. É aí onde quero chegar.

Citação:
Um exemplo engraçado, que reproduzo de memória, muito a custo: não está escrito, no antigo testamento, "terás a lei diante dos teus olhos"? Penso que sim. Havia então judeus que escreviam a lei em tiras que usavam na parte da frente do chapéu, para estar sempre diante dos olhos.
Não farás o mesmo, Manuel?

O teu exemplo é muito engraçado. Só isso !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 17:13

Manuel, concordo, não nos matemos, bem pelo contrário, aceitemo-nos. Mas para isso temos de ter a humildade de reconhecer que a nossa verdade não é perfeita.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 18:44

Muito bem !
Nenhum ser humano imperfeito tem a verdade (perfeita) !
Apenas Deus é que é a verdade.
Eis uma pesquisa da palavra Verdade no N.T..

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 00:44

Olá Manuel Pires.
Gostava de comentar o excerto que puseste do Evangelho de S. João.

Evangelho segundo S. João - Novo Testamento

1. No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
9. O Verbo era a luz verdadeira que ilumina todo o homem;ele vinha ao mundo. Ele estava no mundo e o mundo foi feito por meio d´Ele mas o mundo não o reconheceu.
13. Ele, que não foi gerado nem do sangue, nem de uma vontade da carne, nem de uma vontade do homem., mas de Deus.

14. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.
Quem foi? Foi Jesus Cristo. Cristo que é o Verbo. O verbo que estava junto de
Deus, o Verbo que é Deus.

Agora, podes ir arranjar passagens que fale de Cristo como filho de Deus, e outros blás blas blas, ignorando o que está aqui escrito mas é contigo. Esta parte, resume e põe um ponto final de quem é Deus e quem é Jesus. Que são O mesmo.
Ainda tens dúvidas? vê o que escrevi. Principalmente a negrito.
Deve-te custar a entender como é que Deus e Jesus são o mesmo. Parece uma coisa que humanamente é impossível né? Mas Deus além de ser humano é sobre-humano. Tudo isto supera infinitamente toda a nossa inteligência.

Quando pressionado por Filipe a pedir para lhe mostrar o Pai, O Próprio Cristo diz:
"Há tanto tempo que estou connvosco e tu não me conheces Filipe?"
"Quem me vê, vê o Pai"
Como podes dizer: "Mostra-nos o Pai"?

Ora se Cristo não fosse Deus, talvez eu pudesse dizer o mesmo que Cristo disse. Caso eu fosse um homem santo. Mas faria sentido dizer às pessoas que me pedissem para lhes mostrar Deus: "Há tanto tempo que estou connvosco e tu não me conheces?" Ou "Quem me vê, vê o Pai?"Nem por sombras!

Como é dito na bíblia também:" Baptizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". A trindade aqui demonstrada.

Mais uma coisa. Maria que como disse Isabel, "Mãe do meu Senhor" Ou seja, Mãe de Deus. Mãe de Deus encarnado. Não é apenas mãe do filho de Deus. Ela é Mãe de Deus. Mãe do meu Senhor. Repito isto quantas vezes quiserem. Não há volta a dar. Vão ver o significado de Senhor naquela época. E vejam a quem é que era atribuida essa palavra.

Tudo o resto que possas encontrar, complementa-se com isto.


Estive num blog teu e vi isto

"Para mim, «O VERBO» foi mesmo gerado. Antes de ser gerado estava no seio do Pai, desde toda a eternidade, não como «FILHO» nem como «VERBO», mas sim na sua expressão genética. Esses genes só passaram para fase seguinte quando «O VERBO» foi então gerado"

Onde é que encontras que o Verbo foi gerado? Onde? Fico à espera. Se leres bem a bíblia diz que "no início era o Verbo e o Verbo era Deus" como é que podes dizer que o Verbo foi gerado?
As voltas que dás para tentar dizer que Jesus não é Deus. Genes? Expressão genética? O Verbo antes de ser gerado? Estava no Seio do Pai? Onde é que te baseias biblícamente pra afirmares uma coisa dessas?

Respondendo mais propriamente ao tópico, acho que se deve sempre dizer a verdade. Mesmo que não compreendam agora, talvez compreendam mais tarde.
Deus sempre existiu. Porquê? Porque é Deus!



Editado 2 vezes. Última edição em 12/05/2006 01:06 por s7v7n.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 12:43

Citação:
"Para mim, «O VERBO» foi mesmo gerado. Antes de ser gerado estava no seio do Pai, desde toda a eternidade, não como «FILHO» nem como «VERBO», mas sim na sua expressão genética. Esses genes só passaram para fase seguinte quando «O VERBO» foi então gerado"
Onde é que encontras que o Verbo foi gerado? Onde? Fico à espera. Se leres bem a bíblia diz que "no início era o Verbo e o Verbo era Deus" como é que podes dizer que o Verbo foi gerado?
As voltas que dás para tentar dizer que Jesus não é Deus. Genes? Expressão genética? O Verbo antes de ser gerado? Estava no Seio do Pai? Onde é que te baseias biblícamente pra afirmares uma coisa dessas?

Gostava de esclarecer isto que disse. Pena que não dê para editar o post anterior.

Pelo que percebi, tu dizes Manuel Pires que o Verbo antes de ser gerado estava no seio do Pai. E quando é que foi gerado então? Dizes então que o Verbo não existiu desde a eternidade? Se assim for, contrarias as escrituras em larga escala. Ou então estou a fazer uam grande confusão com o teu texto. Agradecia que clarificasses este assunto por favor. Ou consideras que o Verbo que foi gerado a certa altura é a pessoa de Jesus Cristo? É que Jesus Cristo é o Verbo incarnado.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/05/2006 12:44 por s7v7n.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 15:14

Eu naõ estou a dizer que Jesus não era Deus.
Mas agora diz-me.
1) Porque é que Jesus chama o Pai «Meu Deus»; (Joáo 20,17)
2) O Pai é mais que o Filho.
3) O Filho submeter-se-à ao Pai, e não é o o Pai que se submete ao Filho.
4) Deus é a cabeça de Cristo.
Na verdade apesar de Jesus ser Deus há mais diferenças entre o Pai e o Filho que a simples procedência.
[www.paroquias.org]

Citação:
1 Cor 15, 27 pois Deus tudo submeteu debaixo dos pés dele. Mas quando diz: «Tudo foi submetido», é claro que se exclui aquele que lhe submeteu tudo.

1 Cor 15, 28 E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, a fim de que Deus seja tudo em todos.

Eu posso cometer erros na minha forma de me expressar. Por isso, para saberdes o que eu quero dizer, remeto-vos para o que diz a Bíblia. Ou será que são erros da tradução dos Capuchinhos?! ...
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 19:43

Aconselhe-te a estudar sobre a Trindade ...

Despois pensa nesta questão de Pai superior ao Filho, etc.

Também reflito muito sobre a Trindade ...
e como disse "aquele menimo que queria colocar toda água do mar num buraco de areia" , para Santo Agostinho , talvez nunca compreenderemos sem véus!
chris

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 21:42

Podemos reflectir muito acerca das coisas não reveladas por Deus, mas o que mais interessa são as reveladas e estão nas Sagradas escrituras. Deuteronómio 29,28:
Citação:
«As coisas ocultas pertencem a YHWH, nosso Deus, mas aquilo que Ele revelou é para nós e para os nossos filhos eternamente, a fim de cumprirmos todas as palavras desta Lei.»
Obs. SENHOR está nas traduções em vez da palavra correcta: YHWH
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 21:50

Manuel Pires Escreveu:
-------------------------------------------------------
> Eu naõ estou a dizer que Jesus não era Deus.

Dizes então que Jesus é Deus. Então mas Existe mais que um Deus? É que estás a diferenciar um do outro. O Pai é um e o Filho é Outro? Já agora o Espírito Santo é outro. Será? Então temos 3 deuses distintos? É complicado eu sei. Temos de saber ir mais além. sabes que para Deus nada é impossível.

Jesus é o Senhor. O que dizes disso? Ele é o Verbo que sempre existiu. Ele é Deus. E Deus há só um. ;)

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:22

Não sei até que ponto não estaremos a debater uma questão de semântica. Por um lado, Jesus é Deus. Há só um único Deus. Mas por outro, Jesus Cristo e o Pai são diferentes, tal como Jesus Cristo não é o Espírito Santo, nem o Espírito Santo é o Pai. Mas todos são Deus.

Cremos num Deus único mas simultanemamente Trino. Pai, Filho e Espírito Santo.
O Pai cria, o Filho salva, o Espírito Santo santifica.

A Chris tem razão: «Aconselha-se um estudo sobre a Trindade». Recomendo o livro The Trinity de Karl Rahner.

Luís Gonzaga

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:27

É esse o místério da Trindade. Serem 1 e serem 3 também.

Para Deus nada é impossível.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 23:02

A bíblia diz que há muitos deuses, mas para mim há um só Deus e um só Senhor.
Jesus tem a mesma qualidade divina do Pai(YHWH) e a do Espirito Santo.
Satanás e os demónios tem uma qualidade divina oposta à de YHWH.
Não é preciso recorrer a mistérios. É muito simples.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 23:48

Manuel,

Fico curioso em saber qual a "qualidade divina oposto à de Deus" que Satanás e os demónios têm. Podes-nos dar mais dados?

Luís Gonzaga

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 02:02

Eu acrescento à pergunta do Luís: qual é para ti o significado de 'qualidade divina'?

Abraço fraterno

Miguel

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 11:18

Manuel. Se puderes responder responde porfavor para ver se chamamos a uma consenso.

Se dizes que Cristo é Deus e Deus há só um, então como é possível que o Pai, o Filho e o Espírito Santo não sejam o mesmo. Apesar de fazermos distições entre eles? São 3 e são 1. Ou então não podes dizer que Jesus é Deus. Porque aí contrarias-te. Ou vais dizer que é um Deus menor? Aí implicaria haver mais que um Deus. :D

Re: Quem é o Pai de Deus?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 15:39

Luis a resposta está em: (2 Corintios 4,4)
Citação:
para os incrédulos, cuja inteligência o deus deste mundo cegou, a fim de não verem brilhar a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é imagem de Deus.
A linguagem não é minha. A Bíblia é que chama Satã o deus deste mundo.
Esta qualidade divina é oposta à de YHWH.
Sem dúvida que O Pai é distinto do Filho e que o Espirito Santo procede do Pai e do Filho. Mas todos têm a mesma qualidade divina que procede do Pai. A palavra «Deus» não é o nome de nenhuma pessoa mas uma qualidade. Há muita gente que se refere a Deus como sendo um nome, assim como usa a palavra Senhor como sendo um nome. Estão errados.
Em João 14,28 Jesus diz que o Pai é maior (grego: meizon) que Ele, Jesus. Em João 5, 19 o Filho diz:
Citação:
... «Em verdade, em verdade vos digo: o Filho, por si mesmo, não pode fazer nada, senão o que vir fazer ao Pai, pois aquilo que este faz também o faz igualmente o Filho.»

Em Hebreus 5,8 diz
Citação:
«*Apesar de ser Filho de Deus, aprendeu a obediência por aquilo que sofreu »

Em Mateus 20,23 diz:
Citação:
«23Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o meu cálice; mas, o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado»

Em 1ª Corintios 15,28 diz:
Citação:
E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, a fim de que Deus seja tudo em todos.

Em Filipenses 2,9 diz:
Citação:
*Por isso mesmo é que Deus o elevou acima de tudo
e lhe concedeu o nome
que está acima de todo o nome

Em 1ª Corintios 11,3 diz:
Citação:
*Mas quero que saibais que a cabeça de todo o homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus.

Em João 20,17 diz:
Citação:
Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»

Em João 8,42 diz:
Citação:
«Disse-lhes Jesus: «Se Deus fosse vosso Pai, ter-me-íeis amor, pois é de Deus que Eu saí e vim. Não vim de mim próprio, mas foi Ele que me enviou. »

Em João 12,49 diz:
Citação:
porque Eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, é que me encarregou do que devo dizer e anunciar.


È nesta linha de ideias que devemos entender as palavras de Jesus:
Citação:

João 14,9
Citação:
Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'?


etc.etc.etc.
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 2 de 11


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.