Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
27º Encontro Europeu de Jovens
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 20:29


" Peregrinação de Confiança sobre a Terra "

De 2ª a 6ª feira há Oração de Taizé pelas 19h15 na Igreja de São Nicolau em Lisboa. Presença dos Irmãos!!!

Apareçam!!!

Um abraço em Cristo
Ricardo Oliveira



Ricardo Oliveira

Re: 27º Encontro Europeu de Jovens
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 11:52

Oi,

A igreja é na baixa de Lisboa não é?

Obrigado,
Susete

Re: 27º Encontro Europeu de Jovens
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 23:58


Olá

Mais informações:

A Igreja de São Nicolau fica mesmo na Baixa de Lisboa, na Rua da Vitória.

* Sair no metro Baixa-Chiado
* Saída para a Rua do Ouro
* Seguir sempre em frente
* Atravessar a rua Augusta
* A seguir aos semáforos encontram logo a Igreja
* Na entrada está um cartaz a indicar

Acolhimento: 18h- 19h * 20h - 20h30
Rua dos Douradores, 57 ( é só contornar a Igreja pelo lado esquerdo)

De 2ª a 6ª Feira: Na mesma Igreja
18h30 - Eucaristia
19h15 - Oração de Taizé

Mais informações aqui ficam os meus contactos:

Ricardo Oliveira

e-mail: imaging@iol.pt ou telemóvel: 91 957 13 75 ( Das 15h ás 18h )

Um abraço em Cristo:
Ricardo Oliveira



Ricardo Oliveira

Re: 27º Encontro Europeu de Jovens
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 26 de September de 2004 17:10

Bem a propósito...

Alef

Oração de Taizé Já Se Reza em Lisboa


Nuno Mira, 29 anos, esteve em Taizé (França) em 2001 e está "radiante" porque o encontro europeu de jovens promovido anualmente por aquela comunidade de monges decorre "finalmente", e após 27 edições, na capital portuguesa. Será entre 28 de Dezembro e 1 de Janeiro que, de toda a Europa e de outros continentes (e de Portugal), milhares de jovens virão a Lisboa, onde serão acolhidos por portugueses, para fazer uma experiência de oração e encontro com outros.

"No centro do encontro não há um 'grande acontecimento' ou algo de muito espectacular . Há, sim, a descoberta da vida interior. Encontra-se tempo e espaço para rezar". A ideia está expressa num guião de apresentação da iniciativa que está já a ser distribuído aos milhares pelas dezenas de paróquias de Lisboa, Santarém e Setúbal que acolhem o encontro.

É essa experiência que se faz já, desde segunda-feira passada, na Igreja de São Nicolau, em Lisboa. Será assim, de segunda a sexta-feira, às 19h15, até 18 de Janeiro (a oração continuará depois do encontro). São três quartos de hora preenchidos apenas com cânticos e um texto bíblico em diferentes línguas, e um grande tempo de silêncio. "A sobriedade dos gestos e das palavras cria um espaço de liberdade, onde se torna possível encontrar paz interior."

Uma melodia simples, harmoniosa, é entoada enquanto as pessoas vão chegando. Da frente do altar-mor foram retirados alguns bancos e há quem se sente no chão, à volta dos monges vestidos de hábito branco. Há algumas velas em cima do altar, dois grandes ícones orientais - a Trindade, de Rubliov, e a Virgem de Kazan - e algumas folhas penduradas num candelabro lateral da igreja, com os números dos cânticos usados em cada dia.

O ambiente de interioridade está criado. "Vem Espírito Santo", canta-se em latim. Uma guitarra introduz o tom, junta-se depois a delicadeza da flauta transversal. "Deus, sumo bem, no calor és brisa, és no pranto doce alívio". Depois de outro cântico, uma pequena leitura bíblica é dita em várias línguas - além dos monges, há algumas Irmãs de Santo André e voluntários de vários países que vieram ajudar a preparar o encontro. E um grande silêncio toma conta da igreja e da centena, centena e meia de pessoas que esta semana diariamente ali tem acorrido. Da rua chega, em surdina, o bulício da Baixa de Lisboa. "Muitas pessoas fazem a experiência de que a oração pode transformar o quotidiano", diz ainda o guião de preparação.

No final da oração, muitos participantes ficam à porta a combinar pormenores da preparação. Centenas de pessoas estão há envolvidas nesta fase prévia ao encontro. Há equipas paroquiais em constituição, é preciso prever quem se dispõe a ceder dois metros quadrados para acolher os jovens que virão, divulgar a iniciativa em mercados e lugares públicos - é o que Nuno Mira diz que a equipa da sua paróquia, São Domingos de Benfica, vai fazer.

É necessário ainda montar um esquema de informação (para já, disponível pelo telefone 219 449 200, no endereço info@taize-lx.net ou em http://www.taize.fr), fazer mapas que indiquem o itinerário de cada lugar até à FIL, no Parque das Nações (onde decorrerão os actos principais do encontro), prever as refeições para o primeiro acolhimento, os passes de transporte para os dias do encontro e, ao mesmo tempo, manter a dinâmica de oração diária em São Nicolau.

Haverá também tempo para rezar amanhã, 27, em Cascais, dia 28 em Alverca, a 29 no Campo Grande (Lisboa) e em Corroios dia 30 (sempre às 21h30). Além de duas tardes, em São Nicolau, para ensaio de cânticos (dia 23 de Outubro) e de oração para todas as equipas de preparação (27 de Novembro).

A filosofia de Taizé

A comunidade de Taizé, fundada em 1940 pelo irmão Roger, actual prior, é constituída por uma centena de monges de origem católica e protestante, oriundos de 25 países. Acolhe anualmente milhares de jovens que passam pela pequena aldeia da Borgonha (100 quilómetros a norte de Lyon). O encontro europeu, que se realiza anualmente, insere-se naquilo que a comunidade chama "peregrinação de confiaça sobre a terra".

É um modo de "deixar cair barreiras entre povos e pessoas", diz ao PÚBLICO o irmão David, um dos dois monges portugueses de Taizé. Que exemplifica: "Achamos que os romenos são todos ciganos, que os ucranianos são todos imigrantes que vêm para cá trabalhar. Encontrando jovens que vêm aqui partilhar experiências - católicos, ortodoxos, protestantes, muitos deles vindo juntos em autocarros a partir dos seus países - será possível criar laços e dar um rosto às pessoas."

Por ANTÓNIO MARUJO
«Público», Domingo, 26 de Setembro de 2004
[jornal.publico.pt]

Re: 27º Encontro Europeu de Jovens
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 27 de September de 2004 17:37

Eu já comecei a divulgar o Encontro. Já fiz downloads dos cânticos que serão cantados, cartazes de divulgação, etc...
É importante fazer chegar a mensagem às pessoas, para que possam responder em acolhimento para aqueles que, sobretudo, vêm do outro lado da Europa!



Anna e Sara

Re: 27º Encontro Europeu de Jovens
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de September de 2004 19:32

Tenho a dizer-lhes, que a nossa igreja ainda não informou nada sobre este encontro! Alguns dos nossos jovens também gostariam de estar presentes!!!
Acho que a Obra Católicas das Migações em Portugal, está em divida com estes jovens e com esta igreja!!!

Continuação de bom trabalho...

Re: 27º Encontro Europeu de Jovens
Escrito por: susana baptista (IP registado)
Data: 14 de October de 2004 11:52

ola a todos

ontem no curso de iniciação de catequistas da vigararia de cascais perguntaram-me se sabia onde podem as paroquias encontrar os cartazes para afixar sobre o encontro europeu de jovens, disse que ia tentar saber, será que alguém me pode ajudar nesta questão?

obrigado

Susana Baptista



susana

Re: 27º Encontro Europeu de Jovens
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 22:30


Olá ppl do Forum.

* O Centro de Preparação do Encontro Europeu:
O Centro de Preparação do Encontro Europeu fica no Seminário dos Olivais em Lisboa. Ao longo de todo o tempo de preparação, o Centro terá o seguinte horário de funcionamento:
* De Segunda a Sexta-feira: das 10:00 às 13.00 e das 14:30 às 18:00
* Sábados: das 10:00 às 12:00 e das 14:30 às 18:00
Autocarros: 28 Portela - Seminário; 22, 83 Portela - Centro Comercial
Todos os que desejarem podem dirigir-se ao Centro para:
* Partilharem expriências / trocarem ideias
* Esclarecerem enventuais questões
* Pedirem materiais relacionados com o Encontro para as Paróquias
( Cartazes, Folhetos, Fichas de Acolhimento, etc...)
* Colaborarem no Centro durante uma manhã ou uma tarde

Toda a ajuda é bem vinda!!!

* No centro da Cidade
A oração constitui o centro da vioda da Comunidade de Taizé. De Segunda a Sexta-feira às 19:15, terá lugar uma oração com os irmãos de Taizé na Igreja de São Nicolau na Baixa.
A partir das 18:00 funcionára no mesmo espaço um local de acolhimento (entrada pela Rua dos Douradores, nº57), onde podem saber + sobre o Encontro, pedir ajuda, apresentar sugestões ou pedir algum material relacionado com o Encontro.

Esperamos pela vossa presença!!!

Um abraço
Ricardo Oliveira



Ricardo Oliveira



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.