Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 20 de September de 2004 22:54

"Cento e oitenta mil exemplares vendidos desde 22 de Abril a um ritmo de 10 mil exemplares por semana, tres graficas a trabalhar so´ para o imprimir, 20 ediçoes, primeiro lugar no top de vendas nacional desde o seu lançamento. Sao estes os dados mais actualizados sobre o best-seller de Dan Brown, THE DA VINCI CODE em Portugal".
Expresso, suplemento "Actual", 18.09.2004

O que dizer deste fenomeno de vendas, que e´ o ultrajante, ignobil, nojento e abjecto livro de Dan Brown? O que dizer de um livro que de forma ignominiosa e heretica procura retirar ao Nosso Senhor Jesus Cristo, a Sua origem Divina, fazendo crer que foi apenas um humano?... que casou?... que fugiu pra França?...

E que trata a Santa Igreja Catolica, historicamente como um bando de malfeitores, uma especie associaçao de "smoking men" dos "x-files" que planeiam conspiraçoes e alteram a Historia?

O que dizer disto?... O que fazem os catolicos?... Ja´ nao se reage?... Porque?... Por medo?... por vergonha?...

O livro e´ de forma especial agressivo e hostil para com a Prelatura de Santa Cruz e Opus Dei. O "romance" chega mesmo a colocar o Prelado do Opus Dei como o vilao da historia. O que e´ de uma injustiça flagrante e atroz! Porque, como se sabe, o Opus Dei so´ tem um unico Prelado (D. Javier Echevarria) o que leva automaticamente a uma personalizaçao obvia.

Como catolico tradicionalista, sinto-me violentado com a "mensagem" que o livro procura passar para as mentes menos preparadas!

Como catolico tradicionalista, vejo neste ataque a Jesus Cristo e a´ Sua Santa Igreja, uma tentativa clara de destruiçao. Vejo tambem que o silencio, de forma quase unanime da Igreja e´ bem expressivo. (Excepçao seja feita ao Opus Dei, que na sua web-page tem publicado imensos artigos condenando o livro!).

Antes do Concilio Vaticano II (de ma´ memoria) a Igreja, como Mae, apresentava aos seus filhos, aos seus fieis, o Index, para que as suas almas nao incorressem em perdiçao. O que faz agora?... ´´E o deixa andar...

E´ curioso, porque quando do lançamento do filme do catolico tradicionalista Mel Gibson (um homem de Missa Tridentina diaria!) "The Passion Of The Christ" logo vieram padres, Bispos, Conferencias Episcopais (estou-me a lembrar da francesa e suiça, p.e.) condenar o filme... um filme essencialmente catolico!

Agora com o livro de Dan Brown, nada, niente! E´ uma vergonha! Uma vergonha!


Bem Aventurado D. Marcel Lefebvre: Ora pro Nobis et pro Sancta Ecclesia!


Um abraço fraterno a todos do,

Victor Henriques



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 17:26

Caro amigo,

peço desculpa, mas não posso concordar contigo, pela simples razão que THE DA VINCI CODE é uma obra literária e por essa razão não vejo que seja um ataque à Igreja ou aos católicos.

Pessoalmente, gostei imenso do livro e recomendo.

Um abraço em Cristo,
Susete


Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 17:51

Cara Suzete,

Obrigado pelo teu comentário que me mereceu a maior das atenções. No entanto, permite-me somente uma questão:

Referes que "THE DA VINCI CODE é uma obra literária e por essa razão não vejo que seja um ataque à Igreja ou aos católicos". Muito bem. É apenas uma obra literária, no teu entender.

Certamente então que não verás "mal" em "obras literárias" como:

- "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", do infame comunista José Saramago;

- "A velhice do Pe. Eterno" - o mais conhecido livro anti-clerical publicado em Portugal - do maçon guerra Junqueiro;

- "Fátima e o fenómeno OVNI", de uma vulgar "drag-queen" Fina d'Almeida...


e tantas, tantas outras "obras literárias" que ofendem, provocam, humilham a nossa Santa Igreja Católica (e em última análise o próprio Jesus Cristo, pois a Igreja é o seu Corpo Visivél).

Eu, - claro que é esta a minha opinião pessoal - vejo-me ultrajado pela "mensagem" de Dan Brown expressa no "The Da Vinci Code" por insinuar que Jesus Cristo não era Divino, casou com a meretriz (arrependida) Maria Madalena, e teve filhos!

Gostaria de dizer, como dizes que "gostei imenso do livro e recomendo", mas em consciência não o posso fazer.


Um abraço fraterno em Cristo Nosso Senhor,

Victor Henriques


Bem-Aventurado D. Marcel Lefebvre: Ora pro Nobis et Sancta Ecclesia



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 22:15

Não li o livro.
Uma pessoa conhecida disse-me que o leu com a sofreguidão própria de um romance policial cheio de mistérios e enigmas, e mais não disse. Da última vez que o vi numa livraria estava por perto um outro do Pe Mário de Oliveira com o título- "E Deus disse: Do que gosto é de Política, não de Religião"- e comprei este.
De pouco vale discutir a natureza de Jesus Cristo, se não fizermos o que Ele manda (ao que Ele manda, eu chamaria a política da Fé).



*=?.0

Re:
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 22:32

Caro VMTH,

A questão do "Código de Da Vinci" já aqui foi debatida, há alguns meses atrás. Nessa altura, dei a minha opinião sobre o livro e sobre toda a questão que o envolve.

Julgo que estamos a querer matar moscas com tiros de canhão. Tanto se tem escrito por refutar os dados apresentados no livro, que, na minha opinião, tem servido para alimentar a polémica e ajudar, de forma significativa, o sucesso do livro, e esquecemo-nos que o próprio autor apresenta a obra como um romance, uma obra de ficção!

Para ser sincero contigo, e aproveitando as tuas palavras, considero sim "ultrajante" é o facto de te referires ao Concílio Vaticano II como "de má memória". Hoje, acusamos muitos católicos de quererem uma religião de self-service: isto interessa-lhes, cumprem; isto não lhes interessa, ignoram, etc... Esquecem-se os ditos "tradicionalistas" que incorrem, de forma ainda mais grave, quando se referem ao Concílio Vaticano II, como se fosse algo que se pudesse ser facultativo.

Para quem não sabe, o Concílio Vaticano II é tão (ou mais) importante que o Concílio Vaticano I, o Concílio de Trento e todos os outros demais concílios.

Para terminar sugiro-te uma leitura mais atenta dos Evangelhos, sobretudo, no que diz respeito a Maria Madalena, pois talvez descubras que Maria Madalena não é, nem nunca foi uma meretriz. Maria Madalena é a mulher mais presente no Novo Testamento, e é testemunha privilegiada da Ressurreição do Senhor. É a apóstola (enviada) aos apóstolos quando Jesus Cristo ressuscitado lhe pede para ir anunciar aos irmão que Ele ressuscitou Jo 20, 11-18. Ou também aqui vamos dizer que este Evangelho é de má memória...

Até lá, talvez o artigo do Frei Herculano Alves, na revista Bíblica de Março/Abril de 2002 (nº 279), sobre Maria Madalena te possa ser útil.

Luis

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 23:30

Com a publicidade que fazes ao livro, e já antes a fazia o João Oliveira, fico com curiosidade de o ler.

Um dia destes, quando não tiver nada para ler :o)) , pensarei nesse caso.

A propósito do index, que em português se diz índice, ou está no início ou no fim do livro :o)) . Depende da moda...



João (JMA)

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 00:17

Uma nota breve, que os meus tempos andam limitados...

Creio que se está a fazer tempestade num copo de água. Não li o livro, nem tenho planeado fazê-lo, apesar do enorme sucesso. Mas não podemos ler tudo e como Literatura não é a minha especialidade, leio o que dizem os "experts". E o que dizem é muito mal. Literariamente o livro não é grande coisa. Por isso, dedicar-me-ei a outras leituras. Não nego o empolgante que se torna a leitura, mas parece-me desnecessário ler um livro que dizem não grande qualidade literária e que se baseia em ingredientes fáceis: mistério, crimes, uma irmandade secreta e uma grande confusão entre fé, ciência e esoterismo. E tudo isto com uma monumental falta de rigor. Saiu pelo menos um livro (creio que se chama "De-coding Da Vinci") que desmascara uma série de erros e bizarrices sem fundamento histórico, além de falsidades. Vejamos três desses erros do "Código da Vinci":

- afirma que os Jogos Olímpicos se faziam em honra de Vénus - quando sabemos que eram em honra de Zeus;

- situa o jogo do Tarot antes do século XV;

- afirma que Victor Hugo, Newton e o próprio Leonardo da Vinci pertenciam ao Priorado de Sião, quando esta "instituição" não aparece registada antes de 1956!

Estamos diante de um fenómeno passageiro como o "Jesus Viveu e Morreu na Cachemira" de Andreas Faber-Kaiser ou o "Jerusalém: Cavalo de Troia", de J.J. Benítez e de outros de que já ninguém se lembra, a não ser os seus autores que enriqueceram. Livros que enriquecem o autor à custa da polémica e da ânsia que as pessoas têm por algo "novo" ou "escandaloso", mas que raramente são lembrados uns anos depois... Porque nem têm a qualidade literária de um Nikos Kazantzakis ("A Última Tentação de Cristo"), para dar um exemplo algo diferente.

Parece-me mal dar demasiada importância a estes "casos", porque se lhes está a fazer um favor: publicidade gratuita; o escândalo vende.

É preocupante a linguagem de tendências repressivas que vai aparecendo em alguns sectores ditos cristãos, que de tolerância parecem entender pouco (Apóstolos houve que sugeriram a Jesus que enviasse fogo do céu sobre os samaritanos!!!). A meu ver, isto pressupõe aspectos preocupantes:

- não confiam na possibilidade de as pessoas poderem decidir por si mesmas, preferindo "protegê-las", como se decrianças se tratasse; trata-se, no fundo, de uma má consciência, pois os católicos (em particular) têm uma péssima formação cristã;

- arvoram-se em defensores de Deus, como se Deus precisasse de defensores; por detrás disto está uma falsa imagem de Deus, idolátrica, portanto. Que eu saiba, Deus não nos fez seus defensores e o lugar máximo da Revelação do amor de Deus é precisamente a cruz e não o fogo lançado sobre os samaritanos... Parece que não aprendemos mesmo nada!...

Envergonhamo-nos por um livro de qualidade duvidosa que põe em causa a divindade de Cristo? E acaso estamos de consciência tranquila quando damos sérias dúvidas sobre a nossa humanidade?! Não é verdade que muitos sectores que se escandalizam com estas publicações apoiam as guerras e os países que mais fomentam a fome no mundo?

"Que fizeste do teu irmão?" "A Mim o fizeste"...

Isto, sim, devia preocupar-nos, porque no rosto dos milhões de pessoas que sofrem diariamente a fome, a doença e a miséria está difamado o nome de Deus, a divindade de Cristo, e a nossa humanidade.

Alef

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 00:20

Mais uma notinha:

Sobre o "De-coding Da Vinci", veja-se este "link". Deve haver mais dados, mas estou com pressa... :-(

Alef

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 00:24

Ah, a mensagem inicial sobre o tema, publicada pelo João Oliveira e que o Luís agora indicou, tem muita informação útil, sobretudo bibliográfica... Já me esquecia. Sorry...

Alef

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 11:51

Olá Vitor,

das obras mencionadas só conheço e mal porque não gosto da forma de escrever do Saramago, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".

O que eu gostei do livro foi "um romance policial cheio de mistérios e enigmas", pelo o que Alef disse alguns enigmas até estão incorrectos, mas para leitura de férias pra descançar, foi óptimo.

Desculpa não concordar contigo ;)

Até breve,
Susete

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 13:04

Cara amiga Susete,

Vejo que continuas a não ver "mal" no livro de Dan Brown. Na tua opinião, trata-se de "um livro de férias".

No entanto apelo a tua atenção para o seguinte facto: será legítimo, por parte de um autor, criar uma ficção achincalhante com a figura Santa e Divina do Filho de Deus: Jesus Cristo Nosso Senhor? Ele que veio para salvar a humanidade, que morreu de forma aviltrante pelos nossos pecados, seja assim "personagem" banal de um romance de verão, "personagem" envolto em "um romance policial cheio de mistérios e enigmas"?

Bem, sei que Ele já viveu há 2000 anos. A sua importância e divindade talvez se vá relativizando na mente e muitas pessoas. Para muitos, é mesmo um "personagem" no filme do Mel Gibson...

Cara Susete amiga, sei que és Católica, Apostolica, Romana. Sei que és alguém de Fé. (O teu empenho e dedicação a este portal - magnífico, deixa-me dizer-te! - com o teu marido, é exepcional!) Por isso mesmo, é que me custa ouvir de ti (ou melhor, ler de ti!) que simpatizas com o livro, vindo inclusivé a "sugeri-lo" a terceiros como disses na tua primeira mensagem.

Muito pessoalmente amiga Susete, julgo ser este um dos erros em que caíem muitos bons católicos presentemente. Pode-se ofender livremente "meu pai e mãe", o meu Deus e o seu Santo Filho, que, embuídos num espírito "ecuménico" (e medo de denunciar o que está errado, medo de ofender outros, medo de parecer ridiculo!) já não se tem capacidade para defender as nossas próprias crenças.

A terminar, aconselho-te vivamente, Susete que não te limites aqui somente às minhas modestas e singelas opiniões, mas que vás ao site da Opus Dei em [www.opusdei.org] e possas ler o que um movimento católico, bastante acarinhado por sinal pela S.S. João Paulo II, tem a dizer sobre o THE DA VINCI CODE.


Um abraço fraterno do
católico tradicionalista,

Victor Henriques


Bem-Aventurado D. Marcel Lefebvre: Ora pro Nobis et Sancta Ecclesia



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: "Codigo Da Vinci": Onde esta´ o Index?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de September de 2004 22:54

Caro VMTH,

Para mim, Jesus Cristo não casou com Maria Madalena, não teve filhos, e a ficção por detrás do "Código de Da Vinci" e da "Última Tentação de Cristo" é isso mesmo: ficção.

Mas pergunto-te: o que é que casar com uma mulher, ter filhos e formar família tem de acincalhante como tu dizes, mesmo sendo Nosso Senhor Jesus Cristo? Será isto indigno aos olhos de Deus? Estaria ele a violar algum dos Mandamentos de Deus?

Para mim, uma ficção acincalhante seria fazer do Messias um malfeitor, um ladrão, um cobrador de impostos (daquele tempo), um sodomita, etc., ...

Luis



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.