Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 16:33

Agora uma palavrinha rápida para o Luís Gonzaga,

No seu texto acima, o Luís termina dizendo:
"O Ecumenismo tem a ver com necessidade de reunir todos os irmãos cristãos numa única Igreja - a Igreja de Cristo".

Já pensou bem no que disse, Luís? Então... diga-me só... o que é que em sido a MISSÃO da Santa Igreja Católica em 2000 anos??? Não foi SEMPRE o de "reunir todos os irmãos cristãos numa única Igreja - a Igreja de Cristo"?

A isso, durante 2000 anos a Igreja chamou Evangelização! Não me recordo dos grandes missinários católicos como S. Francisco Xavier no Oriente, S. João de Brito na India, os Jesuítas na América do Sul, e tantos, e tantas santos e santas da Igreja terem partido em "missões ecuménicas!

Eles pregaram a Mensagem Salvífica de Jesus Cristo Nosso Senhor que existe na "Igreja de Cristo", na Santa Igreja Católica!

Tudo o resto são religiões falsas criadas pelo homem!


Um abraço fraterno do


Victor Henriques



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 17:01

Caro Luís

Na tua ultima intervenção tocaste em dois pontos fundamentais:

Afirmas:

Quanto ao assunto em si da cerimónia maçónica nas capelas mortuarias da Basílica da Estrela, penso que foi (mais) um incidente infeliz da Maçonaria em Portugal.

O problema é que foi um incidente infeliz (infeliz é pouco foi escandaloso), mas não foi infeliz para a Maçonaria. Se fosse para a Maçonaria estava-me nas tintas. O problema é que foi um incidente infeliz para a Igreija que todos nos habituámos a amar.

O segundo ponto que quero frisar é o o facto de ninguém com autoridade se Igreja ter-se pronunciado já não surpreende. Tu mesmo o disseste caro Luis que não ficaste surpreendido, e eu compreendo-te.

Compreendo-te mas acho grave. Para mim mais grave do que o acontecimento é o facto do mesmo não ter suscitado nada nem um comunica, uma repulsa nada, um silencio macónico. e pior que esse silêncio já não surpreenda os católicos.

Recuso-me a não me surpreender. A Igreija que amo escandiza-se e reage quando é preciso.

Que bem nos faria se um Bispo viesse a publico por os pontos nos is e declarar de forma veemente que o se passou não pode voltar a acontecer.

Os nossos Bispos, que adoram falar sobre tudo o que possa cheirar a moderno, ficam mudos e calados numa situação como estas.

Enfim não estão a apascentar as suas ovelhas.

Padre João espero que chegue a Bispo em breve.

Pedro B

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 17:27

Caríssimos leitores,

Este grave, doloroso e ultrajante acontecimento que envolveu a organização que mais combateu, destruíu, ridicularizou a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, o seu Sumo-Pontífice, e o próprio Crucificado, nos últimos 300 anos da nossa História, acabou por trazer para a "praça pública" o quanto do silêncio conivente e colaboracionista a Igreja se impregnou com as teses "ecuménicas" saídas do Concílio.

Já não é uma Igreja que apontaos erros. Já não tem coragem para isso, com medo de defender o seu Salvador, num templo que é Dele, e que foi ultrajado.
Estes são os frutos dos modernistas do Concílio Vaticano II.

Os tempos são negros. Já não há bem nem mal. Caíu-se no total relativismo e indiferentismo. Hoje são os maçons que vão à Basílica, amanhã serão os Budistas, os Manás, os IURD... já ninguém fica chocado, já não há ninguém para condenar!

Apelo, de forma singela a todos os verdadeiros católicos de Lisboa, que em sinal de Desagravo e em Reparação, coloquem uma vela acessa em frente à Basílica profanada!

STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!

Um abraço a todos do


Victor Henriques



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 17:29

Festa do Avante 2005 na Basílica já!



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 18:42

Pois é caro João Luís,

temos experiências e sensibilidades diferentes. Para mim as pessoas estão em primeiro lugar... até com os seus anseios, os seus medos e as suas convicções, dúvidas, falta de compreensão e ignorância (porque o que contas é mais fruto de ignorância teimosa de alguns "fiéis" do que de outra coisa... mas quem serão os culpados dessa ignorância se não todos nós... os "sábios" ;o). E olha que a força ou o "é assim porque isto é propriedade da Igreja" não me parecem boa pedagogia no Amor...). Só depois das pessoas com todas as suas características é que vem o que é propriedade da Igreja católica... (e o que é isso de propriedade da Igreja? O que é afinal a Igreja?).

A mim não fere em nada a cerimónia da maçonaria dos nossos tempos na Estrela... apesar de concordar com o Luís, que me deixou a pulga atrás da orelha: se têm os seus próprios recintos, porquê irem a uma Igreja? Essa sim era uma explicação que a mim me interessava. Obrigado Luís, pela 'pulga'!

Já agora, não são os "tradicionalistas" e os "progressistas" igualmente católicos? Por que razão julgarem-se melhores uns do que os outros? "todos os caminhos do Senhor são justos"!

Abraço freterno

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 00:04

Caro VMTH,

É o próprio Papa João Paulo II que afirma que na Europa, o Cristianismo respira a dois pulmões: a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa Grega. Um dia virá, em que Ortodoxos, Católicos e (alguns) irmãos das Igrejas Cristãs da Reforma que se unirão, e juntos, celebraremos a fé em Jesus Cristo, único Salvador do Mundo.

Até esse dia chegar, continuaremos a ser irmãos cristãos separados, o que para um Pai, é triste ver os seus filhos e irmãos separados.

Um abraço,
Luis

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 09:53

Que o Sagrado Coração de Jesus (a quem a Basílica é dedicada) se compadeça e perdoe os silêncios cumplices dos que deveriam guiar e apascentar o bom Povo de Deus e denunciar estes actos de terrorismo maçonico na Casa de Deus.

STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS.

Marcel Lefèbvre: Ora pro Nobis et pro Sanctae Ecclesia!



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 10:11

"pro Sancta Ecclesia".... tão tradicionalistas, tão tradicionalistas e vai-se a ver...

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 14:36

Caro Miguel
È verdade que temos sensibilidades diferentes, para mim em Primeiro Lugar está CRISTO e a Sua IGREJA. São as pessoas que se adequam ao Evangelho e o procuram viver e não o Contrário. Nunca estive interessado num modelo de pastoral da simpatia para a qualquer preço vender as verdades da Igreja a fim de ter mais fieis. A Igreja sempre foi e será o "pequenino Rebanho" fermento na massa que é o mundo. Não vendo o Evangelho de Cristo a troco de cativar os intelectuais, sejam eles maçons seja outra coisa qualquer. Deus propôe-se ao homem que o aceita como Ele é ou não. Não é o contrário. Não quer isto dizer que não me preocupo com as pessoas, mas como Sacerdote, a primeira razão da minha vida é Cristo, do seu amor nasce a preocupação com cada pessoa em concreto. Serei tanto mais fiel quanto viver na minha vida as Leis de Deus e da sua Igreja, que Jamais deito fora em troco de ter mais gente na Igreja. o Amor é exigente, o Amor gera compromisso, o Amor leva a querer servir na fidelidade. Porque Amo a Deus sobre todas as coisas, com caridade ajudo os outros a serem fieis.
Um templo é casa de Deus, para se adorar o Unico Deus verdadeiro. O fim do Templo é a comunhão com Deus. Não para fazer reuniões das mais diversas indoles. Basta ver a atitude de Cristo em relação aos vendilhões do templo.... não lhes deu beijinhos pois não??? E eles coitados estavam no seu ganha pão.......
Ai este Cristo Light que se criou........

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 19:24

Pois é... acontece que não há Cristo sem as pessoas, nem ele veio para outra coisa... separar as duas coisas, até no próprio Cristo, é uma heresia...
Nem é uma questão de venda do templo... é também questão de perceber as pessoas nas suas condicionantes e de lhes falar tendo isso em conta... de estar junto delas, em todas as circunstâncias (o que não significa passar-lhes sempre a mão pelo pêlo), mesmo quando é a ignorância que motiva as suas actuações. Só por dentro se é capaz de evangelizar; nunca por fora. Por isso, Jesus era recebido entre os pecadores... e não é sempre claro se apenas depois de aqueles se terem convertido. De resto, a conversao do pecador não acontece com um abracadabra, mas com uma aproximação que passa pelo diálogo e até pela não condenação imediata/compreensão (ainda que provisória) daquilo que as pessoas são ou fazem. Alguns dos conheço trabalharam com prostitutas... trabalho difícil... terrível. Mas que não começa com a rejeição tout court da "actividade" e pelo afastamento da pessoa, tipo, se não mudas de vida já, vai-te embora. Passa antes pelo viver junto, pelo compreender aquelas situações... e, se for preciso, transigir momentaneamente nas pequenas coisas para que as grandes coisas sejam possíveis. Para mim, Cristo está em primeiro lugar... ele é também a razão da minha vida... mas sempre e ao mesmo tempo nos outros e não como algo externo...
Porquê ver sempre Cristo como um bolo que as pessoas têm de "comer/aceitar" tudo de uma vez, por forma a não transigirmos em nada da mensagem cristã? Cada caso é um caso, e há situações em que não pode haver compromisso: mas cada pessoa é um templo do Espírito bem mais importante e relevante do qualquer templo de pedra. Nele, mesmo que lá bem no fundo, Cristo espera a oportunidade para se lhe revelar...
Mais uma coisa: o problema também não é, concordo, uma questão de número: não é para se ter mais gente na Igreja que se deve ter esta ou aquela atitude; a Igreja não existe para dizer que tem X fiéis; é precisamente para que cada indivíduo único e incrivelmente especial tenha a oportunidade de compreender que é apenas Cristo a razão única da sua vida; se, por causa da ignorância em que muitas vezes os mantivemos ou teimamos em manter, nos mostramos insensíveis ou incompreensíveis é muitas vezes e cada vez mais o seu coração que se fecha a Cristo: e não é assim que o colocamos em primeiro lugar...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 23:39

Caro miguel
Concordo com tudo o que dizes. A questão da celebração maçónica, não é contudo nada daquilo que dizes acima. Uma coisa é ignorancia, e essa é entendivel e aceitavel. Outra coisa é saber o que é a maçonaria, e com ela pactuar, tal é o caso do Frei Vitor Milicias. Não creio que a sua presença tenha trazido mais fieis a Cristo. Não creio que a fantochada feita pelos pedreiros livres tenha edificado o corpo mistico de Cristo. E essa é a questão. Não so a igreja foi ridicularizada, como ultrajada com a tal postura. Qualquer dia aparecem satanistas a reivindicar o templo para fazerem missas negras.
A questão é que o templo de Deus não é para essas coisas. Quem as quer fazer, tem a liberdade para isso assegurada pelo estado. Procurem é outro local para isso.

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de September de 2004 00:23

Aqui neste Fórum, muito se tem discutido sobre a questão da celebração maçónica. Mas ainda ninguém foi capaz de levar isto ao D. José Policarpo ou a outros que no futuro pudessem, fazer melhor...
Temos que ir ao local certo, à pessoa certa, para quê nos possam ouvir!!! Para saber, que as pessoas não estão contentes com esse acto!!! Quem é o administrador da Basilica da Estrela? Tiram tudo o que aquí se escreveu, e entreguem nas mãos do padre Melicias, do D. José Policarpo e não sei quem mais!!!



Pedro B.....
O que tu disseste ao Pe. João Luis, que ainda chega a bispo, já eu lho disse também...
Vejo nele algo diferente de muitos outros padres, é mesmo um PADRE...!!!
Parabéns padre J. Luis, continue como é....!!!



Rita

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de September de 2004 17:00

Caro rmcf

Certamente por lapso não respondeste à minha pergunta que volto a fazer.

O que achavas de um rito funebre macónico do grão mestre da maçonaria francesa na Basilica do S Pedro no Vaticano e com a Presença do Santo Padre?


Gostava de saber a tua opinião

Pedro B

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 20 de September de 2004 23:09

Nem sei bem. Era preciso que eu conhcesse a maçonaria francesa e soubesse das suas ideias do início do século XXI. Seria preciso que eu soubesse por que razão em S. Pedro e não nos templos particulares da maçonaria (coisa que também não sei para Portugal). Seria preciso que eu soubesse qpor que razão estaria o papa presente.

Se a maçonaria francesa se assumisse como associação, ainda que laica, não anti-cristã, aberta e que procurasse a promoção do ser humano e da solidariedade entre os homens, se a cerimónia fosse um sinal da reconciliação histórica entre cristãos e maçons, sinal do ultrapsaar das divergências e das más-compreensões (sem que isso significasse necessariamente unanimismos), e se a presença do papa fosse sinal disso mesmo e do acolhimento da Igreja aos seus filhos 'maçons' (uuups...), não vejo por que não...

Abraço

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de September de 2004 23:16

Obrigado rmcf

A tua resposta foi elucidativa do teu pensamento.

Ainda bem (digo eu) que o Papa não pensa como tu.

Pedro B

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 20 de September de 2004 23:37

Este papa talvez não pense... mas o vento não para. Apesar de alguns o querem aprisionar.

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 02:44

O vento não pára, é certo. Sobretudo nas tempestades e outras intempéries.

Mas a verdade é imutável, apesar de alguns a quererem relativizar e atirar ao teu vento.

Pedro B

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 09:52

Concordo na generalidade com a perspectiva do Miguel (rmcf).
Estou muito telegráfico, pois não tenho tempo agora para desenvolver a minha ideia.
Mas a ligação do nosso Patriarca com o "santo" excomungado do Lefebvre não ficará sem resposta...



João (JMA)

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 14:30

Depois de ter lido um pouco por alto este tópico, acho que ninguém mencionou o que disse, sobre este assunto, o professor Marcelo Rebelo de Sousa no Domingo seguinte ao acontecido.

Ele referiu que a Basílica da Estrela é usada para funerais de Estado e, pelos vistos, o Presidente do Tribunal Constitucional é uma figura do Estado (eu não sabia, mas faz sentido). Isto explica o facto da vontade do falecido ter sido contrariada.

Quando soube da notícia pela primeira vez, pensei que a cerimónia teria sido no templo da Basílica (o que seria, no mínimo, muito estranho), mas afinal foi na casa mortuária. Agora não sei se este espaço pertence ao Patriacado ou ao Estado Português.

Segundo o professor Marcelo existe actualmente na Igreja a precepção de que para uma pessoa comprovadamente boa, mesmo ateia ou de outra religião, pode haver um funeral cristão caso haja um pedido da família, ou neste caso por pertencer ao Estado, para tal. Não sei se foi isto que ele disse exatamente, mas foi assim que entendi.

De qualquer maneira teria sido melhor que alguém do Patriacado tivesse falado sobre o assunto.

João Leal



jota

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 15:48

Esclarecimento sobre cerimónia maçónica na Basílica da Estrela
.
A sessão maçónica “não foi na capela mor” mas na “capela mortuária” da Basílica da Estrela – esclareceu à Agência ECCLESIA o Cón. Horácio Correia, prior da referida basílica, sobre as cerimónias fúnebres de Nunes de Almeida, Presidente do Tribunal Constitucional. Perante os dados “incorrectos” divulgados pela Comunicação Social sobre este acontecimento, o Cón. Horácio Correia mostrou-se indignado. E acentua: “mas admito que não foi por má fé”.
A “indignação foi geral” porque transmitiu-se “confusão às pessoas”. A Capela Mor que tem o Santíssimo, o altar, a mesa da presidência e a cruz que preside à Igreja “não teve nenhuma celebração maçónica” – sublinha. Para além deste dado fez-se também referência que haveria uma celebração eucarística. “Nunca se pensou em tal coisa” – assegurou. Na Basílica fez-se “somente uma oração fúnebre”, presidida pelo Pe. Vítor Melícias que “é amigo da família”.
Quando pediram o espaço para colocar o corpo de Nunes de Almeida, o Cón. Horácio Correia refere que “não disseram nada que fariam uma sessão maçónica”.

in agencia ecclesia



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.