Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 08 de September de 2004 21:46

Caros Forumnautas

Para espanto de alguns e indeferença de outros teve ontem lugar na Basilica da Estrela uma cerimónia funebre Macónica.

O facto ocorreu por ocasião do falecimento do Presidente do Tribunal Constitucional.

A cerimónia contra com a presença cerca de 50 membros da Maçonaria, a maior parter trajados a rigor, e durou cerca de 30 minutos.

Gostava de saber a vossa opinião sobre o facto e sobre o até agora silencio do Patriarcado de Lisboa.

Para melhor esclarecimento junto anexo a notícia que hoje fez a capa do Diário de Notícias.

CERIMÓNIA MACÓNICA NA BASILICA DA ESTRELA

"O presidente do Tribunal Constitucional, Luís Nunes de Almeida, que morreu segunda-feira vítima de ataque cardíaco, em Espanha, recebeu ontem exéquias maçónicas na Basílica da Estrela. O caso não é inédito, mas desde a morte do antigo primeiro-ministro da monarquia, António Rodrigues Sampaio, em 1882, que não se realizava uma cerimónia deste género num templo da Igreja Católica. Surgiram surpresas e até protestos junto do Patriarcado, mas o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), António Arnaut, desdramatizou: «A Maçonaria não tem hoje nenhum conflito com a Igreja Católica.» E mais: «Tratou-se de uma cerimónia sagrada, num local sagrado, da homenagem de homens bons a outro homem bom», frisou ao DN.

Mas o grão-mestre também não nega os factos históricos e fala das incompatibilidades com a Igreja, com o Estado e com a monarquia. Mas isso são tempos que já lá vão: «Hoje não temos conflitos com ninguém, trabalhamos em paz.» De resto, fez questão de explicar que a a homenagem do GOL (a maior obediência maçónica em Portugal ) a Luís Nunes de Almeida se realizou no respeito pela vontade expressa em vida pelo presidente do TC - um dia quando morresse queria ficar em câmara ardente no palácio maçónico, ao Bairro Alto, em Lisboa.

Acontece que Luís Nunes de Almeida era o presidente do TC em exercício, logo a quarta figura do Estado. E o seu funeral também exige honras formais. A Maçonaria, a Presidência da República e a família consideraram então que se o corpo ficasse em câmara ardente na Basílica da Estrela seria possível a prestação das honras de Estado e a homenagem maçónica."

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de September de 2004 02:22

Duas coisas duas:

1. M'espanto! Vi há pouco no Telejornal...

2. O Patriarcado deve uma "explicaçãozinha"... Ou talvez o P. Melícias também saiba explicar, pois estava no funeral, "devidamente" paramentado. Oops!

Re-cito o Sá de Miranda, por empréstimo do "Abrupto": «...M'espanto as vezes, outras m'avergonho...»

Alef


Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 09 de September de 2004 13:28

É possivel ser cristão e pertencer á maçonaria... a maçonaria não é nenhuma religião, que eu saiba.



Toze

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 09 de September de 2004 16:52

Não é esse o parecer da Congregação para a Doutrina da Fé

Aristarco

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de September de 2004 23:01

Bom, Aristarco dividamos três coisas:

ser cristão e maçónico é possível, se não me engano era o caso de Bush- pai; e a esses não se refere concretamente aquela declaração que citaste;

ser católico e maçónico é que é proibido por aquela declaração, declarando que as pessoas em tal situação não se podem aproximar da Sagrada Comunhão;

na "essência" parece-me de facto incompatível as ideias cristãs e as ideias maçónicas: daquilo que conheço da maçonaria esta nega Deus na forma trinitária, e nega expressamente a divindade de Cristo. Não me parece de facto possível conciliar estes princípios - cristãos e maçónicos- que me parecem antagónicos.

Porém já não me surpreende a sustentação pela mesma pessoa de princípios antagónicos: poucos ligam à "essência" do que defendem e não se preocupam muito com a coerência ou não das suas posições. Até acontece em textos alegadamente coerentes...

E também seguramente que algures há-de existir uma loja maçónica que se auto-designe de cristã e que se calhar aceita o Credo. Já vi coisas mais estranhas...



João (JMA)

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 10 de September de 2004 01:53

Reitero o que disse o Aristarco em relação à maçonaria. Não se pode servir a dois senhores, e a posição da Igreja em relação à maçonaria não se alterou é muito clara.
Eu sinto-me envergonhado como cristão que uma coisa destas abjecta se tenha passado num templo catolico. Como Padre ainda mais envergonhado fico ao ver Frei Victor Milicias a ultrajar Nosso Senhor Jesus Cristo.

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 10 de September de 2004 14:39

Considero que a Maçonaria nada tem a ver com os princípios católicos, pelo contrário, e não percebo bem porque a cerimónia se realizou na Basílica.
Independentemente da importância do cargo que ocupava, também julgo que devia ter sido feita a vontade da pessoa, logo que devia ter ido para o tal Palácio Maçónico, e aí prestar-lhe-iam as cerimónias que entendessem.

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 10 de September de 2004 17:01

Fica aqui este comentário, feito pelo Sr. Vital Moreira no seu blog (causa-nossa.blogspot.com):

"Uma revolução cultural
O Diário de Notícias de ontem dava grande relevo à cerimónia maçónica de homenagem ao falecido presidente do Tribunal Constitucional, Luís Nunes de Almeida -- eminente membro do Grande Oriente Lusitano, a principal organização maçónica nacional --, realizada na capela mortuária da Basílica da Estrela, em Lisboa, onde o corpo se encontrava em câmara ardente (só fica por explicar por que é que não foi na sede do GOL, como era, segundo se informa, desejo do falecido...). Dada a condenação papal da maçonaria, desde o século XIX (designadamente Leão XIII, 1884), bem como a posterior orientação fortemente laicista da mesma, esta celebração maçónica num templo católico não pode deixar de considerar-se como uma verdadeira revolução cultural. De resto, o grão-mestre do GOL, António Arnaut, fez questão de sublinhar, em declarações ao referido jornal, que «a Maçonaria não tem hoje nenhum conflito com a Igreja Católica» e que «tratou-se de uma cerimónia sagrada, num local sagrado, da homenagem de homens bons a outro homem bom». Por sua vez, a Igreja Católica não tomou posição pública sobre o assunto.
Resta saber se se tratou de um acaso sem continuidade no futuro ou de sinal de uma política de aproximação entre as duas organizações espirituais... "
Inserido por VM em 9.9.04



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 10 de September de 2004 23:31

Um pouco mais de política no que fazemos, incluindo na religião, não faz mal a ninguém e tempera a vida.



*=?.0

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de September de 2004 00:17

A cesar o que é de cesar, a Deus o que é de Deus meu caro albino....

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 13 de September de 2004 11:07

Ainda sobre este infeliz episódio alguém me sabe informar se afinal a Diocese de Lisboa tomou alguma atitude algum comunicado a pôr de alguma forma os pontos nos iis?

Afinal de contas passou-se tudo como se nada fosse ou alguém com autoridade na Igreija de Lisboa se dignou a dizer alguma coisa.

Pedro B

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 16 de September de 2004 09:58

Esta manifestação da Maçonaria portuguesa na Basílica da Estrela denota bem o concluío existente entre o Grande Oriente e o Patriarcado.

Muitos não acreditariam se não vissem! De facto, é um acontecimento revelador de uma viragem Histórica. Isto, já o saudoso e profético Arcebispo católico Mons. Marcel Lefèbvre tinha profetizado nos inícios dos anos 70!

Mas afinal, que espanto tem isto, ó caríssimos católicos "conciliaristas"? Afinal a Igreja desde o Concílio não entrou num aberto e desenfreado processo "ecuménico"? Muito sinceramente não entendo o espanto de alguns! (Confesso que quando li a notícia na imprensa, cheguei mesmo a pensar que se trataria de mais uma inicitiva "ecuménica" relacionada com a vinda do grupo de "taizé"!!!).

Apenas aproveito aqui para lembrar a memória do grande Patriarca de Lisboa do séc. XX, o Cardeal Gonçalves Cerejeira.
Coitado... Amou tanto a sua Igreja de Lisboa, e agora os seus sucessores "conciliaristas" fazem-lhe isto!... Ele o Cardeal Cerejeira, esse valente e corajoso Homem da Igreja teria já agido com veemência, e feito uma CERIMÓNIA PÚBLICA DE DESAGRAVO E REPARAÇÃO!

E o que o faz o Patriarcado?... Que silêncio... (e que vergonha para os verdadeiros católicos, apostólicos, romanos!)

Um abraço a todos do católico tradicionalista,

VMTH
(Victor Henriques)



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Nina (IP registado)
Data: 16 de September de 2004 14:01

olá a todos!

Pareceu-me um episódio bastante triste este que se passou na Basilica da Estrela, no entanto não culpo o patriarcado por tal ocurrência mas sim a assistência que presenciou e nada fez!

Se é verdade porque eu nem quero acreditar que o padre Victor Melicias assistiu então no meu entender é que ele que deve responder perante toda a comunidade!

Saudações cordiais

Sonia

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 16 de September de 2004 21:25

Santo Deus!!!

Tanta intolerância e tantas pedras... até parece que a Maçonaria tem hoje, como organização, a importância social e sobretudo a mesma ideologia fortemente anti-clerical e (menos) anti-cristã de outrora... uma coisa era a maçonaria até ao início do século XX... mas nós já estamos no início do século XXI...
hoje, continuando como lobbie importante (como tantos outros de tantas outras associações), parece-me um grupo bem mais light... e não me admira mesmo nada, como refere o JMA que haja maçons cristãos... (como há cristãos que são, por exemplo, e sem ofensa para ninguém, marxistas-leninistas, sem acharem qualquer contradição... basta ver as festas religiosas e as missas no Alentejo ou na Península de Setúbal, e a participação activa dos autarcas e eleitores do PCP muitos também como católicos ditos praticantes; ou acham que eles são eleitos por fortes anti-cristãos?)...

Não se preocupem assim tanto com o problema... há tantas outras coisas bem mais relevantes com que nos devemos preocupar... ou não é de ficar indignado com tantas outras formas de profanação do corpo humano, verdadeiro Templo do Espírito Santo? E refiro-me para já apenas à miséria, à fome, à tristeza que, bem ao lado da Estrela, vive nas pessoas que moram bem abaixo do limiar da pobreza.

VMTH, a farpa a Taizé era escusada...

Abraço

Miguel

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 16 de September de 2004 22:11

Caro Miguel (rmcf)

Diz-me lá sinceramente.


O que achavas de um rito funebre macónico do grão mestre da maçonaria francesa na Basilica do S Pedro no Vaticano e com a Presença do Santo Padre?



Caro Luis Gonzaga

Neste forum podemos criticar abertamente os Bispos e o Patriarca de Lisboa, ou podemos apenas mandar umas farpazinhas?

Pedro B

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Dr. Justino (IP registado)
Data: 16 de September de 2004 23:55

Deviam sentir-se muito honrados com a presença de maçons, que são pessoas superiores: muito cultas, distintas e educadas.
Quem é influente ou importante pertence-lhe, ou está-lhe de alguma forma ligado.
Noto que faltam locais civis para cerimónias fúnebres de certa dimensão.

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 00:37

Caro Pedro B,

Neste fórum as pessoas podem emitir livremente as suas opiniões, salvaguardando sempre o respeito pelos outros. Aliás, é um dos seus objectivos. Parece-me claro que é possível criticar alguém sem lhe faltar ao respeito. Podemos discordar da sua actuação, da sua forma de pensar, e podemos transmiti-lo sem que com isso estejamos a insultá-lo ou desrespeitá-lo (seja Bispo, Leigo, ou até mesmo, o Papa).
Porém, parece-me necessário chamar a atenção que este fórum não existe para "lavar roupa suja" (mesmo sendo as cuecas do senhor padre como aqui há algum tempo aconteceu).

Toda a crítica construtiva é bem vinda, até porque é com os erros que se aprende.


Quanto ao assunto em si da cerimónia maçónica nas capelas mortuarias da Basílica da Estrela, penso que foi (mais) um incidente infeliz da Maçonaria em Portugal.

Talvez o Miguel (Rmcf) tenha razão e a Maçonaria hoje não é a mesma que no início do século XX. De qualquer forma, se a Maçonaria tem os seus templos, deve utilizá-los para os seus rituais e celebrações. Tal como a Igreja Católica não os utiliza para celebrar missa ou qualquer outro ritual, também a Maçonaria (e outras instituições) não deve utilizar os da Igreja para os seus rituais, principalmente, quando não foi informado ou pedido qualquer autorização para a realização do mesmo.

Pergunto até, se o senhor em causa era maçon, porque razão a cerimónia fúnebre teve lugar numa Igreja Católica. Não seria mais correcto ter sido num local próprio da Maçonaria? Ou por ser tudo tão secreto, não se poderia abrir as portas como em qualquer Igreja Católica?

É também um pouco infeliz, o facto de ninguém da Igreja Católica ter vindo a público mostrar o seu desagrado pelo sucedido, mas, para ser sincero convosco, isso não me surpreendeu. Não sei até que ponto querer ser "politicamente correcto" é compatível com a missão e vocação de Bispo, ou, até mesmo, de Cardeal Patriarca.

Para terminar, aproveito para relembrar ao VMTH que o Ecumenismo nada tem a ver com a Maçonaria (instituição), nem mesmo com outras Religiões (coisa que a Maçonaria não é). O Ecumenismo tem a ver com necessidade de reunir todos os irmãos cristãos numa única Igreja - a Igreja de Cristo.

Luis Gonzaga


Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 01:54

Caro RMCF
Sou padre na peninsula de Setubal. E discordo em absoluto com o que diz.
Há anos ia um corpo para a capela funerária da minha igreja. Membro do PCP em vida, foi me dito que a Bandeira do partido estaria em cima da urna, e que alem de quererem acompanhamento do Padre, a bandeira iria sempre em cima da urna, bem como iam a cantar o Avante camaradas até ao cemitério.
Foi-lhes dito, que a capela funerária, é pertença da Igreja Católica, sendo esta quem dita as regras e não os ocupantes. Bandeiras de partidos politicos não estão autorizadas, se o que pretendiam era uma homenagem ao seu camarada, que levassem o corpo para a sede do partido. O Acompanhamento religioso tem um rito proprio, e na procissão para o cemiterio, reza-se ou canta-se um salmo, não hinos politicos, pelo que face a imposição me via impossibilitado de fazer o funeral cristão. E o corpo foi para a sede da CDU!!!!
Ja me apareceram Testemunhas de Jeová a insistir que tinha de retirar a cruz da capela e a imagem de Nossa Senhora, o mesmo lhes foi dito, a capela é catolica, se discordam vão para o Salao das Testemunhas.
Há que ser firmes no essencial, e não trocar a fé por um desejo banal de ser simpático.
O Cardeal Cerejeira, para quem não saiba, foi um conciliarista. Padre Conciliar, votou favoravelmente todos os documentos, e foi ele o introdutor da missa em Portugues segundo o novo ritual de Paulo VI:
Não insulte a imagem de um homem bom e santo por favot

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 12:54

Caríssimo Pe. João Luis,

Muito boa a sua intervenção, mas permita-me fazer-lhe um ligeiro reparo no que refere ao Cardeal cerejeira, visto que fui eu quem lhe fiz referência.

O Exmo. Cardeal Cerejeira, de boa memória, tal como o Bem Aventurado Arcebispo Mons. Marcel Lefèbvre foram os dois padres conciliares! Foram os dois contemporâneos, os dois amaram incondicionalmente a Santa Igreja Católica. Ambos sofreram com os modernistas: o primeiro sofreu a "sangria" da exclausuração de sacerdotes nos anos pós-Concílio, bem como o esvaziamento do Seminário dos Olivais; o segundo acabou por ser "excomungado" por eles!

Ambos estiveram no Concílio, ambos signataram os documentos do Concílio. Muito diferente dos "padres Conciliaristas", como referi!
Esses últimos, confudem o que de genuíno e bom teve o Concílio Vaicano II (que procura apresentar novas formas de evangelizar, de apresentar a Doutrina ao Mundo), os "conciliaristas" ao contrário, além de apresentarem a Doutrina de forma diferente, procuram é CONVERTER A IGREJA AO MUNDO!

Um abraço fraterno do verdadeiro católico (não gosto do termo "tradicionalista"),


Victor Henriques



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Re: Cerimónia Macónica na Basilica
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 16:03

Nos últimos tempos, para quem anda mais atento, tem verificado que as relações Igreja Católica-Grande Oriente Lusitano (Maçonaria) tem se intensificado. Foram apresentações de livros nas instalações da Universidade Católica no Porto (Com a presença do Grão Mestre!), colóquios, e agora celebrações maçonicas num templo católico, profanando-o.

É uma pena, como refere o Luís Gonzaga, que o "politicamente correcto" tenha levado ao silêncio do Patriarcado (Nestes tempos "ecuménicos" é dificil afrontar com clareza e com frontalidade os que estão no erro! - Só há coragem para humilhar e anatemizar os católicos tradicionalistas!). E como o povo diz... "quem cala, consente!" o que é revelador de alguma coisa.

Bem, parce que já não existe excomunhão sobre a Maçonaria!... Afinal somos todos irmãos! (Na intrepertação Conciliar!)

Andou por aqui neste forum, em tempos, um tal de Aprendiz do Grande Arquitecto... volta rapaz! Tás perdoado!


Um abraço a todos do católico pré-conciliar,


Victor Henriques



O-Católico-Tradicionalista-Excomungado-Por-Roma

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.