Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Missão
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de August de 2004 20:00

Chegaram 5 jovens professores católicos de uma missão em Costa Rica. Já vi fotos. Trabalharam com crianças de um orfanato, visitaram famílias pobres, etc.
Daqui levaram roupas, brinquedos, e algum dinheiro e destribuiram por todos.
Agora pergunto eu? Em Portugal também há pobres, também há orfanatos. Não há alguém que se meta para fazer bem aos orfanatos e aos pobres de Portugal? Nesta missão esteve envolvido um senhor, que cuidou e transportou estes 5 jovens, não era padre, apenas um pai de família.
Se conhecerem algum orfanato e familias pobres em Portugal, quem quiser que me contacte...passarei o vosso contacto a estes cinco jovens!!!

Uma acção bonita: Uma senhora pobre chegou junto de um destes jovens e disse-lhe, que precisava de um chapéu de chuva. Ele levava um consigo e entregou-lho.

Também uma mãe aquí ficou sem o seu bebé, morreu. Mandou entregar alguns brinquedos a uma criancinha pobre. Também vi essa foto! A criança sorria de contente.
Lembranças que as pessoas têm!!!

Re: Missão
Escrito por: Carla (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 23:42

Ana:
Em Setúbal havia, e, penso que ainda existe, nos mesmos moldes, uma casa que, não sendo orfanato, carecia de muitos recursos. Era ao que me foi dado perceber uma casa de acolhimento de crianças dirigida pela Missionárias da Caridade. Não dei se tinham acordo com a Segurança Social, para funcionar como valência de IPSSS. Conheço algumas instituições mas, nenhuma se compara ao que ali vi. O mobiliário era do mais simples que tenho visto, com muito pouco espaço entre as caminhas das crianças, poucos brinquedos, poucas irmãs para as solicitações que havia. Não sei se a situação se mantém, mas mesmo nas IPSS - muitas delas confiadas a Paróquias - existem Centros de Acolhimento temporário, ou Lares/Casas de Jovens em Risco, onde seria muito proveitosa a ajuda que voluntários pudessem dar ao nível de acompanhamento dos seus estudos. Isto porque muitas dessas crianças, oriundos de famílias sem condições para as criar, quando chegam às casas têm percursos escolares muito irregulares, com falhas de aprendizagem contínua que permita a sua integração de maneira a poderem prosseguir os estudos com sucesso.
O telefone e morada que refiro de Setúbal é:
265 52 50 16
missionarias caridade
setubal - rua daniel sousa o saude

A pobreza em Portugal talvez seja diferente da que se vê noutros países. Mas há pobreza, e, nem sei se não um tipo de pobreza mais dificíl de resolver...

Re: Missão
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de August de 2004 04:36

Obrigada, Carla!!!

A pobreza em Portugal, anda escondida, é isso que quer dizer?

Por acaso, tenho uma tia freira em Évora que trabalha com crianças órfãs, mas nunca visitei a casa, não sei como vivem...

Darei o contacto a estes jovens. Obrigada!

Costa Rica, também não é um País dos mais pobres, mas acho que tem gente com amor a esses orfanatos. Eu quando vi certas fotos, lembrei-me de Portugal. Mostrava a cama de uma senhora idosa, as panelas, etc.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.