Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Escutismo Católico
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 19 de August de 2004 23:33

Há muito que sou escuteiro, amo o movimento e vejo nele enormes potencialidades para evangelizar de forma saudavel.
Gostava de saber se há mais escuteiros por aqui. QUe partilhem as suas experiencias e sonhos.

Re: Escutismo Católico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de August de 2004 21:12

Pe. João Luis

Os escuteiros andam todos muito ocupados! lol

Sabe uma coisa? Ontem deu entrada no seminário um filho da nossa comunidade. E hoje, fui a um funeral, e o sobrinho do defunto é padre e filho da nossa comunidade também, estamos a ficar com uma comunidade rica:) Não acha? Esta comunidade foi fundada em 1972, por isso, vai no bom caminho.

Re: Escutismo Católico
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de August de 2004 22:05

Os escuteiros estão no campo, junto da Natureza.

Falo dos cá de casa, que dos outros não sei.

E de férias estão quase todos.

É só ver a redução da participação no fórum já habitual no mês de Agosto.



João (JMA)

Re: Escutismo Católico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 14:58

JMA

É sinal que escrevem dos computadores das empresas :) Porque as pessoas, não tiram férias para estar fora do local onde vivem tanto tempo e custa muito caro. Ir para o Algarve, um mês, cheira a chamusco...lol

Esperamos que o Fórum volte ao normal em Setembro.

Re: Escutismo Católico
Escrito por: Carla (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 20:24

Padre João:
Não sou escuteira mas vou fazer responder porque tenho alguma experiência próxima. Pessoalmente acho que os escuteiros são o movimento que de uma forma saudável pode ser uma das melhores formas, senão a melhor, de chegar aos jovens.
Não é objectivamente para, está aberto a todos os jovens, recorre a dinâmicas muito vivas, a utilização de espaços variados, é aberto à comunidade em que o agrupamento se sediado, e, normalmente é o testemunho, a vivência dos que estão que fazem outros vir, fazendo a família crescer. Conheço muitos escuteiros, como em tudo uns vivem de forma mais acalorada o seu ser escutista. Mas, conheço felizmente alguns bons escuteiros que amam como o Padre João o movimento, e, deram e dão o melhor das suas vidas por ele, e, pelos escutas. Repito que, pessoalmente, acho que deveria ser um movimento mais acompanhado pastoralmente. Nem sempre nas Paróquias se encontram elementos com capacidade para trabalhar no Escutismo, pelas mais variadas razões: disponibilidade, sensibilidade, gosto, capacidade, etc. Mas, creio que se deveria investir mais, sensibilizar os responsáveis paroquiais pela necessidade de haver gente capaz de se entregar ao movimento, acho que todos ficariam a ganhar com isso. A Igreja que só por si muitas vezes não chega até aos jovens, proporcionando tempos para a necessária evangelização, os escuteiros porque muitas vezes querendo não são acompanhados, e, precisam de o ser (...), e, olhe sabe que muitas vezes eu acho que em Igreja nos preocupamos muito com coisas complicadíssimas, e, Jesus fez tudo na simplicidade do contacto com as pessoas, e, eu acho que nos escuteiros muito vai por aí... Por estar com eles, no meio deles, interessando-se, animando, apoiando, e, na oportunidade de tudo o que se faz, anunciando-O.
Na minha Paróquia confesso que até se apoia mas, talvez não seja bem o tipo de apoio que o Agrupamento mais precisaria (...).
Como padre acho que faz muito bem em AMAR o Escutismo. Não se canse de o AMAR, e, de levar outros a ter a mesma atitude!
Tenho um amigo que era escuteiro, mudou de terra, casou-se, e, arrumou o Escutismo na gaveta! com muita pena minha. A mulher também era escuteira embora pense que o tamanho do Amor ao escutismo fosse menor (...)! Ele não era amarrado à Igreja! Mas gostava do que fazia, sentia, e, a sua Alegria, o Entusiasmo com que, todo ele era por si um bom testemunho no meio daquelas crianças e jovens.
Hoje aposta-se muito na formação, e, acho que sim que é na verdade essencial. Mas, tem de haver bichinho... gostar de acampar, viver um acampamento antes dele acontecer...
Os nossos governantes gastam tanto dinheiro em programas de prevenção de toxicodependências... se investissem mais em agentes no campo, em apoiar estes pequenos grupos!...
E o Padre João é assistente de algum Agrupamento? Eles sabem que gosta assim tanto do movimento? Como lhes mostra esse seu gostar?

Tenho rezado por si, pela sua mudança, e, as gentes ao seu redor! e, vou continuar a pedir a Deus por si!

Re: Escutismo Católico
Escrito por: Carla (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 20:33

Padre João não sei se está em Lisboa mas, sugiro que estando visite com alguns dos seus escuteiros um exposição que veio já de outros países intitulada
«A Terra vista do céu».
Yann Arthus-Bertrand e uma equipa de fotografos recolhem imagens em que se sente a acção do Homem sobre a Natureza. Faz parte do programa Lusboa em Festa, e, está patente ao público 24 horas por dia, no Terreiro do Paço, e, até 30 de Setembro. Recebe como feed-back desenhos feitos por crianças, muitos deles reproduzindo parcialmente muito do que ali se vê! Tem maravilhas da Natureza, musérias da mão humana... de tudo um pouco. Está na Net tudo isto. Deixo-lhe aqui os endereços se quiser espreitar...
[www.earthfromtheair.co.uk]
[www.yannarthusbertrand.com]

As coisas vistas do céu talvez lhe pareçam mais pequeninas... Oxalá!
Carla

Re: Escutismo Católico
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 11 de September de 2004 01:49

Caro Pe. João Luis, eu também como você, sou escuteiro desde que me conheço :).

Ou seja, sou escuteiro desde a altura em que existiam os "pata-tenra" (não sei se se lembra) e eu ainda muito novinho (depois fui lobito, junior, senior e caminheiro). Lembro-me como se fosse hoje, fui um dos elementos que fizeram parte da fundação do meu agrupamento, também é verdade que não é muito velho, mas já lá vão 17 anos maravilhosos, quase a fazer 18.
Sinceramente, muito daquilo que hoje sou, devo-o em grande parte ao escutismo, essa escola de valores e de principios que ajudam à formação integral do jovem / adolescente / criança. Senão vejamos:
ainda no presente momento, sou escuteiro, agora com outras responsabilidades, dado que sou chefe de unidade da 3ª secção (um cargo não muito fácil, mas que, com a ajuda da restante equipa de animação, bem como dos "meus" miudos(as), como lhes costumo chamar, vou dando conta do recado e com alguns frutos). Sou casado com uma escuteira (também no activo, e por sinal minha chefe adjunta, coincidências!), que conheço desde os meus tempos de "pata-tenra", ou seja conhecemo-nos no nosso agrupamento, namorámos no nosso agrupamento (11 anos) e casamos no e com o nosso agrupamento. Actualmente e graças a Deus estamos à espera de um lobitinho que se Deus quiser vai nascer daqui a um mês. Por isso Pe. João Luis, grande parte daquilo que sou, o devo ao escutismo (e é claro aos meus maravilhosos pais), pois a minha vida andou e continuará a andar muito à volta deste excelente movimento que tanto me deu e que ainda agora me continua sempre a dar.

Agora, relativamente ao movimento em si, considero dada a minha experiência que algo de "estranho" se está a passar, acho que alguns principios pelos quais BP tanto lutou se estão a perder ou se calhar andam esquecidos da grande maioria dos nossos dirigentes e consequentemente dos nossos miudos(as). Para mim foi uma grande "porta" de entrada para conhecer mais e melhor a Deus e a Cristo, no entanto nos tempos que correm acho que essa "porta" está quase fechada, claro está que falo da realidade que conheço e constato com outros chefes meus conhecidos. Quem não conhece as "lutas" entre a catequese e o escutismo nas paróquias? Principalmente estamos a perder uma grande oportunidade de mostrar ao mundo e aos nossos jovens o maravilhoso mundo que Deus nos dá e o bom que é viver sempre apoiado na Sua palavra, tão rica e vital. Também acho que se está a politizar alguns sectores do CNE o que considero ser bastante "desagradável" no mínimo, mas ... melhores tempos virão.

O meu grande sonho: "Deixar o mundo um pouco melhor do que aquilo em que o encontramos", é simples e resume em grande parte aquilo que sinto que é a "função" e o papel de um escuteiro, de um cristão e cidadão deste mundo.

Fico a aguardar comentários :)

obs.: Quem me dera que o assistente do meu agrupamento, tivesse a alegria de ser escuteiro, como sinto pelas suas palavras que o Pe. João Luis o é !!!



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Escutismo Católico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de September de 2004 07:08

Fernando

Gostei de ler um pouco da sua vida!!!

E que o lobitinho, chegue com muita saúde:) Quando ele chegar avise aqui!!!

Re: Escutismo Católico
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 14 de September de 2004 09:58

Sempre Alerta!!

Tozé



Toze

Re: Escutismo Católico
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 15 de September de 2004 17:40

Ah, ser escuteira...era um dos meus sonhos de infância...



Anna e Sara

Re: Escutismo Católico
Escrito por: JL Almeida (IP registado)
Data: 14 de November de 2004 21:05

Olá! Sou o João Luís e também sou escuteiro. Tenho 11 anos e estou nos exploradores, no Agrupamento 39 de Santa Isabel, o mais antigo do Núcleo Ocidental de Lisboa, coisa que muito me orgulha. Ontem, no Dia de Núcleo, duas patrulhas do meu agrupamento ficaram entre os primeiros lugares, mas , infelizmente, não trouxémos a Bandeira do Núcleo. Foi pena, porque o agrupamento reabriu há cinco anos, e isso podia ser um grande incentivo para todo agrupamento.



JL Almeida

Re: Escutismo Católico
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 00:38

Olá!

Fiz parte do Agrupamento de Escuteiros da minha paróquia durante 7 anos... Por acumulação de funções, vi-me na iminência de 'abandonar'...

Mas o meu carinho pelo CNE não terminou: sou sócia do agrupamento, colaboro no jornal que editam mensalmente, procuro estabelecer actividades em parceria entre o grupo de jovens do qual sou coordenadora e os escuteiros, etc...

Contudo (e não querendo generalizar), entristece-me que só com a farda vestida é q muitos elementos estão 'alerta' e 'da melhor vontade'... logo que a despem, bom, as coisas são bem diferentes... Mas isto acontece em todos os movimentos, não é?

Um bem-haja a todos os que abraçam este movimento com carinho e o vivem com sinceridade!

marta



Editado 1 vezes. Última edição em 15/11/2004 00:41 por marta.

Re: Escutismo Católico
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 10:50

Ah, somente para dar a conhecer, que o tal "rebento" ao qual fiz referência na minha intervenção neste tópico, nasceu no dia 28 de Outubro.
Ele chama-se Afonso e é a coisa mais linda da minha vida, além da minha mulher :).

Graças a Deus tanto ele com a mama estão bem !

Bem hajam ...


«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.