Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 27 de August de 2004 09:50

Carlos:
Muito obrigada por orar por mim, mas não se esqueça de orar por si também, pois apesar de pensarmos de forma diferente, somos todos filhos do mesmo Deus. Ninguém é dono da verdade, porque ninguém é dono de Deus, embora hajam diferentes caminhos para Ele.
Por muito que vos expliquemos que venerar e adorar são coisas diferentes, vocês acharão sempre que não, portanto, qualquer tipo de esclarecimento cairá por terra. Vocês têm o vosso ponto de vista, nós temos o nosso, ponto final!

E sim, a Andréia, ao chamar "grande prostituta" à Igreja Católica, estará a ofender-nos a todos: caso não saiba, a Igreja Católica não é um punhado de padres e freiras, mas somos todos nós, aqueles que foram baptizados em Cristo. Este foi apenas um dos exemplos de ofensa por parte da Andréia. Há mais, como chamar "padreco" ao Pde JL, fazer insinuações sobre pedofilia entre os membros do clero, entre outras coisas...
E depois não é com vinagre que se apanham moscas...é com mel!

Tenho dito.



Anna e Sara

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 28 de August de 2004 02:56

Padre não acredito em templos edificados por mãos humanas, acho sim que igreja de cristo é todo aquele que crê na sua palavra e obedece seus mandamentos, porque eu creio que nosso corpo é que é verdadeiramente o templo do espirito santo.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 28 de August de 2004 03:08

Anita longe de mim ofender alguem, com certerza oro sempre não só por mim, mas para todas aquelas pessoas que ainda aceitaram o senhor Jesus como único e suficiente salvador. Se a ofendi peço desculpas ,durante muito tempo fui católico cheguei até a me crisma mais não consegui nunca aceitar que devemos venerar , prestar culto a imagens ,na biblia diz que só devemos adorar somente a Deus, e eu não quero insultar niguem nem tenho odio por católicos , só acho que as vezes o povo venera muito as imagens e esquecem da palavra de Deus e muitas vezes do próprio Deus.
um abraço e fique com Deus

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 28 de August de 2004 03:23

Padre o senhor acha certo venerar , prestar culto a imagens? gostaria que o senhor me respondesse com base biblica, e o batismo de criança o senhor acha certo? não consegui achar na biblia nenhuma passagem que diga que devamos batizar nossas crianças, se possivel o senhor me responder somente com base biblica.E por favor não me entenda mal não quero ofender ninguem , e a respeito do livro que o senhor me passou acho que não tem nenhuma base biblica, acho que é apenas a opinião dele
e não estou querendo ser o dono da verdade só gostaria que me respondesse o que lhe perguntei com base biblica fique com Deus

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de August de 2004 23:40

Caro Pedro B,

Antes de mais, as minhas desculpas de só agora estar a responder-te, mas, por motivos de força maior, só hoje tive acesso à Internet.

Em primeiro lugar, o José Avlis não foi excomungado de coisa alguma, e, muito menos deste fórum. Este fórum tem regras, que, antes de serem aprovadas e postas em prática, foram aqui discutidas e houve consenso na sua aprovação. É dito nas regras que "caso a violação destas regras aconteça de forma sistemática, a Equipa Paroquias.org reserva o direito de tomar outro tipo de medidas, para restabelecer o bom funcionamento do Fórum." (2.m). Foi isso que aconteceu.

Como tive oportunidade de explicar ao José Avlis, foram várias as razões que me levaram a tomar essa atitude. Não as vou aqui repetir, mas considero que, para além de todas as outras, o facto de diversas vezes ter afirmado coisas sobre a Doutrina da Igreja Católica que não correspondem à verdade e que podem induzir ou outros em erro (2.b), foi a mais grave de todas. Repito, o José Avlis não foi inibido de participar por pensar de forma diferente dos demais. Foi-o porque não respeitou as regras, sucessivas vezes!

Como dizes, no passado houve exageros, mas é importante referir que já outros utilizadores foram temporária ou definitivamente inibidos de participar.

como o Pe. João Luis disse, também reconheço e louvo a forma humana com tens procurado resolver este assunto. Por esse motivo, estou disposto a reconsiderar a inibição de participação do José Avlis com uma condição que me parece justa e razoável: que o José Avlis dê a sua opinião sobre esta questão, e, se pretender a activação do seu utilizador, que se comprometa a respeitar as Regras de Funcionamento do Fórum. Como de momento o José Avlis não pode participar, e, por esse motivo, não pode manifestar-se neste espaço, poderá fazê-lo por e-mail para info@paroquias.org, e eu comprometo-me a colocar aqui a sua mensagem (ou, se preferir, poderá enviar o seu e-mail para outro utilizador, por exemplo, para o Pedro B).

Antes de terminar, queria comentar duas frases tuas.

1. Disseste «Querer ter um forum livre e plural sobre religião sem exageros e insultos é como querer um Benfica / Porto sem palavrões. Ou seja não há possível.» com o qual eu não concordo. Se um derby Benfica - FC Porto tem palavrões é porque se passou o limite do bom senso e se entra no fanatismo e na falta de respeito. Falar de Religião (de religar com Deus, um Deus que é Amor) não permite faltas de respeito pelo próximo, e creio que compreendes e concordas comigo.

2. Disseste «Das duas uma ou queremos um forum como espaço de debate livre franco e aberto, e nesse o Avlis tem lugar, ou queremos um forum de sacristia, do religiosamente correcto e então o Avlis não tem lugar. » com o qual eu também não concordo e penso precisamente o contrário: se queremos um fórum como espaço de debate livre, franco e aberto, o José Avlis (como mostrou nestes últimos tempos) não tem lugar; se pretendemos um fórum de sacristia, religiosamente correcto, esse é fórum que o José Avlis tanto deseja.


Queria ainda agradecer, também, a todos aqueles que deram a sua opinião sobre este assunto, sobretudo o apoio demonstrado pelo Pe. João Luis e JMA. Para mim, é importante, não só ter o apoio dos membros desta comunidade virtual, como também contar com a sua opinião, sobretudo em situações mais delicadas, como esta. Convido todos os outros a darem também a sua opinião.

Um abraço em Cristo,
Luis Gonzaga


Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 30 de August de 2004 10:20

Caro Luís

Antes de mais quero felicitar-te pela tua abertura a uma reconsideração. Estou certo de que o teu gesto, se bem que não tenha sido o mais fácil é o que mais serve ao forum.

Estou por outro lado convencido que terá frutos e que, não só o Avlis mas todos terão a partir de agora uma noção mais clara de que o forum tem regras, e que as regras tem de ser respeitadas. Agora como disse e reafirmo um espaço de liberdade e ainda por cima sobre religião há sempre opiniões e mensagens apaixonadas, e a paixão muitas vezes contraria a razão.

Penso que estás enganado quando afirmas que quando num Benfica/ Porto há palavrões se passa os limites do bom senso e se entra no fanatismo. Na verdade entra-se no campo da emoção e paixão, quie é diferente de fanatismo. O próprio Bagão Felix em recente entrevista confessou que nos jogos de futebol perante uma decisão que entende ser errada que prejudica o Benfica, chama tudo ao arbitro.

Em segundo lugar quero esclarecer que as mensagens que coloquei neste forum nunca tiveram como objectivo atacar-te. Tenho perfeita noção de que o papel de moderador é complicado e dificil e que sempre actuaste de boa fé. Efectivamente não queria estar na tua pele.

Estou profundamento convencido que o Avlis saberá tomar uma atitude à altura, e que muito em breve actuará por forma a ver a sua participação retomada neste forum com responsabilidade e liberdade, no respeito das regras definidas.

Um abraço

Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de August de 2004 12:36

Pedro B,

Não convém confundir a discussão religiosa com a discussão futebolística, por um lado.

Para a primeira usa-se a cabeça; para a segunda usa-se os pés.

Nem me parece que aquilo que a pessoa que referes pensa sobre o futebol tenha qualquer relevância, por outro lado.

É que quando falamos de religião tratamos do Povo de Deus; quando falamos de insultos ao árbitro, falamos de um bando de loucos furiosos.

A ninguém neste fórum é lícito violar as regras de funcionamento de uma forma reiterada: se, por exemplo, alguma vez tu ou outrém acharem que eu as estou a violar agradeço que mo digam.

A discussão é sempre frutuosa, mas a paixão não nos pode fazer esquecer a razão e o respeito pelos outros. Sob pena de se tornar fanatismo.

O nosso irmão Avlis ultrapassou diversas vezes estes limites. Foi chamado à atenção, mas ignorou.

Citando o Pe JL: "A exclusão de um membro de um forum - fala de excomunhão - é semelhante. Ele pelas sua atitudes pôs-se fora. Ultrapassou as marcas. Violou todas as regras. "

Se quer "voltar para dentro" - "entrar em comunhão" - tem de respeitar as regras.



João (JMA)

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 30 de August de 2004 15:33

Caro João (JMA)

Graças à abertura do Luís o Avlis vai com toda a probabilidade voltar. Estou seguro que sim.

Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de August de 2004 20:49

Caro Pedro,

Compreendo aquilo que dizes sobre as discussões de Futebol (aliás, sou adepto do Fê Quê Pê, e sei o quanto me divirto com as derrotas dos clubes rivais :-). Mas o que pretendia dizer é que no futebol perde-se por vezes o lado racional da questão (e até pode ter sido falta dentro da área, mas se foi contra nós, dificilmente o aceitamos). Ora, é exactamente isso que não se deve ter, na minha opinião, numa discussão sobre Religião: não se deve perder o lado racional.

Penso que ficou bem claro nas tua mensagens que não me atacaste de forma alguma (e nem eu me senti atacado). Mostraste desacordo com uma atitude que eu tomei, e, fizeste-o de uma forma civilizada. Aliás, penso até que poderá servir como mais um exemplo de como é possível, neste fórum, duas pessoas mostrarem pontos de vista diferentes, sem que com isso seja necessário perder-se o respeito entre ambos.

Ficaremos então a aguardar notícias do José Avlis.

Um abraço,

Luis

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de August de 2004 23:18

Esta expulsão trouxe algumas coisas boas, aproximou-nos, fez-nos pensar, fez-nos conhecer melhor uns aos outros. Até surgiu do nosso Pedro B a ideia de um jantar.
Deus do mal consegue tirar o bem. Louvado seja o nosso Bom Deus.
Continuo a rezar por vós e pelo Avlis.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de August de 2004 13:52

As crises, vividas com abertura ao outro e no diálogo, fortalecem as comunidades.

Da discussão nasce a luz.

Da falta de discussão nasce o fanatismo.

É mais uma demonstração, por pequena que seja, que o Espírito Santo vela pela Igreja.



João (JMA)

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 19:10

Caros Foristas

Passaram já 4 meses sobre a expulsão do Avlis e várias conclusões podemos tirar:

- O Forum está menos interessante
- Outros foristas com intervenões de grande qualidade (como por exemplo o Alef ou o Drº Ferreira) abandonaram o forum
- As mensagens com desrespeito pelas regras de funcionamento do forum não diminuiram.

Compreendo que o papel dos moderadores não fácil mas penso que passou o tempo suficiente para o forum superar passar à idade adulta.

Assim sendo desafio os responsáveis do forum a alterarem a decisão de expulsão do Avlis.


Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 22:39

Caro Pedro B:

Obviamente, tens o direito à tua opinião. Mas não coincide com a minha, pelo que deixo aqui algumas linhas a clarificar algo.


1. Talvez o fórum esteja menos interessante... É verdade que tem havido menos debate sobre temas "complicados" e sistemáticos, mas, pelo que conheço deste fórum (desde a sua abertura), estes ciclos de "altos e baixos" são perfeitamente normais... Mas vamos ao "grão": Achas que os "posts" do Avlis são a "mais-valia" que falta a este fórum? Achas que é mesmo de anátemas que precisamos? Mal estamos, então.

2. Quanto a mim, Alef, não abandonei o fórum. Simplesmente tenho estado muito ocupado e de vez em quando ausento-me por motivos que nada têm que ver com o fórum. Isso já aconteceu muitas vezes no passado. Isso não impede que o vá seguindo, pelo menos, de vez em quando. Acontece que normalmente só entro nos temas mais complicados quando vejo que disponho de algum tempo para prosseguir os diálogos nos dias seguintes. Como ultimamente tenho tido pouco tempo, tenho-me limitado a temas "fáceis" e "curtos". Outros tempos virão, espero.

3. Quanto à continuação das "mensagens com desrespeito pelas regras de funcionamento do forum", acho que tens alguma razão. Não total, porque o registo obrigatório dos utilizadores provocou certamente a diminuição das participações mas pôs termo a muitas tentativas de vandalização do diálogo, de que o fenómeno "tia beata" é já apenas uma (triste) recordação. Creio que houve uma melhoria inegável quanto a isso. Certamente, nem tudo é perfeito. Lamento profundamente o(s) episódio(s) recente(s) entre o P. João Luís e a catolicapraticante, uma "tempestade" que me apanhou de surpresa, depois de uns dias sem ter entrado no fórum. Não vou dizer por agora mais nada sobre o assunto, mas espero pensá-lo um pouco melhor e ler melhor algumas mensagens atrasadas. Depois talvez diga algo, possivelemente começando pelos protagonistas e moderadores, em privado. De qualquer forma -- passe a repetição --, por aquilo que já foi visto inúmeras vezes, será que o Avlis vem melhorar a situação? A experiência passada mostra que não. A menos que dê sinais inequívocos de outra atitude.

4. De qualquer forma, acho que as coisas estão bastante claras, também para o Avlis. O Luís Gonzaga, que é o responsável máximo do fórum, deixou claras as regras: o Avlis pode regressar ao fórum se se comprometer explicitamente a respeitar as regras do mesmo. Creio que o Avlis não o fez. O Luís que me corrija, se necessário. Usando uma metáfora desportiva, no rescaldo da conquista da Taça Intercontinental pelo FCP (parabéns, Luís!), a bola está do lado do Avlis... Mas há que jogar jogo limpo!

Alef

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de December de 2004 09:06

Caro Pedro B,

O que o Alef disse está correcto: O Avlis poderá voltar a este fórum assim que o desejar. Basta que dê a sua opinião sobre este assunto e se comprometa explicitamente a respeitar as Regras de Funcionamento do Fórum.

Se o vier a fazer, o que sinceramente não acredito, não lhe dou uma semana para voltar aos seus anátemas e ex-comunhões. É mais forte que ele...

Luis

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de December de 2004 17:01

Pedro B

E como sabes, que o Avlis quer voltar? E como ele sabe que fica pronto a participar?

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de April de 2005 23:04

Caros amigos.

Quero partilhar convosco que recebi um e-mail do José Avlis a informar-nos que pretende voltar a participar no fórum e que se compromete a respeitar as Regras de Funcionamento do mesmo. Estão assim reunidas as condições para que o José Avlis possa participar novamente no fórum.

Aproveito para lhe desejar um bom regresso ao fórum.

Luis Gonzaga

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 09:58

Eis uma notícia que me faz ficar feliz.

Este fórum deve acolher todos, independentemente das suas ideias.

E todos devem respeitar as Regras de Funcionamento para que a discussão se mantenha nos níveis adequados.

É sempre bom ver crescer este fórum. As crises superadas também contribuem para isso.



João (JMA)

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 11 de April de 2005 05:14

Caros Amigos/as

Regresso ao fórum, após ter ponderado devidamente os prós e contras.
Embora tenha participado noutros sites e/ou fóruns, este sempre me despertou especial interesse e preferência, por motivos particulares relacionados com o antigo Terravista.pt (que frequentava desde 1998), por este ser um fórum essencialmente católico, onde pretendo, acima de tudo, dar o meu modesto contributo moral e religioso, rumo à Nova Evangelização, partilhando com os demais intervenientes e leitores tanto quanto posssível.
Que me desculpem aqueles que discordarem das minhas tomadas de posição, pois nada direi por mal, mesmo quando me veja forçado a fazer alguma crítica construtiva. Mas se for menos correcto (por ignorância, lapso ou excesso de zelo), agradeço que me chamem à atenção.
Aproveito para agradecer, uma vez mais, ao amigo Pedro B, que fez generosamente os possíveis para eu regressar a este fórum. Não foram vãos os seus esforços nem a sua esperança, graças a Deus.
Agradeço também à Equipa Paróquias (Luís Gonzaga/Lisete) por ter aceite gentilmente a minha proposta de regresso, sem qualquer discriminação e com os mesmos direitos concedidos aos demais participantes.
Quanto ao passado menos correcto da minha parte ou de outrem, tentarei ignorar ou esquecer. Mas se ofendi alguém (mesmo sem querer) apresento as minhas sinceras desculpas.
Que o Divino Espírito Santo seja sempre o nosso principal guia e protector. Que Ele nos faça participar da Sua assistência, fortaleza, entendimento e demais dons sagrados.

Um bem-haja a todos.

José Avlis




Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 20:12

Caros Amigos

Fico muito feliz com a mensagem do Avlis. A humildade da sua mensagem é uma lição para muitos.

Muito contente fiquei com a postura assumida pelo Luis e pelo JMA.

Confesso que fico também muito feliz com a reacção já publicada pelo Padre João Luís que acabou por evoluir na sua posição mantendo sempre a coerencia.

Outros aprendam com estes exemplos.

Pedro B

Re: A suspensão do Avlis
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 18 de April de 2005 04:47

Queria agradecer a quem me saudou e desejou bom-regresso ao fórum, nomeadamente ao Pedro B, ao Pe. João Luís, e também ao João (JMA) apesar de tudo.

Felizmente, tenho constatado que o Pe. João Luís tem tido uma postura exemplar, tal como o Pedro B, o que me desperta a vontade de continuar neste fórum, sobretudo por eles, e certamente por vários outros que, sendo bons Cristãos, apenas se limitam a ler o fórum, alguns deles não escrevendo por detestarem registos prévios e regras impostas (não democraticamente), sendo que algumas delas são descabidas, melindrosas e injustas (na minha sincera opinião).

Acho, conscientemente, que este fórum tem sido mal moderado, sobretudo no aspecto de haver certo tendenciosismo e proteccionismo progressista em detrimento dos católicos mais moderados (mais ou menos conservadores), que são sempre os mais criticados, quando não ignorados, por vezes injusta e temerariamente.

Aproveito para fazer uma correcção na minha mensagem de 11 de Abril: onde digo .../Lisete, queria dizer .../Susete. As minhas desculpas.

J Avlis



Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.