Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 19 de August de 2004 22:40

Caro Luís

Independentemente da minha opinião sobre o que cada um escreve neste Forum, não concordo minimamente que a participação do Jose Avlis seja merecedora de qualquer "excomunhão" deste forum.

Tens de compreender que nem todos pensam pelo mesmo diapasão.

Muitas das participações do Avlis são de extrema riqueza, designadamente vários tópicos iniciados pelo Avlis como o referente à mais recente Beata de Portugal, Entre outros.

O facto de alguns escritos do Avlis incomodarem, desafiarem, interpelarem provocarem, são uma riqueza deste forum. Claro que por vezes existem exageros mas meus Deus já muitos outros neste forum exageraram.

Solicito em meu nome que a Equipa do Paróquias reconsidere a sua posição a bem do José Avlis e do Forum Paróquias. Afinal de contas não se exclui um Católico de um Forum Católico.

Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 19 de August de 2004 23:31

Caro Pedro
Lamento discordar em absoluto de ti nesta questão.
Em primeiro lugar, foi-lhe sugerido que criasse um Blog, eu ja tinha feito a mesma sujestão em relãção aos textos da Beata Alexandrina.
Em segundo lugar, os seus textos não incomodam nem desafiam, antes insultam, e dão uma imagem errada do que é a Igreja.
Este Forum é um local especial. Para muita gente é uma referencia da Igreja. Para muitos talvez a unica. Quantas pessoas passam pela net e deparam com o Forum. De certa forma o Forum é um porta vos do que a Igreja pensa. Sempre defendi a pluralidade aqui, mas há limites, que à muito foram ultrapassados. Desde insultos pessoais - ao Luis, ao Alef, a mim etc - desde posturas inaceitaveis aqui.
O tema por ele iniciado que desencadeou tudo isto, não tem lugar neste forum. Talvez signifique que os moderadores deverão estar mais atentos e fecharem os temas quando a coisa resvala.
O Avlis ultrapassou todas as marcas. Penso que os moderadores tem sido muitissimo pacientes e suportado estoicamente tanto dislate.
A exclusão de um membro de um forum - fala de excomunhão - é semelhante. Ele pelas sua atitudes pôs-se fora. Ultrapassou as marcas. Violou todas as regras.
Lembro que foi o próprio Senhor que disse - "Nem todos os que dizem Senhor, Senhor, entrarão no reino dos Céus, mas aqueles que cumprem a vontade de meu Pai." Nem todos os que se dizem católicos o são. Infelizmente.
Vendo a actuação do José Avlis aqui, e lendo 1 Cor 13, compreendo que ele não tem lugar aqui. Não porque não haja lugar, mas porque ele não quer estar neste forum. Quer estar num à sua medida. Quer que este seja aquilo que ele quer.
E isso é um erro.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 00:43

Caro Padre João

Confesso que não esperava essa atitude de si.

Mesmo que reconheça que possa sentir-se ofendido, como Padre deveria ser o primeiro a solicitar uma reponderação aos responsáveis do forum, a acolher e a não desistir, e a reclamar aos responsáveis do forum que reconsiderassem esta atitude.

Ao invés o uníco Padre com presença assídua no forum foi o primeiro a aplaudir a decisão. Não obstante a estima e admiração que tenho por
si não posso de deixar de lhe dizer com toda a sinceridade que me desiludiu.

Afirma, e muito bem que este forum se tem assumido como uma referencia. Concordo. Hoje porém está a escrever uma página negra da sua história ao "despedir", impedir um dos mais assíduos e intervenientes membros, continue a intervir.

Não tenho duvidas que, não obstante todas as criticas que muitas das mensagens do Avlis mereçam, que o forum ficará mais pobre caso a decisão não seja alterada.

Tenho sinceras esperanças que a decisão não seja definitiva e que os responsáveis permitam de novo o Avlis. O travesseiro é bom conselheiro tenho sinceras esperanças que amanhã com os animos mais serenos tudo se vai resolver, a bem de um forum verdadeiramente Católico, livre, tolerante em relação a todos, mesmo em relação aos que se discorde.

Penso, reafirmo, que os responsáveis pelo forum podem e devem reconsiderar e recuar nesta atitude sem precedentes no Forum.

Como é que queremos dialogar com os que estão foram se pomos fora os que estão dentro.

Quando tenho muitas duvidas entre ter ou não ter uma determinada atitude, tento fazer este exercício. " Se Jesus estivesse aqui e tivesse que decidir, o que faria?"

É este exercício que solcito que seja feito aos responsáveis pelo forum.

Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 01:11

Caro Pedro
Gostaria de lhe escrever em privado, porque não gosto de "lavar roupa suja em publico". Mas dado não ter acesso ao seu mail no profile, tenho de lhe responder a si.
Todos os sinais de misericórdia de Cristo, foram precedidos de um profundo arrependimento e mudança de vida por parte do pecador. Após continuas e repetidas admoestações, o José Avlis não se corrigiu, não deixou de continuamente disparar o seu fel contra o Forum, que apelidava de ter fraca qualidade, de ser liberal etc, contra os participantes fossem eles quais fossem, desde que não partilhassem das suas ideias extremistas.
Os Evangelhos dizem-nos para chamar a atenção a pessoa, se não se emendar chamar duas testemunhas, se ainda assim nada, na presença da Igreja. Se ainda assim não se emendar, que seja lançado às trevas.
Não deixo de ficar incomodado pela situação, mas fico muito mais incomodado com o que esse senhor tem dito. Acho que alguma coisa tem de ser feita.
Acho que não é o Luis Gonzaga que deve ser criticado, ele agiu muito bem, apos meses de grande paciencia. Acho que é o Avlis que ou muda, ou a permanecer, é ocasião de escandalo.
Lamento pensar assim, mas amo muito a Igreja e não tolero vê-la enxovalhada.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 01:17

Se quiser continuar esta conversa, use o meu mail. Será mais frutuoso e mais edificante.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 01:26

Caro Padre João

Penso que as duas posições estão claras.

A opção está entre reconsiderar a atitude a acolher de novo o Avlis (que saberá actuar em conformidade) ou confirmar a decisão e pegando na espressão que usou "que seja lançado às trevas"

Estou convicto que a primeira opção é a mais acertada.

Não houve pessoa neste forum que foi mais criticada pelo Avlis do que o Alef. Se há pessoa que pode sentir-se pessoalmente ofendida é o Alef.

Todavia estou certo que o Alef concordará que o Avlis, não obstante tudo, tem lugar neste forum, como aliás outros o têm não obstante as suas intervenções descabidas. Nem que seja com uma ultima oportunidade.

Alef se nos leres dá a tua opinião. Neste momento pode ser importante.

Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 01:31

Recebi agora um mail que gostaria de partilhar consigo. Escreva-me para o meu mail, por favor.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 04:55

Hugoooooooooooooooooooooo
Quando voltas a este Fórum?


Pe. João Luis, uma vez aquí numa rádio a igreja Pentescostal, disse que os católicos íam à igreja por tradição. Telefonei imediatamente à rádio e falei com o pastor. Disse-lhe, se ele tinha essa ideia de todos os católicos, que estava errado!!! Não abriu mais a boca...

Ninguém gosta de ouvir dizer mal da nossa Mãe!

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 14:23

Concordo Ana. Por muitos defeitos que a mãe tenha, é sempre nossa mãe. Os bons filhos, não dizem mal da mãe. Antes exaltam as suas virtudes, mesmo sabendo que tem defeitos.
Ainda bem que compreendeste o que está em causa. Espero que outros entendam a dolorosa mas necessária decisão do Luis Gonzaga. Tem sido exemplar a sua participação, a sua moderação e a obra que tem feito neste site tal como no Forum.
Tenho recebido mails repletos de disparates de pessoas que deixaram de escrever no Fórum, mas que vêm cá ler o que se escreve. Com ideias erradas àcerca da Igreja, e até dos participantes. É necessário ter isso em conta antes de escrever aqui todo o chorrilho de disparates que nos vai na alma.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 20:36

Pe. João Luis

Você disse aí umas palavras, que todos os padres deviam usar no
Dia de Mãe. Saudar as Mães e dar recado a alguns filhos ou melhor educar filhos...faze-los lembrar...

Os bons filhos, não dizem mal da mãe. Antes exaltam as suas virtudes, mesmo sabendo que a mãe tem defeitos.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 20 de August de 2004 21:20

Escutar abrange mais o essencial da existência do que o dizer. Contudo um forum é um local priveligiado para troca de opiniões, mesmo que extremadas; daí retiramos o que for significativo e válido, o resto não faz história. Para assumirmos as imperfeições é necessário identificá-las e para isso o método interactivo pode ajudar. É preciso ter cuidado pois que só a vaidade não aceita críticas ou o reconhecimento dos erros cometidos.
Opiniões acaloradas não são nada ao lado da Caridade assumida.



*=?.0

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 23 de August de 2004 18:33


Concordo plenamente com a posição do Albino O M Soares e aguardo, com esperança, que os responsáveis do forum, reconsiderem a sua posição e suspensa a sua decisão de expulsar o Avlis do Forum.

Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 00:44

Pedro B,

Falar em "excomunhão" do Avlis deste fórum, mesmo com a palavra entre aspas é muito forte.

O Avlis passou das marcas por muitas vezes e é importante que seja dado um sinal claro que neste fórum não se pode reagir insultando os demais.

Foi esse o sinal dado. Sob pena de obrigar pessoas a deixar de participar porque estão fartas de ser insultadas.

A partilha das opiniões - por mais diversas que sejam - deve ser feita dentro do respeito. E das regras estabelecidas.

Se não, como diz o Pe JL, torna-se motivo de escândalo.

Moderar não é fácil: mas há alturas nas quais se torna necessário tomar uma decisão. Foi o que fez o Luís, e conta com o meu apoio.

Mesmo uma "excomunhão" é retirada quando a pessoa compreende que errou.

Daí que não percebo a questão que levantaste...



João (JMA)

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 10:04

Caro JMA

O bom de um forum é que as pessoas com posições diferentes possam exprimir as suas opiniões com liberdade.

Se o Avlis apelida certas pessoas de cismáticas, herege ou excomungado é porque entende que determinada pessoa ao defender determinada ideia comete uma heresia, ou está fora da Igreija.

Não dramatizemos.

Ou a liberdade conferida por este forum vai ao ponto de eu poder chamar de herege alguém que pelas suas opinições entendo que comete heresia ou não. Aqui não há palavras no index.

Claro que há exageros e insultos quase gratuitos mas nesse aspecto o Avlis não foi, não é, e nem será o uníco.

Querer ter um forum livre e plural sobre religião sem exageros e insultos é como querer um Benfica / Porto sem palavrões. Ou seja não há possível.

Das duas uma ou queremos um forum como espaço de debate livre franco e aberto, e nesse o Avlis tem lugar, ou queremos um forum de sacristia, do religiosamente correcto e então o Avlis não tem lugar.

Se o preço de um forum aberto livre e plural fôr ter que levar com alguns desvios e insultos, penso que é um preço que merece ser pago.

Se há pessoa que foi mais atacada neste forum pelo Avlis foi o Alef. Nunca o vi sugerir sequer a expulsão do Avlis. Antes, sempre respondeu com dignidade, enriquecendo o forum.

Como afirmou, e muito bem, o nosso Amigo Albino Soares, " Escutar abrange mais o essencial da existência do que o dizer".

Estou convencido de que o nosso moderador está a reflectir e que terá a melhor decisão, permitindo ao Avlis regressar a este forum.

A bem do forum

Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 11:30

Vou meter a minha colherada.
Este não é o único fórum em que participo.
Noutros fóruns, quem coloca mensagens reaccionárias, racistas, xenófobas, ou outras quaisquer que incitem à segregação de algum grupo social, étnico, racial ou religioso, é literalmente expulso do fórum e as suas mensagens apagadas. E isto é só um exemplo daquilo que pode constituir a expulsão de um forista.
Há liberdade e libertinagem. Tem de haver um limite que não seja somente o céu...

A liberdade de expressão não significa podermos dizer tudo o que nos vem à cabeça. É preciso recordar que a minha liberdade acaba quando começa a do outro e que é preciso haver respeito.
Ainda que se exaltem os ânimos, o que é natural em todas as discussões polémicas, nada justifica os insultos e a baixezas.
E a coisa torna-se mais grave, pois, quando escrevemos, pensamos primeiro...ou deveríamos pensar, em primeiro lugar...



Anna e Sara

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 13:26

Compreendo as posições que aqui tem sido expostas. Compreendo a forma humana com que o Pedro B tem procurado resolver o assunto. Compreendo e subscrevo o que diz o JMA e a Anita, não podemos em nome da dita "liberdade" sacrificar os outros. Uma coisa esquecida neste país, é que a cada direito, corresponde um dever. E há deveres cumprir, não de sacristia - que sempre condenei - mas básicos e elementares - que é o respeito pelo outro e pelas suas ideias.
A Igreja Católica não é um caldeirão de ideias e sensiblidades a la carte, em que cada um escolhe o que mais lhe agrada. É um só Senhor, uma só fé, e um só Baptismo como nos ensina São Paulo. Sob a capa de uma liberdade libertina, pode-se destruir um Forum, na medida em que todas as barbaridades podem ser ditas, que nunca acontecerá nada.
Cristo mandou-nos ser bons, não nos mandou ser parvos. A caridade, obriga a que sejamos firmes e não uns bananas.
Não há nada que me custe mais do que a expulsão de alguém, mas é preciso convir que o causador dela foi o exupulso, o próprio Avlis. Não queiramos agora sacrificar o Luis que fez a unica coisa que podia ser feita. Isto é, pôr ordem na casa.

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 13:44

Cara Anita

Eu também concordo com a Anita uma coisa é a liberdade outra a libertinagem. Concordo que os exemplos que a Anita deu podem, devem dar azo a expulsões. Mas Anita terá de convir que não é o que o que está em causa nas mensagens do Avlis.

Aliás uma simples apreciação do quadro dos ultimos tópicos concluirá que no top dos participantes a nível de abertura de tópicos está o Avlis. Mas mais importante a verdade é se se analizar o tópicos com mais intervenções constata-se que a maior deles foi aberta e desencadeada pelo Avlis.

Diga-me sinceramente Anite acha que as intervenções do Avlis justificam, atendendo a todos os prós e contras, que o Avlis seja expulso.

Caro Padre João

Devemos ser firmes e não parvos. Concordo. Mas eu acrescentaria devemos ser firmes e não fechados. Ainda para mais num forum.

Pedro B

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 26 de August de 2004 09:53

Pedro:


Acredito que esteja a ter compaixão do Avlis.
Mas, por muito que tenhamos pena, também temos de ser objectivos e ver o que realmente as suas mensagens têm trazido de "algo mais" ao fórum.
Peço desculpa pela minha honestidade, mas penso que não trouxeram grande coisa: uma tónica no seu discurso, parece-me, é quase levar a crer que a mulher é a encarnação do diabo!!! Sobretudo se a mulher não se verga à vontade do homem!!!! O seu tópico sobre o feminismo é qualquer coisa de...bom, nem tenho palavras para tal...Resumindo: o Avlis cai em exageros e parece-me ser alguém bastante inflexível e com tendência para a tirania.

Ele chegou a referir-se também à minha pessoa, como alguém que, juntamente com o Alef, andava a perseguir outra forista - a Andréia.
Acontece que a Andréia era outra que vinha para aqui ofender tudo e todos, arremessando palavras da Bíblia e vociferando contra as manifestações de fé por parte dos católicos, sobretudo no que tocava à nossa veneração em relação à Virgem Maria.
Posso tolerar muita coisa, mas insultos à minha fé, são insultos contra mim própria. E quem cala, consente.



Anna e Sara

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 27 de August de 2004 02:44

a Andréia não ofendia ninguem , apenas dizia a verdade , mas infelizmente vocês estão cegos, somente o espirito santo para convencer vocês do engano, mas infelizmente vocês acreditam mais no que diz o homem e se esquecem da palavra de Deus , Anita vou orar por você para que caia as escamas dos seus olhos e você verá que somente chegamos ao pai através do nosso senhor Jesus Cristo não há outro caminho.

Fique na paz de nosso senhor e salvador Jesus Cristo você e sua familia

Re: A expulsão do Avlis do Forum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 27 de August de 2004 09:43

Que grande descoberta Carlos, que sómente chegamos ao Pai através do Seu unico Filho Nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é a plenitude da revelação e o eixo fundamental da fé Católica. Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aqueles a quem este o quiser revelar diz Jesus através do Evangelho de São João. No entanto, a Andreia cega pelas suas falsas certezas aqui veio destilar o seu ódio contra a Igreja Católica, depositária da Fé.
Aconselho o Carlos a ler um Livro chamado "Todos os caminhos vão dar a Roma" escrito por Scott Khan, um norte americano protestante que depois de muito estudar descobriu na Igreja Católica o local onde o Deus da Aliança hoje vive. É a história do percurso de um homem em busca da verdade e da verdadeira Igreja de Cristo e a sua descoberta desta na Igreja Católica.
Oro para que o Carlos e a Andreia, tenham um coração humilde e não se deixem levar pela cegueira de quem pensa estar cheio de certezas, porque o Senhor confunde os fortes e a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.