Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Grupo Vicentino
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de August de 2004 15:34

Em Portugal ha algum grupo Vicentino?

Um amigo do Brasil, me perguntou se aqui temos algum grupo Vicentino...!!!
Padre J. Luis, sabe o que faz um grupo Vicentino?

Re: Grupo Vicentino
Escrito por: Carla (IP registado)
Data: 05 de August de 2004 20:17

Um grupo Vicentino é um conjunto de elementos que vive a espiritualidade de S. Vicente de Paulo. Vou tentar buscar na Net para veres melhor Ana, e,
vou colocar aqui...
"Grupo de pessoas, ligadas à Sociedade São Vicente de Paulo, que se incumbem de prestar assistência Espiritual e material aos mais carentes, sem considerar raça, cor ou religião"

O que é?

Os "VICENTINOS" são grupos de pessoas católicas leigas, de ambos os sexos (12 pessoas em média), que se reúnem semanalmente nas Igrejas ou Capelas, e uma vez por mês na casa de uma das pessoas que compõem o grupo, esta última com a oração do terço dentro da reunião. Objetivo: Atendimento às famílias carentes. Finalidade: Organizar a ordem das visitas, programar sindicância etc.

Os principais objetivos dentro de cada família é o acolhimento destas através de suas necessidades de primeiro grau como; alimentos, remédios, etc., encaminhar para a Paróquia e Catequistas, pais com casamentos irregulares e ainda não foram casados na Igreja, filhos que ainda não foram batizados, filhos que ainda não tiveram catequeses e ainda não fizeram a primeira comunhão e sobre tudo, um encaminhamento aos Padres para uma orientação espiritual mais aprofundada. Estes grupos são denominados "Conferências-Vicentinas" e seus membros podem e devem participar da Comunidade e Paróquia que pertencem, colaborando na participação das Equipes de liturgia, catequese, dízimo e outras Pastorais, a fim de aprofundar na fé, visando a santificação de seus membros através da colaboração mútua e integração na comunidade.

A sociedade de São Vicente de Paulo surgiu no ano de 1833 em París na França. No dia 23 de abril de 1833, após invocação do Espírito Santo, Antônio Frederico Ozanam, estudante de Direito na Sourbone, fundou a primeira Conferência. Com o aumento do número de conferências, houve a necessidade de constituir um regulamento, ou seja, uma regra para todas as unidades e que prevalece até os dias de hoje. Desde então, passou a chamar "SOCIEDAE DE SÃO VICENTE DE PAULO (SSVP)", em homenagem à São Vicente de Paulo (1581-1660), sacerdote francês ordenado no ano de 1600, e que em épocas de guerra colaborou com a Igreja na organização de suprimentos, remédios, roupas, direção espiritual aos flagelados, presos e condenados, onde muitos receberam a primeira iniciação cristã. Interventor junto às autoridades e classe alta em favor dos pobres e na restruturação do clero, devido a decadência moral e religiosa pós-guerra da população. Fundou várias congregações, entre elas: Associação Internacional de Caridade - AIC - 1617, Congregação da Missão (Padres Lazaristas) - 1625 para homens e Filhas da Caridade - 1633 para mulheres, sendo ao todo, incluindo a SSVP, 11 ramos que formam a Família Vicentina. Estes ramos foram inspirados pelas pregações e da vida dedicada aos pobres do Grande Santo. Por isso São Vicente de Paulo beatificado em 1724 e canonizado em 1737 pelo Papa Bento XIII, passou a ser Padroeiro das Conferências fundadas por Ozanam beatificado recentemente em 1997 pelo Papa João Paulo II.


Há Grupos Vicentinos espalhados por todo o mundo!
É só fazeres a busca no google - "vicentinos"... jovens, velhos, crianças, muitos são os seus seguidores, em Cristo!

Re: Grupo Vicentino
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de August de 2004 15:24

Carla

Obrigada...de onde escreves, Portugal ou Brasil?



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.