Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Mudança de Padres
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de July de 2004 03:22

Ao fim de alguns anos na minha paróquia, vou a pedido do meu Bispo mudar de paróquia.
Os meus paroquianos ficaram devastados, apesar de saberem que um padre hoje está aqui amanhã ali.
Como é obvio que vou com o coração dividido, amo muito aquela gente e sei do carinho que tem por mim.
Que pensam deste tema?

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de July de 2004 04:27

Pe. J. Luis

Eu penso muito bem do tema e da mudanca!...E muito bom o padre sair com o coracao dividido e os paroquianos ficarem devastados...

Todos os padres deviam mudar de paroquia de 2 em 2 anos...apesar de quando se gosta de um padre, deixa dor...
Um dia esteve aqui um padre de quem eu gostava imenso...fui de ferias, quando regressei, alguem me disse, o padre Antonio vai nos deixar...recebi uma dor tao grande no meu coracao! Nao so eu, como 98% dos paroquianos.
Nao fui a ultima missa dele, nem a festa de despedida...!!! Sentia vergonha ir chorar por um padre.
Pelo telefone despedi-me dele. E disse-lhe, padre Antonio, desculpe, nao fui capaz de ir a missa para me despedir de si. Ficamos os dois sem saber o que dizer...Emocionados...Ele saiu foi para longe, ao fim de 2 semanas recebi uma carta dele...quando eu pensava, que ele nunca mais me ia ligar...
Hoje somos mais amigos, que eramos antes quando estava aqui!!!
Recebo correio electronico do Bom Padre Antonio, 4 a 5 vezes por semana...

E para escrever isto, as lagrimas correram...

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de July de 2004 08:54

«Há um provérbio que diz:
"A quem muda Deus ajuda". Quando partimos levamos connosco um pouco da eternidade.
Seja bem sucedido P. João Luís.



*=?.0

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de July de 2004 15:46

Mas eu concordo com as mudanças. Penso ser muito salutar e estou sempre disponivel para partir em missão para onde o meu Bispo necessitar. A minha questão prende-se mais em como podemos ajudar o povo a aceitá-la, o povo afeiçoa-se, e tem dificuldade em aceitar as mudanças.
É preciso educar na fé.

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de July de 2004 18:23

Pe. J. Luis

Aceitar?
Aceitamos outro padre, mas daquele que gostavamos de ter, temos saudade!...E as saudades, a lembranca, nunca esquecemos...!!!

O que pode dizer ao povo e: que aceitem o novo padre como o aceitaram a si e que o recebam com carinho.

Se ele merecer, tera tudo o que merece! O povo diz: Cada um, tem o que merece, sera?

Estamos com 30 graus de calor, por ai em Portugal, ardem as florestas:(

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de July de 2004 01:31

Um bom tema, sem dúvida. Acho que a regra deveria ser a mudança regular e não a estabilidade por dezenas de anos, como acontecia há algum tempo e ainda vai acontecendo em muitos sítios. Mas dois anos parece-me pouco. As paróquias precisam de mais estabilidade.

Creio que em algumas dioceses se fala em seis anos como tempo médio e parece-me razoável. Não me prendo ao número (tomemo-lo como tempo "psicológico" ou de referência), mas parece-me um bom indicador. Em seis anos há tempo para se completar ciclos próprios de algumas paróquias (que inclui obras em igrejas e restruturações várias). É o tempo suficiente para um pároco inovador colocar a paróquia a andar por si.

Creio que todos lucram com as mudanças. As mudanças podem ser um estímulo à renovação das paróquias e dos párocos.

Quando se fala de gostarmos muito de um determinado padre e/ou pároco, a ponto de muitas pessoas só irem às suas missas, parece-me importante colocar um outro problema: a facilidade com que muita gente se fixa nas mediações e esquece o mediado. Há pessoas que não vão à missa dominical se não estiverem junta da igreja X ou se o padre Y não estiver presente. Às vezes tenho a impressão que alguns dos "padres-estrela" deixam alimentar este tipo de coisas, que muitas vezes caem numa espécie de egolatria, sob a aparência de tudo ser por amor do reino dos Céus... Alimentam-se muitas dependências afectivas no campo espiritual! Os auto-enganos em matéria de religião são mais que muitos. E nada disto tem que ver com uma fé adulta.

É claro que nada me obriga a ir à missa presidida por um padre de quem não gosto nada ou que me causa sérios problemas de consciência por incompatibilidades pessoais ou até teológicas. Mas não posso confundir a minha fé com o maior ou menor gosto que me causam certos pastores.

Também por isto é bom que os párocos mudem. Até para que os melhores cheguem a todos e os menos bons não sejam um peso demasiado forte sempre para os mesmos "infelizes contemplados".

Quanto às reacções dos paroquianos, este é um tema complicado, pelo menos a avaliar pelas frequentes "guerras" que se dão nas paróquias rurais aquando de algumas mudanças de párocos. Mas se os párocos fossem cuidadosos em explicar às pessoas que não têm voto de estabilidade e que estão ali temporariamente, essas "guerras" seriam evitadas...

Afinal, não são só as plantas que têm raízes...

Alef

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 31 de July de 2004 14:03

Alef

Seja bem vindo:)

Claro, que os padres criam raizes...O Bom Padre de quem vos costumo falar, ja saiu daqui ha 11 anos e ainda esta em contacto connosco. Faleceu aqui ontem um ex. paroquiano, ele ja telefonou a viuva a dar-lhe as condolencias. A Senhora era leitora no tempo dele.
Nao foi uma accao bonita? No entanto, ele vive noutro Pais.

Alef, ai as obras demoram muito tempo. Aqui, em 1 ano fazem muita coisa.

No inicio do ano o conselho paroquial reuniu-se, falou com a diocese, tinha de ser aprovado por ela, trataram da licenca e estao a fazer a jardinagem a volta da igreja, a igreja vai ter um elevador e no final do ano tudo se cre, que esteja pronto.

Eu disse 2 anos, para aqueles que menos se gosta:) para aqueles que enchem igrejas podem ate estar 10 ou 20 anos...

Alef, nunca ficaste com pena quando um padre saie da tua igreja?

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 02 de August de 2004 10:10

Todos nós conhecemos casos de mudanças de Padres que causaram pertubações entre os paroquianos (às vezes inclusive com a conivencia dos próprios Padres). Por vezes as simples pertubações tornaram-se problemas graves que os Bispos tiveram de resolver.

Não concordo que os Padres estejam sempre a mudar de Paróquia.

A Ana fala em dois anos, sinceramente dois anos parece-me muito pouco.

Por regra penso que períodos de 5 ou 6 anos será o ideal. Naturalmente que este prazo deverá ser média e em certos casos deverá ser reduzido ou alargado.

A este respeito penso que os Padres mais novos deverão ter períodos mais curtos (3 ou 4 anos) e os Padres com mais idade períodos mais longos (7 ou 8 anos)

Pedro B

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de August de 2004 16:09

Pedro B

Ate talvez tenhas razao:
Aqui no Canada os padres vem com contrato de 3 anos. Se o povo gostar dele, pede a diocese para ficar e se ele quiser ficar, fica mais tempo.
Um padre esteve aqui 9 anos, nesse tempo construiu uma igreja linda, fez grandes amizades. O Superior disse-lhe, que o iria mudar. Ele comunicou ao povo. O povo ficou devastado como diz, o padre J. Luis. O povo queria ir pedir a diocese para ele continuar connosco. Ele disse, nao. Vou para onde o meu Superior me mandar, ele sabe qual o melhor lugar para mim. Foi entao, ser professor num seminario no Mexico. Ai construiu mais um seminario. Hoje e Superior da Congregacao CS em Chicago, EUA.

Grandes homens que o Mundo tem...Portanto, cada padre deve ir para onde os mandem. So Deus sabe, o que tem a oferecer a cada um deles!!!

Rezamos por eles...por mais vocacoes, mas competentes sacerdotes como pediu na vinda aqui ao Canada em Maio o padre Joaquim do Seminario do Tortozendo, Covilha.

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de August de 2004 20:50

Acho muito triste, mas não devemos parar na pessoa ( padre, catequista, etc)
devemos nos direcionar para o Cristo.
É a virtude necessária do desapego, até mesmo de pessoas...
Padre João, que Deus lhe pague por todos os sacrifícios que você e todos sacerdotes fazem para continuar a obra de salvação no mundo.
Sempre me curvo e reverêncio os sacerdotes, e estou agora fazendo isso
para você!
Obrigado por ser Padre!



Cris

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de August de 2004 03:47

Pe. J. Luis

Se todos fossem como a Christina era mais facil ser padre :)

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de August de 2004 14:43

Hugo


Nunca foste mudado de paroquia? Conta-nos, coisas passadas...!!!

Alguns padres, em vez de juntar o povo, afasta-o. Porque?

Adoro um padre, quando sabe cativar o povo e o junta na igreja!!! Gosto de ver uma igreja cheia...e ler a palavra de Deus, para tanta gente!!!

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Carla (IP registado)
Data: 05 de August de 2004 20:06

Padre João Luis:
Não sei se o senhor padre é novo ou de mais idade...
Já vivi situações de mudança de Padres algumas bem dolorosas.
Não adianta não dizer que também é muito custoso para os sacerdotes.
Contudo creio que para os paroquianos o é mais.
Vou tentar dar algumas dicas, oxalá o ajudem...
Com os paroquianos:
- assuma o custoso que é para si, mas ao mesmo tempo seja firme!Lembre-lhes que a Igreja não tem fronteiras (...), e, tal c/ um dia veio para servir esse pedaço de Povo, agora chegou a hora de outros puderem beneficiar dos seus dons... Ao mesmo tempo peça-lhes ajuda para que como sacerdote possa cumprir o seu dever de obediência que na verdade terá outro iniciar e continuidade se todos ficarem bem, e, acreditarem que essa é na verdade a vontade de Deus a seu respeito. Isto porque, mesmo para um Bispo é dificíl mudar alguém de lugar. Quando o faz (...) tbém sofre. Depois, fica na mesma Diocese. Com o tempo, diga-lhes que correndo tudo bem, havendo boa aceitação do novo Pároco, boa prossecação dos projectos paroquiais em continuidade, poderão estabelecer pontes de entre-ajuda, e, quem sabe enriquecerem-se as Paróquias mutuamente. A dor faz crescer, e, o que parece por vezes dificílimo de ultrapassar não raras vezes tem o seu aspecto positivo... mesmo doendo muito! Talvez seja bom partilhar o que sentiu quando chegou à comunidade, os receios que teve, como foi bom partilhar e viver a Fé com essa gente (...), mas, lembrando que o seu coração está aberto à imensidão do mundo, onde todos têm na verdade lugar! E, quem melhor que o Bispo para avaliar das necessidades dos lugares ? Faça-os perceber também que Deus ainda espera muito de todos vós, e, mais do que agarrarmo-nos ao nosso quinhão de Igreja devemos sim abrirmo-nos às
necessidades de todos, e, à Universalidade do Amor de Deus.
Com o novo Padre, talvez lhe pudesse pedir que fosse tolerante se algo encontrasse que não fosse tanto do seu agrado (...), quem sabe promovendo até uma pequena reunião com o Conselho Paroquial apresentando os motores da comunidade, fazendo um historial breve do que se fez, e, de algum projecto em curso ou sonho... Isto para que humanamente percebessem que um e outros sois pessoas, com sentires, sensibilidades diferentes mas apostadas em Servir! No seu lugar teria a humildade de lhe pedir que o contactasse se de algum esclarecimento precisasse, se algo não entendesse, mas seria francamente uma pessoa,
sofrida é certo mas apostada em não criar dificíl clima, ou reserva. Talvez
pedisse a um ou outro elemento com maior vivência de fé para ser um verdadeiro pilar de comunidade, amparando e fazendo continuar algum mais fraco ou sensível que se sinta muito na mudança... Um herói suficientemente forte para amparar, e, ao mesmo tempo... respeitar e ser capaz de ser respeitado pelo novo Pároco, e, pelos outros...! (por via das dúvidas!).
E depois, amigo Padre João Luis, chorar faz bem à alma, mas também a lava. Para o pensamento e os amigos não há longe nem distância! Quem sabe as voltas que a vida dá? Vamos pôr tudo isto nas mãos de Nosso Senhor. Eu acredite, vou rezar por si, pela sua gente. E vou pedir ao nosso Deus que lhê dê a força, a serenidade e a Fé inabalável daqueles que acreditam que Deus é Pai, e, tudo pode naqueles que a Ele se entregam, e, só n' Ele confiam!

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de August de 2004 21:22

Em Outubro, vamos ter um novo padre.

Aquí, também vai haver mudança!...

Queria que todos rezassem por esta mudança, que ela dê muitos frutos...

Re: Mudança de Padres
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 03:17

tem que orar é para que os padres falem a verdade que está na biblia o que infelizmente está sendo dificil.

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Carla (IP registado)
Data: 25 de August de 2004 19:57

Carlos, orar para que os padres, e, todos nós, falemos a verdade que está na Bíblia isso já todos nós penso fazemos... Mas, como somos pessoas de carne e osso, as mudanças mesmo quando desejadas mexem connosco, e, são parte da nossa vida... Sabe embora não conheça tenho rezado pelo Padre João Luis, pelas pessoas que sentem mudança, e, acredito que Deus - que tem o coração do tamanho do mundo,- me escuta a mim, aos outros, e, a si...se quiser juntar-se a nós!
Ao Padre João Luis que nos questiona sobre os escuteiros vou responder sugerindo um site espectacular, que o convido a si a visitar...
Chama-se a «A Terra vista do céu»... de Yann Arthus-Bertrand.
Este fotografo mais a sua equipa reune uma bela colecção de fotografias, e, nalgumas pode ser vista a acção nefasta da actividade humana sobre a Natureza. Um assunto que aos escuteiros diz muito, e, nos deveria dizer a todos nós cristãos.
[www.earthfromtheair.co.uk]

Esta exposição, visualizada em tamanho midi na Net está patente no Terreiro do Paço em Lisboa, com 120 fotografias, até 30 de Setembro.
Aberta 24 horas por dia. Já veio de outros países, e, vai continuar...

Uma boa pista para quem ama a Natureza, e, não tem programa para este Agosto meio-ventoso!

Re: Mudança de Padres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de August de 2004 18:14

Carla!!!


Não sei se será mais difícil para um padre sair de uma paróquia, se será integrar-se noutra, conhecer novas pessoas...
Temos um senhor na nossa igreja, que se faz amigo de todos os padres, nas costas deles, fala mal deles. Toma conta da liturgia, telefona às pessoas para irem ler no próximo fim de semana e aí dá à lingua nos padres e nos paroquianos. Já o fez para mim própria, nunca fui capaz de o dizer aos padres. Que fazer a este hipócrita? Tenta diminuir os outros para ele se elevar!...Muita gente saíu da igreja por causa da atitude dele e não por causa da atitude dos padres. Este não dá dinheiro, aquele dá muito para a igreja. Os Açorianos é que compraram e pagaram a igreja, os continentais, são quem estão à frente...apenas miséria que sai daquela boca, coisas que não são verdade! O povo, só o chama o homem de 2 caras.
Padre João Luis, Hugo, Carla, Luis, Alex e restantes, será fácil a mudança de um padre?



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.