Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 08 de March de 2002 21:20

Todas as religiões do mundo, para além da doutrina, têm os símbolos. O cristianismo não foge a regra. A Sagrada Eucaristia, é um dos símbolos do cristianismo (pão e vinho) + imposição de maos+fé+oração = Cristo Vivo.
O poderoso nome Yaohushua, também é um símbolo do Cristianismo. Um símbolo, que ainda não foi convenientemente explorado e interpretado. Saber organizar o culto ao redor da sagrada eucaristia é muito fácil, porque está tudo escrito no manual dos cristãos NT e foi praticado, pelos apóstolos e chegou até aos nossos dias. O grande problema dos cristãos, é conseguir, organizar o culto ao redor deste poderoso símbolo cristão, o nome Yaohushua e saber tirar o proveito dele, para a igreja, para a sociedade, nos dias de hoje.

Paz para ti João!

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 09 de March de 2002 00:13

«O grande problema dos cristãos, é conseguir, organizar o culto ao redor deste poderoso símbolo cristão...» - Não concordo.

Acho que o grande problema dos cristão é não estarem unidos na Fé, e continuarem com a sua teimosia em permanecerem separados e de costas voltadas, debatendo e preocupando-se com "trocos" quando todos acreditamos essencialmente no mesmo, e prova disso é termos o mesmo Credo.

Já o disse e repito-o: O nome de Deus é um pormenor! Mal estaria o Cristianismo se o seu culto se organizasse em redor de um símbolo. O Cristianismo baseia-se numa mensagem de salvação.

O cristianismo não é um culto pagão que adora um qualquer suposto nome de Deus. A Palavra de Deus e a mensagem transmitida é que é o importante... mas isto, eu penso que não traz qualquer dúvida a qualquer cristão.

Lugo

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 09 de March de 2002 13:15

Os cristãos, tem imensos problemas a ultrapassar. O problema da unidade só se resolverá, quando todas as igrejas que estão alicercadas no Cristianismo, conseguirem explicar a sagrada escritura aos crentes, com justiça e com verdade. Deixarem de interpretar as escrituras de acordo com o que lhes interessa e de acordo, com aquilo que vai ao encontro dos seus interesses.

O nome de Deus, nao é um promenor, o teu sim, é um promoner sem valor nenhum.

Concordo contigo, quando dizes, que o Cristianismo baseia-se numa mensagem de salvação. Essa mensagem foi-nos trazida por alguém e esse alguém tem um nome. Valorizas a mensagem e espezinhas o nome e a pessoa.

Eu nao estou a querer centrar o cristianismo, num culto ao redor de simbolos. Apenas, estou a chamar a atençao dos cristaos, no sentido de valorizarem o nome divino Yaohushua, o verdadeiro nome de Jesus. Jesus é um nome pagão. Associar a mensagem da salvaçao a um nome pagão, não é correcto nem cristão é burlar a salvação.

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 11 de March de 2002 22:14

Olá amigos, aqui estou de novo para convida-los, para connosco, participarem do debate sobre a grande polémica dos cristãos, sobre o nome de Jesus Cristo. Os que quiserem participar, sejam de que credo for, serão muito benvindos. Envie o seu nome, o mail para yaohushuaul@sapo.pt , para lhe enviarmos um convite para participar do tema:

A VERDADEIRA ORIGEM DO NOME JESUS


NOTA: Chegou-se ao nome Jesus, através da transliteração do nome Yeshua, que em hebraico, significa "Salvação do Bode" e uma posterior tradução de grego, para as outras línguas.
O nome verdadeiro do Messias, é Yaohushua(Deus salva). Corresponde dizer, que o nome Yaohushua nunca foi traduzido para a língua nenhuma.

Jesus, era o nome do filho de zeus. Zeus, é um deus grego, que no fundo era um deus pagão. Os gregos, associaram o nome do filho do deus zeus a mensagem da salvação, trazida por Yaohushua. Como Yaohushua(Jesus, o Cristo), nunca foi pagão, não é correto, que seja chamado por um nome pagão.

Se alguém, por exemplo, pegar num livro de Saramago ou outro escritor, manda-lo imprimir com outra assinatura, que não seja a do verdadeiro autor, terá de enfrentar um processo de crime em tribunal e cumprir uma pena. Foi exactamente assim, que os gregos fizeram, pegaram na mensagem da salvaçao e atibuiram-na a Jesus, o filho de zeus, deus pagão.

Está na hora de acabar com esta farsa. Você como cristão, tem o dever e o compromisso, de repor a verdade.

Saudações e muita serenidade, para o que vem pela frente!

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 11 de March de 2002 22:31

Desculpem, a minha falta de caridade. Mas vocês não percebem nada do assunto.

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 02:22

Achas que é o caso?
João, admiro a tua vontade, mas creio que estamos em presença de alguém que não está minimamente disponível para ouvir, pelo contrário.

Mas força, continua a tentar!

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 11:46

E tu que percebes de tudo, que argumentos tens para contradizer as minhas posições e de milhões de pessoas?

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 15:49

Milhões de pessoas?
Também existem milhares, senão milhões de Mórmons (Santos dos Últimos Dias) e nem por isso justificas as suas opiniões acerca do Livro de Mórmon. Logo, a quantidade não justifica nada.

Ninguém percebe de tudo. E alertamos-te que isso também se aplica a ti.

Nem sei se me apetece informar-me acerca desse assunto, acho-o apenas algo de curioso, muito menos do que essencial. Tenho muitas outras coisas a aprender, por exemplo, intensificar o papel de Deus na minha vida através da oração, com a qual cada vez me aproxime de Deus. Seja lá o nome que tu lhe pretendes dar.

Outra coisa que considero absurda é a globalização do hebraico...
O que é que esperam? Que a língua seja agora aprendida pelos cristãos de todo o mundo? Tenho de aprender uma língua para poder conhecer Deus? Isso é o que nós já abolimos retirando o latim das Eucaristias, e isso levou algum tempo a ser compreendido. Vamos agora ter Missas em hebraico?

Por enquanto, considero que vocês pretendem igualmente conservar uma identidade cultural que está circuncrita ao Oriente, a Israel. Certamente que não fazia parte do plano de salvação de Jesus globalizar a cultura do seu povo. Podes ter todas as tradições judaicas, que pessoalmente admiro honestamente, mas isso não implica nem que se volte a celebrá-las pela perspectiva cristã, que aboliu a LEI, ou seja, a prática ritual que era intensa e que fazia parte da cultura judaica, tendo a pessoa fé ou não. De facto, todos nem se lembrariam de duvidar de ter fé ou não, por ser uma prática tão costumeira entre o povo, tal como faziam os gregos e os seus deuses, cuja existência consideravam eles evidente por estar tão indelevelmente presente na cultura da sua civilização.

Jesus veio introduzir a liberdade religiosa. Disse a certa altura para que, depois de termos insistido a par com um irmão com um pagão acerca da fé e ainda assim ele se recusasse a tê-la, que o deixasse ficar. Ele introduziu a diferença entre a prática religiosa enquanto vivência da fé e não algo de meramente cultural, que é apenas conquistado através da perseverança.

Get wise,
João

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 16:35

Deixa de ser incompreensível. O que andas a fazer na faculdade?

O teu nome é Joao Oliveira, daqui a 100 anos ou mais, os teus descendentes, precisarem de extrair uma certidão tua e no lugar de vir o nome João Oliveira, estiver John Oliveira, a certidão serve para alguma coisa? é um documento que te identifica ou que vá ajudar para os propósitos pelo qual foi solicitado? necessita ser rectificado ou não?

Tudo o que saiu da santa boca de Yaohushua é muito importante. Como cristão que és, deverias valorizar Cristo, o seu nome, a sua pátria, a sua mãe, a sua doutrina completa e tudo o que Ele falou.

Estás a sentir o tapete a fugir-te dos pés? muitos outros vão reagir assim como tu, quando esta verdade sobre a burla que o nome de Yaohushua, sofreu, for revelada ao mundo publicamente. Aguarda e segura-te. Quem tiver fé vai continuar de pé os que só andam nas igrejas e a defender os interesses das igrejas, esses estão perdidos e um deles és tu. Hão-de se perder eles próprios.

Se não te interessa este assunto, porque respondes? eu so responde aquilo que me interessa.

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 17:13

A mim interessa-me não só a fé, mas o amor. E andarem vocês entretidos em manifestar a vossa crença dessa forma, estão apenas a ser mais uma seita...

Considero uma posição legítima, a recuperação da essência judaica do Cristianismo, mas sem com isso considerar que tem de ser assim para todos, de forma alguma. De facto, esquecem-se sempre da história e da evolução da Igreja, que, apesar de tudo, tem hoje tudo o que é essencial à fé cristã.

Você está a defender realmente o SEUS INTERESSES! Já se apercebeu disso? Usam um monte de argumentos cegos e falsos para criticarem dizendo que nós somos uma Igreja perversa, quando vocês têm mais é que perdoar os erros passados como cristãos, e mais nada. Para além disso, ninguém aqui tem interesses...
Eu tenho é a vocação de querer um mundo livre de grupos de pessoas que usam o nome de Deus para se sentirem bem consigo próprias academicamente, pensando que fazem algo de absolutamente verdadeiro e batendo-se por meias-verdades. Só mentiras...

No entanto, é um ponto histórico o do nome Jesus, que deve ser explicado na sua totalidade e não usado como isco para atrair as pessoas à seita dos judeus messiânicos, ainda fanáticos...

"Venham todos, venham todos! Nós temos a verdade!" - dizem vocês.
Todas as seitas vendem isso. Só resulta com pessoas que não são desenvolvidas na fé e na oração... Os outros, não sentirão necessidade de mudar nem sequer colocar em causa toda a sua tradição. Para além disso, considero de mau gosto e uma blasfémia a acusação de querer abolir a tradição cristã católica chamando-a de burla.

Quero mais é que vocês cresçam na fé e no aprofundamento do conhecimento histórico e da eclesiologia.

Eu não estou "perdido", a misericórdia de Deus é infinita e permite a nossa purificação depois da morte, pois ninguém morre santo ou pronto a entrar no Céu. Há é alguns, os santos reconhecidos canónicamente, que precisaram de menos purificação que os outros...
A vossa teologia é um absurdo. Pelo menos, estou tão "perdido" quanto a senhora.
Não lhe reconheço autoridade nenhuma para me fazer acusações dessas! Que Deus a perdoe, eu já o fiz...

Veja lá se ganha juízo sobre aquilo que anda a fazer com o nome de Deus... Respeite-O acima de tudo e não o use para querelas e entretenimento pessoal, como ousa fazer constantemente.

Que Deus a ilumine, mais tarde ou mais cedo, acerca da catolicidade da fé!
João

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 19:34

Quanto é te pagam, para defenderes as asneiras da tua amada igreja, sao tao apaixonadamente.

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 20:14

adelaideM, depois da consulta é necessário eu passar-te o recibo verde?

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 21:33

Caros amigos,

queria só relembrar que isto é forum para troca de experiências e de partilhas.
Parem por favor de se ofenderem uns aos outros. Não leva a nada e inibe quem gostava de partilhar a sua experiência de fé.

Vamos tentar ser mais construtivos, bora lá!!!!!!!! :)

Susete

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de March de 2002 12:39

Quanto me pagam??!!??

Adelaide, não se esqueça que a Igreja não é nenhuma seita. Nós não pretendemos inculcar dogmas intolerantes e quantas vezes absurdos e erróneos para mantermos os fiéis. Aliás, MUITO pelo contrário, somos uma grande família de amor e fraternidade cristã que promove entre tantas outras coisas, a educação, o esclarecimento e o desenvolvimento pessoal, psicológico e social.

A sua má-educação já ultrapassou os limites da tolerância civil e cristã. É incompreensível como as suas acusações raivosas, intolerantes e cheias de cegueira e fanatismo, provocadas pelo constante reavivar de argumentos falsos e absurdos já tão esclarecidos nos seus meios próprios, os do estudo literário e teológico.

Por vezes, as meias-verdades são piores que as mentiras e acreditar nelas, ainda pior...

Eu só sou católico porque o quero e considero, sinceramente, que é a mais legítima e coerente das igrejas onde posso desenvolver a minha fé da forma mais libertadora, amorosa, intelectual e desenvolvida possível... Sem com isso considerar directamente "inferiores" todas as outras, mas acho que existem pontos que as descredibilizam, como os constantes ataques falsos e enganadores, que são antes de mais incongruentes com a fé em Cristo que essas outras igrejas professam. E as seitas mais que ninguém.

Vivemos num tempo em que a informação é acessível a quem a procura. Não é o mesmo tempo em que viviam os primeiros cristãos, que fugiam das perseguições sendo encarados como uma "seita". Mas é que por essa altura não havia uma teologia elaborada, uma instituição que corroborasse essa "novidade", sendo que o padrão era o próprio judaísmo que negava o Messianismo de Jesus. Em todo esse meio que desconhecia realmente a Jesus, era natural que fossem reprimidos esses cristãos. Mas, nestes tempos hodiernos em que tudo pode ser dialogado e esclarecido, só se mantém enquanto seita quem quer, quem insiste em não olhar para o essencial da fé, que NÃO É A SALVAÇÃO OUTRA COISA QUE AMAR! E amar até o nosso inimigo, por isso o querendo bem.

Descubra o Cristo que está presente em si, liberte-o do aprisionamento controlador do ódio em que você se encerra, um ódio que esconde o amor que não deixa arder.

Adelaide, deixe-se de fanatismos, por seu bem. A si, alguém lhe paga?
Não tem nada a dizer sobre a vocação, o amor? Sabe o que é entregar a vida voluntariamente por aquilo em que se acredita em verdade, por amor ao próximo, baseando-se no maior amor a Deus?

Cuide-se,
João

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de March de 2002 17:05

E caso não tenha compreendido o tom irónico mas verdadeiro com que escrevi, digo-lho claramente:
NÃO, NINGUÉM ME PAGA!

Aliás, o que recebo vem de Deus e da experiência que Dele têm todos os cristãos católicos com quem me encontro, testemunhando em comunidade a verdadeira comunhão dos santos. E é algo que acolho sem pressas e com toda a compreensão e esclarecimento.

Apesar de anelar a santidade, não passo de alguém que ainda está habituado aos pecados de sempre, mas isso não é motivo para Deus me recusar, de forma alguma e pelo contrário, Deus procura "os pecadores, não os justos". É apenas coerente que na comunidade eclesial eu seja acolhido enquanto um "doente espiritual" à procura do "médico" divino e não abominado por não me considerarem um eleito, mas um demónio, um servo do mal, como fazem nas seitas.

Porque é que as pessoas se admiram de ver pecadores na Igreja? Os santos são apenas pecadores que lutam e que não desistem. Ninguém é inteiramente pecador nem inteiramente santo. Todos temos a oportunidade de sermos salvos em qualquer altura da nossa vida e mesmo na outra vida, e também temos todos algo a aperfeiçoar, por mais "santos" que pensemos que já somos...

Sendo assim, também se deveriam admirar de ver tantos hospitais repletos de doentes... Todos procuram a cura, uns a do corpo, outros a do espírito... E acontece que a cura espiritual também cura muito daquilo que o pecado reflecte no nosso corpo...

O importante é o amor; permaneçam nele e com ele, em Deus.
João

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: adelaideM (IP registado)
Data: 15 de March de 2002 18:19

Não vou responder. Prefiro acatar os conselhos da Suzete, mesmo porque só ia perder tempo.

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 21:04

shuaoleyn ahot olha bem o nome tem que significar eu sou o que salva ou seja yaohushua . Jesus significa eu sou cavalo alias yesus pois j não existe no hebraico ye=eu sou, sus=cavao como pégasus=cavalo alado outra consideração o nome do filho traz em si o nome eterno do pai se pegarmos a abreviação do nome alias uma das abreviação ou ss eja javé e outra é jeova ou yavé e yeová, como está escrito o nome do filho traz em si o nome do pai se o nome do pai fosse de fato yavé jesus não tem nada haver com yavé o nome teria de ser yavus para ficar coerente com o que diz as escrituras se o nome fosse yeová então o nome teria de ser yeovus pois como está escrito o nome do filho traz em si o nome do pai e o nome jesus não está coerente com o que nos diz as escrituras ok um abraço a vc fique na paz de yaohu o nosso ul nosso ul shuaoday a sim esqyeci que o nome tb teria de significar o supremo conosco ou emanuul. até mais.


Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 22:27

Ah, se tivessem a mesma preocupação em escrever bem português...

Gostaria de lembrar que Novo Testamento foi escrito em grego comum («koiné») e que esta era a língua predominante nas primeiras comunidades cristãs...

Também vale a pena recordar que na Bíblia não existe a obsessão ortofonética que acontecia em algumas religiões do oriente. De resto, os hebreus chamavam muitos nomes a Deus e nunca pronunciavam o tetragrama.

Mais: o "nome" na Bíblia significa a pessoa e a missão que lhe é confiada. Quando Jesus diz "o Meu nome" não fala de uma realidade meramente linguística, mas fala d'Ele mesmo.

Não há qualquer problema em traduzir os nomes. A tradução é, afinal, uma forma de encarnação. O Verbo de Deus é de alguma forma a "tradução" da "mente" de Deus, já que Deus revela-Se usando as nossas palavras.

O resto são bizantinices que nada têm que ver com o centro do Cristianismo.

Alef

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de January de 2004 10:56

A preocupação "ortofonética" (gosto da palavra :o)) ) é um resquício pagão da noção da existência da magia e de palavras mágicas.

É claro que no "mundo da magia" convém ter muito cuidado com as palavras, porque senão podem acontecer coisas muito graves, basta ler o Harry Potter.

Mas a Bíblia não é um livro de fórmulas mágicas, nem contém códigos escondidos (também existe essa tara), nem é um livro de astrofísica, biologia, moda, ou sequer um relato jornalístico de acontecimentos passados.

É um livro de um povo a caminho de Deus.

João (JMA)

Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOMES
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 06 de February de 2004 21:32

nome não se muda e se a biblia diz que a salvação vem dos judeus com certeza o nome grego romano aportuguesado jesus=deus é vacalo com certeza não da garantia de salvação nenhuma

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.