Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 11 de July de 2004 05:12


Prezados Forunautas:

Num país de religião católica a cerca de 90% (a nível de baptizados, pelo menos), será mais que lógico, na medida em que é um direito e um dever de grande responsabilidade, os cidadãos cristãos interessarem-se pela política, assim como pelo bem social, tanto quanto possível de acordo com as suas convicções religiosas, e jamais contra, nem tão pouco com indiferença.

Do mesmo modo, e portanto nas mesmas condições, todos os políticos cristãos deverão exercer, sem complexos nem preconceitos, os seus deveres morais e espirituais, mesmo em relação às suas funções estritamente políticas, a fim de que estas sejam como que o espelho e farol da sua fé e consciência religiosas.

Todavia, os clérigos e religiosos, assim como toda a hierarquia católica (Bispos e Cardeais, por exemplo), deverão abster-se, tanto quanto possível, de atitudes e acções explicitamente políticas ou partidárias, por razões mais que óbvias, mas sobretudo para manterem a sua imprescíndível neutralidade e dedicação a todos, exemplarmente, evitando assim graves problemas contra si mesmos, contra os outros, e, consequentemente, contra Deus, a quem devem sempre amar e servir acima de tudo e a todo o custo, em conformidade com os Conselhos Evangélicos, com as Obras de Misericórdia e com a Lei de Deus.

Caso haja alguém que não concorde com tais princípios cívicos e religiosos, éticos e morais, agradeço que apresente as sua razões, desde que o faça com argumentos válidos.

J. Avlis


Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 11 de July de 2004 16:25

J. Avlis

Somos um grande numero de baptizados:) Portugal esta de parabens!

Conheces algum padre, bispos ou religiosos envolvidos na politica? Um dia disseram que o padre Melicias andava na politica, nao acredito! Ate falaram no pobre homem que tinha um cabelo saudavel....por ser padre, ja nao pode ter cabelos bonitos? Falaram na marca de camisa que vestia:) Muitos padres vem aqui, e oferecem-lhes roupas...Entao por serem padres, nao podem usar marcas caras? Nao podem ser Betinhos? :)

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de July de 2004 18:16

Isto chama-se conversa de chacha.
Se afirma que tudo o que aí diz nessa verborreia, são verdades inquestionáveis, porque é que desafia a que o contradigam? Para desancar?
Há gente que não tem mesmo nada que fazer. E o mundo por evangelizar

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 09:47

Sinceramente não acho que seja conversa de chacha.

A questão se os clérigos e religiosos devem ou não entrar na politica é um debate necessário.

Não só na Politica mas em outras actividades que poderemos considerar uteis à evangelização e ao bem comum mas que não são exactamente as "tarefas" essenciais de um religioso.

Há unsa séculos atrás havia muito mais religiosos do que hoje pelo que os mesmos acabavam por ocupar muitas funções não directamente relacionadas com o sacerdócio.

Hoje com a falta de Padres e religiosos (e por ouro lado com o novo papel dos leigos) é importante tentar descortinar o papel dos religiosos.

Vou dar um exemplo.

Há uns anos fui-me confessar a uma Igreja de Lisboa (dentro dos horários das confissões previamente estabelecido) e fui informado que hoje o Srº Prior não iria consessar ninguém por que estava a escrever um artigo para uma revista.

Conclusão: Tive de me ir embora da Igreja após me ter preparado para a Confissão por o Senhor Padre não estava disponível para uma das funções essenciais da sua condição e estaa a escrever para uma revista.


Pedro B

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 12:59

Caro Avlis,

"os clérigos e religiosos, assim como toda a hierarquia católica (Bispos e Cardeais, por exemplo), deverão abster-se, tanto quanto possível, de atitudes e acções explicitamente políticas ou partidárias"

Discordo totalmente.

Já falei, como exemplo, da Carta Pastoral denominada "Responsabilidade Solidária pelo Bem Comum" mais conhecida como os sete pecados sociais

É uma tomada de posição política.

E no entanto, considerei-a e considero-a ainda como a imagem da vocação profética dos nossos bispos.

Só a Igreja tem voz e peso suficiente para levantar perante toda a sociedade problemas que de outra forma se continuariam a eternizar sem que existisse um válido juízo de censura.

A Igreja vive "na" sociedade, pelo que aqueles que têm a preparação, a função e o sacramento para dirigirem as comunidades cristãs fatalmente terão de tomar posições políticas.

Sob pena de não cumprirem as suas funções, de estar com o Povo Cristão aqui e agora.

Um outro exemplo: o acolhimento dos Imigrantes. Mais uma vez aqui em actos concretos é a Igreja quem toma a dianteira em Portugal para o acolhimento destes.

É mais uma actuação política.

Apenas concordo que possa ser chocante e errada a participação partidária. Mas ela no nosso país é muito rara, para não dizer inexistente.



João (JMA)

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 13:42

JMA

Que faz a igreja aos Imigrantes que chegam a Portugal?

Eu estaria mais de acordo que fosse o governo. Ja que os aceita, que lhes arrange trabalho. Eu para vir para o Canada, onde estou muito bem, foi um familiar que se responsabilizou por nos. Assim que chegamos, eu e o meu marido, comecamos logo a trabalhar e nao precisamos mais de ajuda...

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 13:42

Para este senhor, o meu antigo Bispo, Dom Manuel Martins devia ser uma aberração.....
Enfim...............

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 14:20

De Dom Manuel Martins só posso dizer que é um modelo a seguir. Eis alguém que usou o poder mediático para os mais desfavorecidos.



João (JMA)

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 14:50

Rita,

Os imigrantes em Portugal não chegam cá convidados pelo Governo. Nem com o apoio de qualquer familiar.

Muitos vivem numa situação de clandestinidade, pobreza e falta dos mais elementares recursos. A Igreja cumpre a sua missão de acolhimento com uma boa eficácia, e está de parabéns por isso.

E tem o dever - que tem igualmente cumprido exemplarmente - de chamar a atenção para estas situações, e de exigir sempre mais do poder político.

Mesmo quando as suas pretensões não são consideradas pela sociedade em geral, e pelos políticos em particular, como "razoáveis".

Não me parece que se consiga ser Cristão de uma maneira "razoável".



João (JMA)

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 14:54


Caro Padre João
Caro JMA


Não confundir a acção social e a intervenção social dos Bispos e Clérigos, com a "acções explicitamente politicas e partidárias de Padres ou Bispos".

As primeiras são obviamente bem vindas provenham elas do Srº Bispo Dom Manuel Martins ou do Srº Padre João Seabra.

As segundas é que são discutíveis. A minha opinião é de que cautelosamente os Clérigos podem intervir desde que tal facto não retire tempo para afinal o que é essencial num sacerdote.

O exemplo que dei, do que não pode acontecer penso que é elucidativo.

Pedro B

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 15:18

Pedro B,

Não te estava a responder, mas sim ao Avlis quanto à posição dele - e é legítimo que ele a tenha - de que os sacerdotes se devem abster de intervir politicamente.

O teu exemplo é de um sacerdote que - segundo te disseram - estava a utilizar o tempo que estava destinado a confissões para escrever um artigo para uma revista.

Segundo a tua opinião estaria a retirar tempo ao essencial para o dedicar ao acessório.

Mas tens a certeza que escrever um artigo seria o acessório? Se os sacramentos são essenciais, a evangelização não o é menos.

Para te dar um exemplo: o Pe Varillon morreu já há uns quantos anos. Os seus livros e os seus artigos continuam a sua obra de evangelização.

Com pessoas que nunca o viram e se sentem interpeladas por ele, pelo que escreveu.

Certo que os padres se enganam e podem cometer erros. Ainda bem. Significa que são como nós e que nos entendem.



João (JMA)

Re: Política Laica e Cultura Cristã / Pedro B
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 23:35


Pedro B

Obrigado pela tua compreensão e apoio.
Não te preocupes (demasiado) com a (re)posição injustamente assumida pelo Pe. João, pois cheira-me a (algum) despeito, pelo menos no atinente ao facto de ele ter já aberto um tópico com um tema semelhante... Enfim.

Adiantemente...
Quando digo que aos clérigos (em geral) não devem imiscuir-se em política, quero dizer precisamente isso mesmo, isto é, aquilo que tantas vezes tem pedido e reiterado o Santo Padre na maioria dos seus documentos, particularmente naqueles que tratam especificamente dessa mesma temática, directa ou indirectamente. Não vou citar, logicamente...

E os casos de proibição, no mínimo para além dos limites máximos, são vários e radicais (como não poderia deixar de ser), precisamente porque os que pisam o risco são muitos (infelizmente!), e toda a gente conhece algum caso mais gritante, pelo menos, e as pessoas mais cultas (ou avisadas) conhecem vários, a começar pelos casos da maioria dos liberais/progressistas, que lamentavelmente têm essa tendência negativa, geralmente paradoxal e daninha...
Paradoxal e daninha... na medida em que - pelo menos os clérigos e religiosos consagrados - , devem/deviam dar (sempre) o bom exemplo em tudo, a começar natural/coerentemente pela opção prioritária do essencial sobre o acessório, isto é, do espírito sobre a matéria, do eterno sobre o temporal, da Lei de Deus sobre a lei dos homens (sobretudo os que têm voto de 'pobreza'/desprendimento/abnegação, assim como de 'obediência'/humildade/submissão)... Ou seja, todos em geral e os religiosos em especial...

Quanto a isso, acho que nenhum bom cristão (que se preze) tem a menor dúvida, nem sequer o Pe. João Luís (até porque sei, da 'coluna' dele...) que ele próprio, apesar de tudo, também pensa genericamente assim mesmo, a menos que tenha 'dois pesos e duas medidas' (pelo menos)...
Mas não, acho que é só vontade de contrariar (provocar e 'desancar'...), um mero espírito de contradição, tal como há tanto por aí, infelizmente a maior parte... Só que a ele, como sacerdote que é (tinha dúvidas mas já não tenho, em Outubro completa apenas dois anos...), fica-lhe muito mal, pois ele (quanto eu saiba) não é candidato ao lugar (mais um) do "padre Mário da Lixa", ou estarei enganado?...

Bom, na teoria tudo é possível, mas peçamos a Deus que seja apenas da Sua Santíssima Vontade, mesmo que 'escrito por linha tortas', ou um mal menor, sejamos optimistas (ou pelo menos realistas), e firmes na Fé...
Continua assim, Pedro B (ou melhor, se possível), e irás longe, graças a Deus e a ti mesmo. :)

Uma abraço amigo, reconhecido e dedicado.

J. Avlis


Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 13 de July de 2004 00:43

João (JMA)

Não concordo contigo.

Claro que escrever artigos pode ser importante para a evangelização.

Claro que um Padre pode, e deve evangelizar de várias formas. Se tiver jeito para a escrita pois, que utilize esse Dom que escreva, seja artigos seja livros. Agora que nunca se esqueça que antes de tudo é um Sacerdote de Deus.

Que as suas prioridades são celebrar a Eucaristia, Confessar, Baptizar, etc.

Os artigos e os livros pois são bem vindos se houver tempo. O que é inaceitável é um Padre não celebrar Missa porque tem de dar uma Conferencia ou não confessar porque tem de escrever um artigo, ou não dar uma extrema-unção porque tem de ir à SIC.

Um Padre tem como principal funções as suas funções sacerdotais o resto é importante se for compatível com as mesmas e não pode, jamais, prejudicar as mesmas.

O mesmo se passa com os leigos. Claro que todos somos chamados para actuar evangelizar mas não podemos esquecer que antes de temos a nossa vocação principal.

Tenho um amigo, pessoa sem duvida extraordinária. Pilotava equipas de jovens de Nossa Senhora, coordenava uma equipa de voluntariado, dava conferencias, colaborava com a RR etc. Um dia, há cerca de 3 anos encontrei-o desfeito de amargura. O filho está totalmente dependente da heroína facto que lhe destrói a ele e a toda a família, e está cheio de remorsos.

Este homem extraordinário realizou que com tanta disponibilidade para os outros, esqueceu o essencial, a sua mulher e os seus filhos.

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 13 de July de 2004 00:55

JMA

Creio que ai esta algo errado. Chegam clandestinamente e sao aceites em Portugal?
Depois Portugal queixa-se que tem Sida? Ninguem devia chegar a Portugal sem ser examinado. Os que tinham Sida deviam ser devolvidos ao seu Pais. Os prejudicados, sao os Portugueses que introduzem pessoas no Pais, sem serem la chamadas...
Nao concordo que seja aceite gente clandestinamente...isso qualquer dia vai ser um Pais podre!
Se os devolvem-se ao Pais deles, seria bem melhor...

O sistema de saude em Portugal e pobre,
Os empregos sao poucos,
Os salarios sao baixos,
As reformas dos idosos e miseravel...
E ainda aceitam imigrantes clandestinos? Valha-nos Deus! Que Pais vai ser esse?
Eu sei que voce nao tem culpa, mas...eu nao concordo com essa lei!!!!

Re: Política Laica e Cultura Cristã / João (JMA)
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 13 de July de 2004 01:21


João (JMA)

«Discordo totalmente» - dizes tu...
- Não discordes totalmente - digo eu...
Mas respeito a tua posição, apesar de tudo, embora não concorde de modo algum - ou relativamente, pelo menos...

«Já falei, como exemplo, da Carta Pastoral denominada "Responsabilidade Solidária pelo Bem Comum" mais conhecida como os sete pecados sociais»...
- Lá está, precisamente:
1. É simplesmente uma "carta pastoral", à la carte...
2. Quanto a mim, não tem quase nada de divinamente inspirado, e tem muito pouco de autêntico e positivo, na medida em que:
2.1. Reflecte mais a matéria do que e espírito;
2.2. Põe nitidamente o temporal acima do eterno;
2.3. É uma visão mais política que religiosa, mais mundana que piedosa, mais politicamente correcta que religiosamente certa;
2.4. É imprópria (quanto a mim) de uma Conferência nacional de Bispos católicos, apostólicos e romanos, salvaguardado, é claro, o devido respeito;
2.5. "Pecados sociais"?! Jamais! Para mim, assim como para o Magistério da Igreja (felizmente!), continuam a ser "pecados capitais", absolutamente!...
§. E mais não digo, por agora, a tal respeito (da tal 'carta'), pois não acho oportuno, nem sequer "religiosamente correcto" (detesto a expressão).

«É uma tomada de posição política»...
- Não devia ser; ou melhor, devia ser (quando muito) mais religiosa que política, que esta apenas compete aos políticos e, genericamente, aos cidadãos leigos, sobretudo àqueles que são cristãos, e jamais aos cidadãos clérigos e aos religiosos (consagrados), que estes (e a estes) pertencem (pertence), acima de tudo, ao (o) Reino de Deus, que é puramente espiritual, embora comece já neste mundo...
"Cada macaco em cada galho", ou "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"... E já agora: "Não se pode servir a dois senhores (simultaneamente), a Deus e ao mundo/diabo"...

«Vocação profética dos nossos bispos»?!...
- De modo nenhum! Os bispos também erram (mesmo por aparente unanimidade...), eis um exemplo flagrante, digo, genérico e 'sui generis', infelizmente...

«Só a Igreja tem voz e peso suficiente para levantar perante toda a sociedade problemas que de outra forma se continuariam a eternizar sem que existisse um válido juízo de censura»...
- Nem sempre! E cada coisa no seu devido lugar, sem ingerências descabidas e exacerbadas, e muito menos imposições...
Infelizmente, a 'Igreja católica portuguesa' (como demasiado 'progressista/anarquista' que é...) peca muito nesse aspecto (pelo menos), pois são demasiado "políticos" determinados bispos e muitos presbíteros, tais como o Cardeal Patriarca de Lisboa, o "Bispo Castrense" - 'castrense', ainda?! -, o Bispo emérito de Setúbal, o Bispo do Porto; o Pe. Frei Bento Domingues (este até já me deu um retiro anti-Mariano/pró-Saramago...!), o Pe. Joaquim Carreira das Neves (meu ex-professor de teologia); o Pe. José Luís Borga, o Pe. Fontes; etc./etc.!...

«A Igreja vive "na" sociedade, pelo que aqueles que têm a preparação, a função e o sacramento para dirigirem as comunidades cristãs fatalmente terão de tomar posições políticas»...
- Nunca obrigatória e explícita ou directamente! Nunca partidariamente!
Há missões e meios muitíssimo mais importantes e radicais, como os puramente evangélicos, que geralmente são omitidos!
Exemplos? A vida e obra dos Santos, a começar por Santos actuais e (mesmo assim) "conservadores/tradicionais", tais como: Santo Padre Pio; São José Maria Escrivá; Beata Teresa de Calcutá; Beata Alexandrina de Balasar, e tantos outros, graças a Deus!...

«Sob pena de não cumprirem as suas funções, de estar com o Povo Cristão aqui e agora»...
- Que noção tens tu de "Igreja de Cristo"? De "Reino de Deus"? De "Vida Eterna"? De "Justiça Divina"? (Que não apenas Misericórdia)? Enfim, de "Divina Providência"?...

DEUS SUPER OMNIA !

Um abraço, respeitosamente.

J. Avlis


Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 13 de July de 2004 01:34

Padre J. Luis

Eu tambem gosto muito do D. Manuel da Silva Martins. Ele ja esteve aqui. Foi ele que veio benzer a nossa igreja a convite do Bom Padre Antonio Tapparello. E assim, que o nosso povo o chama.

Re: Política Laica e Cultura Cristã
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 13 de July de 2004 03:15

Ainda bem rita.
Quanto às considerações acima, nem me vou dar ao trabalho de comentar nenhuma......



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.