Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 09 de July de 2004 17:51

Olá! Há uns tempos que não apareço...

Hoje decidi voltar para colocar à vossa discussão um assunto no qual tenho andado a pensar e que foi bastante abordado no Colóquio da UCP sobre o Domingo que decorreu no mês de Junho em Sta Joana Princesa.

A dada altura um painel de bons e sobejamente conhecidos oradores fez um diagnóstico do estado em que, na generalidade, se encontram as nossas comunidades... Este tema interessa-me muito. O cenário não é animador e começamos a notar que cada vez mais a itinerância dos praticantes que escolhem o local e a hora onde participarão (ou assistirão) à missa de Domingo, influencia, juntamente com outros factores, a forma de estar das comunidades...

Cada vez, as igrejas estão mais vazias... cada vez a "massa" praticante está mais envelhecida... cada vez mais, a missa de Domingo não ocupa o primeiro lugar das prioridades dos cristãos... é complicado encontrar pessoas para realizarem os vários serviços... a comunidade parece um supermercado...

O meu desafio, que terá a seu tempo algum contributo de experiências que tenho vindo a fazer, é que reflictamos acerca das formas, ao nosso alcance ou a inventar, de revitalizarmos as nossas comunidades, para que sejam, de facto, um ponto de encontro, congregação, e não apenas um local onde vamos uma vez por semana, onde não conhecemos e nem precisamos de conhecer ninguém... para que surjam os disponíveis para os serviços, as vocações...

;) Até já!

Hugo

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 09 de July de 2004 18:31

Hugo

Se pedirmos, sempre podemos ser ouvidos! :)
Vou dar a minha opiniao, nao quer dizer que seja o mais concreto...mas o que eu sinto...e sou uma pessoa sincera!!!

1. O padre de cada paroquia devia ser mudado de 2 em 2 anos, o maximo ao fim de 3 anos!

2. Porque? Porque o povo pensa que o padre deve ser um Deus...nao e...O padre e um ser humano tambem...

3. Aqueles que andam ao redor do padre, veem as qualidades do padre, mas sao tambem os que veem os erros...se for gente bem formada, avisa o padre, e for gente mal formada, critica o padre do lado de fora!

4. Quem quer bem a uma igreja, tenta resolver os problemas sem conflitos e como amigos...O povo gosta de novidades...

5. O padre, deve saber escutar o povo, cumprir com as leis da diocese, ser humilde e ter muita fe em Deus. Ah...e aceitar o celibato, isso e importante e andar de cabecao :)

Que dizem da minha intervensao? :)



Peco desculpa pela falta de acentos...este computador esta desfigurado...

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 09 de July de 2004 18:47

Hugo

Tivemos aqui um padre, que quando chegava uma velhinha a igreja...ele abracava-a, puchava os cabelos as criancas, punha a mao na careca de um velhinho. Uma velhinha, vinha para pagar o funeral do marido, ele dizia, nao e nada, nao e nada...e dizia tambem, as viuvas nao pagam congra! Era assim este maravilhoso padre!

O povo, nao consegue esquecer-se dele...nem eu tao pouco!!!

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de July de 2004 19:44

Escreveu o Hugo:
"começamos a notar que cada vez mais a itinerância dos praticantes que escolhem o local e a hora onde participarão (ou assistirão) à missa de Domingo, influencia, juntamente com outros factores, a forma de estar das comunidades... "

Esta escolha é muito positiva.

De onde eu moro até onde costumo participar (ou assistir) na missa passo sempre por uma meia dúzia de paróquias, pelo menos.

E não vou lá pelos assentos, nem pelos santos dos altares, mas por causa do padre, melhor, por causa do que ele diz e do que pratica.

E, coisa curiosa, em determinadas missas das duas paróquias onde costumo ir, mal há lugar de pé, e jovens existem em quantidade.

E grande participação de jovens (e de menos jovens) na celebração.

Por exemplo, na (chamada) missa do galo, estavam para aí uns 8 ou 9 acólitos, para além do coro, leitores, etc.

E também não faltavam jovens na assistência.

É uma questão de escolha: os sacerdotes ou falam para o nosso tempo, no seguimento do espírito de refontalização do 2º Concílio do Vaticano, ou então ... falam para os santinhos dos altares.



João (JMA)

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 09 de July de 2004 20:21

Oh...Joao!!!

Essa e a igreja que frequentas? Bonita!!! Parece em Alcobaca:) Boa ideia:)
Diz-me onde fica essa igreja, quando visitar Portugal, se ficar perto de mim queria la ir...

Hugo....mesmo as pessoas que ajudam na igreja, devem ser pessoas de boa reputacao. Porque, se a mulher e leitora e deixa o marido e os filhos em casa, nao acho bem...os padres devem escolher um membro de cada casal dos quais estao na missa. Ou um filho de um casal que participe a santa missa!
No tempo do Bom padre que vos falo, era assim que ele fazia...!!!

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 10 de July de 2004 18:53

O ultimo padre que daqui saiu, um dia perguntou numa reuniao do conselho paroquial:
O que fazer para trazer mais gente a igreja? Tudo calidinho, ninguem respondeu...ca fora, ja no fim da reuniao, comentaram. Disseram todos, ele que mude de atitude!!! Perante a presenca do padre ninguem disse, o sr. padre precisa mudar de atitude! Conclusao: as pessoas nao se sentem a vontade com os padres...Eu costumo ser sincera...mas este dava mas respostas!!! Calei-me como todos se calaram...!!!

Agora tenho 2 padres com quem falo por telefone e via e-mail a esses sou capaz de lhes dizer tudo, para bem deles, do povo e da igreja. Tenho um padre amigo que diz, va-me telefonando:) Outro diz, que bom receber o seu e-mail. Portanto, vejo que estes gostam da minha amizade!...E aprendo muito com eles...Assim como, ja aqui aprendi com o padre Joao Luis. Alias, aprende-se com todos os que para aqui escrevem...

Falei demais? Sorry:)

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 11:16


:)

Eu gostaria de ver a nossa reflexão acerca deste assunto, menos focada nos padres porque, afinal, eles são apenas uma parte da comunidade... E o papel dos leigos?

O João diz que vai atrás do Padre e do que ele pratica e, por isso, escolhe a paróquia onde vai participar na celebração. Quem, hoje, não poderia fazer isso? Mas será isso o mais correcto? Na minha paróquia há pessoas que não vão à missa do co-adjutor, por exemplo. Conheço pessoas que não vão à missa na sua paróquia porque o Padre é africano...

Antes de mais, há que perceber que o Padre é mais do que a pessoa que temos na frente. Recebeu um dom que o transcende enquanto pessoa e é como Padre que devemos vê-lo e tratá-lo. Como a Rita (que me faz lembrar a Ana) diz, é importante chamarmos à atenção quando vemos que algo está mal... Mas sempre com caridade e, acima de tudo, dispostos a ajudar a mudar o que está a funcionar mal. Se a nossa postura é criticar muito e ajudar pouco, acredito que o Padre tenha vontade de nos mandar dar uma volta...

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 12:20

Rita,

As paróquias que referi não são em Alcobaça, mas em Lisboa: Santo António de Campolide e Santa Isabel.

Em qualquer delas tens a Igreja cheia. E as razões são duas: os dois párocos.



João (JMA)

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 12:35

Hugo,

Qual a incorrecção de frequentar uma paróquia diferente daquela na qual se reside?

Eu resido aí a uns 200 metros de uma Igreja Paroquial. Estaria obrigado a frequentá-la?

Porque razão?



João (JMA)

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 12:49

João,
A igreja da minha paróquia também está sempre cheia... E há muitas igrejas que o estão sempre... mas isso não é sinal de uma comunidade viva e unida...

Quanto ao facto de estares obrigado a frequentar a paróquia da tua área de residência... é óbvio que não estás obrigado, porque a nada somos obrigados... Nem me parece mal que estejas ligado a outra comunidade... Mas estás ligado como? Só vais à missa lá? Ou participas na vida da comunidade? Essa é a questão.

O que eu aponto como perigoso não é o facto de escolhermos fazer parte de uma comunidade diferente da da nossa área de residencia mas o facto de escolhermos à medida da nossa comodidade (vendo qual é o horário que chateia menos) e cada Domingo frequentamos uma paróquia diferente...

Quanto ao teu caso: quando esses párocos que te fazem deslocar às suas missas forem substituídos por outros, que consideres menos bons, escolhes outro local para participar na Eucaristia?

A minha pergunta, era como podemos fazer que, nestas comunidades onde ninguém gosta de ir, se formem comunidades evangelizadas e evangelizadoras, capazes de enraizar as pessoas...


Hugo

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 13:29

Caro Hugo,

Não participo particularmente na vida de nenhuma comunidade, no sentido de ter qualquer responsabilidade ou função atribuída. Penso ser a isso que te referes. Posso participar ocasionalmente para uma questão concreta, nada mais que isso.

Não divido os padres em bons e menos bons. Fui bastante claro na divisão : "os sacerdotes ou falam para o nosso tempo, no seguimento do espírito de refontalização do 2º Concílio do Vaticano, ou então ... falam para os santinhos dos altares."

Se os párocos que referi - meramente como exemplo - fossem substituídos por outros que não falassem para o nosso tempo podes ter a certeza que deixaria de frequentar essas paróquias.

Mas não te "preocupes" porque não há falta de sacerdotes como estes. Apenas dei exemplos concretos da minha situação pessoal para ilustrar uma afirmação. Encontrei muitos outros sacerdotes com características idênticas.



João (JMA)

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 13:29

Hugo

A nossa igreja esta vazia. Jovens poucos aparecem na igreja. Os jovens dizem, que os velhos falam muito:) criticam os jovens...

Hugo, nao te ofendas, mas e assim mesmo! Algumas pessoas vao a igreja pelo padre. E eu, se gostar do padre, tambem me sinto la melhor:) Ou se o padre gostar de mim:)))

Sinceramente, desde que todos falem da palavra de Deus, todos os padres sao bons...Mas um padre, tem de ter um certo jeito para com os paroquianos. Assim como um pai ou uma mae tem de ser bom para com os filhos, se formos duros demais o que pode acontecer?

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 17:30

Quanto a revitalizar as comunidades, uma pergunta provocatória:
Não será hora de colocar em prática as sugestões de Bernard Sesboue, nos seus livros "Não tenham medo, os ministérios dos leigos" e "Roma e os leigos"?

"Qual pode ser hoje o lugar reservado aos leigos na missão da Igreja? Em que sentido podem eles participar no exercício do ministério presbiteral, num momento onde o número de sacerdotes não cessa de diminuir?"

É que, ou as comunidades se criam sobretudo à volta de cada sacerdote concreto, e tem as consequências que consideras negativas; ou as comunidades se auto-sustentam (entendido por isto criarem uma vida própria, não propriamente funcionarem em autogestão...) para o que se torna necessário uma estrutura como a proposta pelo autor referido.



João (JMA)

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 18:05

João, ainda não li ainda os livros do autor que referes.

No entanto, pelo que escreves, não sei se concordo...

Na minha paróquia, de há um tempo para cá e até há cerca de 4 anos a expressão da comunidade foi-se deteriorando... Passámos a ter muitas pessoas que só iam à missa... poucos disponíveis para os serviços... e parecia que os serviços eram estanques... ou seja, os leitores eram uma comunidade, os vicentinos outra, os grupos corais outras, etc... Tínhamos muitas micro comunidades (o que é bom) mas que não interagiam entre si exprimindo a pertença uma única comunidade paroquial... O sentido de Igreja estava algo adulterado... Havia muitas quintas, com cerca a toda a volta... e os padres que foram passando tiveram sempre muita dificuldade em mudar isto...

Até que, com o nosso actual pároco e a ajuda de uma série de paroquianos preocupados com esta questão e empenhados em ser parte dessa mudança, conseguimos realizar uma série de actividades diferentes... envolvendo novas pessoas... preocupados com a noção de comunidade... desinstalando os que estavam fechados nos seus grupos. A príncipio, foram muitos os NÃO que recebemos... foram muitas as críticas duras e as palavras de desencorajamento... Mas fomos sempre fazendo... Se o grupo de leitores não queria fazer, arranjava-se quem quisesse. As coisas começaram a acontecer e, gradualmente, esta postura que começou com um grupo de 3 pessoas, foi alastrando. Hoje, poucos anos volvidos, há ainda muito a fazer, mas quem vai à minha paróquia já consegue sentir o pulsar de uma comunidade. De uma comunidade que (e eu não a concebo de outra forma) é dirigida pelo pároco, acolhe as propostas pastorais do nosso bispo, mas que tem estruturas e pessoas para trabalharem sem que o pároco tenha de ser o motor de tudo.

No meu ponto de vista, é possível que hajam muitos padres que ainda não conseguiram adaptar-se aos novos tempos... que ainda não conseguiram apreender o essencial do Vaticano II... talvez sejam "Velhos do Restelo"... também o é a minha avó e não é por isso que vou procurar outra... Foi aquele o Padre que a Igreja designou para a minha comunidade e entendo que a minha missão é, se vejo que está errado, corrigi-lo e procurar ajudá-lo. Não é, como dizia o Santo, a "vida em comunidade, máxima penitência"?

Talvez seja mais confortável procurar outro local, com outro padre mais ao meu jeito... Mas, se vejo o que está errado e outros não vêem, não estará Deus a chamar-me à acção?

A minha postura é muito mais, como dizia Ghandi "Se queres fazer a mudança, sê a mudança"... Ou como dizia um conto espanhol que li há tempos: "Se alguém acender uma luz no meio da escuridão, surgirão muitas maravilhas..." Nenhuma teoria dará frutos, se não houver alguém que se ofereça para as pôr em prática.

Hugo

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 18:28

Rita, és ou não a Ana?

Eu acho que sim, que o Padre é muito importante... Mas... Não é suficiente... Muitas vezes as pessoas que trabalham directamente com o pároco também têm muita influência no rumo e espírito da comunidade. Podemos pensar: por que é que o Padre não se aconselha ou não procura a ajuda de outros? Porque há muitos para criticar e poucos para ajudar. E os padres ouvem muitos NÃO aos pedidos de ajuda que lançam...

Os padres são pessoas. E como pessoas são limitados. Não podemos querê-los como os imaginamos: perfeitos. Vamos sempre encontrá-los abaixo das nossas expectativas.

Se a comunidade for forte, dinâmica, orante, bem formada e caridosa, o padre pode ser o pior, mas a comunidade mantém-se unida.

O acolhimento que se faz às pessoas é fundamental... Já tenho visto pessoas que ocupam cargos de relevo nas comunidades destratar pessoas à entrada da missa... mandar pessoas mudar de lugar sem o mínimo de cuidado... mandar crianças mais indiabradas sair da missa e coisas do género... E uma vez, numa igreja do Norte, vi uma senhora dizer aos jovens (que animavam a missa) que naquele Domingo não tocassem viola porque era uma barulheira... E eles não tocaram. No final da missa, muitas pessoas comentaram cá fora e os jovens estavam muito tristes... Nem sei se o Padre chegou a saber... Mas acham que alguém falou com a tal senhora?

Talvez, Rita, na sua paróquia, seja a altura de a Rita começar a defender os jovens dos que os criticam. Talvez seja a altura de a Rita encorajar os jovens a fazerem uma caminhada diferente... A chamarem outros... Talvez falando com o seu prior consiga um bom conselho... Talvez ele esteja há muito à espera de alguém que se ofereça para o ajudar...
Tente acender uma luz...

;)
Hugo

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de July de 2004 18:42

Começo por ressalvar que ainda não li os livros e que aquilo que vou dizer é o que me recordo de uma conferência sobre este tema.

A pergunta era necessariamente provocatória, mas o pensamento deste autor não o é.

Paulo VI usava a expressão "ministério" para o desempenho pelos leigos de determinadas funções específicas na Igreja. Sesboue pretende de certa forma a concretização dessa ideia.

Não é para substituirem os padres...:o))

É sim para determinar com uma marca visível da Igreja o exercício de funções para as quais os leigos que assim o pretendessem e que fossem considerados aptos para tal poderiam desempenhar.

Ou seja: existiria um "ministério" específico correspondendo a uma função específica.

Ficaria para os sacerdotes mais tempo para se centrarem no essencial, transportando para a responsabilidade de leigos preparados todas as tarefas que por eles pudessem ser realizadas.

Esta situação não é nova: as primeiras comunidades cristãs funcionavam deste modo, por um lado.

Por outro, tens este tipo de actuação hoje em dia - sem no entanto a existência dos ministérios - em muitas igrejas que se encontram ao cuidado de ordens religiosas.



João (JMA)

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 13 de July de 2004 01:15

Hugo

E verdade o que dizes...essas beatas por vezes destroem a igreja...
Ja me esquecia disso...tens razao!...

Havia uma senhora na nossa igreja, que tinha muitos problemas...mas levava os netinhos com ela a igreja. O padre sabia dos problemas da senhora. As pessoas abanavam a cabeca por causa das criancas correrem e fazerem barulho. O padre interrompeu a homilia e disse. A mim as criancas nao me distraem e Deus disse, deixai vir a mim as criancinhas... elas aqui estao!

Entao e o que fazer a essas beatas?

Hugo ja trabalhei com jovens...depois 2 senhoras meteram-se no meu lugar...eu deixei!...Hoje nao ha jovens na igreja!...

Ha coisas que os padres nem chegam a saber...e tudo verdade!!!

Hugo, sim eu sou a Ana.

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 13 de July de 2004 23:38

Hugo

Um padre uma vez convidou-me para o ajudar na liturgia, preparar leitores, escolhe-los talvez...na primeira reuniao do conselho pastoral, o padre entregou um relatorio, com tudo o que cada um iria fazer durante o ano. La estava "Rita" na liturgia.
Cada um iria ter seu cargo...nao sabes que um velho, nao digo beata, nunca saiu desse lugar e ainda hoje la esta? Temos pessoas na nossa igreja, que, quem manda sao eles e nao o padre! Assim como pedir a colecta, na missa dos sabados estao 2 velhos taralhoucos mal ja podem andar e nao saem de la!!! Enquanto nao vier um padre teso, isto nao se compoe! Como dao muito dinheiro para a igreja, acham-se donos...

Alguns dao dinheiro para gostarem deles...de mim vao gostar pelo que sou e nao pelo que dou!!!

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 14 de July de 2004 14:38

Rita,

nem sempre a mudança passa pela substituição das pessoas. Talvez isso nem seja bom para a comunidade e para eles. Tb temos de os considerar, se queremos ser diferentes deles...

Isso de os dinheiros comprarem afectos e até certas posições, concordo contigo... Mas, talvez não consigamos, logo, assumir a liturgia... mas podemos começar por fazer pequenas coisas. Digo por experiência própria! Se alguém começar por fazer, com entusiasmo, com qualidade, com intenção de chegar ao próximo, a mais pequena tarefa na paróquia, isso pode ser motivo de escândalo no início, mas com o tempo dará os seus frutos. Com o tempo, todos vão começar a olhar para a sua postura, para a forma como desempenham as suas tarefas e mudam mesmo!!

Por mais velhos e mais arrogantes que sejam...

É certo que pode ser errado um padre querer agradar a gregos e a troianos, mas todos concordamos que é difícil a um padre tomar determinado partido e afastar pessoas... Por menos, já houve tantos padres a serem atacados... Talvez nós tenhamos de ser mais discretos no início... discretos e eficazes... será a qualidade e a intenção do que fazemos que prevalecerá e inspirará os outros naquilo que fazem.

Hugo

Re: Revitalizar as Comunidades
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 17 de July de 2004 23:21

Hugo

Revitalizar as Comunidades? E as pessoas?

Aqui na Comunidade Portuguesa, tinhamos pessoas viuvas, separadas, catolicas praticantes... Porem algumas dessas pessoas optaram por ter maridos. Mas casaram apenas pelo civil e nao pela igreja. Outras, nao sei que casamentos vao fazer a Espanha, com esse casamento nao perdem as reformas daqui...
Agora diz-me, se as pessoas nao precisam tambem de ser revitalizadas...???
Responde sobre isto:)



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.