Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
evangelização
Escrito por: Rosário Fontes Pereira (IP registado)
Data: 02 de March de 2002 17:08

Ola, encontrei o vosso site, que me agradou bastante. Sou catolica, vivo em Lisboa ha 3 anos e gostaria que me ajudassem, a encontrar dentro da em Lisboa, um grupo, associaçao na qual eu me possa enquadrar, na area da evangelizaçao de crianças, jovens ou adultos. Quero dar o meu contributo, para o engrandecimento da obra de Cristo. Nao entendo, porque as Igrejas catolicas em Lisboa, estao tao vazias. Os catolicos que vivem em Lisboa, nada fazem para terminar com esta lacuna. Seitas estrangeiras, que ninguem as conhece bem, estao a levar os catolicos, principalmente os jovens para o seu seio num abrir e fechar de olhos e em nome da liberdade religiosa, muito estao a perder-se, a desviarem-se da verdadeira fé.

Re: evangelização
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 02 de March de 2002 21:05

Olá Rosário,

Obrigado pela tua participação neste fórum, e pela tua disponibilidade em evangelizar, uma tarefa que decerto ainda não existe o número de leigos necessário.

A forma mais fácil talvez seja dirigiste à paróquia mais próxima da área onde resides pois decerto necessitará de catequistas. De qualquer forma, vou falar com alguns leigos que conheço e assim que souber alguma coisa, deixo aqui ou envio-te por email.

Apelo também a todos os que lerem esta mensagem que 'aproveitem' a Rosário que está cheia de vontade, enquanto ela está disponível :)

Lugo

Re: evangelização
Escrito por: Rosario Fontes Pereira (IP registado)
Data: 03 de March de 2002 02:13

Obrigada Lugo, pela tua resposta e pelo teu interesse.
Eu sou africana, de raça negra e tenho a impressão, que as portas de certas paroquias aqui em Portugal ainda estão fechadas, para as pessoas da minha cor. tenho impressão, que a imagem, que certos padres têm dos africanos leigos, é que estamos aqui para aprender com os portuguêses e nada temos para ensinar por estas paragens. Estive uns meses numa paroquia perto da minha casa e foi muito negativa a experiência. Este é um forum publico e não teria sentido nehum estar aqui a falar mal da minha propria familia espiritual. Vamos esquecer este assunto, o que passou passou.

Eu, tenho muita necessidade de aprender muito mais sobre o cristianismo, de aprofundar a minha fé, mas também, sinto muita necessidade de ensinar, de ajudar, porque vejo pessoas catolicas, de um mundo muito mais evoluido do que o meu a viverem uma vida que em nada os dignifica e eu com possibilidades de os ajudar e sentir-me de mãos atadas.

A Igreja catolica brasileira, neste aspecto é muito diferente. Todas as vezes que eu vou passar férias ao Brasil, dou sempre um salto na casa da mãe, na basilica de Nossa Senhora Aparecida. Podes não acreditar, já por lá passei meia duzia de vezes, umas vezes sozinha outras acompanhada de pessoas amigas, mas eu nunca paguei alojamento e alimentaçao, porque os padres redentoristas, teem sempre um cantinho para um peregrino que vem do exterior. Quando o padre que celebra a eucaristia se aprecebe que estão a assistir a eucaristia, pessoas de fora, no fim da missa chama uma das pessoas, para dizer umas palavras aos presentes, e so depois encerra a eucaristia. Algumas vezes, fui apanhada de surpresa e lá tive que enfrentar aquela situação e senti-me valorizada.
O acolhimento é diferente, naquele Brasil, quando chega algum catolico ou mesmo que nao seja catolico. Os padres as irmãs chegam a dar o que não têm. Nos grupos catolicos que visitei, as pessoas querem sempre ouvir alguma coisa da pessoa que chegou de Africa, porque acreditam, que também temos algo para ensinar.

Agradeço, que me ajudes. Eu sou catequista, catequizei durante 9 anos seguidos. Organizei e projectei com outras pessoas, numa paroquia um nucleo da renovaçao carismatica catolica. Coordenei o referido nucleo durante 12 anos. Preparei e coordenei seminarios de vida nova no espirito e cursos de evangelizaçao. Fui palestrante, em varios seminarios. Preparei e coordenei programas para retiros da quaresma e advento. Regi grupo coral, na falta do regente e sempre sai-me muito bem. Com os grupos que coordenei, organizamos visitas de solidariedade aos lares de orfaos e hospitais. Apesar de eu não ser casada, uma ocasião, fui chamada para ajudar um grupo de casais, que estava muito fraco, so as esposas participavam e os maridos ficavam em casa. Aquilo não era um grupo de casais, mas sim um grupo de casadas. Contra todas as expectativas, conseguimos trazer os maridos, celebramos uma eucaristia pelas familias e conseguimos fazer uma procissao no ofertorio com 23 casais, tudo isto numa semana. Aqueles homens, so tinham ido a igreja no dia do casamento. Conseguimos juntamente com Jesus, Maria e o Consolador, transformar o grupo de casadas em grupo de casais. Tudo isto para te dizer, que para Deus nada é impossivel.
Tenho referências do Bispo, da diocese onde trabalhei em Africa, uma pessoa que me estima muito e sempre me insentivou nas minhas actividades.

Obrigada e desculpa o relatorio!

Re: evangelização
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 04 de March de 2002 00:49

Olá Rosário, não tens que pedir desculpa. Este fórum é aberto a todos.

Tenho pena que não te tenhas sentido bem na paróquia próxima de onde vives. Penso que ainda existem algumas comunidades um pouco fechadas, a precisar de "sangue novo" para se dinamizarem cada vez mais e a mudarem as suas mentalidades.

Quanto às comunidades cristãs no Brasil, penso que não há comparação possível: hoje, a situação da Igreja Católica no Brasil e na América Latina dá lições de verdadeiro espírito comunitário à maioria das comunidades na Europa. E esse empenho, dedicação e acolhimento vê-se e sente-se facilmente pelo trabalho que vem desenvolvendo. Serve como exemplo o trabalho que está feito a nível da presença da Igreja Católica na internet para se perceber do que estou a falar.

Neste tempo de Quaresma que agora vivemos, momento de reflexão e preparação da Páscoa, o Espírito Santo encarregar-se-á de alertar aquela pessoa que existe alguém que quer ajudar e não sabe onde o pode fazer.

Lugo

Re: evangelização
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 04 de March de 2002 14:04

Eu queria dar o contributo de que tanto quanto sei, talvez a Fraternidade Missionária Verbum Dei seja algo que te fosse útil, Rosário. Funcionam na Paróquia do Campo Grande e dedicam-se à evangelização para que os evangelizados se tornem também evangelizadores. É uma comunidade na qual me estou a integrar e poderia ser que fosse o que procuras. Poderás coordenar um dos vários grupos de jovens ou de adultos que eles lá formam ou dares apoio numa área ou carisma particular de determindado grupo. Poderás infomar-te melhor em [www.verbumdei.org] e se te interessar minimamente pelo menos teres a noção daquilo em que poderias colaborar, podes sempre telefonar para lá para o 21 795 09 57. O site está bastante interessante, mas não te impressiones muito. Quanto a números, são umas cinco missionárias que lá estão, orientando cerca de 300 leigos divididos em vários grupos... Mas os próprios leigos também se dedicam ao acompanhamento e assim tudo funciona. Vê em especial:
[www.verbumdei.org]

E se não for isto que procuras, que sejas o melhor sucedida na tua vocação! Precisamos muito de pessoas como tu! :o)

Obrigado,
João

Re: evangelização
Escrito por: Rosario Fontes Pereira (IP registado)
Data: 05 de March de 2002 15:04

Obrigada João, pelo contributo.
Vou contactar e ver o que acontece. Espero, que estes não façam de SEF(Serviços de Estrangeiros e Fronteiras), como já aconteceu uma outra vez numa paroquia em que o prior, perguntou-me: estas legalizada?
fiquei sem saber se eu tinha procurado uma igreja catolica ou o SEF.

Obrigada
Deus te pague!

Re: evangelização
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 05 de March de 2002 21:29

De nada, Rosário!
Mas certamente que ninguém te perguntará à partida nada disso... Encontra-te com uma das missionárias e verás... ;o)
E se gostares, espero encontrar-te um dia destes! Eu estou na Escola de Apóstolos... Será mais fácil para ti encontrares-me se perguntares, ou diz qualquer coisa para aqui se entrares... Quanto mais não seja, para me agradeceres pessoalmente! ;o)
Mas, claro, todos os agradecimentos são em nome d'Aquele de quem damos testemunho...

Acho que Ele me "paga" todos os dias os meus serviços! :o)

E já agora, convido a todos os que desconhecem a obra da Verbum Dei, que dêm uma visita a:
[www.verbumdei.org]

Vale mesmo a pena dar uma vista de olhos! É uma "família" que muito me anima e que vejo concretizar já hoje a esperança que tenho de que toda a Igreja, no futuro, tenha nas suas estruturas paroquiais algo deste género... COMUNIDADES VIVAS!
:o)

Fiquem com o Senhor,
João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.