Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Mudanças no ensino da Teologia?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 16:56

Cardeal Angelo Scola defende mudanças no ensino da Teologia

O Patriarca de Veneza, Cardeal Angelo Scola, defende que o ensino da Teologia deve abrir-se aos problemas culturais, bioéticos e económicos dos nossos dias.
Numa entrevista ao jornal italiano “La Repubblica", o responsável católico assegura que um teólogo pode desempenhar novas funções na sociedade, como acontece nos EUA e no México, onde são contratados por empresas como a Coca-Cola. “A economia está a descobrir novamente o peso do capital humano e social”, explica.
O respeitado teólogo critica a excessiva “orientação para o ensino da religião” nos cursos de Teologia e pretende maior abertura “às artes, à bioética, às ciências sociais”.
Para o Cardeal, é constatável “uma debilidade da apresentação dos valores cristãos, uma incapacidade de demonstrar as suas implicações antropológicas, sociais e cosmológicas”.

in agencia ecclesia de 01/07/2004

Queria que dessem a vossa opinião acerca deste tema que o Cardeal abriu e trouxe para a discussão.

Eu, pessoalmente, concordo plenamente que o ensino da teologia deveria estar aberto para as referidas áreas, bem como outras que se calhar ele não referiu.
Considero ainda que faz falta na nossa sociedade fazerem-se ouvir vozes de leigos teólogos, casados, pais de filhos, avós, etc. que com uma formação mais abrangente possam mostrar uma imagem de uma igreja actual e atenta aos problemas e às alegrias da nossa sociedade. Que não se limitem somente a questões morais e religiosas, mas sim que estejam formados, como refere o cardeal, ao nivel antropológico, sociológico e cosmológico.
Com isto não quero dizer que as vozes que os nossos actuais teólogos estejam a "falar mal", mas se observarmos da Igreja ouvimos na sua grande maioria das vezes somente as conferências episcopais, etc.

Para quando senhores e senhoras? Será que não passa também por aqui o futuro da Igreja?



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Mudanças no ensino da Teologia?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de July de 2004 19:13

“A economia está a descobrir novamente o peso do capital humano e social”...

teólogo pode desempenhar novas funções na sociedade, como acontece nos EUA e no México, onde são contratados por empresas como a Coca-Cola. "

Muito bom , principalmente se o Teólogo ( estudioso de DEUS) - mudar a Coca-Cola e a economia mundial ... e não usar seu conhecimento para ajudar a explorar a mão de obra e vender produtos duvidosos para a saúde da humanidade...



Cris

Re: Mudanças no ensino da Teologia?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de July de 2004 14:20

É interessante essa afirmação do Patriarca de Veneza (os Patriarcas de Veneza têm uma tradição a cumprir: seguir os passos do antecessor Angelo Roncalli).

Sobretudo quando a realidade italiana, nas Faculdades de Teologia, tem sido a de um "restauracionismo" e de recuos face ao 2º Concílio do Vaticano. Segundo me informaram, posso estar errado.

O que ele diz é a repetição da divisa deste Concílio: actualização.

E integração no mundo em que nos encontramos: anti-clericalismo.

São estes sacerdotes - como outros religiosos e leigos - que constituem as vozes proféticas na Igreja.



João (JMA)

Re: Mudanças no ensino da Teologia?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de July de 2004 15:34

É preciso dar alguma atenção ao aforismo:
"É tão complicado que até parece profundo".
Deus é simples e simples e claros são os seus Mandamentos.
Não há necessidade de uma Teologia complicada que se alimenta das suas próprias complicações e gerando a infertilidade e a perda de significância.
A Teologia deve abrir caminho à melhor procura, aos gestos mais significativos, a atitudes encarnadas e por isso me parece terem muito sentido as preocupações do Cardeal Angelo Scola.



*=?.0



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.