Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Futebol ...euro 2004
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 27 de June de 2004 19:28



O Futebol é o novo ópio do Povo?

Porque se movimentam tantos milhares de pessoas à volta do futebol? O que as atrai ?

Numa sociedade em que por influencia dos gregos se continua a fazer a cultura do corpo, uma boa condição física é sem duvida sinónimo de vida e bem estar.

Os adeptos projectam a sua ansia de corpo perfeito e esbelto em 11 atletas que apreciam e veneram , pois revelam uma energia que eles gostariam de ter . Em vez de venerarem esses atletas talvez fosse melhor irem correr e darem uma voltinha a pé , sairiam muito mais felizes de um bom treino pessoal do que saem de um jogo.

Mas parece que afinal o corpo perfeito não existe e ultimamente é com espanto que se veem os jogares de Futebol morrerm de morte subita. Parece que afinal a partica desportivo não dá garantias de muita e longa vida.

O Futebol serve para os homens libertarem as suas angustias , projectarem toda a sua frustração nos jogadores. Reveêm-se no arbito que é o juiz injusto , o policia violento, no patrão que os mal trata, na pouca sorte da sua vida. Dizem palavro~es soltam a sua infelicidade e voltam cansados para casa , mas um pouco libertos , conseguiram dizer em 90 minutos o que lhes ia na alma. Não conseguem ver-se como um todo. Não tem consciência do poder que poderiam ter se permanecessem todos juntos. Se tivessem uma mesma fé , um mesmo motivo poderiam mudar, fazer uma revolução. Ficam por ali distaridos a lutar por uma só equipa, divididos por cores de Clubes que os distariem da força que realmente poderiam ter. Olhem só estes milhões de adeptos a lutar todos juntinhos contra o desempreg?!!!!!

Mas lá vão eles distraidos. Deitam cá para fora os restinhos bélicos e juntam-se em claques que batem umas nas outras não sabendo bem porquê.

Que caracteristicas tem o futebol que anima tanta gente?


É um jogo rápido . O objectivo é bem definido , é marcar golo. As regras são iguais para todos. Quem não cumpre as regras é sancionado independentemente do seu credo , da sua raça , da sua condição politica , todos têm de cumprir. É justo que assim seja e assim deveria ser também a vida. A clareza d eregras atrai as multidões. A justiça não demora longos meses , faz-se na hora. A justiça vê-se no local e todos são testemunhas.

Todos adoram futebol. Antigamente Jesus Cristo animava muitas vidas , conquistamos quase o mundo , lutavamos por Ele . E hoje , que anima os homens?

As regras da Igreja estão submersas num mar de religiões de diferentes confissões. Nada é claro é tudo controverso e relativo. As regras não estão claras , um padre diz isto outro aquilo . Os padres dizem uma coisa e os pastores outra. Ninguém se entende quando se fala de religiões .

Que tal começarmos a falar de jesus Cristo? Que tal falarmos e vivermos só o essencial ? talvez as regras ficassem claras para todos e talvez as pessoas começassem de novo a adorar Jesus Cristo. Gostaria de ver aqueles campos de futebol cheios de gente louvando a Deus , unidos por uma só fé , de certeza que mudaraimos o mundo.

Os regimes teocraticos já lá vão. os laicos é que mandam . Têm governado melhor que a Igreja ? bem pelo menos agora não podem atribuir as culpas da sociedade que temos a Deus . Os homens é que têm governado , que t~em construido? O Mundo está mais justo? A liberdade existe mesmo ou é uma utopia? A democracia tem resultado? O mundo está melhor ? desapareceram a fome e a guerra ? desapareceram as doenças?

Bem desta vez não podem dizer que a culpa é da Igreja, os regimes são laicos. Mas a Igreja também não tem conseguido responder aos desafios que lhe tem sido postos. Porque está dividida , porque se afastou do essencial . E o que é o essencial? O essencial é Jesus Cristo. se todas as doutrinas , fossdem acentes no que Ele nos disse certamente teriamos muito mais força , muito mais fé.





Maria

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 28 de June de 2004 09:18

Bom, haver campos de futebol cheios de gente a pedir milagres ao pastor...lá isso, haver, há! Basta ver aquelas manifestações da IURD, da Maná, entre outras seitas indecorosas, que mais não fazem que extorquir dinheiro às pessoas, explorando a sua (falta de) Fé...
Infelizmente, as pessoas apenas querem acreditar em Deus quando a vida não lhes corre de feição...



Anna e Sara

Re: Futebol ...euro 2004 / D.A.T.
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 28 de June de 2004 17:25


Ah, grande Maria!

Não posso estar mais de acordo com esse realista e magnífico texto, que pertinentemente publicas, contra o fanatismo e paganismo futebolístico!
Tal como o diabólico sexo-livre e o abominável aborto!

E, sobretudo, por constatar que também pensas e ages assim - tal como alguns bons Cristãos e Portugueses, tragicamente muito poucos! Parabéns!

Precisamos de Cristãos assim! Vamos à luta, contra todo o espírito da Satanás, que inclusivamente subverte muitos "católicos"!

D.A.T. (Deus Acima de Tudo) !

Saudações cristãs/fraternais.

Avlis


P.S.: Quem é o autor do texto em questão?


Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 28 de June de 2004 19:00


Vexilomania ou Chauvinismo?


Nos últimos dias, somos assaltados por uma onda – proposta pelo seleccionador nacional de futebol – de bandeiras a flutuar em tudo quanto é/era sítio: nas janelas, nas varandas, cobrindo prédios, nos carros particulares e transportes públicos... tudo por um sentimento de nacionalismo em volta da selecção nacional de futebol que está a disputar o campeonato europeu.

Como que nos foi perpassando a sensação de uma doença colectiva em favor de tal desígnio que quem não se deixasse contagiar quase se sentia fora desta vaga de nacionalismo... dirão alguns um tanto ‘bacoco’ e oportunista, se não no conteúdo ao menos na forma.

Que dirão outras nacionalidades, que residem em Portugal, sobre esta súbita febre à volta da bandeira nacional?
Desde logo, que a nossa capacidade de mobilização manifesta um certo déficit de grandes causas.
Que o futebol consegue – ao menos nas horas que antecedem os jogos – gerar motivações mais ou menos envolventes do ‘todo’ nacional... na busca da vitória, mesmo sem ter em conta a qualidade (conhecida ou surpreendente) dos adversários.

Que imagem damos da nossa dinâmica colectiva?
Que precisamos de ilusões, de utopias e de criadores de sonhos... nem que seja por entre desconfiança, ou menosprezo dos propulsores da vertigem pseudo-desportiva.

A quem interessará esta vexilomania?
Talvez aos vendedores de bandeiras, mas, sobretudo, este clima deverá questionar os educadores do povo português:

- Que têm andado a fazer os políticos profissionais e os que vivem da carolice (politiqueira) ao serviço das populações?
Até onde irá o desfasamento entre o desejo e a mobilização?

- Que têm feito as Igrejas – sobretudo a Católica – pela criação da identidade nacional mais profunda dos portugueses?
Até onde irá o desfasamento entre as (boas) intenções e a prática dos valores de pátria, patriotismo e serviço em favor dos outros?

- Que tem feito a comunicação social – como quarto poder – pela construção desse tal ‘Portugal positivo’?
Até onde irá o desfasamento entre as vendas, o ‘share’ e o bem comum... servindo a verdade sem olhar aos patrões que lhes pagam e (quantas vezes) provocam a escolher o ‘quanto pior melhor’?

Que a nossa devoção à bandeira portuguesa – mesmo que pontual e alienante – não nos envergonhe no futuro, nem crie obstáculos aos milhares de imigrantes que estão entre nós!


A. Sílvio Couto


Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 29 de June de 2004 10:22

Lá vem o "Velho do Restelo" com as suas tiradas mais que inoportunas!
Viva e deixe viver, homem!
Que raio, sempre a deitar abaixo o que quer que se faça...
Pois deixe as pessoas viverem a euforia do futebol, deixe-as ter uma alegria, deixe-as vibrar com alguma coisa!
Se é com o futebol, que seja! Antes com o futebol, que com a pornografia e a droga!
Ao menos com o futebol! E que se não vibram nem pela política, nem pela religião, então, que políticos e religiosos tirem as devidas conclusões acerca do afastamento das pessoas!



Anna e Sara

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 29 de June de 2004 16:45

No Canada, dia 1 de Julho, comemora-se o Dia do Canada...Canada Day.

Em alguns centros comercias, vemos bandeiras, Tshirts para homem, senhora e criancas e varias outras recordacoes. Qual o mal de haver coisas dessas a venda?
So compra quem quer....a mim nao me afecta. Em minha casa nao tenho, nem bandeira Portuguesa , nem Canadiana...so em livros, claro:)
Deixem vender...

So nao concordo com uma coisa: Haver futebol aos Domingos ou outros desportos. Assim como tambem os centros comerciais estarem abertos aos Domingos. Ainda no Domingo passado, sai da missa, vi um campo de futebol cheio de pais e criancas. E perguntei a mim mesma...ensinam aos filhos onde fica o lugar de desportos e onde fica a igreja e a missa?

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 01:40

Ainda falam de fundamentalismo islâmico!!!!!!!!!!!!!!!
Esta topic é um exemplo acabado de fundamentalismo catolico.
Eu que gosto de futebol... que vou às vezes à Luz ver os jogos do SLB, que tenho visto na medida do possivel o Euro.... confesso que não me revejo em nada do que aqui tem dito do futebol. E os argumentos são tão fracos que não deixarei de o ver...

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Déjà-vu (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 03:02


O fanatismo futebolístico é a perdição de muitos sacerdotes e religiosos católicos!
É um vício terrível, só comparável ao vício do tabaco e do álcool, quase tão grave como a toxico-dependência!!

Agora, comparar tais críticas radicais e justas ao fundamentalismo islâmico, isso não lembra nem ao diabo!
E logo um padre católico! Quem diria?!

E sabermos que há tantos padres, e alguns bispos, que fumam e bebem demasiado, e são doentes do futebol, assim como se dedicam à politiquice, preocupando-se mais com os bens corporais e terrenos do que com os espirituais e eternos!!
O que resta do seu ministério sagrado, que deveria ser eminentemente espiritual e sobrenatural? Quase nada!!

Que Deus tenha piedade de todos nós! Rezo por todos os sacerdotes e religiosos, assim como por mim e pela minha família!

DJV


Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 03:45

Agradeço que reze por si e pela sua familia. Por si, que bem precisa.
Faça uma novena a Santa Rita de Cássia e outra a São Judas Tadeu para que lhe dê o impossivel: JUIZO!!!!
Hehehehehe

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 11:19

O tabaco, o alcóol, a droga são vícios destrutivos.
O futebol move multidões, une o povo de um país em torno de um objectivo comum.
Não vejo qualquer vício destrutivo.

Olhe, se quiser aliviar tensões, aconselho-o a ver o Portugal - Holanda. Dá na RTP1, às 19:45.

Viva Portugal!

;-)))



Anna e Sara

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 13:48

Anita :)


Nunca liguei a futebol...

Mas agora com o Euro 2004 nao deixo passar nenhum jogo...

As vezes penso...se o Canada jogasse com Portugal, quem eu gostaria que ganhasse?

Nunca ouvi falar tanto de Portugal aqui nas radios e tv. Canadianas como agora!!! Quando fala nos jogos, anuncia a boa temperatura de Portugal. Uma vez, estavamos nos aqui com 15 graus, Portugal estava com 33 ate fez inveja aos Canadianos :)

Boa sorte para o jogo: Portugal - Holanda

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 17:01

Meus senhores e minhas senhoras,
se ainda não leram, peço-vos que leiam a carta dos Bispos portugueses (CEP) - "O Desporto ao serviço da construção da pessoa e do encontro dos povos", por ocasião do Euro2004. Depois comentem e revejam as vossas posições, acho que está excelente ...


link: [www.agencia.ecclesia.pt]

FORÇA PORTUGAL



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Futebol... euro 2004 / Vício e corrupção à escala nacional/europeia!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 19:32


O futebol é um desporto tipicamente mundano, violento, imoral e nocivo!


E isto porquê?
Entre muitos outros factores e motivos evidentes, destaco os seguintes:

a) Apenas visa o aparente bem material e temporal das pessoas em causa.
b) É um jogo tão viciante e lesivo como o bingo ou a roleta!
c) É o jogo dos cúmulos das desigualdades, ditaduras e elites mais alienantes!
d) É o jogo onde existe mais exploração e corrupção a vários níveis!
e) É o jogo onde existe mais desigualdades e abusos a nível de vencimentos pecuniários excessivos e escandalosos!
f) É o desporto que mais vicia e escraviza as massas populares!
g) É o desporto onde existe mais burlões e parasitas!
h) É um desporto anti-ético, imoral e anti-cristão!
i) É o jogo dos grandes e poderosos contra os pequenos e deficientes!
j) É o jogo da populaça fanática e agressiva contra o povo sensato e ordeiro!
k) É o desporto-rei do oportunismo, da vaidade, da chantagem e da ganância!
l) É o desporto que mais vicia e domina negativamente as sociedades e nações!
m) É o maior embuste e ilusão de todos os tempos!
n) É o responsável principal pela maioria dos vícios e crimes dos seus adeptos.
o) É o desporto que mais desgaste físico/psicológico e degradação moral/espiritual causa nos respectivos jogadores e dirigentes!
p) É o jogo alienante e perverso que isola e afasta mais pessoas da moral e da religião, de Deus e do próximo!
q) É este, verdadeiramente, o principal e mais destrutivo "ópio do povo"!

*) É, enfim, o maior sorvedouro/desperdício/exploração de divisas a nível nacional de sempre, à custa dos seus excessivos e luxuosos dez hiper-estádios, que custaram mais de três milhões de contos, o que tornará ainda mais pobre e dependente a maioria dos portugueses, que pertence ainda à classe baixa e média mais desfavorecida!!!


J. Avlis


Re: Futebol... euro 2004 / Errata
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 23:15


ERRATA:

-> Na mensagem das 19:32, onde digo, no último parágrafo, "três milhões de contos", queria dizer: "TRÊS BILIÕES DE CONTOS" (15 biliões de euros)!!!...

NOTA: Só na "Expo 98" - que já foi caríssima, para o nosso baixo nível económico, e por isso um grande desperdício! - foram gastos cerca de "quatrocentos milhões de contos"!...

J. Avlis


Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 23:24

Caro Fernando,

Obrigado pela tua sugestão de leitura. É um bom texto que mostra "a importância do desporto na formação do homem integral", onde o futebol ocupa um lugar de particular destaque.

Caro Avlis,

Pelas tuas palavras deduzo que faz um longo tempo em que não participas numa peladinha de futebol entre amigos. Talvez esteja na altura de vestires o equipamento, calçares umas sapatilhas e para dares uns toques na redondinha. Para preparação, sugiro-te a leitura da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião do EURO 2004, que o Fernado fez referência.

Nem tudo no futebol, principalmente na competição de alto nível, são rosas, e há aspectos que poderiam e deveriam ser corrigidos. Mas o futebol, e em particular a participação da Selecção Nacional no Euro 2004, tem o feito inédito de unir os portugueses em torno de uma causa! Como sou um pouco mais novo que tu, talvez me possas ajudar e dizeres-me em que outra situação o povo português se uniu como hoje se une em torno da Selecção?

Ao ler a tua mensagem pergunto o que há de errado na alegria, na emoção, na festa e união que se sente e se vive no final de cada jogo de Portugal?

Luis

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 30 de June de 2004 23:25

J. Avlis


Desculpe, nao concordo consigo.

A Expo, so foi dar valor e brilho a Portugal. Voce quer que Portugal seja o que? Pelos menos essas coisas levam turismo a Portugal. Portugal e um pais bonito, com mar, com sol, boa fruta, bom peixe, bom vinho, bom azeite...Agora devem e sabe-lo explorar.

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 00:16

Caro Avlis... acho que tens humor... deves ser divertido.....
Já agora, gostava de saber os teus argumentos sobre o futebol e o modo como prejudica a religião, e não só uma lista de coisas:

não percebi os fundamentos de quase nenhuma das alíneas da tua mensagem. Mas sobretudo, as alíneas b), c), h), i), m), n), p)...

ok... a bem dizer devia dizer quase todas, mas estas bastam...

De resto, devo dizer que concordo com o Padre João Luís...

Abraço desportivista

Miguel

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 05:20

Padre Luis


Ja viu quantos andam aqui a seu favor?
Valera a pena desistir por uma unica pessoa? Sempre em frente!!!

Nao ha que temer ninguem...Quem nao deve, nao teme!!!

Com toda essa forca para a frente...o mesmo digo aos jogadores portugueses.

Forca Portugal!!!

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 09:04

Ai, Avlis, Avlis...



Anna e Sara

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 10:21

Avlis,

Desafio-te a dizer-me quem vai ganhar o Euro. Portugal, Grécia ou República Checa?

Eu acho que a República Checa vai passar à Final, e, se isso acontecer, Portugal vai suar, e bem, para vencer!!!!



Anna e Sara

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.