Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Os Cristãos podem
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 16:31

Ultimamente, teno esbarrado numa controvérsia muito atual, de cunho pastoral que com certeza deve ter abrangencia internacional e gostaria de propor um debate: A questão é Tatuagens e body-piercing, o Cristão pode fazer uso desses adornos, ou não?

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 16:46

Não vejo por que razão os cristãos não devam ou não possam usar tatuagens e "body-piercing"... O único critério será se ditos adornos são de bom gosto, coisa que é muito discutível (mesmo que haja quem diga que gostos não se discutem...).

Ouvi a gente das Testemunhas de Jeová argumentar que se fosse natural fumar, teríamos todos uma chaminé incorporada. Eu sou contra o tabaco, mas não por isso; acho que é sobretudo uma questão de saúde (e uma parvoíce, desculpem a franqueza!).

Da mesma forma, acho alguns piercings de muito mau gosto como a "ferradura" dependurada no nariz, mas não necessariamente porque ser cristão implique a proibição de tais adornos... Vejo sempre a tentação dos fundamentalismos quando se quer encontrar na Bíblia "legislação" para tudo e mais alguma coisa. Os cristãos devem discernir os seus comportamentos e isso vai para além do mero legalismo.

Convém notar que alguns "piercings" são perigosos. Isso pode ser um bom elemento a ter em conta num discernimento. E, como qualquer adorno, deve-se discernir quais as motivações por que se usa...

Alef

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 18:30

Alef

Eu nao gosto de tatuagens ou piercings. Tenho dois jovens em casa e nenhum usa...



Qual o sinal do homem usar brinco no lado direito ou no lado esquerdo, tem significado?

Fabiano

"Alguns" padres Brasileiros usam barbas grandes e cabelos grandes...acha bonito? Ao cabelo ate fazem um rabo de cavalo. rsrsrs..Parecem os Indios:)



Rita

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de June de 2004 04:05

Eu também não aprecio particularmente os "piercings" e tatuagens, mas vejo isto como uma questão de gosto pessoal que não quero impor. Muitos são discretos. É verdade que há muitos desses adornos que me parecem muito exagerados, exibicionistas, mas exibicionista também pode ser uma batina de um padre. Tudo depende do contexto e da carga intencional que se dá aos "adornos".

Em certas épocas da antiguidade os brincos nos homens eram usados sobretudo pelos escravos... Não sou muito conhecedor nestas matérias, mas alguns descrevem certos "padrões" ou "convenções" quanto ao como os homens usam os brincos: se do lado direito, esquerdo, ou ambos, associando-se nalguns casos à orientação sexual...

Quanto aos padres de barbas grandes e cabelos grandes, acho que os padres devem saber estar e onde estão serem uma presença pastoral reconhecida. Para uns pode ser justificável usar até "rabo de cavalo", enquanto que para outros se justifica a batina ou cabeção. Em algumas ilhas da Micronésia, por exemplo, todas as pessoas andam quase nuas (nem há água para lavar a roupa), incluindo os missionários. Jesus Cristo e os Apóstolos devem ter usado cabelos longos e nenhum deles usou cabeção ;-)

Alef

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de June de 2004 04:47

Alef

Pois, tens razao! :)

Para meu gosto, adoro ver um padre com colar romano, creio ser assim que se diga e nao gosto de barbas, nem de cabelos compridos. Um homem com a cara limpa e mais bonito:)
O D. Jose Policarpo, tem um anel bonito, grande!...Vi hoje na RTPI. Porque ele usa esse anel. Qual o simbolo? Alguem sabe?



Rita

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 07 de June de 2004 16:40

Sim, o que vcs disseram tem algum nexo causal, mas o que dizer da proibição feita em Lv. 19,28 que diz: "Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou Iahweh". Qual a resposta diante dessa passagem?

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: molkyul mehushkhay (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 14:46

só faltava essa, limitar YHWH em tatuagens e pircing. o pai eterno é maior que isso , vamos nos preocupar com que é de fato preocupante,como o aumento da violência, a fome no mundo as doenças a desigualdade social e não para essa coisinhas insiguinificantes de tatuagem e pircing. Quem quer usar use. O importante é que eles não matem não roubem, não mintam, não adorem a outros deuses etc etc etc..



molkyul

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 20:40

Vejo que está questão tem relevancia já que se trata de uma grade "onda" que tem enchido a mente e os corações de nossos jovens. É necessário que haja um posicionamento acerca da moral católica em relação ao agir de cada um, já que a IGREJA é mãe e mestra, deve educar seus filhos no bem fazer e no bem agir (estética e ética) de forma a não contrariarmos em nada o bom Deus. Quem não quiser responder, por não achar importante, não o faça, contudo, a indagação a respeito da doutrina do levítico 19 ainda fica sem resposta. Este preceito para nós é valido ou não, se é válido, até que ponto o é? Como ler o levítivco em chave neotestamentária?

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de June de 2004 07:09

Caro Fabiano:

Muitos textos do Antigo Testamento, sobretudo o Pentateuco, estabelecem normas bastante circunstanciais e que não devem nunca ser sobrepostas ao Novo Testamento. Caso contrário caímos no fundamentalismo literalista e criamos enormes imbróglios. Algumas dessas normas justificavam-se pelo perigo de confusão com determinados ritos de outras religiões e outras ainda por causas que hoje desconhecemos. Mas as boas bíblias católicas trazem normalmente boas notas sobre o significado de alguns ritos ou normas. Lembremo-nos que os fariseus resolveram compilar todas essas normas, chegando a uns 611 preceitos que sabiam de cor, mas esqueciam o principal e por isso foram tão censurados por Jesus Cristo. Convém ter isso em atenção.

De resto, se folheares as páginas contíguas à passagem que citas, encontras normas curiosas, que certamente não pomos em prática. Lê todos esses capítulos. Deixo aqui alguns exemplos “curiosos”:

•Lev. 19:19: «não semearás no teu campo duas espécies de sementes; e não vestirás roupa com tecidos diferentes».

•Lev. 19:27: «Não arredondareis as extremidades do cabelo e não rapareis os cantos da barba».

•Lev. 20:18: «Se um homem coabitar com uma mulher durante o período menstrual, ao descobrir a sua nudez, descobre o seu fluxo e ela mesma descobre a fonte do seu sangue. Serão ambos eliminados do meio do povo».

•Lev. 20:25: «Distinguireis os animais puros dos impuros e as aves impuras das puras; não vos contaminareis com os animais, as aves e os diversos répteis da terra, que vos ensinei a distinguir, declarando-os impuros». [Recorde-se o episódio da visão de Pedro em Jope, antes do impressionante discurso na casa de Cornélio, em Actos 10:9-ss.]

•Lev. 21:9: «Se a filha de um sacerdote se desonrar pela prostituição, desonra seu pai. Será queimada no fogo.»

Em Lev. 20:23 temos um versículo que é uma espécie de chave de todo o texto: «não seguireis os costumes dos povos que vou expulsar diante de vós; porque fizeram todas estas coisas. Eu abominei-os».

Em parte pela proibição de automutilar-se a Igreja não aceitou de bom grado inicialmente os transplantes, mas depois se chegou à conclusão do óbvio: o que o que define um transplante não é o acto particular de causar uma mutilação, mas a intenção última, que é um gesto de amor.

Em relação ao caso concreto das incisões, nota que não se trata dos normais “piercings” que hoje se fazem, sem qualquer conotação religião ou mágica. A nota da Bíblia que uso (conhecida como “Bíblia dos Capuchinhos”, certamente a melhor publicada em Portugal) diz o seguinte, a propósito de um texto paralelo (Deut 14,1):
Citação:
«A incisão e rapar o cabelo constituíam um rito de aliança pela efusão de sangue e pela oferta de algum cabelo. Tratava-se de um uso comum entre os cananeus, em épocas de luto (Lv 19,27-28; 1 Rs 18,28; Jr 47,5), tal como rasgar as vestes (Gn 37,29; Lv 10,6; Nm 14,6).»
Parece legítimo presumir que o mesmo se passava com a tatuagem, como de resto ainda acontece com muitas religiões ditas tradicionais. Estamos textos que pretendem evitar riscos de contaminação com ritos de povos estrangeiros. Ora, hoje, na nossa sociedade estes adornos deixaram de ter estas conotações mágicas.

Alef

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 11:55

Eu tenho uma tatuagem permanente no pé esquerdo e gosto muito dela.
É o desenho de uma clave de sol e a letra "M" em estilo gótico. Isto tem a sua simbologia: a clave refere a paixão que tenho pela música. O "M" gótico é uma alusão ao meu nome Mafalda, que é um nome gótico.
E está num local discreto. Só se vê no Verão e se eu andar descalça ou com sandálias...



Anna e Sara

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 14 de June de 2004 18:10

Caro Alef, o antigo testamento de fato trazem leis que talves não nos digam mais muitas coisas, contudo, o contexto do passagem de levítico mostra que estas determinadas incisões e tatuagens eram sinais de pertença a deuses estrangeiros, de forma que as proibições ganam um sentido muito interessante em relação a nós, não mais na questão de deuses pagãos mas em relação principalmente a pertença a IHWH, que é um Deus siumento.

Os Tatoos e piercings não seriam uma marca de pertença ao mundo?

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de June de 2004 19:18

«Os Tatoos e piercings não seriam uma marca de pertença ao mundo?»

E que implicações tem isso para hoje? Achas que um cristão não pode usar tais adornos?

Será que não espreita por aí um certo tipo de "sectarismo" (o medo do mundo)?... Será o cortar as unhas e o cabelo, fazer ginástica e vestir-se um sinal de pertença ao mundo? Por que razão «mundo» tem várias acepções e tantos cristãos e católicos tendem a usar preferencialmente a negativa?

Alef

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 14 de June de 2004 20:13

Não sei o que entende quando falo mundo, mas estou entendendo a perspectiva paulina de mundo, que propõe um antagonismo entre o mundo criado, portanto bom e o mundo que é hostil a Deus e a seus santos, portanto mal.

Perunto se um não adepto da liberação da maconha (canabis) deveria usar uma camiseta escrita "MACONHA LIVRE". O que indago é: que poderiamos dizer a respeito de certas marcas que comprometem a nossa pertença unica e esclusiva a Deus e não ao mundo (no sentido hostil da palavra) com suas seduções que nos fazem, de maneira direta ou indireta, contrariar a nossa única marca indelével, sinal necessário de pertença a Deus, que é a marca batismal. Será lícito contradizer essa pertença por uma marca que denota que a participação a um certo comportamento ostil a Cristo e a seus santos?

Digo que, quanto ao passagem do Levítico, há mais do que um preceito, mas uma decorrencia do decálogo, tamanha a sua importancia na vida prática do judeu. Contudo, não é uma leitura pela própria palavra mas por um sentido ulterior que ganha novo relevo n atualidade. É o que poderiamos chamar de decorrencias da Palavra Escrita que ganha eco existencial mediante um dilema do cotidiano.

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de June de 2004 20:14

Fabian

Os cristaos podem...mas nao deviam:)

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 15 de June de 2004 09:58

Ana,

Não sei por que razão, parece que os cristãos devem seguir um estilo tipo "uniforme", anulando os seus gostos pessoais. Então, no que toca às mulheres, Jesus! parece que têm de andar como se estivessem deprimidas todos os dias! Nada mais errado!
Parte do que uma pessoa é também se reflecte no seu gosto pessoal em vestir-se, em adornar-se...
Olha, sou cristã, mas maquilho-me, ponho colares, gargantilhas, brincos, pulseiras, anéis, tenho uma tatuagem, no Verão ponho uma pulseira no pé para estar na praia (uma mania minha), uso fato de banho e já cheguei a usar biquini (quando os quilinhos a mais não se faziam notar com tanta evidência...), uso saias compridas, como curtas, com racha, sem racha, direitas ou fluidas, tops, uso saltos rasos e saltos altos, etc...
Claro que me visto de forma sóbria e com coisas que vejo que me ficam bem, não me maquilho à cabaret, nem pinto o meu cabelo, e uso perfumes e acessórios discretos...Mas quem manda naquilo que visto, desculpem, acho que sou eu, ninguém mais...
Acho uma estupidez as pessoas anularem-se...



Anna e Sara

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de June de 2004 11:36

Não deixem de ler a Carta a Diogneto, em particular desde o apartado V, onde se lêem as seguintes frases:
Citação:
V, 1 – Os cristãos não se distinguem dos outros homens nem pela pátria, nem pela língua, nem por um género de vida especial.
2 - Efectivamente, eles não têm cidades próprias, não usam uma linguagem peculiar, e a sua vida nada tem de excêntrico.

3 - A sua doutrina não procede da imaginação fantasista de espíritos exaltados, nem se apoiam, como outros, em qualquer teoria simplesmente humana.

4 – Vivem em cidades gregas ou bárbaras, segundo as circunstâncias de cada um, e seguem os costumes da terra, quer no modo de vestir, quer nos alimentos que tomam, quer em outros usos; mas a sua maneira de viver é sempre admirável e passa aos olhos de todos por um prodígio.

5 – Cada qual habita a sua pátria, mas vivem todos como de passagem; em tudo participam como os outros cidadãos, mas tudo suportam como se não tivessem pátria. Toda a terra estrangeira é sua pátria e toda a pátria lhes é estrangeira.
Mas não deixem de ler o resto!
Alef

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 15 de June de 2004 12:16

O que os Cristãos não podem é praticar o mal... centremo-nos no essencial!



Toze

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: molkyul mehushkhay (IP registado)
Data: 15 de June de 2004 13:52

pessoal outra vez esse negócio de tatuagem e pircing????

o que é maior yhwh ou tatuagens e pircings??
agora se um cristão usa por usar uma dessas ai, vai deixar de ser menos cristãos que os outros?????
pelo amor de yhwh parem de limitar o poder infinito do pai eterno, o que é pircing e tatu perto de fome guerra doenças desigualdade social hein???

então pra yhwh interessa é se a pessoa usa ou não tatuagem ou pircing???

fome, guerra, doenças e outras coisas são de importancia menor???

por favor pessoal vamos ser mais cristãos e menos cabeças duras ora onde ja se viu dar bola pra essas besteiras sendo que tem coisas piores que isso para se resolver, o problema não está em usar tais coisas , mas usar de tais coisas como forma de veneração a outras entidades que não seja yhwh ou seu filho yhwhshua.

dai sim é errado.. agora, vamos parar de fazer tempestade em copo de água. existe como eu falei assunstos bem mais importante que esses para se resolver e discutir.



molkyul

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de June de 2004 16:08

Anna e Sara


Pensava que fosses uma jovem. Pelo que usas ja pareces uma senhora:) Eu tambem uso isso tudo que tu dizes, mas modestia a parte.
Ah....menos tatuagem e pulseira no tornozelo! Uso no braco, tambem sou vaidosa.
Nao gosto de tatuagens...sou tao bonita assim:) Eu gosto de mim propria, por isso disse o que disse! :)



Rita

Re: Os Cristãos podem
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 15 de June de 2004 18:51

Perguntaria, diante de tudo isso o que poderiamos dizer a respeito coprpo como templo do Espírito Santo?
Quando falo de Tatoo e piercing, falo no sentido de pertença a alguem (de forma direta ou indireta, consciente ou inconsciente) Essa é a dúvida. não deveriamos pertencer a um só Deus. Servimos a Deus o ao mundo, no sentido de hostil a DEUS.

É interessante que os primeiros cristão regeitassem muitas coisas do costume judeu (como a circuncisão) para denotarem que não eram simples judeus; do mundo pagão para denotarem que não eram pagãos e etc... contudo parece que os jovens não querem ser reconhecidos como cristãos, mas fazem questão de aceitar um modismo que renega suas convicções de foram a se perderem no mundo.

Será que não somos, como o Cristo sinal de contradição? ou, como preferirem, fermento na massa?, diferentes porem iguais (no que tange a natureze e no que tange os costumes sucessivamente)?

Em que diferenciariamos em relação aos pagãos se aderimos a suas práticas de pertença a essa potestade hostil a Deus? Pode acontecer de alguem quere provocar sensualmente aos outros quando põem tatuagens e piercings em lugares impudicos (assim como quem se veste libidinosamente)?

Espero que tenham entendido a minha proposta de debate ético-moral.



São essas as duvidas que me surgem a cabeça quando penso neste tema, contudo, não estou debatendo com uma opnião a priori, mas quero buscar uma verdade que seja ao menos universal, se não absoluta.

Quanto a observação se a questão é relevante ou não, pesso que aqueles que a entendem como uma questão de desdobramento religioso-existencial venham debater. Aqueles que não acham, limitem-se ao silencio e não fiquem repetindo as mesmas coisas como quem não tem opinião a dar sobre algo mas mesmo assim quer falar.

Todas as respostas, as aceito como principio, embora de algumas discorde em particular, como por exemplo a pueril resposta "quem manda na minha vida sou eu" (digo pueril no sentido Nietzscheano do termo, ou seja o sim pelo sim e o não pelo não) digo que para um cristão a liberdade não pode ser encarada como a faculdade de escolher entre algo bom e algo mal, mas uma escolha pelo bem. Não somos livres de alguma, mas livres para alguma coisa.

Usar a liberdade para escolhe algo que não é bom (metafisicamente e moralmente bom) é um ab-uso da liberdade, já que o próprio erro escravisa e provoca vívios (maus habitos).

Portanto, não que devemos nos anular, mas antes nos conformar com a pessoa de Cristo, já que para o cristão o fundamental é o Cristo e o seu reino. Eu costumo perguntar, antes de fazer alguma coisa que estou em dúvida: "Será que Cristo faria isso".

Alguem me disse semana passada que essas coisas são coisas de quem quer aparecer ou não tem beleza própria ou ainda de quem não se aceita como é. Portanto seriam frustrados. (Era a opnião de um psicologo), que vocês acham?

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.