Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 00:00

Caros amigos,

Na sequência da minha mensagem de ontem e das respostas recebidas, introduzimos algumas alterações no funcionamento do Fórum.

1. Activámos a obrigatoriedade de registo prévio com endereço de e-mail válido para participar no Fórum.

2. Aprovámos as Regras de Funcionamento do Fórum, e introduzimos simultameamente a seguinte adenda ao ponto b.
Citação:
Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica.
Com esta alteração queremos deixar claro que este é um Fórum sobre Religião, Cristianismo e Igreja Católica, pelo que se exige o respeito de todos.
Não significa que se limite a participação apenas a cristãos ou católicos. O Fórum continua aberto a todos, independentemente da sua fé e crença religiosa. Apenas se exige que respeitem as crenças dos demais. "Respeitar" e "Concordar" são dois verbos com significados distintos. É perfeitamente possível discordar sem desrespeitar.

3. Em breve existirão mais moderadores.

Esperamos que estas e outras medidas que venhamos a implementar contribuam para a melhoria deste espaço. Contamos com a vossa indispensável colaboração e participação.

Luis Gonzaga
Equipa Paroquias.org


Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 00:41

Parabens!
Está espectacular. Força Luis, Deus te abençoe!

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 01:55

Excelente opção.
Os meus parabens pela coragem e pela determinação,

Continuem os dois, força.

De um amigo ...


Nota: O meu "nick", não tem nenhuma conotação conciliar, apenas o gosto pela cidade de Itália e pelo nome em si, ok !!!!



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 08:42

Muito bem, Luís!

Fico com a impressão que entramos agora numa nova fase deste fórum, que será benéfica para todos. Havendo mais transparência, haverá mais responsabilidade e todos se esforçarão por dar o seu melhor.

Ânimo! ;-)

Alef

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 11:30

Olá a todas e a todos!

Que bom estar no novo Forum!

Agora sim, respira-se um ar mais límpido. Huuummmm.... que cheirinho adorável, bento e pio do incenso e da cera das velinhas....

Agora sim!

Já não falta muito para sentir o cheiro dos Autos-de-Fé...

Um abraço com humor, do vosso Irmão


O APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO

"A PERFEIÇÃO NÃO EXISTE, o que existe é a sua eterna procura"



Afonso Costa

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 11:45

As alterações costumam ser sempre positivas, particularmente em Igreja.

Este vai ser um caso desses.

Que esta alteração permita um recentrar da discussão nos elementos importantes da nossa Fé, que esta seja utilizada com a nossa Razão para nos interpelar positivamente a nós próprios e aos outros na busca da Verdade.

Espero que exista uma inscrição maciça, de todos sem excepção, para que as nossas discussões possam continuar e contribuir para a divulgação e os esclarecimentos do que é ser Cristão.



João (JMA)

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 12:32

Caríssimo Irmão Luís Gonzaga,

Em primeiro lugar, quer-te dizer que admiro o teu tão denotado esforço e empenho na teu ofício censório, que apesar de sofrer várias, diversas e injustas incompreensões é um trabalho muito meritório, meio inclusivé de alcançar a meta da Eternidade no Paraíso, fim que todos ambicionamos.

No entanto tenho algumas singelas questões a colocar-te:

Avisas, e bem, nas tuas "Regras do Funcionamento do Forum", que

"Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica".

Humildemente pergunto se são toleráveis ofensas a outras posições religiosas que não o Cristianismo.

Por um lado acho bem que se possa "ofender" a concorrência, pois elas desviam as simples ovelhinhas do Senhor para doutrinas contrárias, e muitas das vezes opostas ao Caminho, à Verdade e à Vida!

Por outro lado, penso que entras em contradição com o "ESPÍRITO ECUMÉNICO" que a todos nos deve animar.

Uma outra questão que aproveito para te colocar, é o porquê, com a introdução das "Novas Regras do Forum" teres apagado os meus tópicos aqui anteriormente criados, caro Irmão Luís! Será que estas "Novas Regras" tem efeitos retroactivos? Terei incurrido em "ex-comunhão" com algo que disse?

Será possivel discutir a legitimidade da Concordata? E o que fizeste à tão procurada "Galeria de Horrores do Cristianismo"?

Um abraço do

APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO

"A PERFEIÇÃO NÃO EXISTE, o que existe é a sua eterna procura"



Afonso Costa

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 14:22

Olá!

Muitos parabéns, Luís!

De facto, nos últimos tempos, o fórum estava a ser objecto mais de brincadeiras de mau gosto, que propriamente de espaço aberto para discussões com tino!

Obrigada e bola para a frente!



Anna e Sara

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 16:03

Caro "Aprendiz" Afonso Costa,

Uma resposta breve às questões que colocas:

1. O ponto b. das Regras de Funcionamento do Fórum diz que "Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelos utilizadores, suas crenças, comportamentos e atitudes." Isto inclui todos os utilizadores e as suas crenças. Mas como este é Fórum sobre Religião, Cristianismo e Igreja Católica, e tendo em conta recentes mensagens, pareceu-nos apropriado explicitar que não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo tema do Fórum.

Relendo a frase em questão, talvez faça sentido adicionar a palavra "Religião" passando a ficar "Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pela Religião, pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica."

2. Com a implementação do registo obrigatório de utilizadores, e dada as recentes violações das Regras de Funcionamento que existem desde o passado mês de Março (ver Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum), tornou-se necessário eliminar abusos recentes, que por falta de tempo não foram eliminados antes.

3. É possível discutir a legitimidade da Concordata, mas não quando se insultam os demais com expressões do género "o´ escravos dos Teólogos", entre outros ainda menos simpáticos. Apresentaste-te como sendo portador das luzes salvíficas da tolerância, mas foi por demais evidente que tolerância era aquilo que mais faltava nas tuas mensagens. A começar pelo tua identificação toda em maiúsculas que como deves ter reparado, também não é permitido pelas Regras de Funcionamento do Fórum.

Se no futuro permitiremos mensagens com semelhante tom de tolerância? Penso que não. Pelo que se é para seguir o espírito das mensagens anteriores, talvez não valha a pena perder mais tempo em escrever.

Luis Gonzaga


Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 16:52

Caríssimo Sr. Luís Gonzaga,


Obrigado pelos teus esclarecimentos que muito me ajudaram.

No entanto, permita-me chamar a sua atenção para quando refere que (passo a citar): « talvez faça sentido adicionar a palavra "Religião" passando a ficar "Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pela Religião, pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica." »

Congratulo-me ao saber que afinal a sua preocupação é não só evitar "ofensas" para a Igreja Católica, mas agora também extensíveis a outras "religiões" Muito bem.

Então porque permite que continue um tópico chamado ("Igreja Universal do Reino de... Edir?" Está a ver caro Sr. Luís Gonzaga? Eu enalteço as suas intenções, mas então tem de agir com um só peso e uma só medida! E o mais chocante é ver que nesse tópico (estou à vontade... nunca nele participei!...) ver membros do clero católico (pelo menos identifica-se como "padre") ofender os membros da IURD.

Considera correcto caro Sr. Luís Gonzaga?... Se responder "sim" entra num cristianismo de combate, de cruzada... se responde "não", está a ser coerente com o que escreveu acima.

Um abraço tolerante e sincero do seu "amigo" (eu sei que não sou Ben-vindo no seu forum, eu sei!),

APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO

"A PERFEIÇÃO NÃO EXISTE, o que existe é a sua eterna procura"



Afonso Costa

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 18:43

"Misericordia Domini in eternum cantabo" Sl 88, 2.

Com certeza melhoraremos as nossas relações e as nossa Fraternidade universal. Era necessária essas mudanças. Que possamos ser outer Christ no forum.

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 19:09

Parabens, Luis


Parece que esta bom...muito bom...!!!



Rita

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 20:46


Os meus parabéns ao trabalho da Equipa Paroquias.org, parece-me que, de facto, as coisas estão em encaminhadas.

Gostava ainda de poder usar a formatação [ list ] no texto, será possivel?

Proponho ainda a correcção ortográfica dos novos painéis de acesso, que têm alguns erros.

E resta-me pedir ainda alguns esclarecimentos sobre a atitude dos moderadores na decisão do que é ou não "desrespeito". Pela minha parte costumo ser bastante claro ao falar das coisas, e talvez venha a ser mal interpretado, como já aconteceu mesmo comigo e outros participantes.



...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 20:50


*estão bem encaminhadas.

Ah sim, e aproveito, pela razão de, por exemplo, estar agora a ter de corrigir a mensagem acima, para pedir que seja possível a edição das mensagens anteriores pelo próprio participante.

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 23:20

Caro João Oliveira:

Bem regressado!

Vejo que insistes bastante na questão da reedição das mensagens publicadas. Muitas vezes também me engano e sou forçado a escrever novas mensagens com "erratas", tal como fizeste agora. Mas acho que é preferível ter que o fazer, porque a possibilidade de alterar as mensagens já publicadas poderia, a meu ver, gerar problemas. Uma coisa é corrigir uma palavra que fical mal escrita ou fora do lugar (ou corrigir uma omissão); outra, bem diferente, seria alterar a mensagem em função de determinadas reacções ou alterá-la sabe-se lá com que intenções... A menos que a edição tivesse um curto "prazo de validade" (por exemplo, 15 ou 30 minutos) findo o qual já não se poderia reeditar mais nada. Não sei se isso é possível tecnicamente. De qualquer forma, o melhor, a meu ver, é usar o melhor possível a função "Pré-Visualizar", que eu uso quase sempre, sobretudo quando uso a formatação disponível; é uma função que já evita muitos problemas.

Quanto ao estilo, uma vez que agora se pretende levar as coisas mais a sério, pode-se instaurar um certo puritanismo ou "espírito de queixinha" e susceptibilidade, de modo a confundir todo o modo de discordância com ataque pessoal ou insulto. Há que evitar essas susceptibilidades, mas certamente todos temos que cuidar a linguagem e não confundir os argumentos com as pessoas. Uma das coisas que aconselharia aos participantes de estilo mais "apaixonado" é o de nunca escreverem directamente na caixa de edição que o fórum fornece, mas num processador de texto, à parte, sobretudo se a sua mensagem é grande. Isso permite mais calma, reedição, correcção (evitam-se gralhas), tratamento do estilo. Isso leva mais tempo, mas é preferível escrever uma só mensagem com princípio, meio e fim que muitas, ao sabor do vento ou do impulso do momento. Posso dizer que já muitas vezes escrevi mensagens que depois ficaram por publicar. A "censura" deve ser, antes de mais, autocensura... É claro que há certos "truques" a ter em conta. O mais importante é certamente centrar-se na mensagem que se comenta e não no autor da mensagem. Vamos todos aprendendo...

Shalom!
Alef

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de June de 2004 01:02

Caros amigos,

Eu e a Susete queremos agradecer a todos o apoio que nos têm dado. É importante para nós saber que o nosso trabalho é do vosso agrado.

Um abraço em Cristo,
Luis e Susete

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de June de 2004 01:39

Caro Afonso Costa,

Não podemos ser ingénuos ao ponto de misturar a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) e Igreja Maná, com as restantes denominações evangélicas. E não sou eu que o digo, mas sim ex-membros da IURD que se queixam que a IURD de Religião pouco ou nada tem.

Luis

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de June de 2004 02:21

João Oliveira,

De momento, este sistema não suporta a formatação [ list ]. Talvez no futuro isso venha a acontecer, mas não prometo para não falhar. É provável que existam alguns erros ortográficos no novo texto. Foi feita uma adaptação do Português do Brasil e decerto que alguns me escaparam. Vou tentar ver isso mais logo. A questão da edição de mensagem talvez seja possível tecnicamente, mas como o Alef referiu pode ser perigoso. Reforço a possibilidade de "Pré-visualizar".

Quanto à moderação, o Alef já disse o essencial. A moderação serve para evitar agressões verbais, faltas de respeito e "troca de galhardetes", passe a expressão. Serve para nos centrarmos nas ideias e menos nas pessoas. Posso tentar exemplificar: um dia destes estava a conversar sobre religião num café com um amigo meu que se considera ateu. Tinhamos opiniões e posições face à Religião quase antagónicas, mas foi possível conversar, conviver, sem que qualquer um de nós se sentisse ofendido com a conversa. Eu não o tentei convencer a acreditar em Deus, nem ele me tentou convencer que Deus não existe. Apresentámos as nossas razões, terminámos o lanche e continuámos amigos como antes. Mas sinto que aprendi algo com ele, e talvez ele tenha também aprendido algo comigo, principalmente, porque não "fechámos" o diálogo. No meu caso, porque me lembrava constantemente que estava a falar com um ser humano, por sinal meu amigo, que independentemente da suas ideias ou crenças, merecia o meu respeito e eu o dele.

Espero que este meu exemplo não seja demasiado simplista, mas penso que aqui no Fórum se pode passar algo semelhante.

Por exemplo, nós os dois já tivemos acessas discussões sobre o papel de Maria no Cristianismo, e lembro-me que se calhar tecemos comentários algo corrosivos sobre o que o outro pensava. Talvez se ambos tivessemos tido mais paciência, teríamos tido oportunidade de aprender mais um com o outro. Ainda recentemente troquei algumas mensagens sobre Maria, penso que com o Luis Marques, e embora tivessemos visões diferentes do assunto, não beliscámos o respeito que cada um sente pelo o outro.

Outra postura que convém evitar é a arrogância e não te estou a fazer nenhuma acusação. Se as pessoas que participam no Fórum pensam que sabem tudo, estão cheios de certezas e vêm aqui para ilucidar as "almas perdidas", então talvez este não seja o local indicado. Já no passado chamei à atenção que algumas das pessoas que participam não "ouvem", no sentido que independentemente do que lhe for dito, não estão abertas ou predispostas a mudar a sua opinião.

Eu vejo este espaço como um local de partilha e crescimento. Sinto que posso aprender muito com todos: católicos, cristãos, agnósticos, ateus, etc. Por isso digo vezes sem conta que este fórum é aberto a todos, inclusivé, a não católicos, não cristãos, ateus etc. Porque eu penso que é possível aprender algo com eles. Agora temos que ver a atitude que cada um aborda este Fórum.

Para terminar, queria reafirmar novamente que "discordar" é diferente de "desrespeitar", e penso que qualquer um de nós entende isso.

Se algumas das tuas mensagens anteriores merecia "moderação"?

Penso que duma forma geral, não. O importante é evitarmos picardias. Mas como o Alef disse (e isto é para todos), talvez seja importante ler bem o que foi escrito, o que pretendemos dizer, e refriar os ânimos antes de escrevermos o que quer que seja. Depois, grande parte das pessoas só consegue vir ao Fórum uma vez por dia, pelo que as respostas a possíveis mensagens terão que ficar para o dia seguinte, e nessa altura, por ventura já se escreverá uma mensagem mais calma.

Um abraço e boas participações :-)

Luis

P.S. Uma última nota: nem sempre me é possível acompanhar este Fórum durante o dia. Por vezes, nem mesmo à noite. Peço-vos que sempre que virem uma mensagem que deveria ser apagada, não respondam na mesma moeda e esperem que com o tempo eu a leia e a apague.

Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 18:59

Luis (ou quem possa ajudar-me)

Agradeço que me esclareças a seguinte duvida:

Sempre que tento enviar algum comentário, na janela onde escrevemos aparece sempre no fundo azul "Responder Mensagem", o que impede a mesma de aparecer encadeada normalmente, em vez disso vai sempre surgir como resposta à mensagem de alguem, o que nem sempre é a intenção.

Desculpa a minha ignorancia nestes assuntos, mas não vejo meio de resolver isto, e quando não se sabe... pergunta-se.

A Paz de Jesus para todos


Re: Alteração do funcionamento do Fórum
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 19:02

Yuuuupiiiiiii !!!!!!!

Acho que já descobri.

Ignorem a minha quetão e obrigado na mesma.

Paz e Bem


Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.