Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Imperio da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 18:48

Do Canada para o Mundo:

Voces conhecem algo dos Imperios que se realizam nas Ilhas dos Acores?

Os Acorianos, trouxeram para esta cidade uma tradicao muito bonita! Este fim de semana, realizaram-se as festas do Imperio da igreja. Alem da missa e coroacoes, ha tambem o comes e bebes. Os organizadores dao esmola de carne, pao, bolo de massa e uma garrafa de vinho tinto aos mais carenciados. Os pobres tem esta pensao gratuita. Outros dao o que querem e todos os fundos revertem a favor da nossa igreja. Ja na sexta-feira existe o comes e bebes, batatas com carne e bolo de massa para os pobres...enfeitam as garagens com rosmaninho ao uso dos Acores, ai colocam as carnes, massas, pao. E benzido pelo padre e entao depois, todos podem comer!!!
Nas vossas aldeias, vilas ou cidades fazem-se este tipo de festa? Deviam fazer...
Este Imperio faz lembrar a Rainha Santa Isabel, quando ela dava esmolas aos pobres!

Re: Imperio da Igreja
Escrito por: ??!! (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 19:51


Esses ditos «impérios» são radicalmente contra a ortodoxia católica, degradantes e artificiosamente satânicos!

Sejam Santos como Deus é Santo, e o resto virá por acréscimo!

Sigam o exemplo dos Santos!

Juízo, Ana!
Já pareces a talibana!


Re: Imperio da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 20:22

Foi pena nao teres assinado: Queria muito saber quem es tu!

Tudo continua igual, e pena!!!

Re: Imperio da Igreja
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 21:38

A tradição dos "Impérios" não existe no Continente, pelo menos que eu saiba. Talvez por a Ana ter referido mais que uma vez os "comes-e-bebes" tenha dado má impressão, mas é realmente uma tradição muito bonita, com ligações ao culto ao Espírito Santo e à Rainha Santa Isabel (ao que parece a Rainha Santa Isabel tinha grande devoção ao Espírito Santo e esta tradição foi levada pelos franciscanos para os Açores aquando do povoamento). A devoção ao Espírito Santo nos Açores é um caso praticamente único em Portugal e certamente também quase único a nível mais global na Igreja. A tradição genuína açoriana mostra como se associava saudavelmente a festa popular com a ajuda e solidariedade com os pobres. No Continente não há devoção ao Espírito Santo. Os continentais são mais amigos de "santinhas".

Só é pena que nos States e no Canadá a bonita tradição das "Rainhas" tenha degenerado para uma espécie de "Miss Luso-America". Basta pensar que em muitos sítios dos "States" cada "Rainha" leva um manto que custa aos pais a "módica" quantia de mais de 4.000 dólares, que é usado essencialmente nos desfiles ("paradas") e procissões das Comunidades Portuguesas, principalmente no Verão. Depois fica para recordação... A tradição vai dando lugar à moda artificial e à ostentação.

"Império" nada tem que ver com o "Império da Igreja", como o título do tópico parece sugerir, mas com os pequenos santuários erigidos em honra do Espírito Santo, que continham dois símbolos que os açorianos ligam ao Espírito Santo: a Coroa e o Ceptro. O Espírito Santo é a Força e Poder de Deus.

Alef

Re: Imperio da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 19:09

Alef

Sabes quanto deu este Imperio? Ultrapassou as $22,000 dolares. Os Acorianos sao muito generosos e tem muita fe! Eles pensam senao ajudarem o Imperio, que Deus os castiga.

Oh...Alef...$4,000 dolares por uma capa? Isso e muito...mas os Acorianos sao assim.
Os continentais, sao diferentes, preferem ir passar ferias a Portugal:) do que pagar precos exorbitantes por vestidos. Tens razao, mas nao $4,000.00 dolares:) Como sabes tanta noticia dos Portugueses que vivem nas Americas?
Hoje viste o funeral do Reagan? Que dizes aqueles vestidos sem costas, chapeus, etc.?
Pe. J.Luis e fabiano, voces deixam entrar na igreja pessoas com vestidos sem costas, de manga cava, etc....?
Quando era mais nova, uma vez fui a igreja com um vestido de alca, o padre so olhou para mim, nao disse mais nada...foi o suficiente para eu perceber:)

Re: Imperio da Igreja
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 19:28

Não haverá alguma confusão entre o 'ter muita fé' e o pensarem que 'se não ajudarem o Império, Deus castiga-os'?

Miguel

Re: Imperio da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 20:07

Miguel

Talvez haja gente com fe e gente que tem medo do castigo de Deus:)

Tu nao temes a Deus?
Nao tens fe?

O Padre J. Luis e o Hugo nao responderam a este tema!



Rita

Re: Imperio da Igreja
Escrito por: molkyul mehushkhay (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 22:35

rmcf escreveu:

> Não haverá alguma confusão entre o 'ter muita fé' e o pensarem
> que 'se não ajudarem o Império, Deus castiga-os'?
>
> Miguel

bem miguel se yhwh castiga então ele não é yhwh mas sim satir, pois yhwh é amor. ele é um ser de infinita bondade, e castigo é maldade. o deus do castigo como eu falei é o satanas. quem segue um deus que castiga segue o satanas ok. pois yhwh amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3:16 o deus do castigo é o deus da perdição eterna.



molkyul

Re: Imperio da Igreja
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de June de 2004 03:08

Mais uma vez, Rita, acho que há alguma confusão, peço desculpa entre a ideia de um Deus que castiga e do qual se tem medo (o que é diferente da interpretação que se dá ao temor de Deus, como dom do Espírito) e o ter fé no Deus de Jesus Cristo... desculpa...

Re: Imperio da Igreja
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de July de 2004 13:47

Há ideias que me chocam, e que no meu entender são um perfeito sem-sentido.

Temos dois exemplos neste tópico:
Igreja vs império
Deus vs castigo

Não percebo como há quem as ligue. Sei que as tradições açorianas chamam impérios aos (bonitos) santuários. E que não vale a pena "legislar" sobre o uso de expressões já consagradas.

Mas, mesmo assim, arrepia-me.



João (JMA)



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.