Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de May de 2004 18:17

Caros amigos,

Nesta última semana, e por motivos diversos, não me tem sido possível participar e moderar o Fórum como desejaria. Agora que tenho algum tempo livre para ler o que aqui foi escrito, fico um pouco perplexo com algumas coisas que li.

1. Pela primeira, desde o início do Fórum, recebi vários e-mails de diversas pessoas dando-me conta das suas preocupações sobre o ambiente menos positivo que se tem vivido nos últimos tempos aqui no Fórum.

2. Em vez de se discutirem ideias, discutem-se e insultam-se pessoas. Por mais que se alerte as pessoas para este facto, insiste-se no insulto e na agressão verbal.

3. Tem-se atacado os cristãos e a Igreja Católica de uma forma como nunca antes tinha acontecido.

Este é um Fórum que está aberto a todos incluindo não cristãos, mas exige-se que respeitem as crenças dos demais, e se lembrem que este é um Fórum sobre Religião, Cristianismo e Igreja Católica.

Por este motivo, estamos a ponderar a alteração do formato do Fórum:
1. A introdução de registo de utilizadores. Embora isto não evite que alguém que seja banido, se registe com outra identificação e continue a participar.
2. A existência de mais moderadores. Nem sempre o tempo me permite estar a acompanhar de perto todas as participações do Fórum, pelo que com a introdução de mais moderadores, a moderação seria mais eficiente.
3. Banir o acesso de escrita no Fórum aos prevaricadores, através do bloqueio dos endereços dos seus computadores.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre estes três pontos, e que este tópico se limite a este tema.

Para terminar, peço ao Espírito Santo que nos ilumine a todos e nos ajude a perceber qual o nosso papel na Evangelização.

Um abraço em Cristo,
Luis Gonzaga
Equipa Paroquias.org

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de May de 2004 21:30

É o velho problema do trigo e do joio e neste contexto diria que o joio também serve para produzir adubo.
\O/
AOMSoares

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 00:01

Conforme informei já por mail, concordo absolutamente com todas as propostas. Há que defender a seriedade do Forum.

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 01:06

«Abyssus abyssum invocat» («Abismo atrai abismo», sl. 41), citava-se noutros tempos. Creio que isto explica em parte o que se passou nos últimos dias. Algumas mensagens de baixo nível não foram prontamente removidas e isso estimulou comportamentos menos recomendáveis.

Partilho da opinião de que é necessário tomar medidas para que o Fórum não degenere. Já tive ocasião de dizer qual o modelo que me parece melhor: que o fórum seja de acesso livre para a leitura e implique o registo com e-mail válido para se poder participar.

O registo facilitará o combate aos "clones". Se ninguém puder registar-se mais do que uma vez com o mesmo "e-mail", o número de "clones" será reduzido, porque não é muito provável que os filo-clones se dêem ao trabalho de abrir quantas contas de correio quantos os clones (pelo menos isso não acontecerá com todos). Mas, claro, isto não é tudo.

Como medida mais drástica, poder-se-ia revelar os IP's dos computadores dos participantes, pois isso tornaria pública a duplicação da mesma pessoa em "clones". Em todo o caso, creio que isso não será necessário, uma vez que isso reduz substancialmente a privacidade, por exemplo, quanto ao local de onde as pessoas escrevem. No entanto, muitos são os fóruns que usam esta medida. Acho que isto só deveria ser usado como último recurso.

Um dos problemas é o recurso aos insultos pessoais. Mas recentemente surgiu algo inédito em alguns participantes e vou nomeá-los. Trata-se da linguagem insultuosa à fé católica por parte da Andréia e do Rodrigo Netto. Já por cá passaram muitos participantes não-católicos e houve bons debates com eles, como é o caso do Hugo Castro. Ultimamente a Andréia (que parece ter-se despedido) e o Rodrigo passaram ao insulto directo, com o uso de termos pejorativos. Passaram a um "concertado" tom arruaceiro e insultuoso (com o Carlos a acolitar), quando, em vez de usarem argumentos sobre questões concretas passaram à "exegese" de que a Igreja Católica é a grande prostituta do Apocalipse (e ainda a casa de Satanás, como diz o Rodrigo) e que as doutrinas da Igreja são "doutrinas papólicas". Isto é inaceitável. Enquanto o Carlos se tem mantido nos "limites" com o seu "diagnóstico" de que todos os católicos estão cegos (embora nunca apresente argumentos), a Andréia e o Rodrigo há muito tempo que passaram os limites. Uma coisa é abrir o fórum a todos, católicos e não-católicos (eu defendi isso), outra é que se use do fórum para dar largas a certos instintos básicos. Neste caso -- devo deixar claro --, não se trata de diferenças de credo, mas de mínimos de boa educação. Por isso, os abusos devem ser remediados, venham eles de católicos ou não católicos. É necessário dizer ao Rodrigo que não tem o direito de insultar desta forma. Note-se como chegou de mansinho, apresentando as "suas" teorias sobre os nomes e bastante benevolente e passou agora aos ataques de baixo nível. Há que desmascarar o ovo de cuco.

Alef

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 01:31

Por mim, o Rodrigo ja estava expulso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 01:34

Alef

Tambem gostas da taliban...nessa nao falaste?

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 07:15

Augusto, tenho razões para não falar mais do que já falei. Ou não terás notado?

Tenho notado, isso sim, algum espírito pouco cristão nas tuas mensagens. Que tal se começarmos por nós mesmos, evitando mensagens de tipo sectário como as que tens deixado ultimamente? Que tal se evitares mensagens contra os não-católicos, só por serem católicos? Que tal deixares visível um e-mail visível válido, que não te identificando, será um sinal de que participas neste fórum com espírito de lealdade e abertura?

Alef

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 07:17

Errata:

Onde se lê: «Que tal se evitares mensagens contra os não-católicos, só por serem católicos?»

leia-se:
«Que tal se evitares mensagens contra os não-católicos, só por NÃO serem católicos?»

Alef

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 11:45

Já antes deste tópico, tenho vindo a ficar preocupado com a "direcção" que o Fórum tem vindo a levar.

Há um crescimento dos ataques meramente pessoais, sem nada de discussão de ideias;
há um afastamento e uma irritação crescentes por parte de muitos participantes do fórum com esta "linha de rumo";
há pessoas que têm tido participações muito positivas (entenda-se que concordo com umas e não concordo com outras) e que têm participado visivelmente menos;
há uma tendência crescente para algumas pessoas menos esclarecidas entenderem a abertura deste fórum como uma oportunidade para dizer mal pelo dizer mal;

Não há o respeito pelas regras de funcionamento deste fórum;
não há o respeito pelas opiniões dos outros;
não há o respeito pelos outros.

Ora estas faltas de respeito demonstram uma incapacidade de participação num fórum cristão. Ninguém pode ser cristão se não respeitar o outro.

Assim estava errado quando defendi anteriormente que não deviam existir limitações à participação dos foronautas.

Para evitar um mal maior - que aqueles que pretendem discutir positivamente o façam - impõe-se seguir as vossas sugestões.

Assim, tenho de concordar com as propostas do Luís e do Alef.

Espero que TODOS continuem a participar, mas no respeito mútuo.

Faço mesmo um apelo neste sentido.

João (JMA)

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 14:43

Boa tarde a todos.

Sinceramente, como já pude dizer aos coordenadores deste excelente forum, nestes últimos tempos, não tem tido interesse nenhum. Simplesmente deixei de ler as mensagens pois considerava ser uma perda de tempo e um insulto à minha (pouca) inteligência, como já foi dito, o uso constante do insulto, da mentira, etc., deixaram-me muito desiludido e posso afirmar, mesmo triste.
Acho que se as coisas continuarem assim, as pessoas com uma formação minimamente aceitável e com interesse em lêr assuntos de elevado conteúdo, que se "deslocavam" ao forum todos os dias, como eu, vão deixar de o fazer e consequentemente o nivel temático baixará de qualidade. Assim "estou fora".

Acho que as 3 sugestões dadas pelo Luis, e ainda a sugestão dada pelo Alef (permitir leitura, sem ser necessário pré-registo; penso que não será necessário a implementação do registo por IP'S, pois alguns de nós podem entrar em diversas máquinas - como eu!), vão em muito elevar o conteúdo do forum, fazendo lembrar os bons velhos tempos :).

Em minha opinião não devemos, nem podemos separar cristãos / não-cristãos, porque como já foi dito (Luis, Alef, etc.) já existiram excelentes tópicos motivados pelos não cristãos, e se estes não tivessem participado se calhar (digo mesmo, de certeza) que a qualidade diminuiria. Portanto o que se pede é que sejamos respeitadores, independentemente do credo, mas, como tal já foi pedido tantas vezes, e pelos vistos sem resultados práticos, acho melhor o forum avançar para as propostas referidas pelos participantes anteriores (Luis e Alef).

Espero com esta minha mensagem não ter ferido susceptibilidades, pois não foi essa a minha intenção, mas sim a de dar mais uma opinião.

"Que a paz esteja convosco"
Fernando Cassola Marques

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Rui B. (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 16:47

Concordo com as propostas apresentadas pelo Luís Gonzaga.

Já agora, se puderem, eram bom acrescentar opções para ver todas as mensagens novas e também dividir o fórum por secções e temas.

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Fabiano/Brasil:) (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 17:45

Caros organizadores, amigos e animosos, particularmente eu esbarrei neste forum quase que por acaso, se não fosse pela providência me dirigir até aqui. Fiquei atraido pelo bom nível dos temas e arumentos propóstos ppelos participantes deste forum, e tambem pensei que pudesse recoler alguns amigos e algumas experiencias pastorais que pudessem enriquecer a minha vida eclesial.

Contudo, todos nós (me incluo) nos excedemos por conta de aluns maus espíritos que nos insultam não só a inteligencia, mas também a moral. Se fizessemos uma pesquisa veriamos que a maior parte das nossas respostas tem algo de pejorativo ou, ao menos descortez.

É também uma posição pessoal de cada um de nós primar pela moral e bons costumes de forma a nos adequarmos a cada dia, a cada resposta, a um padrão Cristão.

Contudo, não quero eximir de uma certa responsabilidade maior, os participantes que não se dão por satisfeitos com arumentos razoáveis e se pões a lapidar a todos que não têm a mesma posição, isso qundo não propoem querelas com "roubo de ouro do brasil","a Igreja católica como Prostituta do apocalipse"(notóriamente equivocada e sensivelmente hostil ao sentido de fraternidade requerida em qualquer debate sério) e outro sub-temas apresentados.

Urge a intalação de regras mais duras que possam regular a participação de todos, assim, democráticamente, poderemos participar de partilhas sadias e edificantes.

Não poderia deixar, contudo, de elogiar a participação seria de pessoas que são notáveis pelos seus argumentos (muito embora não concorde com todos) tais como o Alef, o Padre (que apesar de varias vezes insultado manteve-se em bom relacionamento com todos), o JMA, a Ana do Canadá e vários outros que não nomeio mas que congratulo pelo excelente nível de argumentação e cooperação com o forum.

Espero que possamos aprender com nossos erros e acertos, mas que possamos igualmente corrigir e ser corrigidos mediante uma sincera fraternidade.

Fabiano Carvalho

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: molkyul mehushkhay (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 15:27

amigo luis gonzaga, o "rei do baiao" o que eu não aceito ´que pessoas imponham sua idéias em vez de apenas apenas falar delas ok



molkyul

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de June de 2004 22:04

Caro Molkyul,

Se há pessoa que tenta impor as suas ideias (de judaísmo messiânico) tens sido tu, quer utilizando o nome de Rodrigo Netto, quer recentemente o de Molkyul. Já foi dito diversas vezes que este é um Fórum aberto a todos. Mas isso não te dá o direito de utilizares todos os tópicos que existem para divulgares as tuas crenças, com a agravante de que várias vezes insultaste a Fé Católica e os demais participantes. Para além de teres violado sistematicamente as regras de funcionamento do Fórum.

Por esse motivo, foi bloqueado o acesso ao Fórum ao utilizador Rodrigo Netto. Decidiste registar-te com o nome "Molkyul", mas o estilo continua. É provável é que não continue por muito tempo...

Luis Gonzaga

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: molkyul mehushkhay (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 16:11

OK amigo luis você pode até me impedir de entrar aqui , mas saiba que agora não há motivos. se me expulsar será na alegação de que???. a alegação é que eu sou de outra relifgião??? é por que eu mostro que penso diferente de vocês??



molkyul

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: molkyul mehushkhay (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 16:14

eu também queria deixar dito que, se não sabem aceitar um crítica então nem abri-sem esse fórum ok.que tipo de fórum é esse que não sabem debater???



molkyul

Re: Fórum e Pentecostes: «A paz esteja convosco».
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 16:50

molkyul


Porque andas de cabeca para baixo? :) anda com os pes!!!



Rita



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.