Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Carla (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 15:46


Boa Tarde!

Recentemente ouvi da boca de um padre, a seguinte frase: " As igrejas que se denominam evangelicas tais como Iurd's, manás, não são mais do que uma farsa para enganar o povinho"!
Isto veio de uma conversa em que se falava da Igreja Católica, Deus e enevitavelmente alguém trouxe as outras religiões á conversa! E no meio da conversa o dito padre "saltou" com aquela resposta, citando o nome de certas denominações religiosas!

Senti uma certa revolta, mas não me quis "meter" na "discussão"!

Como pode um padre dizer que as outras igrejas são uma farsa?! Tem um padre autoridade para isso?!...

Gostaria de iniciar um "debate" sobre este assunto!...

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 17:25

" As igrejas que se denominam evangelicas tais como Iurd's, manás, não são mais do que uma farsa para enganar o povinho"!

Esta frase só tem um erro, se assim quisermos considerar.

A IURD e os Manás não são Igrejas Evangélicas. São mais associações de malfeitores que outra coisa. Não são denominações religiosas. De religioso só têm a fé no dinheiro que sacam ao povinho. Muito menos são Igrejas.

O erro é que parece colocar no mesmo saco denominações como por exemplo os Evangélicos Baptistas que nos merecem o maior respeito.

Mas na realidade, apesar da afirmação que citas poder gerar confusão - e por esse motivo ser de censurar - não diz mentira nenhuma.

João (JMA)

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Carla (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 18:20



João,

Tu lá deves ter as tuas razões para dizer isso!

Eu Graças a Deus não tenho poder para julgar qq denominação religiosa!
Posso não concordar com certas e determinadas coisas mas daí a julgar qq denominação religiosa ao ponto de lhes chamar "associações de malfeitores"... vai um grande passo!
Para mim é uma denominação religiosa como qq outra! há que respeitar!
Respeitar quem lá está acredita e vive a fé!
porque se nós apenas respeitassemos e eceitassemos as denominações religiosas tendo em conta o caracter de quem está a frente delas então... nenhuma prestaria! Porque o que não faltam por ai são "malfeitores" se apelidando de católicos, jeovas, batistas, iurd's.... em todo o lado há bom e mau! Há que se colher o bom!
Reparei em algumas coisas que já li neste forum em que no caso a Iurd (q é a mais comentada), ser julgada pelas atitudes dos dirigentes da mesma (bispos, pastores), Aos quais chamas "malfeitores"! Segundo eu, e se fosse isso a tomar em conta apenas... poderiamos dizer que a própria Igreja Cotólica está cheia de malfeitores (pq sinceramente muitos padres tb vivem em função de dinheiro)... Não se pode julgar um todo por um ou outro! E nestas situações prefiro ter em conta o que é falado ao povo! Por isso respeito todas as religiões desde que se baseiem no Evangelho!

Obrigada!

Carla

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 19:15

Carla,

Não sou eu que as designo assim: aconselho-te a falar com Luteranos,
Evangélicos, Metodistas, Presbiterianos, Anglicanos e demais membros do Conselho Português de Igrejas Cristãs (creio ser este o nome em Portugal) e dizem-te o mesmo.

Estas "organizações" não são aceites nesse órgão.

Nem participam consequentemente no Conselho Mundial de Igrejas.

É que para se designar como Igreja cristã não é suficiente querer ou parecer mas ser na realidade. E este conselho é muito rigoroso com todas as Igrejas que lhe aparecem pela frente.

Desde que esse Conselho aceite um determinado grupo no seu seio por considerar que o mesma tem as condições para ser designado como Igreja Cristã, eu aceito-a de bom grado.

Aquelas que este conselho não aceitar terei mais dificuldade em aceitar.

Esclareço que a expressão "associação de malfeitores" não se aplica às pessoas que lá andam enganadas, mas àquelas que enganam as pessoas que lá andam.

Em todo o lado haverá gente boa, sem dúvida. Não é um exclusivo da Igreja Católica. Se leres outras mensagens minhas repararás nisso.

Podes crer que neste caso aceito o discernimento do Conselho Português de Igrejas Cristãs, e conheço elementos de algumas das comunidades que o constituem e me merecem o maior apreço.

Mas não aceito um grupo como cristão só porque assim se pretende designar.

João (JMA)

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 19:38

Diz lá Jonas, és ateu ou agnóstico?

Não precisas de escrever em maiusculas, acaba por ser mais dificil de ler.

João (JMA)

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Jonas Andrade (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 19:46

Todas as religioes tropecam dentro de suas proprias crendices,
somente quem esta dentro nao consegue ver, porque acha que um
evangelico nao gosta de catolicos e vice versa? sendo que eles
pregam a mesma coisa so que de maneiras diferentes?
as religioes so servem para gerar brigas entre os povos, hoje em dia
nao acredito em mais nada, me libertei apos ser enganado diversas vezes por algumas religioes, me livrei do vicio

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 20:03

Até aí eu entendi, Jonas.

Por isso te perguntei se eras ateu, ou agnóstico.

Quanto ao facto de não gostar de Evangélicos, eu que sou Católico apresentei os Evangélicos Baptistas como um exemplo de Cristãos, e não tenho nada contra eles.

João (JMA)

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 00:32


Carla,

Veja ainda esta mensagem no tópico "Igreja Universal do Reino de... Edir". Suponho que já tenha lido este tópico, pelas referências que fez numa das suas mensagens, mas essa é uma nova mensagem minha em que procurei explicar um pouco melhor algumas questões que colocou.

Acho equilibradas as respostas do JMA, só digo ainda o seguinte...

«Como pode um padre dizer que as outras igrejas são uma farsa?! Tem um padre autoridade para isso?!... »

Sim, como digo naquela mensagem que indiquei, a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo. E, por isso, não só um Padre, mas qualquer católico e mesmo qualquer pessoa, pode dizer, baseado na realidade histórica, que Jesus Cristo estabeleceu uma única Igreja, cuja forma própria, desde os tempos mais antigos e até hoje, permanece a mesma, e sempre animada e renovada por Deus.

O que é que isto quer dizer? Não quer dizer que o Evangelho seja apenas uma mensagem moral e nesse caso "a verdadeira Igreja" consistiria apenas nos "verdadeiros discípulos" no seguimento das virtudes evangélicas. O Evangelho, a Boa-Nova da salvação de Jesus Cristo, implica tudo quanto o Senhor ensinou e estabeleceu como verdadeiro sobre Si mesmo e sobre o que é realmente bom para nós, e como Ele pode transformar as nossas vidas. Isto permanece substancialmente, em plenitude, apenas na Igreja Católica, da qual procedem todos os elementos verdadeiros sobre Jesus Cristo que se encontram nas outras comunidades cristãs separadas, e por isso os seus membros podem viver vidas de santidade exemplar (embora se deva dizer que na realidade, ao comparar as vidas mais exemplares entre os católicos e outros cristãos, se verifica que a santidade entre os católicos consegue ser surpreendentemente mais extraordinária, o que é motivo de muita admiração e mais conversões a Jesus Cristo -- e vendo os autores das Reformas Católicas e os da "Reforma" Protestante do séc. XVI, a diferença é avassaladora).

João Oliveira

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 01:02


Jonas Andrade,

São críticas bastante primárias, que parecem vir mais da emoção do que da razão, sendo plenamente inconclusivo o que pretende "dizer", ou berrar.

Bom, chamo à atenção para que faça a diferença entre "religiões" e Jesus Cristo, os pormenores revelam que, quando o assunto é "fazer guerra aos outros", o caso da Igreja Católica é bem diferente. Além de que a identidade cultural dos povos e diversas circunstâncias possam ser motivos de conflito, a sua religião vem muitas vezes por arrasto, especialmente quando são os cristãos a iniciá-lo (muitas vezes em auto-defesa).

Há coisas justas, necessárias, e coisas meritórias. Há a diferença entre o ideal de soldado e um mártir. No que diz respeito à Igreja, ela sanciona o uso de armas em casos extremos; mas canoniza a não-resistência.

E é claro que só faz sentido responder apropriadamente a estas observações se se quiser realmente dialogar sobre o assunto, racionalmente (também se pode falar do que o leva a reagir de forma tão impulsiva). Mas, se o quiser fazer, por favor procure outros tópicos apropriados já criados onde falar sobre isso, como recentemente foi um sobre GALERIA HORRORES DO CRISTIANISMO (...). Parece ser o tipo de abordagem "primária", semelhante à sua.

João Oliveira

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 14:05

Carla,

Quando você sentiu a revolta, certamente, por que o Espírito Santo está dentro de Você.

Todo aquele que diz que algo do Espírito Santo é coisa do diabo, ou é uma fasa... estás a pecar contra o Espírito Santo e isso não tem perdão. Daí, o Espírito Santo se afasta da pessoa, a deixa para sempre e essa pessoa se torna simplesmente uma religiosa, sendo assim, torna-se uma Apóstata.
É daí que nasse a Apostasia.

A Igreja Universal tem umas coisas esquisitas mesmo, mas deixemos isso nas mãos de Deus. O que importa é que pregam o Evangelho, seja por inveja, seja por dinheiro, seja por ganância, o importante é que o Evangelho seja pregado, como diz a Palavra de Deus através de Paulo. Não podemos arriscar e dizer que não são de Deus seus atos de expulsarem demônios, orarem, etc.

Eu já entrei em uma Universal. Eles não pregam bem a Palvra.... só oraram. E depois pediram dinheiro... na mesma hora eu fui embora.... mas ao mesmo tempo, foi um pastor da universal que expulsou uns demônios de minha irmã e foi só aí que consegui pregar para ela, pois sua mente se abriu. Ela aceitou Jesus em sua vida e Ele está trabalhando. Ainda não está liberta de tudo, mas sei que isso é questão de tempo. Como você pode ver, a oração deles é feita no Nome de Jesus e não há outro nome na terra, debaixo da terra, ou no céu, que nós sejamas libertos e salvos, mesmo que seja dito por alquém que não está totalmente liberto e tem outras intensões por trás.

Quanto a outra que comentou "maná" eu não conheço, não há no Brasil. Mas existem muitas denominações abençoadas, que oram, e invocam o Nome do Senhor e se preocupam com o ensino da Palavra.
Há outras que são consideradas seitas mesmo.. que é um tremendo engano, mas ao invés de ficar julgando, temos que orar por eles e anunciar o que está errado para que eles reflitam e pensem, conferindo na Palavra se estamos falando a verdade, ou estamos mentindo. POis o que aprendemos, infelizmente, temos a inclinação de aceitar como verdade, porém, a Verdade está escrita e temos que ter muito atenção com isso.
Dou graças a Deus que um dia alguém chegou perto de mim para me dizer a Verdade. Eu li, conferi e vi que ele estava fando realmente o que estava escrito. O problema é quando não temos a Bíblia como Lâmpada para nossos pés, e sim, doutrinas humans... aí a coisa complica. Se a Palavra se torna secundária.... fica difícil.


Deus te abençoe, minha linda. que Ele continue te dando discernimento assim.

Andréia.

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 14:06

"nasce'... desculpe!

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 14:15

Jonas,

Quem te fez? Quem fez com que seus neurônios fosse alguma coisa? Por que quando morremos, nossos neurônios não prestam para nada?
O que sustenta a distância da terra e lua, sol e terra? Caso disser que é a pressão, de onde vem essa força?
Como expllica a distância da terra e o sol ser perfeta para haver vida na terra? Como explica as multipllicações celulares? Como explica que todas as coisas são apenas concentração de luzes? De onde vem tudo isso? De onde vem o tempo, o envelhecimento? Para que existimos afinal? Por que pensamos e os animais não?
Tens respostas para isso?

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 14:16

Pregar o evangelho "seja por inveja, seja por dinheiro, seja por ganância" ??????

Será que o Evangelho ou o almanaque borda d'água é a mesma coisa????

Roubar, enganar os pobres coitados, invocando o nome de Deus????
Isso é pecar contra o Espírito Santo!

É isto que digo Andreia, tu até podes ler, mas não entendes o que lá está escrito!

João (JMA)

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 19:38

JMA,
O que está escrito aqui então:

Fl 1:5 "Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; 16 estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; 17 mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões. 18 Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei"

Naquele época, esses tais "ainda" não estavam pregando a Cristo por dinheiro, mas Jesus profetiza que isso iria acontecer quando comenta: "farão comércio de vós". Jesus já sabia o que ia acontecer, porém, há pessoas realmente preocupadas com a Evangelização do mundo, que não se importam com dinheiro, nem bens materiais, mas que morrem por amor ao Evangelho em vários lugares que ainda não conhecem o nome de Cristo. Principalmente na Ásia e África centenas de missionários não medem esforços para anunciar ao Senhor. Fazem de boa mente, mas sempre haverá os que fazem por outros interesses.


Você, hem, João, sempre tem que criticar alguma coisa. É impressionante!

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 20:01

Tenho sempre de criticar coisas que estão erradas. É compulsivo.

A citação bíblica que fazes, mesmo fora do contexto, como a apresentas, não apoia explorar e roubar outros em nome de Deus.

E já agora comenta se tais acções como aqui aparecem relatadas e como eu referi não podem ser considerardas afrontas a Deus?

A ti parece-te normal pregar o evangelho por dinheiro ou por ganância?

Olha, a mim parece-me impossível.

Por dinheiro poderão papaguear textos bíblicos a metro, nunca anunciar o Evangelho!

Por isso repito:
Roubar, enganar os pobres coitados, invocando o nome de Deus????
Isso é pecar contra o Espírito Santo!

Uma nota positiva no que dizes (raras mas existem): falas nos missionários. Independentemente de qual seja a sua Igreja ou Denominação são sempre de louvar. Sobre isso não tenho dúvidas.

Mas porque é que os metes no barco dos que enganam os outros e os exploram??? Isso não entendo.

João (JMA)

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 20:35

João,

Criticas não a mim, meu amado, não a mim.

Eu não defendo os que exploram os mais fracos. Simplesmente não os critico, não os condeno... deixa isso nas mãos de Deus. Ele é justiça e fará justiça na hora certa sobre todas essas coisas.
Agora, se os mais fracos são enganados também tem um parcela de culpa, pois se lessem a Palavra, ao entrar em uma Igreja dessas, fariam como eu, quando ouvi uma deturpação da Verdade. Muitos que ali entram são libertos e passam a frequentar outras Igrejas depois que leem a Bíblia, por isso digo que a Obra por bem ou por mal, está sendo feita. é claro que existem os que não saem de lá.... é difícil mas o que podemos fazer a não ser orar por eles.

Hoje eu estou muito mansa... por isso não vou responder a você com palavras no nível que usa sempre. Não são todos os dias que me falta paciência.

Deus te abençoe. ;-)).

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Católico (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 23:14

Eu leio a Biblia, todos os dias, é por isso que sou católico. Quanto mais a leio, mais católico me sinto.

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 09:32

Então, por essa ordem de ideias, Andreia, se vires alguém a espancar uma velhinha na rua, não corres para salvar a velhinha, deixas isso na mão de Deus...

Não é uma comparação disparatada, não senhora, até porque o que se passa nessas "igrejas" é um perfeito atentado contra a dignidade humana.
Explorarem o sofrimento alheio para enriquecerem....
Isto da Iurd, maná, etc, é mesmo comparável ao tráfico de droga: enriquecimento advindo da exploração das fraquezas dos outros. Não criticar, não denunciar, não expôr, é ser-se cúmplice da façanha...

Mas, tu preferes esmifrar a Bíblia a seres testemunho vivo...
De boas intenções está o Inferno cheio...

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 22:25

Como Judeu messiânico que é não acredita na presença real de Cristo na Eucaristia ou acredita?
O que é a Igreja Espiritual? E nos que aqui habitamos fazemos parte do que?
Ao ler os Actos dos Apostolos, a primitiva comunidade, reunia-se no Cenaculo no primeiro dia da semana. Não será o cenáculo o primeiro local onde os cristãos se reuniam? Templo é isso, local onde se realiza o sacrificio espiritual de cristo na Eucaristia

Re: "Igrejas evangélicas..."
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de June de 2004 14:46

Aproveitando o "choque" que provocou num participante noutro tópico a expressão que serviu de mote a , alegando-se ter ouvido um Padre dizer que a IURD e outras organizações do género "não são mais do que uma farsa para enganar o povinho"), cito aqui também, adaptando, o que respondi.

Não me parece que esse Padre tenha sido propriamente "ofensivo", mas que fez uma afirmação demasiado generalista e com falta de direcção concreta, por isso exagerada, mas com fundo de verdade -- tal como foi citada, algo que foi dito de passagem no meio de uma conversa, não deve ser tomado demasiado à letra, devendo-se ainda clarificar esse comentário que, pelo tom, me parece mais de indignação que outra coisa, no sentido em que o impulso inicial da criação de uma comunidade desse tipo pode ser até bastante bem intencionado, sendo este resultado final o produto de um processo desvirtuado (no caso da IURD, penso que Edir Macedo começou por pregar em jardins públicos). Considero que devemos acentuar precisamente a falta de apostolicidade e catolicidade na gestação dessas comunidades, cujos frutos acabam por testemunhar igualmente falta de unidade e santidade.



...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.