Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: A União da Igreja
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de January de 2003 19:28


Então, o que acham desta Nova Evangelização que vos chega dos jovens? É demasiado chata para as vossas consciências "liberais"? ;o)

João

Re: A União da Igreja
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de January de 2003 11:57

João "olha o nível"!!!!!!

Susete

Re: A União da Igreja
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de January de 2003 17:28


LOL

"Nível"? O que disse de errado? Estava explicitamente a meter-me convosco, sem nenhuma ofensa... Acho que não percebeste isso, ou talvez não me tenha feito entender. Fica então a explicação.

Mas digam lá então, o que acham destes jovens que tiveram um maior aprofundamento bíblico/teológico/pastoral/vivencial de experiência eclesial do que aquele que vocês tiveram a oportunidade de ter no vosso tempo, e que pensam de forma tão diferente da vossa (e tão radicalmente cristã)?

Porque será? Numa época tão difícil para a santidade, porque será que os jovens estão a perceber que a Igreja tem razão, mais depressa que a maioria relativa dos seus irmãos mais velhos? Qual foi a diferença que conduziu a este efeito?

A minha resposta: a evidente falsidade nas soluções "alternativas" à cristã, cujas consequências foram experimentadas pelos jovens. Conscientes dos perigos e decididamente preocupados em que os erros dos seus pais e amigos não se repitam nas suas vidas, tomam opções radicais, tão típicas dos jovens, POR CRISTO!

João

Re: A União da Igreja
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de January de 2003 23:16


De 18 a 25 de Janeiro, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos!

Oremos...

UMA ORAÇÃO ECUMÉNICA

Estas orações são propostas pelo grupo ecuménico que preparou o primeiro projecto da Oração 2002 e publicadas sob a sua responsabilidade. Foram tiradas do livro de celebrações para a Assembleia Ecuménica de Graz (23 a 29 de Junho de 1997) e foram traduzidas do Alemão (W. Nausner, H. Beigellöch [Ed.], Words and Songs of Reconciliation and Praise, Graz 1997). Foram publicadas com a amável autorização do Conselho das Conferências Episcopais Européias e da Conferência das Igrejas Européias e podem ser reproduzidas após adaptação ao contexto local.



Inflama os nossos corações de amor por Ti, ó Cristo nosso Deus, para que Te amemos de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma, com toda a nossa força e ao nosso próximo como a nós mesmos, para que, observando os teus mandamentos, nós Te glorifiquemos, Tu de Quem procedem todos os dons.
Não recordes as coisas antigas. Não olhes as coisas do passado. Eis que eu faço novas todas as coisas. Eis que isso está chegando - Tu não percebes?


Deus, nós esperamos: Faz em nós coisas novas.

Eu abrirei um caminho no deserto, do deserto eu farei jorrar torrentes de água. Todos os vales serão elevados, as montanhas e
colinas serão abaixadas.

Deus, nós esperamos: Faz em nós coisas novas.

No deserto aplainai um caminho para o Senhor; nivelai na estepe uma estrada para o nosso Deus. Eis o meu servo, meu eleito,
sobre ele pus o meu Espírito. Ele não se enfraquecerá, ele não se dobrará, até que imponha à terra o julgamento e as ilhas estejam à
espera das suas leis.

Deus, nós esperamos: Faz em nós coisas novas.


Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor terra inteira. Louvai o Senhor todos os povos.


Peçamos o perdão de Deus e do nosso próximo pelas divisões que são obstáculo ao testemunho cristão. Senhor, nós pecamos contra ti e contra o nosso próximo.

Senhor, tem piedade.

Ó Cristo, nossas divisões são contrárias à tua vontade e nos impediram de testemunhar juntos.

Cristo, tem piedade.

Senhor, nós não te amamos suficientemente; eu e nossos irmãos e irmãs, criados à tua imagem mas diferentes de nós.

Senhor, tem piedade.

Deus, que nos criaste, impede-nos de nos distanciarmos uns dos outros. Responde à espera dos nossos corações e às nossas legítimas aspirações, reúne-nos em breve numa santa Igreja por teu Filho Jesus Cristo, que vive e reina em comunhão contigo e com o Espírito Santo de toda a eternidade e por toda a eternidade.


Nós Te louvamos, Cristo, cada dia estás connosco nesta terra.

Firme se torna o solo no qual eu piso.
Tu és a luz do mundo e eu recebo a tua Luz. Assim clareia a minha noite.
Tu és a voz que chama o meu nome, como o som original da tempestade no início dos tempos.

Tu és a fonte da vida. Eu beberei dessa fonte até que eu mesmo me torne uma fonte da qual jorra a vida eterna. Beleza me
envolve.

Tu me envolves, Deus de bondade. Eu estou inteiramente em Ti.
Tu me chamas como um filho. Desde esse momento eu Te escuto. E na velhice prossigo pelos teus caminhos com o coração em paz.
Eu ensaio o meu canto. Canto-o no vento e o faço ecoar para Ti.

Deus Trino, nós nos apresentamos diante de Ti com o profundo desejo de ser uma verdadeira comunidade de jovens e velhos, homens e mulheres, ricos e pobres entre todas as nações. Desejamos superar as divisões entre os cristãos.

Ajuda-nos a superar as numerosas barreiras que nós erigimos.

Ajuda-nos a dissipar as suspeitas, para que vejamos as boas intenções daqueles que encontramos.

Ajuda-nos a deixar de lado as nossas incertezas, para que possamos levar em conta a dignidade dos outros.

Ajuda-nos a rejeitar os nossos medos, para que possamos apaziguar os outros em seus medos.

Ajuda-nos a superar o nosso orgulho, para que possamos amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Concede-nos o dom da verdadeira comunhão na reconciliação com os outros. Amén.

Deus de bondade, diante de Ti eu penso em todos os homens para os quais a noite chega. Eu Te peço coragem para todos aqueles que neste momento estão a caminho ou trabalhando. Eu Te peço que estejas perto dos doentes, dos deprimidos, dos abandonados, dos prisioneiros.

Tu velas com aqueles que velam. Tu és o sono daqueles que dormem e aqueles que morrem vivem em Ti.

Fica connosco, Deus, pois a noite se aproxima e o dia declina. Fica conosco e com todos os homens.

Fica connosco no crepúsculo do dia, no entardecer da vida, no entardecer do mundo.

Fica connosco por tua graça e tua bondade, por tua Palavra e teu Sacramento, por tua consolação e tua bênção.

Fica connosco quando vem sobre nós a noite do luto e do medo, a noite da dúvida e da incerteza, a noite da morte.

Fica connosco e com todos os teus filhos no tempo e na eternidade.

Deus, que nós não tornemos vã a tua fidelidade. Ajuda-nos a aceitar a mensagem do perdão e a viver cada dia alimentados pelo teu amor e pela tua misericórdia infinitos. Na cruz de Cristo Te reconciliaste connosco, que nós vivamos reconciliados uns com os outros, para que a tua Igreja seja um exemplo da verdadeira paz. Dá-nos a força para nos ajudarmos uns aos outros a construir a vida nova que Tu nos deste em Jesus Cristo. Mas, antes de tudo, dá a conhecer o teu amor àqueles que sofrem, que são abandonados e perseguidos. Sê para eles luz e esperança.

Deus da reconciliação, Deus da paz, escuta a nossa oração, por Jesus Cristo. Amén.


Jesus Cristo, Filho de Deus, que nos dás a conhecer o Pai Celeste, faz de nós teus discípulos. Ensina-nos a fazer todas as coisas sob o teu olhar. Faz-nos teus filhos. Dá-nos a força de fazer a tua vontade e de seguir teus mandamentos.

Que tudo o que é bom e belo no mundo nos faça recordarmo-nos de Ti.
Faz-nos ver nos pecadores o reflexo dos nossos próprios pecados.
Ensina-nos a ver irmãos e irmãs naqueles que não pensam como nós, que têm outras crenças religiosas ou que não crêem.

Recorda-nos da brevidade da vida para que a lembrança da morte se torne para nós um convite à diligência e ao serviço.

Torna-nos capazes de perdoar, de amar, de nos doarmos. Ensina-nos uma vida de oração. Concede-nos, desde agora, o descanso do teu reino.

Ensina-nos a odiar o pecado, não o pecador.
Dá-nos a força de ser testemunha.
Não deixes que nos tornemos vãos, mesquinhos, estéreis.

Sê para nós o Alfa e o Omega, nesta vida e pela eternidade.
Faz de nós teus discípulos. Amén.



João

Re: A União da Igreja
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de January de 2003 23:20


Rezem, mas não se esqueçam de responder à questão que coloquei anteriormente! ;o)

João

Re: A União da Igreja
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de January de 2003 23:31

Tudo tem a ver com o sentido de que damos à palavra «Unidade»: estaremos a falar de união, harmonia, de sentido comum; ou de unicidade ou uníssono - uma voz?

Eu creio que a Igreja se quer unida, mas não a uma única voz, ou a uma única opinião. Somos cerca de um bilião de católicos em todo mundo, e o número não pára de crescer. É preciso que todos sintam que fazem parte desta Igreja no sentido activo do termo, e só é possível fazer parte de uma Igreja se formos aceites na nossa individualidade. A minha vida na Igreja deve ser um permanente diálogo com Deus. Digo "diálogo", não "monólogo", em que alguém me diz acredita nisto, nisto e nisto, cumpre e serás salvo.

Onde fica a liberdade que Deus me deu ao criar-me?

Luis

Re: A União da Igreja
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de January de 2003 23:38

Algo do que acabei de escrever, aplica-se ao que se discute no tópico Unidade dos Cristãos. Vou continuar o assunto naquele tópico.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.