Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 12:25

Esta conversa é esteril. A EMR quer católica quer outra qualquer vem consignada na Lei de Liberdade Religiosa. Está devidamente regulamentada em legislação subsidiária. Está consignada na nova Concordata.
Há um amplo consenso entre os três maiores partidos politicos sobre este assunto.
Todos temos como é obvio o direito de pensar diferente, nunca de o impor aos outros. Volto a insistir no caracter facultativo da disciplina e nunca obrigatório.
Nenhuma confissão relgiosa neste país olha para si mesma com relativismo. Todas defendem serem portadoras da verdade revelada, sendo que a profissão de fé não é um questão relativa ou cultural.
A questão do ensino de valores universais como a paz, a amizade etc não cabem numa cadeira de EMRC. Aliás deviam estar na base de disciplinas curriculares, porque estas é que moldam de forma mais incisiva os alunos.
Está-se em nome da Laicidade do Estado a criar uma "Religião Laica" que tudo o que cheire apresentar com clareza uma proposta concreta tem de ser banido. Ensina-se coisas difusas, New Age, mas não um caminho a seguir. E Cristo é Caminho Verdade e Vida.
Como a lei não vai mudar´nos próximos 10 anos, é chover no molhado esta questão.
Volto a insistir que mais grave - e isso sim é grave - é professores de disciplinas curriculares insistirem em fazer passar as suas ideias religiosas e polticas. Professores de História Testemunhas de Jeová como o caso que conheço imporem pontos de vista.......

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 12:28

"A questão do ensino de valores universais como a paz, a amizade etc não cabem numa cadeira de EMRC"!!!!!!!

Extraordinário, de facto!!!

Por isso mesmo, é preciso garantir que a guerra e o ódio também não façam parte!

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 12:54

Tendo acesso aos programas da EMRC posso afirmar categóricamente que não fazem. Nenhuma voz se tem levantado mais alto contra a guerra que a do Santo Padre João Paulo II.
Numa escola do meu concelho os professores do EMRC do 9º ano fizerem alguns trablhos com os alunos no sentido de os fazerem descobrir a importancia da paz, paz que nasce no coração do homem em primeiro lugar e que tem de ser espalhada à nossa volta. O programa "Dou-vos a Paz deixo-vos a minha paz" teve bastante sucesso e levou à escola pessoas de fora para lhes falar disso mesmo.
O ensino da Igreja nunca foi no sentido de ensinar valores - esses mudam com o tempo e as modas - mas de ensinar para a virtude - e essa é imutável. Como a paz e o amor que permanecem para lá das modas efémeras. Pode ser plémica a afirmação, mas pessoalmente não gosto do conceito de "valores". Como já disse esses mudam, e os valores do homem de hoje são diferentes dos do homem da Idade Média. A virtude é transversal à história, porque Cristo é intemporal.
A questão dos valores deve ser remetida para a disciplina de "cidadania" que serve de alternativa à EMR.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 14:30

Ficámos a saber que a Igreja católica não ensina valores Universais

Do Dicionário da lingua portuguesa:

VALOR _ do Lat. valore; s. m., o que uma coisa vale;preço;importância;

qualidade inerente a um bem ou serviço que traduz o seu grau de utilidade;

qualidade daquele ou daquilo que tem força;valentia;mérito;


Ling.,
o sentido de uma palavra limitado ou precisado pelo contexto a que pertence, ou seja, pela oposição que estabelece em relação aos outros termos;

Filos.,
aquilo que confere normas à conduta;

carácter do que corresponde às normas ideais para o seu tipo e, por isso, é desejado e desejável;

tudo o que é verdadeiro, belo e bom e que é condicionado por um tipo de juízo moral pessoal que, normalmente, se adapta ao da sociedade e época;

o próprio juízo;


escala de —es: conjunto dos valores classificados e hierarquizados que servem de referência nos juízos e nas condutas;

filosofia dos —es: estudo ou teoria crítica dos conceitos de valores;

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 14:33

Mas ensina "Virtudes".
Dicionário da lingua Portuguesa.


Virtude - do Lat. virtute s. f., disposição habitual para a prática do bem;

acto virtuoso;boa qualidade moral;força moral;modo austero de vida; validade; motivo;castidade;



mulher de —: curandeira, benzedeira

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 14:34

Ainda bem que es aescolas ensinam Valores.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 14:49

Precisamente... as escolas ensinam valores. É essa a sua obrigação nomeadamente as disciplinas curriculares. Todo o ensino deve ter por base esses valores a que se refere. Concordo inteiramente.
Definindo Virtude como disposição para a pratica do bem, não vejo a incongruencia. Se a filosofia, nomeadamente a Ética enisna que o o ser define-se pelo agir, o ser bom, define-se pela pratica do Bem. Não é o que se diz bom que o é, mas aquele que continuamente o pratica. Que tem actos e gestos de bondade. Ora dentro dessa bondade, encontram-se os tais valores de paz, concordia, amizade etc.
Num outro tópico defendia à dias que o que importava era ser-se boa pessoa. Terá mudado de ideias?
Na mesma definição que dá, Virtude é força moral. Educação Moral e Religiosa....
Mais uma vez, o Bem é de todas as épocas, é intemporal. Mais uma vez os valores mudam. Os valores do sec X eram diferentes de hoje. Noutro tópico narra com tanto afã as Cruzadas e para época era o melhor que podia haver. A sociedade de então defendia a guerra religiosa - como hoje o mundo muçulmano o prega e apelava a morte de Salman Rusdie. Valores.
Hoje os valores qual moda são outros, frutos de 2 guerras mundiais e emergência dos direitos do homem.
Quais serão os de amanhã?
A virtude.... essa mantêm-se.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 14:56

A questão com que começa o forum, merece ainda uma consideração. No Brasil a respectiva disciplina tem um programa aprovado pelo estado. Não está a ser cumprido e isso é intolerável. Mas tambem o é quando professores de história anti-clericalistas envenenam os jovens com toda a espécie de disparates, e outros clericalistas envenam com outros tantos. A nobre missão de professor tem de estar acima disto.
Em Portugal, a situação é bem diferente. As disciplinas de EMR tem programas da responsabilidade das confissões religiosas que os ministram. O estado ou confia nas confissões religiosas ou não. Se confia e as deixa ministrar a disciplina, então aceite o seu ensino.
Como sabe, a Teologia Católica vê a narração do Genesis como um mito de origem, que procura explicar teologicamente a criação. Ninguem hoje acredita que descendemos de um senhor Adão da Costa e da dona Eva da Silva. São figuras que representam a humanidade criada por Deus. Cabe à ciencia explicar como tal sucedeu - Diálogo Fé/Ciencia.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 29 de May de 2004 15:08

Sempre gostava de saber onde está o erro e o mal de ensinar aos jovens a terem uma disposição natural para a prática do bem. Será que é mau ajudarmos os jovens a criar uma espécie de rotina em fazer sempre o bem para que este seja neles natural fazê-lo?

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de May de 2004 16:58

Alef,

Penso que te referias a esta citação do teólogo católico suiço Hans Küng
Citação:
"No peace among the nations without peace among the religions.
No peace among religions without dialogue between the religions.
No dialogue between the religions without investigation of the foundation of the religions.


Hans Küng
Quanto ao Ensino Religioso Escolar (ESE), sou a favor. Acho que o Estado deve formar adequadamente o seu povo e o fenómeno religioso é uma componente importante na formação do ser humano. Formar, no sentido de informar e não de converter. Mas esse risco acontece noutras disciplinas. Vejamos, numa aula de história, um professor de "esquerda" não irá criticar o período do Estado Novo e Salazar? E um professor de "direita" não irá criticar o 25 de Abril?

No ESE, um professor católico irá dar uma perspectiva católica, enquanto um professor protestante, judeu ou budista, terá forçosamente outra perspectiva.

Mas para além do Ensino Religioso Escolar, acho que faz falta uma disciplina de "Educação Cívica e Social" em que se ensine aos alunos regras de civismo, como viver em sociedade e no mundo que nos rodeia. Não é uma disciplina para retirar o papel de educação dos pais, mas sim uma disciplina que assegure que independente da educação dos pais, há um conjunto de conceitos fundamentais de viver em sociedade que são adquiridos.

Luis

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 31 de May de 2004 00:11

Concordo inteiramente, e julgo que na lei de bases do ensino está contemplado uma disciplina de cidadania. O que penso é que a escola deve oferecer aos pais um conjunto de alternativas, às quais os pais em consciencia decidem o que é melhor para os filhos. Se um dia, a maioria dos pais decidirem que não querem EMR, que acabe, mas isto porque aqueles que são os primeiros agentes educadores dos filhos assim o decidiram e não porque um estado totalitário decidiu que não quer dar essa possibilidae.
Podem coexistir várias possibilidades, EMR, Ensino religios - que apresentasse o fenomeno religioso na sua globalidade, Educação Civica.
Quanto mais ricas forem as hipóteses mais temos a ganhar.
O que me parece é que queremos criar uma nova religião "O Laicismo" profundamente ateu, que pretende afastar a dimensão religiosa de uma parte da formação do jovem.
Confesso que fiquei perplexo com a atitude do estado frances face à religião. Onde está a tolerância. À meses quando tive de ir a França, avisaram-me para não levar cabeção nem qualquer sinal exterior de que sou padre ou podia ter algumas complicões com as autoridades. Era o que me faltava. Fui como sempre costumo andar. Vergonha de Cristo????????
Nunca!
Mandem-me para a cadeia, eu obedeço à minha consciencia.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de June de 2004 23:30

Era mesmo esse texto de Hans Küng. Obrigado, Luís!

Alef

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 03 de June de 2004 21:48

Esta deve ser anedota!!!!
O boff??? mas que fora de moda...
Criou uma Igreja, casou, diz mal de tudo.... isso não é religioso quanto mais cristão.
Eu por mim há muito que deitei fora os livros do senhor.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 22:18

Caro rei

Não tenho nada com ou contra esse senhor. nunca o vi, nunca me fez mal, nãda tenho em relação a ele.
Apenas li muita coisa dele, e depois de ler, independentemente de ele ter saido da Igreja, puder verificar que estava na presença de um agitador social, e que aquilo que pregava estava em franca contradição com a palavra de Deus. O que tenho a dizer desse senhor, é que ele não fala em nome da Igreja, é um padre que abandonou o ministério, casou, criou uma religião ecologica, e pregava a violencia fisica dos pobres contra os ricos como evangelica. Não está conforme os evangelhos. Muito diferente de Dom Helder Camara um grande homem, um santo brasileiro que se manteve fiel ao evangelho.
Nao descarreguei nada contra si, não procure armar-se em vitima deste forum intransigente, tornando-se martir. È vitima sim de algum disparate que possa dizer.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de June de 2004 22:55

Sobre Leonardo Boff, a discussão está no tópico "desafinados da Igreja"



João (JMA)

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.