Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 05:52

"Presbiteriana, eleita com amplo apoio das igrejas evangélicas, a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, reacendeu uma velha disputa sobre a separação entre religião e Estado. Desde o fim de março, metade dos alunos da rede pública, 761.280 jovens a partir de 7 anos de idade, vem tendo aulas de religião. O Ministério da Educação recomenda que essas aulas dêem noções aos alunos sobre o que dizem todas as religiões, sem emitir opinião sobre elas. No Rio, porém, a orientação é diferente - há professores religiosos, que dão aulas sob o ponto de vista de suas crenças. O currículo básico prevê ''reflexões sobre a criação de Deus como um ato de amor'', mas não determina o que realmente será ensinado nas escolas. Pela flexibilidade, parte dos alunos está aprendendo - 145 anos depois de o evolucionista inglês Charles Darwin publicar Origem das Espécies - que o homem foi criado do barro e a mulher veio da costela de Adão. ''Criacionismo não faz parte do programa mínimo de aulas'', diz a coordenadora de educação religiosa da Secretaria Estadual de Educação, a católica Edilea Santos. ''Mas, se o professor quiser falar sobre isso, não temos como saber. Quando ele fecha a porta da sala, só Deus é testemunha'', afirma."

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 15:27

É o que dá a falta de regulamentação das coisas e a balda generalizada.
Num estado de Direito como o português, em que existe uma lei de bases do ensino, está subjacente o principio de que os pais são corresponsáveis na educação dos filhos, e não é apenas o estado que decide. Este principio de opção aliado á lei da liberdade religiosa, leva a que o estado a pedido dos pais, faculte o ensino religioso correspondente aos filhos. Isto leva a que todas as religiões tem igualde de oportunidade de ministrar o seu ensino em qualquer escola, desde que o numero de alunos o justifique.
Não pode o estado decidir acerca dos principios da fé de cada religião nem intervir na elaboração desses conteudos. Era o que faltava uma lei que decretasse que o homem descenderia de um parente comum do macaco, e decretasse a proíbição de ensinar a história de Adão e Eva.
Alem do mais as Teorias de Darwin, são apenas teorias, hoje cheias de hiatos e problemas, e postas em causa por muitos cientistas.
O estado não pode intervir naquilo que é a fé das pessoas sob pena de o laicismo se tornar ele mesmo uma religião.
Que tem de haver uma conciliação entre a fé e a ciencia, claro. Que os programas tem de ser adequados ao que se ensina nas outras disciplinas, concordo. Mas imaginemos que uma turma tem EMR Testemunha de Jeová porque tem 40 alunos dessa seita. Poderá o estado intervir naquilo em que eles acreditam? Penso que não. Terão direito à disciplina, claro que sim porque os seus pais pagam os mesmos impostos que os catolicos e tem os mesmos direitos.
Criar-se em alternativa uma disciplina de História das crenças e religiões, discordo em absoluto. Seria colocar no estado laico, o poder de influenciar e intervir na vida de cada religião, transformando de novo esse laicismo numa religião discordo de novo.
É um problema dificil de resolver, e compreendo o problema de se estar a ensinar erros aos alunos, o que não pode ser. Mas ao mesmo tempo está-se a intervir na vida das religiões e o estado não pode intervir por decreto no que uma religião aceita ou nao.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 15:44

Os pais que querem facultar o ensino de uma determinada religião aos filhos devem fazê-lo em espaços próprios para esses fins e que sejam financiados pelas respectivos grupos religiosos - por isso é que os pais que querem dar essa formação matriculam os filhos em catequeses, em horário extra escolar, como é óbvio.

Um estado laico, não deve interferir na Fé das pessoas nem deve financiar a propaganda religiosa quando há outras prioridades essenciais que são da sua competência .

A disciplina de EMR financiada pelo erário público é uma aberração. Mas , tanto quanto sei, as aulas de EMR não funcionam porque as inscrições quase não existem... A liberdade é uma grande coisa.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 01:39

Tenho duvidas acerca dessa ultima citação. Há muitas inscrições para a EMRC. E os dados do ministério da Educação demonstram-no.
Depois o erário publico é de todos. Consequentemente tambem dos católicos. Por consequencia tambem daqueles católicos pobres que tem os filhos em escolas publicas e que tem o direito, de na escola publica, porque a escola é paga indirectamente com os seus impostos, a ministrarem uma disciplina por eles escolhida.
Os pais que não queiram, não inscrevem os seus filhos. Ponto final.
Que raio de estado laico é esse, que só serve os interesses dos cidadãos laicos??? Os católicos são excluidos????
Não me parece.
O que está aqui em causa é certas pessoas quererem que seja o estado e fazer o programa da disciplina e impor a sua visão, assim como na china comunista que criou uma igreja nacionalista que aprova tudo o que o regime dispõe.
Não creio que queiramos imitar a China de Tianamen.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 07:53


Há poucas inscrições em EMR. Em muitas escolas secundárias do país, esta disciplina ou não funciona ou tem de acumular inscrições de duas três ou mais tuemas, o que leva a problemas de horários...

Os católicos pobres ( que por acaso não pagam impostos) , se quiserem ensinar religião aos filhos podem inscreve-los nas catequeses que são de graça, penso eu . A igreja católicam se quer ensinar a sua religião tem estruturas e locais próprios prar o fazer e não necessita de utilizar os equipamentos e os professores do ensino público laico, pagos pelos Estado português mas nomeados pelos Bispos( um absurdo!!)

Não devem ser outros portugueses igualmente pobres a financiar a a educação de uma religião extrememente rica, que tem altos interesses financeiros.

Já não basta haver uma universidade portuguesa com o estatuto de privilégio em termos financeiros relativamente a outras universidades.

Os pais que não querem não querem inscrever os filhos não inscrevem. . Mas têm o direito de protestar contra uma injustiça de um estado laico estar a financiar a propaganda religiosa de determinados grupos a quem o dinheiro não falta. Quando é o mesmo estado que diz que não tem dinheiro para pagar bem essenciais ...

Não se trata de excluir os católicos - trata-se de garantir a igualdade constitucional de todos os cidadãos e de garanti rque os católicos não têm de ter um regime de excepção ou uma descriminação positiva apenas

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 08:05

e não sei porque fala na china... serão reminiscências do passado?
ou alguma ligação ao actual primeiro ministro que era maoista convicto?

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 08:09

O problem a de fundo aqui colocado , eque o facto de exeistitrem estas "disciplinas", mesmo extracurriculares, permite que se vão introduzindo nas escolas públicas elemenstos que deformam a mesnte dos jovens ...como o fundamentalismo religioso..

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 09:20

Eu também sou de opinião que, quem quer dar educação religiosa aos filhos, o deve fazer no seio da comunidade religiosa a que pertence.
A catequese é gratuita, a única coisa que se paga (um valor simbólico) é a inscrição de início do ano lectivo (que também acontece na escola).
O Estado não pode intervir com as crenças de cada um. Se o Estado é laico, pois o ensino deve ser laico.
Eu professo a minha fé, educo os meus filhos nessa mesma fé e faço-o em local próprio.
A escola deve transmitir valores universais, sobretudo o respeito pela diversidade humana, nunca devendo promover uma determinada religião.


Anna e Sara

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 10:11

Por exemplo, reparem nesta afirmação:". Era o que faltava uma lei que decretasse que o homem descenderia de um parente comum do macaco, e decretasse a proíbição de ensinar a história de Adão e Eva. "

A história de adão e eva pode ser ensinada em contextos de história das religiões - mitos de criação do mundo das vários religiões. Tem sentido que os alunos conheçam os grandes mitos helénicos ou romanos, ou os mitos hindus sobre a criação do mundo... mas deve ser explicado que se trata de mitologia e não de ciência...

Colocar no memo plano os varios mitos sobre a criação e conhecimento científico como a teoria da evolução, a paleontologia, a arqueologia, a fisica quântica, é extremamente perigoso...

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 10:37

Concordo contigo, Taliban.
Colocar no mesmo plano religião e ciência é bastante perigoso e conduz a fundamentalismos.
São planos distintos.

Anna e Sara

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 13:28

Passo a citar:
"A história de adão e eva pode ser ensinada em contextos de história das religiões - mitos de criação do mundo das vários religiões. Tem sentido que os alunos conheçam os grandes mitos helénicos ou romanos, ou os mitos hindus sobre a criação do mundo... mas deve ser explicado que se trata de mitologia e não de ciência... "

Isso é ensinado na disciplina de História nomeadamente no 9º ano de escolaridade pelo ensino laico.
Não estou a par do ensino religioso de outras confissões religiosas por isso não falo deles. Falo sim do catolico, e neste procura-se fazer uma sintese cristã das matérias dadas nas outras disciplinas.
Segundo o ensinamento catolico, a "história de adão e eva" não é uma explicação histórica da criação do mundo, mas uma explicação teologica. A teoria do Big Bang em nada vai contra o ensinamento católico. Não conheço nenhum professor de EMRC que ensinasse a barbaridade de que o Livro do Genesis é um livro "histórico". O diálogo Ciencia / Fé existente no seio do catolicismo tem levado a grandes progressos, e hoje é comumente aceite que Adão e Eva fazem parte dos grandes Mitos de Origem do médio oriente.
A catequese é isso mesmo, catequese, formação cristã. As familias não tem capacidade de dar ao estudante a sintese cristã do que é ensinado nas outras disciplinas à luz da fé. É para isso que serve a EMRC.
Volto a salientar que o estado laico, não pode criar e impor às familias QUE O QUEIRAM, apenas estas uma visão materialista e ateia da realidade.
Eu tive o conhecimento de uma professora de história, que era Testemunha de Jeová, numa disciplina laica sem qualquer ligação a estas EMR, e esta sim não o podia fazer, ensinava os alunos não com base nos avanços da ciencia histórica mas á luz da sua fé pessoal. Isso sim discordo como discordaria se impusesse o ponto de vista católico.
Há uma disciplina com esse fim, unica e exclusivamente para quem queira.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: família portuguesa (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 14:45

Diz aqui o J.l que as famílias portuguesas não têm capacidade de dar ao estudante a síntese cristâ do que é ensinado...

Ora essa.. como se atreve a passar um atestado de incapacidade a todas as famílias portuguesas? não será presunção a mais? Ou falta de argumentos sólidos?

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 01:40

Ó taliban (opsssssssss) familia portuguesa........Então que tire as crianças da escola. Qualquer familia saberá ensinar o bê-á-bá. Para que o primeiro ciclo???? para entreter taliban, opsssssssss familia portuguesa. hehehe
Não queiram impor ao país a vossa ideia, sejam humildes e aceitem que há quem não pensa como voces. E tem direitos.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: jurista (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 10:20

Considerar que todas as famílias portuguesas são incapazes de desempenhar essa tarefa e dizer aos mesmo tempo que essa é uma tarefa fundamental da família parece-me uma incongruência insanável...
E uma postura de arrogância.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: jurista (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 10:21

Não querira impor ao páis as suas ideias, pois há quem não pense como vocês, E quem ande a financiar-vos com os seus impostos...

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Católico (IP registado)
Data: 27 de May de 2004 23:30

Taliban/jurista/familia portuguesa.... serão heterónimos ou um caso grave de esqizofrenia paranoide?
Não me inclino para a primeira, pois não é de riqueza de personalidade. Antes o contrário.
Depois as coisas como estão não impôem nada. Só tem EMRC que quer. Sempre é mais livre do que a sua posição em que ninguem pode ter, jurista Louçã.

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 01:00

Ou o contrário taliban!

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 01:31

ó j.l, cristão, recém casado e quem sabe que mais ( será transtorno de identidade múltipla?'), arranje argumentos e não insultos.. não ataque os nicknames mas o que se escreve.... ou foi essa técnica que lhe ensinaram lá no seminário quando não consegue impor as usas opiniões???'
para além de muitos eheheheh???

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 01:36

Responda lá - você acha que e educação religiosa é uma tarefa fundamental da família ?

Ou acha que as famílias têm uma incapacidade inata de desempenhar essa tarefa ?

Re: O perigo de disciplinas religião no ensino público
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 28 de May de 2004 01:41

Os hehehehe são porque você é altamente hilariante........
Não posso leva-la a serio, desculpe. A culpa não é minha, é sua, o que diz não tem sentido algum, escapa a toda a lógica.
Uma vez mais só posso rir-me. O que diz não é sério, não faz sentido. O seu unico intuito é picar-me para ver se eu quebro o verniz, mas pessoas como você, trato eu muitas vezes e ja estou habituado.
Reze um tercinho de joelhos que ajuda a passar as dores.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.