Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 24 de May de 2004 23:15

Antigamente os Padres andavam de Batina (penso mesmo que era obrigatório).

Hoje em dia Batinas só em Fátima e em algumas (poucas Paróquias) no Norte.

Lá fora é comum encontrar Padres de Batina ou pelo menos identificados com "cabeção".

Ao invés em Portugal a regra é que os Padres de vistam "à civil" ou estejam sempre ou quase sempre "à paisana".

Nos ultimos tempos assistimos talvez a um "ressurmento" de colarinhos.

A questão não é estetica mas de atitude deverá um padre andar "à paisana", ou identificado como Padre?

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO (IP registado)
Data: 24 de May de 2004 23:41

Caro Pedro B,

A SOTAINA (ou Batina, como queiras) e´ a BURKA dos padres!

Repara... Ainda há pouco tempo, numa FELIZ decisão, a REPUBLICA FRANCESA interditou o uso de vestes ou símbolos religiosos nas escolas publicas...

Ver os padres católicos a regressar a essa opressora e medieval simbologia seria um retrocesso civilizacional.

Atentamente,

O APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO

“A perfeição não existe, o que existe e´ a sua eterna procura”

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 00:02

Pedro B


Digo-te, que ate gostava de ver um padre de batina. Com colar tambem...

Mas deixa-los andar como eles queiram...nao e a batina ou o colar que os identifica, mas sim, as boas accoes!!!
Eu por acaso, adoro vestir um fato e ninguem me peca para vestir calcas de ganga ou calcar uns tenis....lol. Isso so quando faco exercicio, nada mais. Cada um deve andar vestido com o que se sente bem...Nunca gostava de ser policia, so para nao vestir a farda....lol

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 00:10

Eu ando sempre identificado, camisa de cabeção, ou colarinho romano ou o que quiserem chamar. Ao Domingo ando de batina na paróquia e sou da area da grande lisboa. Não ando de batina porque quero ou gosto, mas porque o povo que me está confiado gosta e acha que o padre deve andar de batina.
Agora de cabeção desde que fui ordenado diácono. É um sinal para o mundo. Já muita gente se dirigiu a mim por motivos vários porque viu que era padre. Muita gente veio ter comigo para saber como baptizar os filhos por causa disso.
Não tenho vergonha nenhuma, pelo contrario muita honra em ser padre. Não tenho de o esconder, nem vou a sitios em que me sinta incomodado com isso.
Quanto á obrigatoriedade é assim, ela está no Codigo de Direito Canónico e no Directorio de vida dos Presbiteros. Se há padres que desobedecem problema deles.
Eu uso, e uso com calcas de ganga e tenis......
e uso com fato.
e as vezes de batina.
Se hoje sou padre, foi porque um dia em Roma vi um padre jovem de batina e perguntei a mim mesmo: Este teve coragem e eu?
Todos os dias rezo por esse padre, para que seja feliz e fiel ao seu ministério, porque pela sua fidelidade, o Senhor me disse algo de fundamental na minha vida

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 00:19

Caro Padre João

Se é obrigatório como se pode compreender que, pelo menos em Portugal mais de 90% dos padres não andam "identificados".

Pedro B

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 00:19

Pe. J. Luis


Que o bom Deus o continue a iluminar e a ajudar em todos os dias da sua vida. Que ele esteja sempre consigo.

Rezo por si...

Um abraco desde o Canada...

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 00:28

É dificil de explicar. Cada caso é um caso. Não quero generalizar. Conheço padres mais velhos que após o concilio vaticano II deitaram tudo fora passaram à gravatinha......
conheço padres novos que não querem que se saiba na rua que são padres que ninguem tem nada com isso.
Conheço padres mais velhos que nunca tiraram o cabeção.
Conheço padres novos que andam sempre identificados.
Conheço-me a mim que não tenho vergonha de Cristo na minha vida.
Sei que se não sou fiel nas pequenas coisas não o serei nas grandes.
Sei que a Deus dou conta da minha vida.
Obrigado Ana. Deus a abençoe!

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 00:48

Muitos padres visitam o Canada, para as festas em honra de Nossa Senhora de Fatima e do Sr. Santo Cristo dos Milagres.
Os padres Acorianos vem com colarinho, os padres do Continente, chegam de gravata.
O povo ainda gosta de ver os padres com colarinho....se chegasse um de batina, o povo acho que diria...este ainda e um padre!!!

Pe. J. Luis

Gostei da frase: O padre e um sacramento de cristo, sinal para o mundo...


Ana

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 00:57

Caro João

Partilho com a Ana de facto a noção de que os fieis (principalmete os com mais idade) gostam de ver os seus Padres identificados como tal.

Claro que mais do que as roupas o que conta são as atitudes o exemplo.

Mas de facto é penoso verificar a tendencia do nosso Clero para a gravata.

Pedro B

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 05:07

"O traje não faz o monge," diz um ditado português...

Para algumas pessoas aqui no forum parece que sim. Ou seja, a preocupação primeira baseia-se no exterior, nas aparências...


Mas, para os que não sabem, dentro da instituição católica, tal como dentro de outras instituições sociais, as roupas, os enderços e as indumentárasi utilizadas em vários contextos cermoniais têm significados simbólicos e de poder.
A indimentária utilizada tem uma função social específica - a de de marcar funções, papéis socias e o execício de poder dentro de uma instituição. tala como as fardas e as insígnias e as patentes dentro da instituição militar.

Nesse sentido, a sotaina tem precisamente a mesma função social de uma burka - sinalizar exteriormente, socialmente , o estatuto de determinada pessoa, a sua capacidade de empowerment e o seu papel específico num determinado contexto social.

Isto independetemente da PESOA em si.

O uso da sotaina pode funcionar como elemento de afirmação de de poder por parte dos Padres ou, pelo contrário, funcionar como elemento de controle e exclusão social deste grupo social.
Exemplo concreto - em países onde a religião católica é alvo de pouca simpatia, , como na maior parte dos países muçulmanos, os padres não usam sotaina ( nem querem usar) ...

A questão que se coloca é esta - devem as pessoas sinalizar permanentemente as suas funções sociais, através do uso permanente de um uniforme, mesmo no domínio da sia vida privada de cidadão comum?


Diz o J.L. que "conheço padres novos que não querem que se saiba na rua que são padres que ninguem tem nada com isso".
Parece-me muito razoável e equilibrado.
Vivemos numa sociedade laica.
Além do incómodo que deve ser andar sempre de saias pretas, sobretudo em dias de calor...

Por outro lado, se os padres querem desenvolver a sua acção em certos contextos, como determinados grupos étnicos, jovens, etc, o uso da farda pode ser um elemento distanciador .

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 05:09

Correcção ortográfica:
"Mas, para os que não sabem, dentro da instituição católica, tal como dentro de outras instituições sociais, as roupas, os adereços e as indumentárias utilizadas em vários contextos cerimoniais têm significados simbólicos e de poder.
A indumentária utilizada tem uma função social específica - a de de marcar funções, papéis sociais e o execício de poder dentro de uma instituição. tala como as fardas e as insígnias e as patentes dentro da instituição militar."

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 05:20

Não sei porque é penoso para alguns ver um elemento do clero de gravata, até porque para outros é penoso ver elementos de clero de calças de ganga, e para mim é especialmente penoso ver alguém vestido com mau gosto, qualquer que seja a profissão... e acho as sotainas muito parecidas com Burkas para serem usadas por homens...

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: APRENDIZ DO GRANDE ARQUTECTO (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 09:43

Caríssimos Irmãos e irmãs
da Fraternidade Universal,

É incompreensível que numa sociedade laica, que na "Polis", no espaço público, se permita o uso de vestes identificadoras de expressões pessoais de religiosidade.

São certamente resquícios de uma medievilidade que teima em persistir na nossa sociedade.

O uso de traços identificadores - num espaço público e heterogeneo - de simbologia religiosa de determinada confissão religiosa choca profundamente com a desejada pluralidade da sociedade. É uma manifestação sectária que se confunde com o indesejável proselitismo.

Burkas, batinas e cabeções, só em casa, conventos ou sacristias. Em nome da LIBERDADE e PLURALIDADE!

Vejamos o exemplo luminoso de um caso como o México, onde a sua clarividente Legislação, PROÍBE O USO DE VESTES CLERICAIS no espaço público.

NÃO AO OBSCURANISMO!
NÃO AO FANATISMO!

Um abraço fraternal, libertário e igualitário a todos os irmãos e irmãs, do

O APRENDIZ DO GRANDE ARQUITECTO


"A perfeição não existe, o que existe é a sua eterna procura"

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 13:49



É Curioso como uma simples Batina irrita estes senhores.

Tanta tolerância mas defendem a proibição de uso de vestes crericais no espaço publíco.

Meu Caro os tempos do Jacobinismo da Revolução Francesa já acabaram.

O Mundo mudou Graças a Deus. Já não estamos no Secvulo XIX

Daqui a bocado está a defender a morte do Papa.

Em tempos já mataram o Rei...

Enfim vou ver se não me esqueço nas minhas orações de rezar por ti

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 14:42

Se as batinas irritam, se os cabeções são motivo de inquietação, então torna-se claro que está na altura de as usar. Se o Evangelho não é sinal de inquietação nem de interrogação.....algo está mal. Não se trata de uma farda como por aqui se diz, mas um sinal. Vivemos num estado laico sim senhor, graças a Deus. Mas um estado laico ao contrario da obscurantista França, tem de respeitar as diversas religiões e suas tradições a menos que se queira tornar numa ditadura laica.
Nunca os jovens se distanciaram de mim por causa da idumentária. É a pessoa que conta e não a roupa. A experiencia que faço é precisamente a oposta, a aproximação como já referi.
Se incomodo passar na rua e saberem que sou padre, paciencia.

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 15:35

Se irritar os outros é a única motivação para usar determinadas roupas, como as batinas, sugiro aos padres mais radicais versões mais hard..., como os cilícios, muio tem voga na idade média...

Aliás foi aqui escrito que o uso de gravatas também irrita outras pessoas...
portanto há que alternar a gravata com o cabeção e a sotaina para aumentar o leque da irritação provocada... e assim satisfazer os desejos de protagonismo de alguns.

Se é a pessoa que conta e não a roupa, a discussão é disparatada...Mas não sejamos ingénuos: a "farda" tem função simbólica e uma função de poder dentro de um grupo social...

Precisamente por não haver ditadura clerical e por termos o privilégio de vivermos num estado laico é que os padres podem andar com as suas fardas na rua , assim como os budistas ou os muçulmanos...

Vivemos num estado laico graças aos homens que o construiram e aos que deram a sua vida para que possamos viver em liberdade.

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 17:41

AS batinas não saõ "sinal de evangelho.".. este tipo de traje só começou a ser utilizado no século XIX e os evangelhos são bastante mais antigos....

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 01:33

Claro Agusto. Decentemente. De Batina pois claro. Como já disse dou contas da minha vida a Deus e não a uma qualquer participante deste ou doutro forum.

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 07:56

e viva a liberdade de expressão...mesmo de vestuário...
a muito custo, alguns lá vão reconhecendo as vantagens de um estado laico e democrático, onde até os insultos rascas são permitidos , ams que tem a avantagem de não proibir que os homen usem saias..

Re: Devem os Padres estar identificados?
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 26 de May de 2004 13:15

Viva a Escócia democratica!
Vivam os Pauliteiros de Miranda!

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.