Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Será que em Portugal funcionava? Concordam?
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 24 de May de 2004 18:24

Hoje li esta notícia no site da agencia ecclesia:

-----
Capelas nos hipermercados
.
A proposta de um arquitecto de construir capelas dentro de hipermercados na Polónia está a suscitar um vivo debate entre clientes, eclesiásticos e laicos. Segundo Eric Kuhne, que desenha estes espaços, os centros comerciais "devem estar ligados à cultura e tradição da cidade", segundo o diário polaco "Zycie Warszawy".
A ideia foi saudada em numerosos sites da Internet deste país, onde os habitantes ganharam o hábito de passar o Domingo em família nas grandes superfícies, que se multiplicaram nos últimos anos na Polónia. Este hábito é contestado pela Igreja Católica, que tenta cativar os polacos para irem à missa, pois, apesar de 90 por cento da população ser crente, cada vez menos pessoas frequentam a igreja.
A ideia de construir capelas nos hipermercados foi bem acolhida por alguns padres, que consideram que assim ficam mais próximos dos fiéis. Mas os adversários consideram que esta iniciativa gerará uma "confusão de valores", noticiou a AFP.

----

Será que faria sentido que esta "medida" fosse implementada em Portugal? Porquê? ou será que é mais uma maneira de levar as pessoas ao hiper's?

Está aberta a "discussão" ...

Fernando Cassola Marques
"Que a paz esteja convosco"

Re: Será que em Portugal funcionava? Concordam?
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 24 de May de 2004 19:46


Caro Fernando,

Eu não concordo, nem discordo: respeito..., desde que não haja, com tais "hiper-capelas", abusos, distorções, ou sacrilégios...

Mas isto também pode haver em qualquer templo cristão/católico...

Por outro lado, sabem perfeitamente (julgo eu...) que nos principais centros comerciais de Lisboa - pelo menos no Amoreiras e no Colombo - há capelas católicas (uma em cada)...
Aonde está a novidade?

Não, eu julgo que 99,99% das pessoas vão aos "hiper's" por tudo, menos pelas capelas católicas (quando as há), infelizmente, e apenas (as capelas) terão (regra geral) mais um papel positivo do que negativo, penso eu, apesar de estarem quase sempre às moscas (em comparação com as lojas de comércio profano, consumista e hedonista...!), salvo nos horários da Missas e reuniões de certas comunidades ou cursos católicos, evidentemente...

Até eu próprio - pasme-se! -, por vezes esqueço-me de ir lá (à capela, claro) fazer uma visita ao Santíssimo, que geralmente está no respectivo Sacrário, tal e qual como no Céu (excepto em Glória)...

Atenciosamente,

J.A.


Re: Será que em Portugal funcionava? Concordam?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de May de 2004 03:42

Fernando:


Sei que aqui ha muita gente que vai a missa e depois, vao dar um passeio ate aos centros comerciais, almocar, tomar cafe, etc. Por aqui, ainda nao ha capelas nos centros comerciais.
A ideia ate sera optima!!!

Mas so que, no Canada as igrejas estao a fechar.....nao por falta de padres, mas por falta de dinheiro para se manterem...

O bispo local, ja deu ordem para se fechar ai uma igreja, e ha pessoas que nao concordam e pagam as despesas e o bispo nao lhe poe la um padre! Mas eles vao procura-lo. E tem la missa todos os domingos....lol

Este domingo, voltou a anunciar que vai fechar outra igreja.....no entanto tem la 500 familias inscritas.
Presumo, que isto tambem seja um negocio para as dioceses. Fecharem umas e construirem outras novas, nas areas novas...
O povo constroi e ficam em nome das dioceses.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.