Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ecumenismo
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 23:00

"A Igreja olha também com estima para os muçulmanos. Adoram eles o Deus único, vivo e subsistente, misericordioso e omnipotente, criador do céu e da terra, que falou aos homens e a cujos decretos, mesmo ocultos, procuram submeter-se de todo o coração, como a Deus se submeteu Abraão, que a fé islâmica de bom grado evoca. Embora sem o reconhecerem como Deus, veneram Jesus como profeta, honram a sua mãe virginal, a qual por vezes invocam devotadamente. Esperam pelo dia do juízo (...). Têm por isso em apreço a vida moral e prestam culto a Deus, sobretudo com a oração, a esmola e o jejum. E se é verdade que, no decurso dos séculos, surgiram entre cristãos e muçulmanos não poucas discórdias e ódios, este Sagrado Concílio exorta todos a que, esquecendo o passado, sinceramente se exercitem na compreensão mútua e juntos defendam e promovam a justiça social, os bens morais e a paz e a liberdade para todos os homens."(Nostra Aetate,3).

Re: Ecumenismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 23:37

Em qualquer religião existem elementos para a salvação. E pessoas boas que praticam as virtudes cristãs.

São os cristãos anónimos, à falta de expressão mais ecuménica.

Ecumenismo não pode ser feito de frases ocas e vazias só para ser simpático.

O propósito do Ecumenismo é ensinar e aprender sempre tendo em vista a Salvação.

João (JMA)

Re: Ecumenismo
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 00:19

Este Texto da "Nostra Aetate" não se refere ao Ecumenismo mas ao Dialogo inter-religioso. Ecumenismo refere-se ao Diálogo com as outras confissões Cristãs. Com os não Cristãos o Diálogo é inter-religioso. Com o Ecumenismo pretende-se acabar com a divisão existente entre Cristãos, o documento relativo a ele é o Unitatis Reintegratio. Com o Diálogo Inter-religioso pretende-se apenas dialogar e encontrar pontos de referencia. Se Cristo é o Unico Salvador, e eles - judeus, muculmanos, hindus, budistas etc, ao adorarem o Deus unico, mas não reconhecem Cristo falta-lhes algo.
Ecumenismo não se aplica a tudo. Há que ser preciso nas expressões!!!

Re: Ecumenismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 02:54

O que o P. João diz é verdade, mas é bom lembrar que hoje muitos teólogos usam a expressão "macro-ecumenismo" como sinónimo de diálogo inter-religioso.

Alef

Re: Ecumenismo
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 05:08

Muito me admira com a precisão de terminologia do Padre J.L Aleluia!

mas tem razão o documento em causa tem a ver com o diálogo intereligioso. E sobre o conteúdo do documento, porque não se pronunciam?

Re: Ecumenismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 13:51

Dou-vos toda a razão. Não fui preciso no meu comentário.

Tem a ver com o facto de eu ter uma visão muito abrangente do ecumenismo e - erradamente - designar ambos os fenómenos pelo mesmo nome. Aliás, não os considero estruturalmente diferentes, mas apenas diferentes no grau de afastamento da mensagem de Cristo. O que em termos de conceito é bem provável que esteja errado.

E o conceito dos "cristãos anónimos" do Rahner no meio disto, aumenta ainda mais a fragilidade das paredes entre os dois movimentos. Com culpa minha que ainda não encontrei os textos do Rahner sobre esta matéria para esclarecer as dúvidas. Mas quanto mais penso neste conceito, mais me agrada.

Mas o que interessa é o conteúdo do documento como diz o taliban.

Sublinho o papel conferido a Maria pelos muçulmanos. Salvo erro - não tenho aqui as referências necessárias - só é referida mais uma mulher no Corão (Fátima).

Numa sociedade em que a mulher não é protegida, o seu livro sagrado consagra um dos capítulos a Maria.

Curiosamente, no século do Ecumenismo, o maior movimento religioso popular da Igreja Católica radica precisamente em Nossa Senhora de Fátima. Porquê em Fátima e não noutro lado? Acaso?

Para aqueles que, como eu, acreditam nas aparições de Fátima e que o terceiro milénio da Cristandade será o do Ecumenismo, está bom de ver a ligação.

(pronto lá estou a juntar o ecumenismo com o movimento inter-religioso. Onde escrevo ecumenismo leiam o "macro-ecumenismo" referido pelo Alef)

João (JMA)

Re: Ecumenismo
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 16:29

A nossa anedota de serviço,vulgo taliban, quando mete agua dá sempre a volta por cima. Pelo menos tenta - embora não consiga.
Já pensou em criar um forum so para muculmanos????
Mas não deixe é de vir cá para nos fazer rir, senão isto fica muito maçudo.
Pronunciar-me acerca de que?
Nós aqui cumprimos na integra o Documento conciliar ou ler as baboseiras que vai escrevendo, numa tentativa de encontrar algo de bom e positivo.....
Sem grandes resultados mas.................................................

Re: Ecumenismo
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 23:35

O padreca cá do forum tem sido cá um exemplo de cristianismo...

Re: Ecumenismo
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 23:36

sabe que ridicularizar os outros é uma forma de autodefesa que manifesta apenas a insegurnaça e sentimentos de inferioridade?

Re: Ecumenismo
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 23:39

Quais foram as baboseiras escritas neste tema - exceptuando as suas?
Brasileiro, né...

Re: Ecumenismo
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 22 de May de 2004 00:20

Quando as coisas não agradam á criatura taliban insulta como tem sido habito, pelo menos em relação á minha pessoa. Não gosta de padres, não gosta que lhe apontem a verdade, pensa que a verdade é relativa e que cada qual tem a sua verdade. A insegurança e sentimentos de inferioridade são seus que tem sido quem insulta e ridiculariza. Eu nao insultei nem ridicularizei. Disse apenas aquilo que voce vale para mim - faz-me divertir - e o que contam as suas opiniões - nada. A Igreja que afirma conhecer tão bem, não é um menu que escolhemos o que queremos, e modificamos á nossa medida.
O Credo, na sua versão original em Grego diz "CREMOS" isto é aderimos à fé, aderimos àquilo que a Igreja crê. Ja deu para ver que tem imensas dificuldades em aderir áquilo que a Igreja Universal crê. Quer uma Igreja à sua maneira. Quem adere ao que Igreja sempre ao longo de 2.000 anos acredita, é tonto, estupido, não pensa etc. Tem sido esta a sua postura aqui desde que cá comecei a vir.
Essa é a sua postura. Fique com ela, não tem é o direito de num forum católico, passar a vida a ridicularizar a Igreja porque discorda dela.
Se se sente incomodado/a tem bom remédio.
Eu não es´tou nada incomodado. Pelo contrário. Os seus insultos apenas servem para mostrar a sua personalidade acintosa, arrivista e sempre pronto a tratar mal as pessoas.
Fique na paz do seu Allah

Re: Ecumenismo
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 22 de May de 2004 12:24

"Eu nao insultei nem ridicularizei".

Pois não Aqui vão as palavras caridosas, dignas de um verdadeiro padre:

"A nossa anedota de serviço,vulgo taliban"
"as baboseiras que vai escrevendo"

Re: Ecumenismo
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 22 de May de 2004 12:33

"só pensa no truca-truca" e outros mimos, "como palhaço," etc, etc,etc, etc, não há pachorra para transcrever mais insultos.


Em suma, e parafraseando o próprio, "Quando as coisas não agradam á criatura, insulta como tem sido hábito, pelo menos em relação á minha pessoa"...
è o que ele tem feito sistematicamente. quando não tem argumentos, insulta o próximo...
Devo dizer-lhe, J.L que a imagem que tem dado da Igreja Católica e dos padres, tem sido muitíssimo negativa, a começar pelo nível das suas intervenções, passando pela agressividade ( que por vezes raia o ódio) com que se dirige ou como fala dos outros catolicos baptizados e sobretudo, pela falta de fundamenteção teológica das suas intervenções...
como diz o povo português "bem prega Frei tomás.... faz como ele diz mas não gaças os que ele faz...

Re: Ecumenismo
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 22 de May de 2004 12:40

O que ker dizer "personalidade arrivista?? gostaria de saber, cara...



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.