Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 5 de 7
Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 24 de March de 2004 04:49

Rigorosamente, não se trata de uma segunda edição, mas da "edição típica" ou de referência.

Entretanto, creio, Ana, que estás agarrada a uma questão secundária para abordar o problema global... Não vou nesse jogo...

Ninguém com conhecimentos mínimos de ética põe no mesmo saco pena de morte, guerra justa e aborto da forma como tu o fazes... Não vou esgrimir argumentos enviesados.

Entretanto, vale a pena pensar, isso sim, nesse tópico bem espinhoso: é justo um país defender-se de uma agressão, recorrendo à guerra?

Se quiseres abrir o tópico...

Alef

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 24 de March de 2004 11:23

pois... falta de argumentos...

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 15:58


Pessoalmente, não vejo que se trate de falta de argumentos (eu poderia explicar-te as questões, tal como o Alef o faria -- provavelmente melhor -- e tal como tu o poderias aprender nos Documentos da Igreja se estivesses realmente disposta a aprender).

De qualquer modo, não podemos continuar essa discussão neste tópico, pois já se explicou que se tratam de situações diferentes, e este eu quero que sirva para a divulgação dos Métodos Naturais de Planeamento Familiar (para a discussão da guerra e do aborto já temos outros tópicos).

João Oliveira

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 17:11

Em relação aos métodos naturais vou dar a minha opinião.

Claramente reconheço que será o método mais conforme a Doutrina da Igreja.

E só tenho que admirar as pessoas que os praticam.

Outra coisa bem diferente é ver pessoas com responsabilidade a defender que no ensino publico de defenda nas aulas de educação sexual em que se defenda os métodos naturais como sendo os unícos legítimos.

Assim não vamos a lado nenhum. Por ocasião dos debates sobre o aborto a direita e os movimentos Católicos acordam e vêm logo defender a prevenção e a educação sexual (acho bem) o pior é que esfreados os animos do debate, começam a defender que educação sexual cuidado, só se form com os métodos naturais e preservativo há que evitar.

Sou católico praticante e durante estudo e pratico os métodos naturais. O mue filho mais novo é fruto de uma má aplicação dos mesmos. Continuo a praticar os mesmos e tenho perfeita noção da sua aplicação e funcionamento.

Outra coisa é ter noção do desastre que seria toda a gente a praticar.

Prefiro mil vezes um planeamento familiar e uma educação sexual aberta a outras soluções (mesmo soluções condenadas pela Igreja) a ter pessoas que abortam por falta de educação sexual.

Uma coisa é a posição da Igreja e o caminho de cada um outra é ter noção do país em que vivemos, e de que muitos de nós não são católicos.

Pedro B

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 22:37

Pedro B,

Nós, os informáticos, temos uma máxima transformada em fórmula que diz o seguinte:

Sucesso = Processos + Pessoas + Tecnologia

Acho que esta máxima se pode aplicar a muitas outras situações da vida, como é o caso dos métodos naturais de contracepção. Mesmo que os métodos sejam muito bons, se os processos não são adequados às pessoas em causa, o sucesso é reduzido. Por isso, muitas pessoas têm resultados como tu tiveste como dizes, "com o teu filho mais novo". E por esse motivo,escolhem outros métodos.

Luis

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 03:11

Eu fico espantado com o que vou lendo. Há pessoas - caso da ana - que pensa, que a Igreja catolica é um menu de restaurante, em que escolhemos o prato que mais gostamos. Ou mudamos tudo a nosso geito.
É um erro, e as pessoas andam enganadas. Dizem-se catolicas embora nao o sejam. Foram um dia batizadas, acreditam numas coisas, no que não lhes dá geito - nomeadamente na vida sexual - discordam, porque na sua pobre e limitada visão encaram o sexo como uma opção sua, da qual Deus não tem nada com isso, e apesar da relação sexual ter uma função unitiva e outra procriativa, o que interessa é apenas a unitiva, a parte do prazer. Uma gravidez é sempre "um azar", "um erro", etc.
Desculpem lá, mas NÂO SAO CATOLICOS.
Podem dizer que o são, podem pensar que sim, mas ser Cristão (catolico significa universal) é seguir Cristo, ser seus imitadores. E Cristo não veio dizer ao mundo se queriam assim, ou se queriam mudar algo. Nas bem aventuranças não lhe vieram dizer, olha eu gosto de umas partes do teu discurso, mas de outras não.
Jesus diz com clareza, se não querem o que ele propõe que se vão embora. E Pedro diz: onde iremos Senhor, só tu tens palavras de vida eterna.
Há coisas que se podem discutir, mas quando divergimos em questões fundamentais do ensino da igreja, estamos a por-nos de fora, estamos a sair. já não pensamos como a Igreja - pensamos á nossa maneira.
Logo estamos fora!
Deixamos a barca de pedro.
Somos outra coisa qualquer. Mas não seguidores de Cristo!

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 09:47

Deus pode ter alguma coisa com isso, agora os padres é que não têm nada, repito, nada a ver com a intimidade e a vivência sexual de cada um. embora tentem controlá-la por decretos.
São católicos sim senhor! desde que seja responsáveis, felizes e fecundo. E quamdo digo fecundos não tem nada a ver com reprodução. Até podem optra por não ter filhos.
Que eu saiba cristo não teve filhos nem nunca se pronunciou sobre palnemaneto familiar nem sobre condutas sexuais.

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Amigo da verdade (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 10:19

Gostaria que o Padre João Luís escrevesse a citação bíblica que proibe o uso de contreceptivos como a pílula e o preservativo.

Obrigado

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 11:27

Pe. João Luis,

Um casal que se ama, decide, dentro dos parâmetros de uma paternidade responsável, também recomendada pela Igreja, que não gostaria de ter de momento filhos.

Eles se amam. No dia do período fértil da mulher, o Amor que sentem um pelo outro faz com que desejem partilhar a intimidade de cada um e fazerem amor. O que fazer?

Seguindo a doutrina da Igreja, que resposta dar a este casal?

Luis

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 11:44

Pde João Luís:

E as mulheres de ciclos irregulares?

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Rcf (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 12:32

onde é que Jesus fala sobre os métodos contraceptivos e disse que quem os usasse não era digno de ser chamado ser seguidor... e, por isso, não era católico? Mais... quem é alguém para julgar de forma tão definitiva acerca da "catolicidade" de cada um? As pedras que teria atirado à mulher adúltera..........

Já agora, qual é a diferença substantiva entre usar métodos contraceptivos ou métodos de regulação natural? Isto é, se em vez de um preservativo se usarem métodos naturais para que a mulher não engravide (como o Pedro B . admite, e deve ser respeitado por isso), qual é a grande diferença entre um método e o outro? Desculpem a ignorância, mas não pretendem os dois evitar a reprodução?

Abraço

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 15:12

Apenas me vou dar ao trabalho de responder à s questões postas com nexo.
Quanto às citações biblicas acerca do preservativo e da pilula, estão nos mesmos livros que falam do uso dos computadores, da invasão do Iraque, da uso da Internet e da pedofilia.
Como é obvio a sagrada escritura não pode falar de coisas que não existiam no tempo em que foi escrita. A Biblia não é o livreco da Alexandra Solnado, nem da Maya. A Igreja, com a asssistencia do Espirito Santo, vai procurando dar resposta aos problemas do homem de qualquer tempo, à luz da Revelação de Deus. Por isso não fala nada directamente disso. Durante dois mil anos, a Igreja foi lendo a escritura e procurando encontrar respostas.
O primeiro Mandamento diz, "Adorarás o Senhor Teu Deus." E esse primeiro mandamento tem importantissimas implicações na minha vida. Quem é o Senhor de TODA a minha a vida. Adorar a Deus sobre todas as coisas significa permitir que em todos os aspectos da minha vida, seja Deus a ter a ultima palavra a dizer. Os metodos artificiais de contracepção, são a antitese de tudo isto, porque de forma fisica ou quimica, eu digo a Deus que na minha vida sexual quem manda sou eu. Apesar de haver na relação sexual um factor unitivo e outro procriativo, eu apenas quero o unitivo.
Esquecemo-nos que a releção sexual não serve só para ter e dar prazer, serve para ter filhos, e tambem não serve apenas para procriar, mas para unir o casal. Separar os dois factores, foi o que o sec XX nos trouxe.
No livro do genesis Deus diz "crescei e multiplicai-vos" torna-nos seus colaboradores na obra da Criação.
A questão que aqui se coloca é um casal jovem que não está preparado - segundo ele - para ter filhos. Não é a vontade de Deus que aqui está em causa mas a do casal.
Deus não pode querer outra coisa, porque é a vontade soberanissima do casal que tem de vingar.
Onde está a fé???? Quem confia no Senhor?
Se Deus entender que eles tem razão os filhos não virão. Ou Deus nada pode fazer? Ou Deus não é omnipotente? Ou será uma heresia que não podemos confiar nas maos de Deus???? É isso que querem dizer? É um disparate confiar em Deus. A Escritura que tanto gostam de citar diz que é errado confiar nos homens, "uns comfiam nos carros outros nos cavalos, mas nos confiamos no Senhor" .
Continuo a insistir, ver no sexo apenas prazer e uma gravidez é um azar, um aborrecimento, um castigo por uma noite de amor, é tudo menos cristão.
A diferença entre um metodo e outro é precisamente está na possibilidade ou não de Deus poder livremente intervir. De manifestar a sua vontade. Mediante a pilula por exemplo ou o DIU não pode em teoria, apesar de conhecer casos em que a gravidez aconteceu. A diferença está na abertura á vida, não estava a pensar ter um filho, mas ponho toda a minha vida na mãos de Deus. Ele saberá.
Por fim, não teria apedrejado a mulher adultera, como não apedrejo os meus penitentes, mas digo o mesmo que disse Cristo - Vai e não voltes a pecar. È um erro pensar que Cristo ao não apedrejar desculpou tipo, vai e continua. Não! Ele disse vai e não voltes a pecar. Não ha uma acusação, mas havia um proposito de emenda na mulher, condição para o perdão.
Infelizemnte é o que hoje há menos. Proposito de emenda. Espera-se o perdão para continuar.

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 15:25

Pde João Luís:

Mas há-de concordar que devemos ser responsáveis quando trouxermos filhos ao mundo, certo?
Eu confio em Deus. Também os vizinhos dos meus sogros confiam n'Ele e têm 13 filhos!
A única diferença é que eles têm dinheiro para os sustentar a todos convenientemente. Eu não!
Posso estar a parecer materialista, mas nós não comemos ar...infelizmente...


Anna e Sara

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 15:58

Caro Pe. João Luis,

Registo que não respondeu à pergunta que lhe coloquei, pelo que sou levado a concluir que se tratava de uma pergunta "sem nexo"...

Diz «Os metodos artificiais de contracepção, são a antitese de tudo isto, porque de forma fisica ou quimica, eu digo a Deus que na minha vida sexual quem manda sou eu. Apesar de haver na relação sexual um factor unitivo e outro procriativo, eu apenas quero o unitivo. », e esquece-se que o que diz também se aplica aos casais que utilizam os métodos naturais de contracepção, por exemplo, o calendário, quando têm relações nas alturas não-férteis.

Ou somos totalmente contra a regulação dos nascimentos, ou ao aceitarmos os métodos naturais, estamos forçosamente a abrir a porta aos artificiais pois as bases de sustenção são as mesmas.

Afirma que «Quanto às citações biblicas acerca do preservativo e da pilula, estão nos mesmos livros que falam do uso dos computadores, da invasão do Iraque, do uso da Internet e da pedofilia. », donde sou levado a concluir que afinal a Bíblia não é assim tão grande ferramenta na ajuda às pessoas que procuram uma resposta para os seus problemas!?!

Por estranho que pareça, Deus disse algo contra a epidural (medicamento utilizado na altura do parto para minimizar as dores do parto).
Citação:
Depois, disse à mulher:
«Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez,
entre dores darás à luz os filhos.
Procurarás apaixonadamente o teu marido,
mas ele te dominará.»
Gn 3, 16
Pergunto-lhe, é mesmo contra a doutrina católica que seja administrada a uma mulher grávida a epidural para reduzir as dores de parto, afinal, trata-se de um desígnio de Deus e um castigo de Deus para com todas as mulheres?

Espero que também esta não seja uma "questão sem nexo", pois gostaria de saber a sua resposta.

Um abraço em Cristo,
Luis

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 16:05

Ninguem propôe tal coisa e seguramente eles nunca usaram metodos naturais nenhuns.
Caso não saibam, mas a Beata Madre teresa de calcutá, ganhou o premino nobel da paz e a sua notariedade na India, graças à introdução do metodo natural. Aliás impossivel outro na india dadas as circusntancias de estrema pobresa e ausencia de tanta coisa.
E foi um sucesso estrondoso. As mulheres com os maridos passaram a poder planear os filhos.
Não é 100% seguro??? optimo Deus pode intervir. Mas que na maioria dos casos funciona, funciona.

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 16:24

caro Luis
Não era uma questão sem nexo, de tal modo que lhe procurei responder. Se não fui claro, peço desculpa. A questão da regulação dos nascimentos tem de ser abordada de forma equilibrada. Nunca a Igreja foi contra a regulação dos nascimentos. De tal modo que a Madre teresa de calcutá introduziu-os na India, atraves do metodo natural. As virtudes do método são grandes para o casal, o auto-conhecimento, não tem contra indicações como a pilula etc. isto ja foi discutido.
A questão que me coloca de ser naquele dia em concreto que lhes apetece unirem-se..... como quer que lhe responda? E se no meio do fluxo menstrual o homem insiste e a mulher diz que vai ser complicado?????
Depois, não queira ler a letra o livro do genesis. Como é obvio que aquela passagem não se refere á epidural e nunca a Igreja poderia ver tal coisa ali.
O que se pretende ilustrar - cinco mil anos atras - é o proque da mulher ter dores de parto. Não sabendo como, dão esta explicação metaforica.
Analisando a epidural á luz dos mandamentos não ha qualquer afastamento da lei de Deus.
Para terminar, a questão da moral sexual não está terminada como bem sabe. Muito caminho se tem de trilhar ainda.
Partilho convosco a minha preocupação de querer enviar um carregamento de antibióticos para o kenia e as mesmas companhias farmaceuticas que se enchem de milhoes de euros á conta dos contraceptivos nao estao dispostas a dar 0,01% dos seus lucros para erradicar tantas doenças em Africa. Apesar de quererem inundar o mercado com os seus produtos.
isso é que me assusta. Estar a fazer o jogo das Multinacionais farmaceuticas que se enchem de dinheiro á conta dos pobres que para não terem mais filhos compram os seus produtos.
Outra preocupação, uma amiga devido ao uso continuado da pilula está com um tumor no figado.

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 16:27

Caro Pe. João Luis,

Obrigado pela sua resposta.

Luis

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 16:32

1 - "Como é obvio a sagrada escritura não pode falar de coisas que não existiam no tempo em que foi escrita"
Absolutamente falso. Os métodos contraceptivos quer químicos ( utilizando substâncias químicas ) quer de barreira são utilizados desde a antiguidade e seguramenteé um dado histórico que eram utilizados no tempo dos romanos. Portanto, embora não existisse ainda apílula tal como hoje a utilizamos e o preservativo de ltex fosse uma invenção posterior, a utilização de métodos "não naturais" para planear os nascimentos era absolutamente conhecida e utilizada na época histórica em que jesus pregou. Claro que os método mais utilizados para o controle de natalidadde eram os métodos abortivos e o infanticídio que seriam muitíssimo mais comuns do que hoje em dia, pelo menos nos países desenvolvidos com acesso aos cuidados de saúde. Portanto nenhuma destas situações mereceu especial comentário ou indicações precisas por aprte de jesus de Nazaré.
Talvez porque a mensagem que jesus queria deixar não era essencialemente sobre a conduta de controle de natalidade, ao contrário do que alguns padres querem que os católicos pensem.

2 - Como foi aqui observado por outros ilustres participantes do forum, as objecções que a Igreja tem levantado relativamente aos métodos eficazes de contracepção, são precisamente os mesmos relativamente aos métodos não eficazes falsamente designados por métodos "naturais"

De fcato, a expressão "métodos naturais de contracepção" é um paradoxo inultrapassável, por que nada é mais antinatural - contra as leis da natureza - do que impedir que uma fêmea ( neste caso humana) de ter coito ( ter relações sexuais) durante o cio ( o período ovulatório). Isto é absolutamente anti-natura. Todas as fêmeas da classes dos mamíferos, pelo contrário têm relações sexuais só quendo estão com o cio ( no período ovulatório).

Os métodos contraceptivos não são naturais, precisamente porque o homem e a mulher não estão condicionados pelo puro biologismo mas agem sobre o seu comportamento sexual e sobre o seu potencial reprodutivo, sendo capazes de o controlar.


3 - A eficácia dos métodos preconizados pela Igreja é baixíssima, como qualquer casal sabe.

4 - POrtanto, parece-me que é de facto vontade de deus que "na minha vida sexual quem manda sou eu", no sentido que não estou condicionado pelo instinto sexual nem pelo determinismo biológico dos ciclos reprodutivos, como acontece noutras espécies mas posso livremente viver a minha fecundidade, a minha sexualidade como homem integral.
Nisto consiste a liberdade humana.

5 - Ver no sexo apenas prazer não é pecado ( senão deus não teria dado aos primatas superiores a capacidade de ter orgasmos sem fisn de procriação) e uma gravidez não desejada é de facto um grande azar e uma grave dificuldade que os casais e sobretudo a mulher enfrentam.

Deus criou-nos para a vida e para o prazer.

6 - Por último, a questão da epidural é muitíssimo pertinente... ( nem sei como ainda não fizeram uma encíclica a proibi-la). espero a sua resposta sobre o tema.

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 16:49

A menina taliban tem uma ideia da Igreja muito errada, e como a sua vida se pauta pelo prazer apenas - é o que infere dos seus textos - deve pensar que o Santo padre nao tem mais nada para fazer.
A igreja constroi-se na fidelidade a Jesus Cristo e não no determinismo orgasmico a que se refere.
cada qual fala pelas suas motivações.

Re: Métodos Naturais de Planeamento Familiar
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 20:10

Padre JL:
O padrão das suas respostas é muito infeliz. Em primeiro lugar não sou uma menina ( mas se acha que essa é a forma mais correcta de tratamento cristão, passarei a chamar-lhe também menina ),
em segundo lugar, verifico que não consegue responder com coerência e fundamento a um único argumento e revela muita falta de espírito cristão nas suas respostas....
EStala logo o verniz quando não conseguem refutar argumentos....

Quem parece viver obcecado prlo prazer não sou eu, mas os que, como você , vivem preocupadíssimos em que os outros não tenham prazer algum da existência por que consideram que tudo é pecado...

Responda lá aos argumentos em vez de insultar as pessoas.

Como vê, a ideia que eu tenho da Igreja clerical , que você diz ser errada é corroborada pelo seu comportamento.

Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 5 de 7


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.