Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Qual é o teu Idolo?
Escrito por: SaraCrasto (IP registado)
Data: 19 de August de 2009 01:40

Qual é o teu idolo?

Re: Qual é o teu Idolo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de August de 2009 08:09

Não tenho.
Nem quando era adolescente tinha.

Penso que há pessoas que nos inspiram e com as quais nos identificamos de forma especial em certos momentos da nossa vida. São como lanternas que nos ajudam a escolher um caminho. Mas nunca devemos perder o sentido que todas são falhas em alguma coisa.

Não somos inferiores a ninguém, logo não há razão para fazer alguém de ídolo, no fundo é isso.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Qual é o teu Idolo?
Escrito por: tomas.cb (IP registado)
Data: 30 de December de 2009 21:41

"Não somos inferiores a ninguém, logo não há razão para fazer alguém de ídolo, no fundo é isso."

Tendo isto em conta, gostava que me explicasses como é que a Igreja proclama apenas algumas pessoas (e não todas) como santas, apesar de no dia de todos os santos se celebrar todos os falecidos que estão no céu.

Os Santos são seres superiores a todos nós pelo simples facto de terem amado Deus com fervor e sem medo. Quantas vezes nós negamos Deus (no trabalho, com amigos, familia, estudo, ...)?? Podes-me responder que S. Pedro é santo e foi o primeiro papa tendo negado por 3 vezes Jesus, no entanto, ele arrependeu-se, tendo dito por 3 vezes("Simao Pedro, tu amas-Me? Senhor, tu sabes tudo, bem sabes que te amo").

Tenho grande devoção a S. Josemaria Escrivá, Beata Madre Teresa de Calcuta, Papa João Paulo II, S. Joao Maria Vianney.

Re: Qual é o teu Idolo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 30 de December de 2009 22:51

Vou responder apenas porque te dirigiste especificamente a mim.

Tu não sabes, mas eu não creio em santos, santas, nem mesmo em Deus.
Talvez por isso nos vejo a todos como iguais (se bem que aposto que há por ai muito cristão q vê tal e qual como eu).

Pode alguém ser mais inteligente, outro ser mais solidário, um terceiro ser mais atlético, não posso negar tal. Em campos restritos cada um é melhor em qualquer coisa, mas vai ser inferior a outro noutro campo.
Aposto que Einstein fazia um péssimo caldo verde, e nos 100 metros devia correr pouco mais depressa que eu.

Os santos que referes são guias para a tua vida, não os podes ver como ídolos, pois seria idolatria.
E quer queiras quer não, não és em nada inferior a eles, tens exactamente as mesmas capacidades de amar a Deus com fervor e sem medo. Talvez ainda não tenhas dado, a ti mesmo, a oportunidade para tal. Sem pressas, vai com calma sem stress. Amar a Deus não é um concurso.

O exemplo que deste até é certo, S Pedro fez aquilo que na volta nunca te passaria pela cabeça. Ele arrependeu-se da sua falha, tal como tu te arrependes das tuas.
Não te julgues em tão má conta.
E não andes a falar assim de santos. Já dá uma trabalheira explicar aos protestantes que a devoção aos santos é diferente de idolatrar, e vens tu com essa...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Qual é o teu Idolo?
Escrito por: tomas.cb (IP registado)
Data: 05 de January de 2010 03:24

Ok, se não acreditas em Deus tens razão no que dizes. Não acuses cristãos de pensarem como tu se não tens a certeza.

Como é que sabes o que é que está correcto e errado? Tens de ter algum exemplo, nem que seja algum familiar.

Re: Qual é o teu Idolo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de January de 2010 17:23

Oh tomas

tem lá a santa paciência... conheço sim, pelo menos um tenho a certeza absoluta, e de rajada sou capaz de pensar em mais uns quatro católicos, no mínimo, só neste fórum. Fora daqui até conheço uma pessoa formada pela UC em Teologia que também concorda a 100%.

Sobre a noção de correcto e errado, há vários tópicos neste fórum sobre esse assunto. No modo como vejo as coisas, a lista de verificação é criada culturalmente, mas todos temos a capacidade de escolher contra a maré. Por isso as sociedades humanas mudam ao longo da História. Mal de nós se nos resumíssemos a criaturas meramente imitativas.

Eu nunca neguei a possibilidade de alguém nos servir de exemplo. Falei em guias, em pessoas que podemos respeitar de um modo especial e nos inspiram. Mas isso não as torna superiores a nós, e certamente nunca deverão ser motivo de idolatria ( q é o q se faz aos ídolos, idolatra-se).

Até te posso dizer, pessoalmente quem mais me serve de exemplo são os adolescentes, algumas crianças e aquelas pessoas que nunca tiveram grandes oportunidades na vida e no entanto não guardam rancor de nada nem de ninguém. Quanto mais simples for o gesto, mais inspirador ele se torna.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Qual é o teu Idolo?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 05:28

Mahatma Ghandi na minha opinião foi uma pessoa e peras, exemplo de coragem, determinação e fé, mas ídolos no verdadeiro significado da palavra não tenho. Partilho da opinião da Lena neste caso, ninguém é mais que ninguém.

Para não falar que na minha opinião, seguir "cegamente" quem quer que seja, implica sacrificar consideravelmente a nossa liberdade de pensar.

cumps

Re: Qual é o teu Idolo?
Escrito por: p_veiga (IP registado)
Data: 26 de March de 2010 12:03

As palavras são fonte de mal entendidos, o tópico devia ter uma introdução para além da pergunta “qual é o eu ídolo” porque nos dias de hoje julgo que ídolo não é precisamente o mesmo que fora outrora.

Mas se ídolos não tenho, sigo algumas ideias com as quais me identifico, não me condicionam, mas unem-me mentalmente, e regozijo-me por existir outros que explicaram muito melhor o meu modo de sentir.

Mas se tivesse de ter um ídolo, eu escolhia o Prometeu, sem dúvida.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.