Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de February de 2009 17:26

Paz do Senhor


Hoje em dia, novas técnicas tem surgido para se combater doenças. E muitas dessas técnicas não encontram explicação científica para sustentá-la.

Casos como o tratamento com urina, também chamado urinoterapia, com agulhas, também conhecido como acupuntura, e até com fezes...

O que os colegas acham desses tratamentos? Por não terem base científica não acredito muito na eficácia desses tratamentos... Assim, andei estudando algo sobre algumas dessas práticas e gostaria de conversar sobre isso com os colegas, aqui.

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 13/02/2009 17:28 por David_.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 13 de February de 2009 20:14

A acupunctura é uma tecnica nova?

M.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 13 de February de 2009 22:43

A acunpuctura faz parte da medicina tradicional chinesa, é alternativa é cá pra nós, mas já tive curiosidade pra fazer e já ando há muito pra experimentar, e hei de o fazer que eu gosto de experimentar tudo o que possa, nem que seja pra aliviar do stress, pra relaxar, pra harmonizar as forças do yin e yang, mas a ideia que tenho é que é uma medicina eficaz, e mais saudável que a nossa provavelmente dado que também mete plantas medicinais, se a medicina chinesa já existe bem antes de Cristo e se tem feito sucesso cada vez maior aqui no ocidente por alguma coisa deve ser.



Editado 1 vezes. Última edição em 13/02/2009 22:44 por Jorge Gomes.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 15:13

Citação:
M. Martins
A acupunctura é uma tecnica nova?
M.

Coisa recente de uns 2500 anos.

Sobre a "base científica", conversa típica de ocidentais. O interesse dos ocidentais pelo assunto vem crescendo e de 2000 para cá a acupuntura foi objeto de várias pesquisas, sempre com bons resultados. Sobre isso alguém pode consultar o google.

Paz e Bem.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 15:47

Paz do Senhor, amigos


Gostaria de tratar esse tópico a luz da ciencia... Primeiramente vamos falar sobre a acupuntura, que os colegas já iniciaram...

Todos sabemos que a medicina tradicional se baseia em experimentos observáveis, diferentemente da chamada medicina alternativa... Como os colegas acima disseram, o tratamento com agulhas retrocede a médicos bem antigos... Na época conhecidos originalmente como xamãs. Esses realizavam rituais semelhantes a aqueles encontrados nas atuais seitas do vodu, onde tentavam expulsar as doenças introduzindo agulhas no corpo do doente, para eles, espíritos malígnos causavam as enfermidades...

A acupuntura que conhecmos hoje é uma prática chinesa baseada no Taoísmo. Ela se baseia em princípios psicológicos e ocultistas, e não em princípios científicos. Ela se baseia na suposição de que temos energia negativa e positiva em nosso corpo, e que estas energias, chamada por seus praticantes de energia vital, devem estar em contínuo equilibrio. A essa energia vital é dada o nome de QI (pronuncia-se "chi"). De acordo com seus princípios, quando a energia negativa do corpo humana está maior que a positiva, há um desiquilibrio, e por isso, adoecemos. Dessa forma é necessário a inserção de agulhas energizadas no corpo da pessoa.

A essa energia negativa eles dão o nome de YIN e a positiva de YANG. A representação dessa energia vital é apresentada no YIN YANG. Se os colegas não conhecem, acessem o link abaixo.

[www.abarj.com.br]

O "chi', uma suposta energia que permeia todo corpo, flui através do corpo através de 14 caminhos principais chamados meridianos. No corpo humano, a crença supõe que exista 401 pontos de acupuntura por onde o "chi" pode ser desobistruído, ou seja, onde as agulhas podems ser inseridas.

Onde trabalho, existe um professor especializado com essa técnica e tive a oportunidade de conversar com ele... Os princípios dessa técnica não leva em conta a disposição de órgãos que temos dentro do corpo, mas tão somente os 401 pontos de acupuntura, por onde pode-se inserir agulhas energizadas a fim de desobstruir o "chi".

Por esse motivo, por saber que essa técnica não leva em conta princípios empíricos de observação, não acredito na cura de pessoas que usam esse tratamento.

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 14/02/2009 15:51 por David_.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 16:06

Depois há uns doidos que para além das agulhas ainda metem veneno de abelha à mistura. hehehe

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 17:36

Citação:
David_
Como os colegas acima disseram, o tratamento com agulhas retrocede a médicos bem antigos... Na época conhecidos originalmente como xamãs. Esses realizavam rituais semelhantes a aqueles encontrados nas atuais seitas do vodu, onde tentavam expulsar as doenças introduzindo agulhas no corpo do doente, para eles, espíritos malígnos causavam as enfermidades...
A acupuntura que conhecmos hoje é uma prática chinesa baseada no Taoísmo. Ela se baseia em princípios psicológicos e ocultistas, e não em princípios científicos.

No parecer acima encontra-se muita falta de informação associada a uma enorme quantidade de preconceito. Vodu? rs

Agora está na moda, todo mundo se acha "cientista" ou quer falar com a voz da "ciência", mas onde foi parar a metodologia, a imparcialidade, a clareza, a seriedade do David? De que "ciência" esquisita está então a falar? Se ao menos ele tivesse se dado ao trabalho de ler o site que postou teria reparado que a acupuntura, no Brasil, foi reconhecida como uma especialização médica pelo Conselho Nacional de Medicina. Também em Portugal, se não me engano, é regulamenta e tratada como área da medicina.

Sobre a questão da linguagem: meridianos, energia, yin e yang, quente e frio, vento, ar, água, fogo, etc. De um tratamento com milênios de história não se estranha que tenha se originado uma linguagem técnica própria. Já confundir isso com ocultismo é outra coisa bem diferente. Ninguém precisa de "converter" para ser acupunturista ou se tratar com acupuntura, e muitos cursos ocidentais abordam a acupuntura com a linguagem medica tradicional.

Qdo iniciaram o tópico já suspeitava do que estava para vir, e aí está. Não demora muito o assunto já vai ser a psicologia, que coloca em questão alguns fanatismos religiosos. Veêm ação do demônio em toda parte, menos nas besteiras que fazem.

Citação:
David_
Por esse motivo, por saber que essa técnica não leva em conta princípios empíricos de observação, não acredito na cura de pessoas que usam esse tratamento.

De onde o jovem cientista tirou essa brilhante conclusão de que a acupuntura não leva em conta "princípios empíricos de observação"?

Credo.



Editado 1 vezes. Última edição em 14/02/2009 17:42 por firefox.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 18:57

Paz do Senhor, "Fire"...


Puxa colega... Vc que é sempre tão cético... Tão cuidadoso em acreditar em algo quando não há base científica... Pensei que íamos ficar do mesmo lado, ao menos nesse assunto... Acho que pelo menos a Lena pensa como eu... (risos).


"Fire", a acupuntura, assim como a medicina tradicional chinesa, não é baseada no conhecimento da fisiologia, bioquímica, nutrição e anatomia humana modernas, ou qualquer dos mecanismos conhecidos de cura conhecido pela medicina tradicional. Nem é baseada no conhecimento da química celular, circulação sangüínea, funções nervosas, ou na existência dos hormônios ou outras substâncias bioquímicas. Não há nenhuma correlação entre os meridianos usados na medicina tradicional chinesa e a disposição real dos órgãos e nervos no corpo humano.

Talvez vc alegue que existem pessoas que se curam com essa técnica... Mas isto não significa dizer que cravar agulhas no corpo de alguém desbloqueie o tal do "chi". "Fire"... Mas mesmo assim, a maioria das provas da eficácia da acupuntura são idênticas às da maioria das que temos para qualquer prática da medicina dita alternativa, "Fire", ou seja, são puramente depoimentos. Infelizmente, para cada relato de alguém cuja dor foi aliviada pela acupuntura, há outro relato de alguém cuja dor não foi.

Fico aqui pensando como poderíamos testar a eficácia da acupuntura. Uma maneira real de sabermos se ela realmente funciona... E só consigo chegar a uma conclusão... Devido à natureza da acupuntura, o que poderia ser testado não seria a acupuntura, mas sim algo bem mais limitado. Estaríamos testando a eficácia de se espetar agulhas em músculos. Se essa ação abaixar a pressão sangüínea, por exemplo, isso não seria uma validação da acupuntura porque a acupuntura não é uma teoria científica, mas sim, metafísica, TRANSCEDENTAL, "Fire". E teorias transcedentais não podem ser testadas empiricamente. De que forma uma AGULHA FÍSICA AFETA UMA ENTIDADE METAFÍSICA como O CHI? Como poderíamos estudar ou visualizar o momento em que as agulhas tocam ou alteram o tal do chi de uma pessoa? (vc tem "chi"? Eu nao tenho!!! hehehehe)

Um remédio de verme que alguém toma, é facilmente testado. Sabemos que funciona e pode ser comprovado.... Me ajuda aí, Lena (risos)... Mas como algo sólido e físico pode alterar algo que é transcedental?

Nos sites e em algumas clínicas de acupuntura tem sempre incenso, imagens de deuses orientais, budas e outras personalidades místicas... É sempre um local bem esotérico. Não tem nada de medicina tradicional e nem tem comprovação de resultados. Já tive uma conversa com um professor de extensão da Universidade Federal da Paraiba, "Fire"... Sei do que tenho falado, hehehehe... Acho que o professor não gostou muito do que ouviu de mim... Ficou sem saber o que responder...


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 14/02/2009 18:59 por David_.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 19:18

David_ podias ser um pouco mais honesto e, em vez de fingires que o texto é teu, citares a fonte tal e qual?
É que ainda há coisa de uma hora estive a ler o texto onde foste beber inspiração...
Depois esperneia que embirramos contigo... pois tá claro, que esperavas? Mates-te com paleio de professor, a dar lições e no fundo só sabes é colar textos alheios.

Não deixa de ser curioso que tenhas ido beber a um site céptico... aqui fica o link.

Por isso David_ tira o cavalo da chuva, eu nunca iria pensar como tu, em nada.
Já agora o meu nome, Lena, dá-te vontade de rir é? Aparece cá em casa, talvez necessites de uma dentadura nova.
Se doer muito podemos marcar umas sessões de acupunctura.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 19:29

Quanta tolice esse David escreve...

Que um professor universitário não tenha sabido o que dizer para vc é natural, ele pode ter notado tanta desinformação que nem sabia por onde começar a explicar. Talvez por isso até tenha desistido da conversa, confiando que daqui a uns anos vc pudesse melhorar.

Já sobre as suas "teorias trancendentais/metafisicas das agulhas", prefiro não tomar chá alucinógeno e por isso fico com uma explicação muito mais simples:

Como funciona ?

Mas como pode uma agulha inserida em alguma parte específica do corpo curar uma dor de cabeça, uma dor nas costas ou até mesmo um transtorno psíquico? Na prática, a acupuntura funciona assim: são colocadas finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo, que ativam no cérebro a produção de substâncias que atuam como analgésicas, antiinflamatórias e antidepressivas – como a endorfina, o cortisol e a serotonina, respectivamente. Ao entrar na pele, a agulha provoca uma microinflamação, que aciona a produção natural dessas substâncias. Desta forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de vez a intensidade dos sintomas. Muitas vezes, fazendo-os até desaparecer.


Essa explicação estava no link que vc colou. Vc não leu, não é?

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 19:37

Quando fiz a pergunta sobre se a acupunctura era uma técnica recente, estava a ser irónico.

A minha irmã tem uma calcificação no tendão do ombro esquerdo. Andava constantemente a tomar anti-inflamatorios,(que lhe afectavam o figado), e com crises regulares que a levavam sempre ao hospital, cheia de dores, onde lhe ministravam uma injecção e soro. Chegou a fazer o que se chama de infiltração.

Há dois anos resolveu experimentar acupunctura , e nunca mais tomou medicamento nenhum. Tem é que regularmente fazer uma série de tratamentos.

Por isso, acredito na validade e eficiência dessa técnica milenar.

M.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 19:51

Bem David a acupuntura é algo que até cristãos fazem, há cristãos acupunturistas David. Pelos vistos também há ateus. E olha tens ai um bom convite para levares umas agulhadas com o tal veneno à mistura lol
Agora acho que se deve reunir todos os saberes médicos, não vejo nenhum problema nisso, e não vejo nada que seja do capeta ou de esotérico nisso. Só se for feito por pessoal do ocultismo, bruxas, etc, com outras práticas, daí que obviamente se deve procurar clinicas chinesas credenciadas e confiáveis, tipo a clinica do dr choy que é uma das que ando a namorar há uns tempos mas nunca mais me decido. É pena no holmes place não se poder fazer, faço yoga e taichi às vezes que já vai dando pra descontrair.



Editado 1 vezes. Última edição em 14/02/2009 19:53 por Jorge Gomes.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 00:28

Olá amigos...

Não sei se estou me fazendo entendido... O que estou tentando passar, é a minha increduliade quanto a eficácia deste tratamento! Pois os resultados obtidos com a acupuntura são comparáveis com os resultados de outras técnicas, como a urinoterapia... Existem pessoas que juram que a URINA é um santo remédio pra todo tipo de doença e que ja foram curadas de determinadas enfermidades. Na índia, outros pregam que DORMIR em cama de PREGO tambem cura várias doenca... Isso sem falar nos chás feitos a base de estrume de vaca, animal que para eles é sagrado, e segundo acreditam, tal chá é um "santo" remédio para várias enfermidades... Enfim, cada um acredita no que quer.

Finalizando, o que eu quiz compartilhar com os colegas é que essa "técnica" não tem principios empíricos. Não é baseada no conhecimento da fisiologia e anatomia humana modernas, nem em qualquer dos mecanismos conhecidos de cura. Assim, não é algo confiável. E isso não fui eu quem criei. Entre no site da Associação brasileira de Acupuntura ou qualquer outra e leiam, quem não acredita nisso! ELes falam de cura, mas sequer sabem como é processada essa cura. Pois da agulha não sai nenhum antídoto, nenhum remédio que combata a enfermidade. A cura seria unicamente a ESPETADA com a agulha. Isso cura? Não acredito! Não existe base científica. Não há observação no microscópio...

Não há nenhuma correlação entre os meridianos usados na medicina tradicional chinesa e a disposição real dos órgãos e nervos no corpo humano.

E não sou o único a pensar assim. Se alguém tiver alguma dúvida posso mostrar alguns sites de cientistas cético que também tem o mesmo pensamento.

Vejam que o próprio site da Associação brasileira de acupuntura conseidera a técnica como MÍSTICA!

Citação:
Como entender a acupuntura ?

Os princípios da acupuntura se baseiam na energia vital, Qi (pronuncia-se “chi”), que está distribuída pelo corpo, e seus aspectos antagônicos: o negativo Yin e o positivo Yang. Os chineses crêem que qualquer pequeno desequilíbrio que ocorra nessas forças provocaria distúrbios físicos e psicológicos. Com a introdução das agulhas em pontos específicos do corpo, a harmonia é restabelecida, dando fim às doenças. É uma concepção um pouco mística, mas os resultados são tão palpáveis que a acupuntura, hoje, é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira.

FONTE: [www.abarj.com.br]


Que Deus nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 9 vezes. Última edição em 15/02/2009 00:43 por David_.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 00:54

A forma como é interpretada a acupuntura, pode não ser a mais correcta. Enfim eu posso saber, que uma coisa funciona e dar mil explicações, algumas até bem estapafúrdias.

Mas eu não acredito que acha nada de místico na acupuntura, nem provavelmente o Dr. Choy, ou as pessoas que a praticam. Deve haver uma explicação bem deste mundo, para que esta funcione(se é verdade que funciona mesmo) e não tem nada a ver com energias, ou outras tretas. Talvez actue a nivel mental.

Hoje sabe-se que desiquilibrios mentais ou estados de stress alterados, podem causar doenças graves. Não existe nada de místico nisso. Está igualmente provado que existe correlação entre o stress e a perda de imunidade a doenças. Até posso sem me querer armar em cientista(algo que não sou), conseguir o artigo que li sobre o assunto. Mas como também é óbvio o artigo é contestável, como em tudo em ciência. Não é uma verdade insofismável.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 01:02

Oi Vitor... Paz do Senhor

Ora, muita gente se diz curada naquilo que chamam de "efeito placebo"...


Mas o que abordei nesse tópico é apenas minha humilde opinião...

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 11:41

Claro que sim, e qual é a novidade, qualquer medicamento ou terapia administrada, para além do seu efeito real farmacológico, tem também um efeito placebo, andam sempre de mãos dadas, o efeito placebo activa o efeito terapeutico, o efeito placebo é o nosso farmaco ou médico interior, quando ele é estimulado, activado em qualquer terapia vai provocar e potencializar as respostas dadas, daí podermos ver o poder das nossas experiências sensoriais, das nossas expectativas, das nossas crenças e até da nossa sugestabilidade nos nossos sistemas neuroquimicos e bioquimicos. Deus que é o inteligente dos inteligentes criou isso em nós para alguma coisa, é o nosso aliado e é o aliado de qualquer terapeuta. O poder das nossas expectativas, conviccoes, crenças que nós temos por condicionamento quanto aos efeitos de uma terapeutica são tão grandes que até podem anular ou reverter as reações, os efeitos reais da terapeutica, e isto não é Freud que explica não :) aliás basta ler a Bíblia pra sabermos a importância, o poder que tem a fé, os pensamentos e palavras positivas, as expectativas da pessoa no activar do poder maior de todos, de Deus.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/02/2009 11:51 por Jorge Gomes.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 12:17

o efeito placebo é outra coisa diferente daquela que falei.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 13:54

AMém... Entendi o que o querido quiz dizer.

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 01:07

Caros amigos,

Há uns seis anos atrás, tinha um ligeiro problema de saúde (constantes dores de cabeça) que depois de ter consultado quatro médicos diferentes, todos da medicina convencional, todos me diagnosticaram o mesmo problema: stress. Nenhum deles me deu qualquer causa possível, apenas e tão só, stress. Ora, se mesmo nos dias mais despreocupados em tinha dor de cabeça, stress não seria certamente. Cheguei mesmo a consultar um neurologista, mas o resultado não passava disto.

Até que decidi consultar um médico (português) de medicina chinesa. Para meu espanto, ele não me diagnosticou o já "comprovado" stress, mas sim vesícula. Ora toca a fazer uma pequena dieta, cortar nas gorduras, perder uns 4 ou 5 quilinhos e as dores de cabeça desaparecem. Científico ou não, o certo é que ele acertou.

Tenho outros casos da minha família que posteriormente consultaram o mesmo médico e todos com 100% sucesso.

Os meus caros seguidores de S. Tomé podem continuar a falar de efeitos placebos, de falta de provas científicas e tudo o mais, mas desde então nunca mais fui a outros médicos. Ah, abro uma excepção aos "passadores de remédios" para casos graves e passegeiros que sei que precisam de anti-biótico para cura rápida (uma das primeiras e últimas descobertas da medicina ocidental...).

Não esquecer que os médicos de mediciona chinesa, são médicos! Com curso e estágio, semelhante à medicina ocidental. Apenas a ciência é que é diferente.

Luís Gonzaga

P.S. O tópico parece-me pertinente, mas para o adro da Igreja, visto não estar relacionado com religião e espiritualidade.

Re: Medicina chamada alternativa - acupuntura, urinoterapia...
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 02:18

Paz do Senhor, Luis...


Comigo aconteceu algo semelhante... Sempre ao final das tardes ficava com muita dor de cabeça. Alguns médicos pensaram em sinusite... Outro que seria o stress da rotina do dia a dia... E uma outra coisa tambem me incomodava... As vezes, a noite, eu sentia dores no queixo... Não sabia o que era isso e fui a um dentista. Resultado... Estou usando aparelho ortodôntico. Fiquei bom das dores de cabeça e não senti mais a dor incômoda no queixo, a noite...

Com o aparelho estou bem... E isso é explicável. O que não consigo entender, é como uma certa pessoa que diz estar com dor e é curada através de espetadas na orelha... Oras, como isso pode curar? Uns simples furos na orelha com agulhas vai curar de enfermidade, mesmo as agulhas não liberaem medicamento? São agulhas santas? hehehe

Pode ser que eu venha a mudar meu pensamento, mas não consigo enxergar como....

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 16/02/2009 02:20 por David_.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.