Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Livros gratuitos na Net
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 01:31

Embora na Net se tenda a associar o gratuito à pirataria -- música, filmes, livros, etc. --, há também muita coisa gratuita e perfeitamente legal. Deixo a seguir uma notícia que apresenta uma lista de cinco «sites» gratuitos. Quem quiser, poderá actualizar a lista, com novas sugestões.


Citação:
Os 5 melhores sites de livros gratuitos

Guilherme Pavarin, de INFO Online
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 - 12h18


SÃO PAULO - Em tempos de briga entre autores e público sobre o compartilhamento gratuito de suas obras na web, alguns sites promovem, dentro da lei, o incentivo a leitura de livros virtuais.

Os e-books estão crescendo de popularidade na rede e os usuários começam a baixá-los para seus players, ou então, desfrutam ds escritos no próprio computador. Veja a lista dos cinco melhores sites de livros para usuários brasileiros, incluindo áreas segmentadas e redes sociais para fãs de literatura.

5- PDF CHM BooksEbooks gratuitos sobre computação e TI

Livros sobre computação e TI estão entre os mais caros do mercado. Neste site, o interessado no assunto pode baixar, sem custo nenhum, um livro por dia – caso opte pela conta básica e gratuita. Para ter acesso ao acervo, é necessário criar uma conta e clicar nos livros disponíveis. Depois da sinopse, no fim da página, haverá um ou mais links para download. É gratuito, mas está sujeito a cota dos donos do site. Também é possível comprar o livro por intermédio do site, na Amazon.

4- Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP - Acervo de livros raros e digitalizados

Diante do valor histórico de algumas obras e a inexistência de outras edições de título ou novas impressões, a Universidade de São Paulo está digitalizando um acervo e o disponibiliza gratuitamente na internet. Bem útil para pesquisadores e interessados em antiguidades.

3- ShelfariRede social para fãs de literatura

A proposta do site é criar uma estante virtual e pública para os usuários. Com base na relação de livros do Shelfari, cada membro coloca na rede todos os livros que já leu, ou tem interesse em ler, e interage com outras pessoas. Uma vez registrado, é possível encontrar leitores com gostos parecidos e comentar sobre determinadas obras no perfil-estante de cada uma delas.

2- Archive.orgAcervo gigantesco de textos e coleções literárias do mundo todo

O Archive.org disponibiliza milhares de livros e vídeos no seu site. O único problema a alguns usuários brasileiros é que a maioria dos títulos são em inglês. Ele é dividido em bibliotecas: “Americanas”, “Canadenses”, “Universal”, “Infantil”, “Coleções Adicionais” e “Projeto Gutenberg” – esta, a primeira a produzir livros virtuais e que conta com um acervo de 27 mil ebooks.

1- Domínio PúblicoLivros que se tornaram públicos, em português

Aqui, o internauta pode acessar obras literárias que já estejam em domínio público ou que tenham divulgação autorizada pelos próprios autores. Dentre o acesso liberado, estão a obra completa de Machado de Assis, poesias de Fernando Pessoa, livros de Shakespeare e “A Divina Comédia” de Dante Aligheri.

Fonte: INFO Online
.

Alef

Re: Livros gratuitos na Net
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 02:00

Já agora, vale a pena visitar a Biblioteca Digital Camões, do «Instituto Camões», que inclui materiais bastante interessantes.

Só de História há quase 500 títulos. De Literatura (estudos literários, crítica literária) há quase 150 títulos. E há muitas outras temáticas.

Entre os títulos disponíveis, estão muitos da conhecida «Biblioteca Breve». Como em baixo de explica, nem todos os títulos descarregáveis estão totalmente acessíveis: alguns permitem apenas leitura, mas outros – notei isso em alguns títulos ainda à venda – estão protegidos por «password», que poderá ser pedida em alguns casos previstos. Em todo o caso, há muito material disponível que pode interessar.

Também se encontram muitos dos livros de obras literárias já disponibilizadas em tempos pela Porto Editora.

Da Apresentação da Biblioteca Digital Camões:

Citação:
Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

No link «O que é a Biblioteca Digital Camões» explica-se:

Citação:
O que é a Biblioteca Digital Camões?

A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.

A Biblioteca Digital Camões tem autores e edições no domínio público, mas também em edições actuais, protegidas por direitos conexos (fixação de textos, notas críticas, prefácios e posfácios…etc.), obras protegidas por direitos e de autores vivos. Consequentemente, cada edição publicada terá um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Instituto Camões, I.P., e do editor e/ou instituição proprietária da edição.

Nesse sentido, existem níveis diferenciados de acesso:

1 – Apenas leitura;
2 – Leitura e impressão;
3 – Leitura, impressão e cópia.

A licença de utilização, que antecede a descarga de alguns títulos, serve para atestar que se trata de uma edição que é pertença de uma editora; uma edição que é o resultado do esforço financeiro e humano de uma instituição que tem um nome. Aliás, este critério será sempre aplicado, as edições serão sempre identificadas, evitando riscos desnecessários em relação à qualidade e autenticidade das edições.

Uma parte dos títulos disponíveis é de obras cujos direitos ou as edições são pertença do Instituto Camões (devidamente identificadas no ficheiro); sempre que se tratem de obras que ainda existem no mercado em formato papel, a Biblioteca Digital Camões possibilitará apenas a leitura em linha da obra; em todos os outros casos será facultada ao utilizador a possibilidade de ler, imprimir e copiar. No que respeita as edições fornecidas por parceiros, as permissões são negociadas caso a caso.

A Biblioteca Digital Camões não se pretende apresentar como alternativa ou um concorrente de editoras ou livrarias. É uma biblioteca. O trabalho dos editores é insubstituível e fundamental. O reconhecimento dos responsáveis pelas edições é também uma manifestação de respeito pelas pessoas que ganham a vida a fazer e a vender livros, e que aceitaram participar connosco nesta missão de divulgação da língua e cultura portuguesas no mundo.

Alef

Re: Livros gratuitos na Net
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 18:30

Deixo aqui um importante «link» para um vastíssimo conjunto de colecções de livros online: «The Online Books Page».

Inclui «links» para literatura em língua portuguesa.

Alef

Re: Livros gratuitos na Net
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 14:15




Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.