Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: PedroMestre (IP registado)
Data: 13 de December de 2008 22:25

Boa noite,

Sou católico e estou a ajudar um amigo meu, agnóstico, a fazer um trabalho de faculdade sobre o motivo pelo qual a Igreja Católica está a perder fiéis.

É um tema que pessoalmente me interessa, para que possa ajudar a combater esse afastamento e ajudar as pessoas a sentir e receber o apoio da Igreja a nível espiritual e também material através das cresces, lares, combate à pobreza...

Gostava de perguntar aqui no fórum, se alguém conhece algum estudo sério que se possa consultar sobre o tema, e também a saber a vossa opinião, para ajudar este estudo da cadeira de sociologia dele.

Obrigado a todos.

1Abraço,
Pedro Mestre

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de January de 2009 21:04

Está a perder fieis ou a ganhar fieis dependendo da região do mundo que considerarmos.
Perde na Europa ocidental e central e na america do Sul. Estava a ganhar fieis nos USA antes do escandalo dos padres pedofilos (tambem existiram pastores, professores pedofilos, etc. O escandalo derivou mais da ocultação que se fez dos crimes destes padres que da existencia dos crimes).

Ganha fieis na Asia, na Africa (principalmente aqui) e na europa de leste.

Um site com muitas estatisticas sobre aderentes às várias religiões:

[www.adherents.com]

Não é só a Igreja católica que perde fieis na europa. As igrejas protestantes sofrem uma perda de fieis substancialmente mais acentuada que a igreja catolica.

Vi, em tempos, uma revistas especializada que analisava um pouco esta problematica mas de momento não sei aonde a arrumei. Se a encontrar digo qualquer coisa.

Tambem tenho as minhas ideias sobre o assunto mas sem estudos fundamentados que as sustentem são apenas hipoteses de trabalho, não têm especial valor por isso acho que não vale a pena eu especular sobre o tema.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/01/2009 21:05 por camilo.

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de January de 2009 10:20

Há este estudo qua compara a igreja católica com o protestantismo, entre 1972 e 1991. Não sei se está disponível online, acho que isto é pago.

GRAPHIC PRESENTATIONS OF CHURCH ATTENDANCE USING GENERAL SOCIAL-SURVEY DATA + A DESCRIPTION AND ANALYSIS OF A 3-D QUASI-SCENIC IMAGE OF PROTESTANT AND CATHOLIC-CHURCH ATTENDANCE, 1972-1991
Journal for the Scientific Study of Religion [0021-8294] PLOCH ano:1994 vol.:33 iss:1 pág.:16 -33

é procurar...

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de January de 2009 12:07

Escavei um pouco e fui ter aqui:

[www3.interscience.wiley.com]

Agora falta o mais dificil, vasculhar dentro desta revista os artigos pertinentes. E sim, os artigos são pagos.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/01/2009 12:09 por camilo.

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: p_veiga (IP registado)
Data: 24 de March de 2010 21:31

Retomo este tema por achar de alguma importância.

Sou católico, apenas baptizado… Nasci num tempo em que ser filho de pais separados era como ser filho do diabo, e por isso não segui os restantes passos que um jovem teria feito na sua aprendizagem do catecismo da época, no entanto tive amigos de uma fé inabalável ate aos dias de hoje, acompanhava-o semanalmente à “missa” mas nunca aceitei bem os dogmas, nem as verdades teológicas da fé em oposição dos conhecimentos pela experiência científica. Creio que muito do afastamento de fiéis se deve a teologia, sublinhando sempre a omnipotência e o temor a Deus em vez de sublinhar a caridade e o amor. O mundo ocidental tem já dificuldade de aceitar varias verdades em oposição em que uma é demonstrada e a outra é de fé sem perguntas.

É a minha opinião, ser necessário criar uma nova classe de fiéis, para aqueles que apenas anseiam pela moral, e o espírito de solidariedade de amor ao próximo, englobando assim todas essas pessoas.

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 25 de March de 2010 19:50

Afastam-se porque saem fora dos limites, porque respiram além das fronteiras que lhes impõem...
Depois da vivência de algumas experiências não é mais possível voltar atrás.

Parâmetros como os que apontas a omnipotência e o temor, bem como rótulos são prova da realidade humana...e só isso.

Só fazem sentido na esfera do homem, que necessita de se sentir estimulado por uma entidade que o controla e pode castigar, para se tornar melhor...
Pais separados...talvez fosse melhor uma criança crescer num ambiente frágil em degradação, sem amor!? Tornar a vida, a vida que deve ser celebrada numa passagem recheada de mágoas, tristezas, afastamento...indiferença?!! Já sei que é só loucura minha, mas isto para mim não faz sentido nenhum, nenhum...

Afastamento...aproximação fazem parte, não acontecem por acaso nem ao acaso...



Editado 1 vezes. Última edição em 25/03/2010 19:51 por Anori.

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: p_veiga (IP registado)
Data: 26 de March de 2010 11:52

Não gosto de falar pelos outros, mas neste caso sei que não estou isolado, tal como eu outros há que partilham a mesma opinião, convivo com outras pessoas que sem serem “ateus” não tem nenhuma religião, e não são as regras que os afectam, mas sim a teologia de uns estudiosos a impor-se a outros… nem todos querem ser ovelhas, muitos também gostam de pensar, qualidade que nos diferencia dos restantes animais, não fosse a doxologia tão apertada, muitos estariam junto desta comunidade. Por isso digo, na minha humilde opinião a necessidade de criar uma classe que em vez de chamar de leigos, possam ser chamados de aspirantes ao conhecimento.

P Veiga

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Lucas (IP registado)
Data: 30 de May de 2010 19:05

Isto digo com toda clareza, aqui não falando daqueles que nunca dela fizeram parte e sim dos que a abandonaram. Somente deixam a religião Católica por 3 motivos:
Primeiramente aqueles desejosos de se entregarem aos vícios e pecados por ela condenáveis, incapazes de segrederem tal ansia, procuram onde não se lhes aponte o erro.
Segundo a má formação, catequese, que não ensina o essencial que o Católico necessita saber sobre a sua religião, na falta de respostas, este as busca onde for mais ascessível ou conveniente.
Terceiro e principal, não conhecerem (no sentido de contato e proximidade), Católicos de "verdade", isto é, quem VIVA verdadeiramente a relegião e seus preceitos, que levem vida Cristã autentica e exemplar, que sejam "Sal e Luz" e sinal de contradição a quem quer que tenha contato com eles.
Digo isso por experiência própria como sendo o principal, pois apesar de tentar me afastar dos vícios e buscar conhecer minha Igreja, conheci o que posso chamar de "Católicos de verdade" ao ponto de exclamar: como são poucos! poucos!
Como os Santos de quem tanto ouvimos falar. Estar com pessoas assim força você a tomar uma decisão de vida, por isso são sinais de contradição, ou você desejará ardemente ser como eles, ou os condenará como o pior tipo de pessoas, não há como permanecer imparcial. Falo isso em relação a leigos e Sacerdotes, é uma relação intrinsseca: Sacerdote Santo = Leigo Santo.

Por isso digo, não são fatores externos como sociedade, os tempos ou seitas afins o motivo dos Católicos abandonarem a Igreja, e sim unicamente internos, esta falta de viver os ensinamentos dela. Que um dia eu possa me tornar um destes, todos nós!

Vinde Senhor Jesus!

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 30 de May de 2010 21:49

Somente 3 motivos?!

As várias religiões suprimem a mesma necessidade no homem!

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 01 de June de 2010 21:52

Suprimem, ou iludem?

Há uma diferença real entre supressão da sede de Deus, e mecanismo de subsituição, ou de anestesia emocional, bem ao estilo do ópio do povo, denunciado por Karl Marx.

Religiosidade de substituição não interessa a ninguém.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 02 de June de 2010 14:41

O homem precisa de comida e não apenas de arroz ou massa!

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Lucas (IP registado)
Data: 02 de June de 2010 19:03

Biologicamente o homem pode viver só com arroz ou massa, na verdade em muitos lugares do mundo a quem viva literalmente com menos do que isso.

Segundo, essa você já até deveria esperar:

Humilhou-te com a fome; deu-te por sustento o maná, que não conhecias nem tinham conhecido os teus pais, para ensinar-te que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor. (Deuteronômio; 8:3)

Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus
(Lc; 4:4)

O homem precisa do Deus Verdadeiro e não de "um deus", e não há como suprimir essa necessidade com "falsificações".

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 02 de June de 2010 20:18

Um acrescento ao que Lucas já referiu.

Um outro motivo prende-se, inevitavelmente, com a filosofia do "é tudo igual"; Deus é só um, por isso qualquer religião, ou doutrina religiosa, ou teológica serve!!

Citação:
As várias religiões suprimem a mesma necessidade no homem!

Eu até diria mais: para além de não passar de mecanismos de compensação, na generalidade dos casos, e fora esse mecanismo, e com ele relacionado, essa religiosidade "da supressão", mais não é do que um belo e fiel espelho do proprio ego, e da sua necessidade de afirmação... uma fezada á minha imagem e semelhança.

Ainda bem que o Senhor não me prometeu supressão de nada, a não ser da minha necessidade dEle mesmo!!

Mas este afastamento dos católicos, no fundo eu olho para ele com renovada esperança.
Não é uma Igreja cheia de povo dotado de pseudo-cristianismo "socialite" que se quer; é uma Igreja de discipulos do Senhor, aqueles que escutam (não apenas ouvem) a voz de Jesus.


Citação:
O homem precisa de comida e não apenas de arroz ou massa!

Bem, convém que a comida não esteja estragada.
A comida que sai de Deus é libertadora.
Com essas comidecas consumidas em algum "restaurante", ainda acabo com uma perigosa prisão de ventre!!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de June de 2010 20:45

Citação:
Rui Vieira
Um acrescento ao que Lucas já referiu.
(...)

Ainda bem que o Senhor não me prometeu supressão de nada, a não ser da minha necessidade dEle mesmo!!

(...)

A comida que sai de Deus é libertadora. Com essas comidecas consumidas em algum "restaurante", ainda acabo com uma perigosa prisão de ventre!!

Pensei em acrescentar algo, mas o Lucas e o Rui disseram o mais importante.

Paz e Bem.

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 02 de June de 2010 23:27

Palminhas, palminhas!!!
mmm...

Não vou repetir ou dizer o mesmo por outras palavras...acho que preferiram fingir que não entenderam...ou então sem saber estão a concordar comigo! E quanto a isso também acho, mais um achismo, que preferem o silêncio a ter de concordar comigo! :)

A questão não está na realidade que todos sabemos que existe, de que por esse mundo fora alguns apenas se alimentam de arroz...lembrando que morrem 25mil por dia, quando no mundo civilizado e por isso também católico (nem sempre), envia para o lixo toneladas de comida...viva o mundo civilizado!
O homem não precisa de arroz especificamente ou de massa, ou seja, se alguém faminto pedir arroz, ninguém se vai importar em satisfazer-lhe o desejo de arroz mas em matar-lhe a fome!

Is that clear?!

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 02 de June de 2010 23:38

Não ficou nada claro, não!

As palminhas são mesmo devidas, sim, porque, com tanta volta, eu não consigo perceber o que tem o arroz a ver com o problema do afastamento de católicos....

Portanto, nem é uma questão de ficar em silêncio (onde?). É uma questão de não se perceber o que escreve.

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 03 de June de 2010 10:37

A comida que sai da boca de Deus sai como Ele quer, o Espirito é livre de soprar aonde quer e não necessariamente como os teologos querem.

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Lucas (IP registado)
Data: 03 de June de 2010 15:02

Mais uma vez relembro o princípio da contradição: duas posições contraditórias não podem ser ambas verdadeiras ou falsas ao mesmo tempo.

Por isso devemos ter cuidado ao dizer que o Espírito é livre de soprar aonde quer, isso é verdade, mas como Espírito de unidade sempre irá soprar numa mesma direção. Por isso se dizemos que o Espírito que sopra "aqui" pode soprar também "ali", e "aqui e ali" são divergentes, discordantes e contráditórios, não se pode dizer tal, com alguém tem que estar a Verdade. Por isso defendo sem ressalvas que o Espírito que sopra "aqui" não pode soprar "ali", sem nos encaminhar à unidade perfeita.

Isso sim está claro!

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de June de 2010 16:46

"Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce."

O Espírito sopra aonde quer, mas Ele não é volúvel nem indeciso para mudar de querer a todo instante. Na verdade, por ser perfeito e incorruptível, o Espírito sempre soprou e ainda sopra na mesma direção, sem ter mudado uma única vez. O Espírito que soprou desde a época de Abraão, conduzindo o povo de Deus, é exatamente o mesmo que soprou no Pentecostes sobre a Igreja e é o mesmo que ainda sopra hoje para conduzir a Igreja atual, que nunca deixou de ser Católica, apesar das nossas imperfeições humanas. Se somos falhos, o Espírito não é.

Afirmar que o Espírito não tem que seguir os teólogos é afirmar o óbvio, mas o engano dessa afirmação está em se esquecer que o que permite a teologia é justamente a constatação de que o Espírito age sempre de modo coerente. O que faz a boa teologia é observar os sinais para perceber em que direção o Espírito sopra. Na verdade, os teólogos católicos é que buscam seguir o Espírito, e não o contrário.

A afastamento de certos católicos não deveria assustar ninguém na Igreja, embora isso nos entristeça sim, porque é sempre triste ver alguém perder o rumo. Para todo aquele que está triste e confuso, antes de pensar em desistir e deixar a Igreja Católica, podia procurar primeiro reler a 1a Epístola de São João, orar muito, e procurar alimento na força que o Espírito transmite nos Sacramentos com que nos presenteou e através dos quais nos cura e fortalece. Antes de se aventurar em conhecer algo "diferente", movido por mera curiosidade ou ressentimento, devia se conscientizar de que precisa conhecer a própria Igreja Católica antes, aquela igreja mesmo em que um dia fez a promessa de conhecer. Muitos se deixaram perder porque se meteram a alimentar lobos em casa, e iludidos com discursos de fala mansa colocaram gente mal intencionada para dentro de casa. Acabaram sendo presa de proselitistas militantes treinados e marcadamente anti-católicos. Esses católicos despreparados tem pouca chance, os que escaparam dos lobos fugiram porque perceberam o perigo a tempo e procuraram ajuda contra os enganadores. Enfim, muitos dos que saíram da Igreja, se não todos, fizeram-no porque nunca conheceram bem a própria casa em que moraram, e parcialmente ou completamente ignorantes da verdadeira doutrina não tiveram a humildade para reconhecê-lo (a própria ignorância), mas armados de soberba e falsa sabedoria julgaram ser a pessoa mais bem entendida dentre todas, a única capaz de "ver tudo que os outros não viram". Causa pena quando encontramos desses depois, pregando verdadeiros absurdos imaginados das suas cabeças como se doutrina católica fosse, mostrando que saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco (1 Jo 2,29).

A.M.D.G.



Editado 1 vezes. Última edição em 03/06/2010 16:51 por firefox.

Re: O porquê do afastamento dos Católicos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 03 de June de 2010 21:43

É evidentemente...exageradamente...claro!!

Comideca!!? É comida...faminto, ou sedento de água queria ver se resistias a ajoelhar-te a uma poça onde alguns animais bebiam água, queria ver se resistias a calar o estômago com a comideca a que tinhas acesso! É muito bonito viver no mundo civilizado, estar sentadinho no sofá da sala com o portátil ao colo e falar em comideca, quando alguns neste mesmo momento vasculham os restos nos caixotes do lixo! É muito bonito...

A prisão de ventre é consequência dos hábitos...na ausência do que consideras um manjar, a comideca era um banquete sem igual...

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.