Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
«Hoaxes»: o poder do boato na Net
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de October de 2008 13:23

Uma das coisas mais curiosas nestes tempos da Net é o poder do boato e a propagação de erros ou «mitos urbanos» que, de tantas vezes repetidos, são tomados por verdadeiros por uma multidão de incautos. Às vezes com consequências bastante sérias. Vejamos alguns exemplos:


1. O «testamento de García Márquez»

Quase de certeza que quem lê estas linhas já recebeu pelo menos um «e-mail» mais ou menos lamecha, mais ou menos «sério», com «pps» mais ou menos elaborados com um suposto testamento de García Márquez.

O texto anda disseminado por muitos blogues. Uma das versões diz assim:

Citação:
“Si por un instante Dios se olvidara de que soy una marioneta de trapo y me regalara un trozo de vida, posiblemente no diría todo lo que pienso, pero en definitiva pensaría todo lo que digo.
Daría valor a las cosas, no por lo que valen, sino por lo que significan.

Dormiría poco, soñaría más, entiendo que por cada minuto que cerramos los ojos, perdemos sesenta segundos de luz. Andaría cuando los demás se detienen, despertaría cuando los demás duermen. Escucharía cuando los demás hablan y cómo disfrutaría de un buen helado de chocolate!

Si Dios me obsequiara un trozo de vida, vestiría sencillo, me tiraría de bruces al sol, dejando descubierto, no solamente mi cuerpo, sino mi alma.

Dios mío si yo tuviera un corazón, escribiría mi odio sobre el hielo, y esperaría a que saliera el sol. Pintaría con un sueño de Van Gogh sobre las estrellas un poema de Benedetti, y una canción de Serrat sería la serenata que les ofrecería a la luna. Regaría con mis lágrimas las rosas, para sentir el dolor de sus espinas, y el encarnado beso de sus pétalos...

Dios mío, si yo tuviera un trozo de vida... No dejaría pasar un sólo día sin decirle a la gente que quiero, que la quiero. Convencería a cada mujer u hombre que son mis favoritos y viviría enamorado del amor.

A los hombres les probaría cuán equivocados están al pensar que dejan de enamorarse cuando envejecen, sin saber que envejecen cuando dejan de enamorarse! A un niño le daría alas, pero le dejaría que él solo aprendiese a volar. A los viejos les enseñaría que la muerte no llega con la vejez, sino con el olvido. Tantas cosas he aprendido de ustedes, los hombres... He aprendido que todo el mundo quiere vivir en la cima de la montaña, sin saber que la verdadera felicidad está en la forma de subir la escarpada. He aprendido que cuando un recién nacido aprieta con su pequeño puño, por primera vez, el dedo de su padre, lo tiene atrapado por siempre.

He aprendido que un hombre sólo tiene derecho a mirar a otro hacia abajo, cuando ha de ayudarle a levantarse. Son tantas cosas las que he podido aprender de ustedes, pero realmente de mucho no habrán de servir, porque cuando me guarden dentro de esa maleta, infelizmente me estaré muriendo.

Siempre di lo que sientes y haz lo que piensas. Si supiera que hoy fuera la última vez que te voy a ver dormir, te abrazaría fuertemente y rezaría al Señor para poder ser el guardián de tu alma. Si supiera que esta fuera la última vez que te vea salir por la puerta, te daría un abrazo, un beso y te llamaría de nuevo para darte más. Si supiera que esta fuera la última vez que voy a oír tu voz, grabaría cada una de tus palabras para poder oírlas una y otra vez indefinidamente. Si supiera que estos son los últimos minutos que te veo diría “te quiero” y no asumiría, tontamente, que ya lo sabes.

Siempre hay un mañana y la vida nos da otra oportunidad para hacer las cosas bien, pero por si me equivoco y hoy es todo lo que nos queda, me gustaría decirte cuanto te quiero, que nunca te olvidaré.

El mañana no le está asegurado a nadie, joven o viejo. Hoy puede ser la última vez que veas a los que amas. Por eso no esperes más, hazlo hoy, ya que si el mañana nunca llega, seguramente lamentarás el día que no tomaste tiempo para una sonrisa, un abrazo, un beso y que estuviste muy ocupado para concederles un último deseo. Mantén a los que amas cerca de ti, diles al oído lo mucho que los necesitas, quiérelos y trátalos bien, toma tiempo para decirles “lo siento”, “perdóname”, “por favor”, “gracias” y todas las palabras de amor que conoces.

Nadie te recordará por tus pensamientos secretos. Pide al Señor la fuerza y sabiduría para expresarlos. Demuestra a tus amigos cuanto te importan.”

É um «hoax».


2. A saúde de Steve Jobs

Ontem, dia 3 de Outubro, um novo boato fez das suas: alegadamente Steve Jobs, «CEO» da Apple teria tido um ataque cardíaco. Como se não fosse pouco, a CNN publicou a notícia como verdadeira. Resultado: as acções da Apple na bolsa caíram imediatamente 5,4%. Desde que Steve Jobs teve que lutar contra um cancro pancreático, vários têm sido os boatos sobre o seu estado de saúde. Há umas semanas um jornal publicou por engano, uma notícia necrológica, o que fez com que Steve Jobs respondesse recentemente, citando Mark Twain: «As notícias sobre a minha morte foram algo exageradas».


3. A «Igreja de Satanás» da «Procter & Gamble»

Ontem à tarde o blogue «Padres Inquietos» também fez eco de um velho e conhecido «hoax»: alegadamente o dono desta gigantesca companhia teria dito num programa de televisão que os lucros da empresa se destinavam a financiar a «Igreja de Satanás». O «hoax» apelava ao boicote aos produtos da empresa, que inclui muitas marcas conhecidas em Portugal. Escrevi um comentário onde alertava para a falsidade da notícia. O meu comentário parece não ter sido publicado, mas o «post» desapareceu…

Aqui fica o texto do dito «hoax»:

Citação:
O Dono da Companhia “Procter & Gamble” apareceu no programa de Phil Donahue, de grande audiência nos Estados Unidos.
Nesse programa anunciou que, devido à abertura na nossa sociedade, tinha decidido sair do esconderijo e reconhecer publicamente a sua associação como a Igreja de Satanás. Ele admitiu que uma grande parte dos lucros da venda dos produtos de sua empresa se destinam à ajuda e manutenção de sua igreja satânica.
Quando o entrevistador, Phil Donahue, lhe perguntou se não temia que, ao admitir na TV a sua associação com Satanás, poderia prejudicar os lucros da empresa, ele respondeu: “Não há cristãos suficientes nos ESTADOS UNIDOS OU NO MUNDO, que me possam prejudicar!... muito menos causar um mínimo dano”!...

Será que é verdade? Não somos cristãos suficientes para acabar com sua companhia?
Não usemos nenhum produto da “Procter & Gamble”. Eis a lista de alguns produtos:
• Sabão em Pó “Ariel”
• Alimentos : 'Batatas Fritas Pringles´
• Fraldas Descartáveis 'Pampers”
• Produtos Para Lavagem de roupa a seco: 'Dryel P & G'
• Produtos Para Cabelo: 'Shampoo Pantene e Pertplus'
• Medicamentos : 'VICK'
Se não tiver certeza de que o produto que está usando é desta companhia, procure o nome da companhia ou o símbolo que passou a identificá-los a partir de Abril de1999, que é o número 666, conhecido como número da besta…

Lembrem-se que cada vez que você adquirir um desses produtos, está dando contribuição à igreja de Satanás.

O meu comentário, desmentindo esta «notícia», dizia o seguinte:

Citação:
Esta «notícia» é um velho «hoax», um desses boatos que se espalham na net e que se repetem sem se verificar se os factos mencionados são verdadeiros.
Consultem-se aqui alguns links esclarecedores.

Alef


4. Falsas citações

Outro caso de propagação de erros são as falsas citações. São aos milhares. Às vezes são meras invenções, outras vezes são deturpações grosseiras. No campo da religião (e da anti-religião) são inumeráveis. Um dos «trunfos» destas citações é não referirem as fontes. Por exemplo, é muito fácil dizer que S. Tomás de Aquino dizia que a mulher não tinha alma, sem citar, para lançar a cizânia, ficando o ónus da prova para quem quiser repor a verdade. Ora, pouca gente tem conhecimentos suficientes para mostrar o disparate da «citação». Santo Agostinho é outra das vítimas mais importantes das falsas citações de pessoas anti-religiosas ou anti-católicas. Também de Einstein pululam falsas citações. Outra de que me lembro é de Voltaire, que teria escrito algo como isto: «Discordo absolutamente de ti, mas daria a minha vida para que pudesses dizer livremente o que pensas». Uma «pérola» falsa.


5. «Cadeias»...

Ah, e ainda circulam aqueles e-mails «tontos» que dizem que a Microsoft ou a Nokia ou outra marca qualquer anda a oferecer «laptops» ou telemóveis a quem enviar não sei quantos e-mails… Um velho truque para spammers: recolher endereços electrónicos válidos… Depois, há os e-mails «aflitos» a alertar para vírus que formatam o disco… Não que não existam dessas coisas, mas normalmente estes vírus são apenas truques para spammers…

Bem, e nem falemos nessas tontices das «cadeias», que exigem o envio de não sei quantos e-mails para ter sorte em não sei quê, ou então ter-se-á não sei quantos anos de azar… Entramos no campo da superstição… Ora eu direi apenas: é melhor não ser supersticioso, porque dá azar! lol


6. Que fazer?

Diante de notícias suspeitas ou citações «surpreendentes» o melhor é tentar averiguar, sobretudo antes de enviar a outras pessoas ou de publicar num blogue. Bem usado, o Google é uma boa ajuda para identificar boatos, «hoaxes». Também há bastantes sites na Internet que vão catalogando estes boatos. Por exemplo, o «Museum of Hoaxes». E muitos mais.

Ah, e quando se encontrem falsidades, avisar a «fonte», seja quem enviou o e-mail, seja o blogueiro...

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 04/10/2008 13:25 por Alef.

Re: «Hoaxes»: o poder do boato na Net
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de October de 2008 14:57

É difícil lutar contra isso. As pessoas revelam uma crendice com os mails que recebem que é de espantar. No mínimo, adoptam uma atitude de "não sei se é verdade, mas..."

Por mim, normalmente pesquiso na net e devolvo à pessoa o resultado obtido. Facilmente se encontram páginas a denunciar a "hoax".

Quando são daquelas correntes estapafúrdias, já não me dou ao trabalho de nada. Limito-me a apagar o mail sem o ler. As pessoas percebem perfeitamente que é um disparate mas aí entra a superstição em jogo e contra isso não serão as minhas palavras a valer alguma coisa...

Cassima

Re: «Hoaxes»: o poder do boato na Net
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de October de 2008 22:56

Caro Alef,

Muito obrigado pelo esclarecimento que espero seja útil a muitas pessoas. Todavia não citaste um dos mais comuns: "Envie este e-mail e o Bill Gates e a Microsoft enviar-lhe-ão um cheque de algumas centenas de dólares dentro de algumas semanas. Eu próprio já recebi o meu".

Ao pé deste boato infundado, acreditar no Pai Natal é brincadeira de crianças.

Um abraço,
Luís



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.