Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Oliveira secular...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de June de 2008 02:45

Manoel de Oliveira é realmente um caso especial...

Completa 100 anos a 11 de Dezembro e parece que se prepara para mais uma rodagem, em Setembro. Notável!

Alef






Cavaco preside à comissão para centenário de Oliveira



Cavaco Silva será o presidente da comissão de honra criada para celebrar os 100 anos do realizador Manoel de Oliveira. O Presidente da República aceitou ontem o convite que lhe foi feito pelo ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, e pelo presidente da Cinemateca, João Bénard da Costa.

A 11 de Julho é inaugurada na Fundação Serralves, no Porto, uma exposição sobre Manoel de Oliveira, que será acompanhada por um ciclo com a obra completa do cineasta, entre Julho e Outubro.

Mas, disse ontem Bénard da Costa ao PÚBLICO, as comemorações já começaram no início do ano com um ciclo de cinema que percorreu várias cidades dos EUA, e depois, no Festival de Cannes, onde Oliveira recebeu uma Palma de Ouro pela carreira. Em Outubro é a vez de Lisboa poder ver a obra integral do realizador, na Cinemateca, que está também a preparar um catálogo para assinalar o centenário.

Cinemateca no Porto

Está prevista uma homenagem na Cimeira Ibérica, na Cidade do México, entre 1 e 5 de Outubro, seguindo-se retrospectivas em Bolonha (Novembro), Madrid e Barcelona (datas ainda a combinar "dependendo da disponibilidade de Manoel de Oliveira, que vai começar a filmar em Setembro").Tudo culminará numa festa no dia do aniversário, 11 de Dezembro.

"Ainda não se sabe se será em Lisboa ou no Porto, porque isso depende da vontade de Manoel de Oliveira", explica Bénard. "Ele é que sabe onde quer passar o dia dos anos."

Ontem, no final da audiência com o Presidente da República, o ministro da Cultura referiu-se à criação de um pólo da Cinemateca no Porto, considerando tratar-se de uma iniciativa "muito importante": "Tem sido uma preocupação minha desde que tomei posse e não há qualquer entrave", disse José António Pinto Ribeiro, citado pela Lusa. Segundo o ministro da Cultura, que tinha a seu lado Bénard da Costa, o pólo poderá começar a funcionar assim que se fizerem as obras de restauro da Casa das Artes do Porto.

O presidente da Cinemateca disse à Lusa que a criação de "um espaço expositivo" no Porto "terá que partir" da própria cidade. A Cinemateca, afirmou, facilitará a cedência de obras e o contacto com cinematecas estrangeiras, mas a iniciativa terá que ser portuense.

Alexandra Prado Coelho
«Público», 17.06.2008






Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.