Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 15:31

Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!

Vocês concordam com o que a Ministra de Educação está a fazer? Eu concordo. Não devia ser só avaliação aos professores, mas escolhe-los a rigor. Nem todos têm o direito de estar a frente de uma classe de aula. Há professores que eu conheço, pelo que são e que dizem, não serviam para professores dos meus filhos!

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 18:46

E o que vale agora é o que as pessoas dizem? O que cada um acha? Pois lendo algumas coisas que vc escreve, Ana, outros ficam na dúvida se voce servia para mãe. Deixe de ser venenosa!

O que faz alguém ser bom ou mau professor não é "servir para dar aulas aos seus filhos", pois o fato de alguém ter sido desabonado por você pode até ser bastante elogioso. Felizmente as coisas públicas não passam por esse subjetivismo pateta seu, e há critérios muito melhores do que "o que você acha". O que você sabe da vida, do mundo, de alguma coisa? O que entende de método de ensino, ou de qualquer assunto técnico? O que entende de ciências? Ora bolas!

Vá plantar batatas!

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 19:05

fox

É compreensível que as politicas educativas deste governo agradem aos elitistas visto o resultado ser claramente a destruição da escola pública.
Como já te tenho dito, Portugal cada vez é mais o Brasil da Europa, infelizmente naquilo que o Brasil tem de pior.
A covardia política dos que se seguirão, e agora clamam contra, vai manter tudo na mesma, pois o estado vai poupar muito dinheiro.
Educação e Saúde daqui a 10 anos vai ser só para quem tem bom dinheiro. O pobre e o remediado que se virem.

A minha esperança reside nessa coisa chamada Europa, que se escandalize e nos ponha na linha. mas isto vais estar tão mau que acredito ser mais fácil darem-nos um chuto.

Vou fazer tudo para que o meu filho complete os estudos lá fora e faça a carreira dele no estrangeiro, pq nesta parvoeira cada vez tenho menos esperança.
É triste... mas mais triste é vê-los acabar com uma das melhores coisas q nós tínhamos, uma escola com liberdade, onde as ideias não viviam prisioneiras de uma linha filosófica. Mas claro, somos uma classe competente e incomoda, difícil de amordaçar, logo mata-se, persegue-se, desmotiva-se, desmembra-se, decapita-se.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 19:36

Lena,

Não conheço os detalhes do vosso plano de ensino, mas filme parecido já estreou por aqui. Em médio ou longo prazo é coisa que arruína com a educação de um país.

Interesses políticos e econômicos prevalecem sobre os da educação, alunos são considerados peças numa linha de montagem e o que conta é passar a peça sobre a esteira do modo mais rápido e barato possível. Agora há mais gente com curso superior, a "qualidade do ensino" aumentou porque menos gente é reprovada (em muitos níveis sequer é permitida a reprovação, logo tinha mesmo que diminuir), mas ai do infeliz que depender dos novos advogados, médicos, engenheiros etc. São poucas as exceções que contrariam a regra.

(O "truque" que justifica a situação é que o Estado lava as mãos, diz que oferece escola para todos e gasta menos não tendo que trabalhar com alunos que repetem disciplinas. Há que desocupar a mesa o mais rápido possível, e que se virem depois lá fora!)

Em nome da quantidade, a qualidade se torna um detalhe supérfluo, e do lema "escola para todos" cai-se muito rapidamente num "escola para tolos". Ah, claro, é importante ficar longe das salas de aula, isso é "pátio de obra" para os professores-peões. Muito mais bonito e chique trabalhar com quadrinhos estatísticos coloridos, quem trabalha com gente é capataz, diretores e ministros trabalham com números!

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 21:46

Citação:
Ana
Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Vocês concordam com o que a Ministra de Educação está a fazer? Eu concordo. Não devia ser só avaliação aos professores, mas escolhe-los a rigor. Nem todos têm o direito de estar a frente de uma classe de aula. Há professores que eu conheço, pelo que são e que dizem, não serviam para professores dos meus filhos!

Os professores sempre foram uma classe muito privilegiada da função pública, claro que ninguém gosta de perder privilégios, mas coisas que aconteciam nos meus tempos e que o pessoal até adorava, que eram os furos, profs a faltarem por tudo e por nada, acho que só aos srs profs é que lhes aconteciam de tudo para faltarem tanto, mas se podiam eu fazia o mesmo se tivesse no lugar, o que é certo é que eu ficava sempre feliz quando havia furos, havia sempre coisas fixes pra se fazer, na escola e fora da escola. Foram belos tempos. E havia tantos furos, que fixe!!!
Os srs professores efectivos a terem 2 dias de fds mais um de folga o que perfaz 3 dias de descanso, deve ser uma profissão mais exigente que a dos médicos e a de outros.
Em 3º lugar os alunos se fazem parte do sistema de ensino porque não participar também nesse processo que é a avaliação dos professores?? Ñão vejo qual é a crise, e os bons professores nem têm que se preocupar, porque os alunos sabem bem ver quem são os bons e os maus professores. Lembro-me do meu tempo o pessoal comentar sobre professores bem exigentes e lixados a dar notas, e que consideravamos bons professores, com testes dificeis até, nada de facilitismos, e que eram professores que tinham a admiração, a estima dos alunos e que eram considerados como excelentes professores porque sabiam ensinar bem, davam aulas que estimulavam os alunos, que despertavam o interesse dos alunos, os alunos gostam de professores competentes, que saibam explicar bem, que os estimulem, que saibam prender a atenção dos alunos, que um gajo nem deia pelo tempo passar, eu tinha professores que eu um gajo aereo por natureza conseguia estar concentrado e atento do princípio ao fim e o tempo passava a correr sem notar, a contrastar com outras aulas e profs que eram autenticas secas, as aulas eram um suplicio, mais valia jogar o jogo go galo com o colega ao lado ou trocar desenhos e msg.
Ainda agora há pouco tempo veio a publico um homem que foi professor de matemática durante anos e até chegou a director de conselho executivo hehe, mas que não passou de um falso professor que falsificou o diploma. Vai-se ver a opinião dos ex alunos, todos ficaram espantados e dizem que ele era um optimo professor, a matemática, aquele bicho papão, era bem ensinada e explicada por esse falso professor e com excelentes resultados, eles dizem que aprenderam matematica, eles gostavam da disciplina, a matematica, porque o professor era bom, tinha o dom de ensinar, de os estimular, esse falso professor até era reconhecido como bom pelos colegas professores (os verdadeiros) que até o elegeram como director executivo hehe.
Quem é bom professor não se tem que preocupar, os maus têm.
Quanto às progressões na carreira, aqueles privilegios todos, os srs professores não são mais do que os outros funcionarios da função pública, azarito, queriam progressões automáticas nas carreiras como estava claro...

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 22:54

Fire

Percebo mais de escola talvez do que tu...sabes uma coisa? No ano passado aqui na área onde eu vivo, eu, e outras pessoas pusemos a pessoa mais importante, aliás a pessoa que se julgava mais importante numa das escolas na rua, nem no sistema educativo já está e terminou o ano em Abril de 2007. E estamos em vista de por outra professora fora... E esta? Viste como eu percebo de escola? Quando não sabem ensinar ou quando não se portam como adultos, rua!

Viste, como tu sabes sempre mais do que os outros? Muda de Fire para Fox!

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 23:13

Jorge

Eu não falo apenas no ensino, falo no comportamento das professoras, o que elas são, o exemplo que dão aos alunos. Uma professora deve ser modelo de um aluno e de todo o pessoal da escola.
Se uma professora não tem bases, não tem bons alicerces, para que se querem essas professoras?

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 23:49

E aquela professora que puxava o telemóvel tinha cá uma inteligência emocional óptima, depois não há de haver faltas de respeito com alguns professores, alguns não têm jeitinho, vocação pra essa profissão. Essa profissão não é pra quem quer, é pra quem pode, não basta saber muito, tem que ter o dom de ensinar, saber explicar, saber motivar, e têm que ter competências humanas, psicológicas, inteligència emocional, saber respeitar e dar-se ao respeito, aquela mulher parecia parva a puxar o telemóvel há aluna, não se deu ao respeito, daí eu ter apanhado profs que o pessoal respeitava, a contrastar com outras que se jogava à bola em plena aula e andava-se em cima das mesas. É como ser médico, ter 19 muitos podem ter, não quer dizer que todos tenham o mesmo jeito, talento, sensibilidade pra exercer, daí avaliação constante dos professores tem que incluir também estes pontos.
Quanto a valores, é certo que a escola é um meio muito importante na formação dos alunos enquanto seres humanos e cidadãos, e que é essencial sim um prof ter boas bases e alicerces e transmitirem e cultivarem valores, cultura, despertarem o sentido critico dos alunos, fazerem-nos raciocinar.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/04/2008 23:54 por Jorge Gomes.

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 23:55

Citação:
Ana
Viste como eu percebo de escola?

Sinceramente, não. Esse seu "currículo" não parece grande coisa, parece até ficha de mafioso: matei fulano de tal, pus outro a correr....

Citação:
Ana
Quando não sabem ensinar ou quando não se portam como adultos, rua!

Resta saber se você se porta como adulta, não é? Parece que não. Já a imagem que aparece é daquelas fanáticas religiosas tentando obrigar os professores a não falar de evolução, no mínimo. Isso deve ser já um motivo para querer afastá-los dos seus filhos, suponho, e mandá-los "para a rua". Talvez não seja o caso, mas talvez seja, e pela toada é bem mais provável a segunda opção.

Argumentos vc nunca os não tem. Oxalá não tenha mandado algum professor embora por não ser católico, por não ser papista, por ter um segundo casamento, por ser negro e outras coisas do gênero. Normalmente quem é moralista demais e quer vigiar a vida dos outros tem esqueletos escondidos no armário.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/04/2008 23:57 por firefox.

Re: Avaliação dos professores e a Ministra da Educação!
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 06 de April de 2008 00:02

Citação:
Ana
Fire
Percebo mais de escola talvez do que tu...sabes uma coisa? No ano passado aqui na área onde eu vivo, eu, e outras pessoas pusemos a pessoa mais importante, aliás a pessoa que se julgava mais importante numa das escolas na rua, nem no sistema educativo já está e terminou o ano em Abril de 2007. E estamos em vista de por outra professora fora... E esta? Viste como eu percebo de escola? Quando não sabem ensinar ou quando não se portam como adultos, rua!

Viste, como tu sabes sempre mais do que os outros? Muda de Fire para Fox!

Olha que ele percebe de ensino, mas do Brasileiro, ele é professor Sra. D. Ana. Por falar de ensino brasileiro, ainda chamo uma amiga minha, a Ireth, aquele mulherão furacão, que ela gosta desses assuntos de ensino brasileiro hehe e aborda-os com muita particularidade.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.