Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de March de 2008 20:46

Reposição hormonal auxilia no combate à depressão masculina
20/01/2008
Muitos homens confundem os sintomas do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) com depressão e demoram para buscar o tratamento correto.
A causa exata da depressão ainda é um enigma para os especialistas, mas muitos fatores ajudam a desenvolver o quadro, principalmente quanto ao lado psicológico. Quando diagnosticada por causas físicas, um dos motivos é o quadro de DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino), distúrbio causado pela queda gradativa de um hormônio importante do organismo do homem, a testosterona.
Os sintomas da depressão são semelhantes aos do DAEM, conhecido popularmente como andropausa. Muitas vezes, o problema é confundido com depressão e a busca por tratamento acaba sendo “retardada” pelo diagnóstico equivocado.

Principais sintomas da depressão:

. Perda ou diminuição de prazer (libido);
· Alteração no sono (aumento ou diminuição);
· Alteração no apetite (aumento ou diminuição);
· Sentimento de tristeza, ansiedade e desânimo;
· Cansaço ou perda de energia;
· Sentimento de culpa ou de autodesvalorização;
· Pensamentos constantes sobre morte ou suicídio;
· Dificuldade de concentração, memória e indecisão;
· Dor de cabeça, dificuldades sexuais, problemas digestivos e dores crônicas.

Principais sintomas do DAEM:

· Perda ou diminuição de prazer (libido);
· Dificuldade de ereção esporádica (a queda no nível de testosterona não tem influência direta na disfunção erétil, mas pode atuar de forma secundária);
· Mudanças no humor;
· Baixa atividade intelectual;
· Fadiga;
· Depressão;
· Desorientação espacial;
· Aumento da gordura visceral abdominal.

“Aprender a identificar os sintomas é o passo mais importante para tratar o distúrbio. O homem ainda precisa criar o hábito de procurar ajuda médica, periodicamente. Para muitos, reconhecer que está com depressão já é muito difícil, quanto mais algo que pode atingir a sexualidade, como o DAEM”, alerta o urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Charles Rosenblatt.

Quadros de DAEM são mais comuns em indivíduos com idade superior a 40 anos, principalmente nos homens que fumam ou fazem uso de álcool regularmente. O declínio hormonal associado a algumas situações que o homem maduro está suscetível, principalmente os mais velhos, (situações de perdas continuadas, diminuição na posição sócio-familiar, perda do status ocupacional e econômico), também contribui para acelerar o aparecimento do quadro depressivo.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, desde 2000, a população com mais de 65 anos dobrou. “Levando-se em conta que o homem tem pouco conhecimento do que é o DAEM e, como conseqüência, raramente procura ajuda, cada vez mais indivíduos são acometidos pelo distúrbio e passam a vida sem procurar ajuda profissional, achando que esses sintomas são normais da idade e não têm tratamento”, comenta o Dr. Charles.

Por isso, é tão determinante, principalmente ao atingir a faixa dos 40 anos, que o homem inclua nos hábitos, a visita anual a um médico, pois, ao contrário da mulher, o homem não passa por uma interrupção na produção hormonal, mas sofre com a queda nos níveis hormonais de forma lenta e parcial, o que dificulta um diagnóstico preciso, logo nos primeiros exames. “A partir do 40 anos de idade, o nível de testosterona ativa no homem tende a diminuir cerca de 1% ao ano, por isso é preciso um acompanhamento contínuo para medir esses níveis”, alerta o especialista.

“É muito difícil aceitar que não se tem o mesmo pique da juventude e conviver com essa nova realidade. Mas com o apoio da família e do médico superei essa fase e já consigo levar a minha vida com mais disposição e qualidade”, relata o médico ortopedista, Carlos Augusto Bittencourt, de 81 anos que faz tratamento de reposição hormonal há nove meses.

A qualidade de vida é algo tão importante para Bittencourt, que ele comanda, desde 1995, um programa focado na terceira idade. O Projeto Gugu Bittencourt (apelido do médico) oferece aulas de ginástica, dança de salão, canto e teatro, aos idosos de Niterói (RJ). “Cuidar do corpo e da mente ajuda a melhorar as capacidades funcionais das pessoas, que passam a realizar atividades que já achavam que não eram capazes. Isso aumenta a auto-estima, auto-confiança e o equilíbrio emocional”, conta professor Gugu.

No caso da depressão provocada pela DAEM, a reposição hormonal traz a melhora do quadro e contribui para diminuir o percentual de gordura corporal, a circunferência abdominal e melhora o tônus muscular. Hoje no Brasil, já existe um tratamento feito através de injeções trimestrais, ou seja, a pessoa tem a comodidade de tomar quatro injeções por ano. Isso é um avanço significativo para o bem-estar do paciente se compararmos com os outros princípios ativos que exigem duas injeções de reposição por mês.

Veja abaixo alguns dos principais sinais e sintomas do DAEM.

Este teste ajuda a identificar alguns dos sintomas do distúrbio provocado pela a redução da testosterona um importante hormônio para o organismo do homem:

1. Redução da sensação de bem-estar geral (estado de saúde geral);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

2. Dores nas articulações e dores musculares (dores na coluna, nas articulações, nos membros, nas costas);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

3. Suor intenso (sudorese intensa, suor repentino e grave, ondas de calor mesmo sem fazer esforço físico);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

4. Alterações do sono (dificuldade para dormir, acorda várias vezes durante a noite, acorda muito cedo e cansado, dorme mal, tem insônia, sono agitado);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

5. Está sempre cansado, sempre quer dormir;
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

6. Irritabilidade (agressividade, irritação por coisas insignificantes, humor instável);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

7. Sensação de medo (receio, pânico);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

8. Nervosismo (ansiedade excessiva, intranqüilidade, inquietação);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

9. Esgotamento físico/diminuição da força ativa (diminuição geral da atividade,falta de vontade, sensação de estar rendendo menos, desânimo, sensação de que tudo que faz é por obrigação);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

10. Diminuição da força muscular;
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

11. Estado depressivo (falta de ânimo, tristeza, falta de iniciativa, alterações do humor, sensação de que nada vale a pena);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

12. Sensação de que o ponto culminante da vida já passou;
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

13. Sentimento de esgotamento emocional; sente que chegou ao ponto mais baixo;
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

14. Diminuição no crescimento da barba;
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

15. Diminuição no desempenho sexual (freqüência ou capacidade de ter relações sexuais);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

16. Diminuição das ereções matinais (pênis não amanhece rígido);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave

17. Diminuição da vontade do desejo sexual (libido) (ausência de prazer no sexo, falta de vontade de ter relações sexuais);
( ) nenhum ( ) pouco ( ) moderado ( ) grave ( ) muito grave


A escala *AMS (Aging Males’ Symptoms) é uma importante ferramenta para avaliar a saúde e a qualidade de vida do homem maduro.
Após o preenchimento do teste, é recomendável a procura por um especialista de confiança, para avaliação do resultado e orientações clínicas adequadas.
*Adaptado da versão em português de Portugal, disponível em: Heinemann LA, Saad F, Zimmermann T et al. The Aging Male´s Symptoms (Sintomas no Homem Maduro) scale: Update and compilation of international versions. Health Qualy Life Outcomes, 2003 May 1:1(1):15. Ferramenta para auxiliar no diagnóstico da DAEM, ou hipogonadismo.

Re: Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 15:46

Excelentes dicas.....

Hormônios são mensageiros que as glândulas mandam para modificar a atuação das células, proporcionando saúde, equilíbrio, bem-estar e impedindo o envelhecimento.
Quando sua produção diminui (eles não desaparecem do corpo, o organismo os produz em menor quantidade), proporcionalmente as pessoas começam a envelhecer; isto acontece mais ou menos aos 30 anos de idade, lentamente, já programado nos genes.
Fazer a reposição de uma maneira natural é o "elixir da juventude", porque os hormônios artificiais, feitos em laboratório, não têm a mesma estrutura molecular do hor-mônio produzido naturalmente pelo organismo.
Brinque com a composição molecular, troque de lugar um único átomo de oxigênio, e o organismo saberá.

A curto prazo, podem surgir alguns efeitos colaterais, e com o tempo, o risco de câncer e outras doenças degenerativas pode aumentar. Não basta ser semelhante, tem que ser idêntico.
O hormônio sintético ocupa o local receptor; é como alguém que chega sem ser convidado para uma festa, impedindo o hormônio verdadeiro de ocupar seu lugar na célula.
Já os fito-hormônios não têm contra-indicação, porque foram fabricados num laboratório perfeito: A NATUREZA.

Na TRH (Terapia de Reposição Hormonal) convencional, isto é, a reposição feita com remédios de drogaria, há efeitos colaterais tais como inchaços (retenção de líquido), náuseas, aumento de peso, dores de cabeça e pelo corpo, irritabilidade, caroços pelo corpo, crescimento de nódulos musculares no útero, inchaço nos seios, sobrecarga no fígado, pressão alta, tromboses e embolias; diversos cânceres também são provocados por este método.
Bom exemplo é o premarim, um estrogênio artificial receitado com freqüência, que protegia pessoas com problemas cardíacos mas estava contribuindo para o câncer de mama e do endométrio (parte interna do útero).
Os médicos começaram a usar junto com provera (progesterona sintética) e o risco de doenças cardíacas aumentou de novo. E o mais perigoso é que o premarim é feito com urina de éguas prenhas que são aprisionadas, tratadas estupidamente e sacrificadas para este fim.

O premarim, assim como outros hormônios que estão no mercado, mesmo associando o estrogênio com o progesterona, podem provocar diversos tipos de câncer, segundo pesquisas feitas com cerca de 50 mil mulheres no Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Estudos parecidos confirmaram isto em várias partes do mundo, inclusive numa Universidade no sul da Califórnia. Outro perigo é fazer a TRH para quem tem debilidades como problemas hepáticos agudos.
Mas se quiser comprovar o que estes hormônios sintéticos são capazes de fazer é só olhar a bula, às seções "Reações Adversas", "Precauções" e "Contra-indicações". A reposição hormonal natural, isto é, feita com fitoestrogênio ou fitoesteróides pode ser a solução.

QUE SÃO OS FITO-HORMÔNIOS?
Também chamados fitoesteróides ou fitoestrogênios, são alimentos fitoterápicos, com estrutura molecular semelhante à do estrogênio humano, embora com efeito mais fraco e diferente.
Demoram mais para causar benefícios, entretanto são mais seguros, sem o perigo de usar dosagens erradas, porque nosso corpo absorve o necessário e elimina os excessos, em mais uma mostra da sapiência da natureza).
Existem milhares de folhas, frutos, raízes e até sementes que contêm estes "hormônios", beneficiando as mulheres que optaram por este método.
Agora vamos conhecer que hormônios são estes:

• O ginseng (Não usar se houver pressão alta e diabetes) - os mais indicados ainda o dong quai e a raiz de alcaçuz, chamada de ginseng da mulher.

• Erva-de-São-João, raiz de kava-kava, urtiga, valeriana, castanheiro- da-índia e também o cravo-da-índia.

• Vegetais da família do repolho, que aumentam a taxa de produção do estrogênio que circula no corpo.

• A soja e seus derivados (tofu, leite) são ricos em isoflavonas, uma classe de fitoestrógeno que diminui a taxa de colesterol, aumenta o conteúdo de minerais nos ossos, alivia sintomas da menopausa.
São recomendados para quem tem câncer de mama e cólon de útero. As exceções, no caso dos derivados, são o óleo e a carne da soja, que não contêm isoflavonas e não são recomendados para a saúde. Já o shoyu (molho de soja) pode ser usado em saladas, porém não tem isoflavonas.

• A vitamina E - neutraliza calores, reduz o risco de problemas cardiovasculares, suores, depressão, ansiedade, tontura, palpitações, falta de ar e fadiga em seis semanas (diabéticos devem usar doses reduzidas).
Esta vitamina você encontra em nozes, grãos integrais, amêndoas, azeite de oliva, gérmen de trigo novo prensado a vácuo. Ela ainda age como um antioxidante e combate o LDL - "MAU COLESTEROL", que, oxidado, pode prejudicar as veias sangüíneas e causar arteriosclerose.
O mesmo benefício não foi conseguido com suplementos vitamínicos.

• Salsinha, gergelim, ameixas, anis, aipo, alho, brócolis, couve-de-bruxelas, milho, semente de feno-grego, abacaxi, linhaça, broto de alfafa, abóbora, erva doce, maçã, banana, vagens, beterraba, cerejas, mamão, azeitonas, milho, pepino, batatas e muitas outras são substâncias semelhantes ao estrógeno.

• O pólen é rico em hormônio do crescimento que, segundo pesquisas, aumenta a resposta dos ovários às gonadotropinas (hormônios secretados pela hipófise).Este hormônio auxilia a produção de estrogênio e tem efeito positivo em casos de ovário policístico, anovulatório e alguns tipos de infertilidade.

• Inhame (inhaminho), que é muito rico em progesterona.

• As sementes e os brotos ricos em vitamina E - Tomar nove cápsulas de 250 mg por dia, até os fogachos desaparecerem. Depois reduzir para seis e fazer a manutenção usando só três. Pode-se acrescentar óleo de prímula (evening primrosc), três cápsulas ao dia.

• Para repor a progesterona deficiente, o ideal seria conseguir em farmácia de manipulação um creme composto de inhame silvestre do México, Ginseng Siberiano, Actéia negra, bardana, aloe vera e óleo de jojoba ou abacate. Este seria esfregado na pele do abdome, das axilas, das mamas e das coxas, alternadamente, durante 12 dias consecutivos por mês.

Tomar o chá de folhas de amoreira também é recomendado por alguns especialistas, com resultados excelentes.
Dose: um copo de três em três horas; descansar depois de 60 dias e, dez dias depois, recomeçar.

• Bardana, todos os cereais integrais, todas as sementes, linhaça, sementes de girassol e abóbora, gérmen de trigo, brotos de alfafa e de soja. Obs: Os alimentos crus e frescos têm um efeito maior que os cozidos.
O estrogênio natural aumenta o número de vasos sangüíneos localizados na região da uretra, o que eleva a pressão sobre o canal, evitando a incontinência urinária. Estudos demonstram que a TRH (natural) aumenta o colesterol "bom", o HDL, e reduz o "ruim", o LDL; por isso
reduz problemas cardíacos.
Aumenta o sistema imunológico, impede a fragilidade de ossos e vasos sangüíneos, melhora a artrite, artrose, estresse, mal de Alzheimer; combate os radicais livres e a atrofia muscular.

Regulariza a perda de memória, insônia, fraqueza, fadiga, perda de libido, ajuda o organismo a curar-se mais rápido, revitaliza o corpo…
A Menopausa deveria ser o momento mais importante na vida da mulher, porque os filhos já não precisam mais de tanta proteção, chegou o amadurecimento, provável estabilidade financeira, a aposentadoria, e é hora de fazer tudo que sempre se sonhou e as circunstâncias não permitiram.
É hora de viver melhor a sexualidade, com mais desprendimento; porém, por questões culturais, religiosas, culpas ou outra coisa qualquer, a Menopausa no Ocidente é vista como o começo da velhice e definhamento.
Isso, numa sociedade que não valoriza o envelhecer, ao contrário, o deprecia, já é suficiente para que a pessoa se sinta insegura; insegurança que gera medo, e medo que gera doença.

Aliemos a isto uma alimentação incorreta, hábitos inadequados e vícios cultivados durante toda a vida, como o mal agir e o mal pensar, medo frente a situações novas, dificuldade de perdoar, de entender o outro e a si mesmo, enfim, emoções mal elaboradas,
reprimidas, e teremos um terreno fértil para o aparecimento de sintomas nesta fase de vida.
A Menopausa é definida com a última menstruação e é causada pela parada do funcionamento dos ovários, levando à queda da produção dos hormônios ovarianos: o estrogênio e a progesterona. Com ela se encerra também o ciclo reprodutivo.

Na fase que denominamos de climatério, que se inicia por volta de cinco anos antes da Menopausa e se estende aproximadamente por mais cinco anos depois dela, ocorrem alterações físicas e comportamentais, sem causa aparente, o que faz com que a mulher despreparada sofra.
Já em países como o Japão e a Índia, onde a velhice é respeitada por sua sabedoria, as mulheres aceitam bem a menopausa e quase não se queixam de sintomas, esperando-a alegremente e com liberdade.

Na adolescência, há uma descarga de hormônios, modificando o corpo, a fala e a pele, provavelmente sem efeitos dolorosos.
Tudo acontece num momento de grandes perspectivas: realizar sonhos como casar, ter filhos, formar-se etc. Por que na Menopausa, quando acontece uma baixa dos hormônios, cria-se uma série de transtornos físicos, mentais e emocionais?
E por que outras mulheres passam por ela com muita tranqüilidade? Este é o momento de procurar um bom psicólogo para ajudar a elaborar as emoções e descobrir o novo propósito de vida, que vem com as mudanças nem sempre de fácil adaptação.
É a hora de rever como está a vida, se valeu a pena seguir o caminho escolhido ou se quer mudar.
São situações que desequilibram a energia vital, fazendo com que o corpo adoeça e, onde houver mais fragilidade, é aí que a doença vai se instalar.

CONHEÇA ALGUNS DOS SINTOMAS DA MENOPAUSA:
Ressecamento de olhos, pele, unhas e vagina.
Falta de sono, menstruação irregular, abundante, prolongada, ou sangramento fora da época.
Aumento de peso.
Incontinência urinária; memória fraca; perda de concentração.
Dores musculares; obesidade ou emagrecimento, dispepsia, meteorismo, dores no baixo-ventre, artrose, descalcificação óssea
(osteoporose).
Calores repentinos, transpiração, palpitação, prisão de ventre, vertigens, oscilação de humor.
Queda de cabelo, crescimento de pelos.
Tristezas; depressões ou excitabilidade, sudação nervosa, dificuldades sexuais. Perturbação no sono e suores noturnos.
Palpitações, falta de ar, problemas circulatórios, mentais etc.

COMO PREVENIR:
Não ter vida sedentária, mas fazer caminhadas, exercícios físicos, yoga, natação etc.
Usar roupas folgadas, tecidos de algodão, evitar sintéticos.
Beber bastante água durante o dia.
Fazer mudança climática (praia, banhos de mar, montanhas…)
Não usar anticoncepcional, porém ter filhos e amamentar, o que acabará protegendo contra estes males.
Procurar estar relaxada e fazer massagens.
Ingerir substâncias que contenham magnésio, cálcio, vitamina C.
Tomar cuidado com alimentos que contenham pesticidas, que agirão de forma semelhante a hormônios artificiais. As moléculas de pesticidas podem provocar reações hormonais impróprias e a formação descontrolada de células cancerígenas.
Não fumar (o cigarro é vaso constritor, intensifica as ondas de calor e faz a circulação sangüínea ficar mais lenta) nem usar bebidas alcóolicas, café, etc.
Observar se existem problemas digestivos, prisão de ventre, gases, ressecamento etc.
Evitar comer carnes, vermelhas ou brancas, derivados do leite cuja procedência seja desconhecida ou duvidosa, porque eles contêm hormônios artificiais que irão desequilibrar o corpo.
Dispensar alimentos que contenham produtos químicos em geral, como enlatados, biscoitos com conservantes, anti-mofo, corantes.
Evitar refrigerantes, farinha de trigo e arroz branco (usar os integrais) e leites (usar coalhadas ou iogurte).
Evitar açúcar, que é muito prejudicial, pois provoca no pâncreas uma flutuação hormonal que leva à baixa de estrógeno. Seu efeito sobre as supra-renais é prejudicial, provocando lentidão no trânsito dos elementos químicos dos hormônios, baixando também o nível de
estrógeno.
Evitar o excesso de proteína, que acidifica o sangue, causa prisão de ventre e rouba os nutrientes (Leia o artigo "Por que não comer carne?").
Queijos: Use os mais simples tipo frescal, mussarela (sem conservantes) ou ricota, pois os envelhecidos prejudicam sua saúde, são acidificantes. O ideal é saber a procedência do leite para a fabricação do queijo.
Fazer refeições leves, em horários estabelecidos, ricas em saladas, principalmente cruas, frutas e cereais integrais.
Evitar frituras ou qualquer tipo de gordura saturada,
Combater a obesidade.
Abolir o sal.
Fazer uso de alimentos que contenham vitaminas como E, C e B e minerais como o magnésio e o cálcio.
Procurar tomar sol, receber ar puro, ter contato com a terra, admirar paisagens da natureza. Estas são atitude de cura.

Ler o livro "Yoga - Terapia-Hormonal para Menopausa", da professora Dinah Rodrigues, Editora Madras, onde são abordadas diversas posturas de yoga para reativar a produção dos hormônios, com resultados comprovados através de exames (ovários preguiçosos voltaram a funcionar e mulheres estéreis engravidaram, conseguindo um equilíbrio não só dos hormônios sexuais como de todos do corpo).

Evitar o estresse, brigas, discussões, guardar sentimentos negativos.
Ter um ideal e um amor - este é o sentido da vida.
Fazer hidroterapia - vai acalmar, estimular o metabolismo e a circulação sangüínea. Além disso, vai eliminar toxinas do corpo, descongestionando.
Banhos alternados - São feitos no chuveiro, quentes (três minutos) e frios (um minuto e meio) - cinco alternâncias. Não molhar a cabeça.
Usar roupas aquecidas no final.

Banho de assento ou genital, durante 20 minutos (vide Saúde Integral nº 1).
Pé de lúvio: Mergulhar os pés e as pernas num balde grande, (menos a coxa) em água quente, durante quatro minutos; depois, dois minutos na água bem fria, fazendo cinco alternâncias. No final, enxugar e aquecer a área com meias e abrigos.

Frotação: Esfregar água gelada com uma fralda em todo o corpo (menos pescoço e cabeça), começando do pé direito até o pescoço, depois pelo pé esquerdo, dos lados, de frente, de costas, sempre do pescoço à sola dos pés. Depois aquecer todo o corpo com uma roupa de frio, meias e enrolar-se num cobertor. Ficar aquecida por 20 minutos.

Sauna: excelente para liberar toxinas do corpo, melhorar a circulação, revitalizar o corpo. Estes banhos são suspensos na menstruação.

Com a GEOTERAPIA, os resultados são muito positivos, a sensação de paz, tranqüilidade e cura às vezes é imediata. Experimente…(Vide Saúde Integral no.2).
Embora o destaque tenha sido para os hormônios sexuais de mulher, o estrogênio e o progesterona, todos os outros hormônios, como os produzidos pela glândula da tireóide, supra renal etc. estão interligados no processo e existem alternativas na Naturopatia e na
Fitoterapia para equilibrar o corpo e repor as perdas.
Se alguém perde um rim, o que ficou pode suprir a falta do outro, assim como um corpo estranho pode ser eliminado do nosso organismo sem interferências; por isso é necessário confiar na reorganização do organismo. Também a HOMEOPATIA e a ACUPUNTURA são excelentes alternativas de cura.

Contribuíram para esta Matéria:
Adalton V.Stracci, Catharina Walzberg, Suzete Barreto, Dr. Paulo R. Sellani, Irmã Salete, Clínica Naturivida, Paulo Claret (Farmácia Rosela), além de pesquisas em diversos livros:
"Revolução Anti envelhecimento" - Timothy J. Smith -Editora CAMPUS "Alimentos - o melhor remédio para a boa saúde" - Jean Carper - Ed.CAMPUS (0800-265340)
"Menopausa - Fase de Transição?" Dr. Anton Fechtig - Ed.Cultrix
"Vença a Menopausa" - Maryon Stewart e Dr. Alan Stewart - Ed. Paulinas.
"Yoga - Terapia hormonal para Menopausa" - Dinah Rodrigues - Ed.MADRAS

Re: Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 15:15

Cancro: Quimioterapia não atinge células-mãe do cancro mama
O frequente insucesso das quimioterapias para eliminar totalmente o cancro da mama explica-se sobretudo pelo facto do tratamento não destruir as células-mãe do tumor, o que faz com que este reapareça, segundo um estudo publicado terça-feira.

Enquanto os medicamentos anti-cancerígenos convencionais destroem a disseminação do cancro, deixam também intactas as células-mãe, explicam os autores do estudo, comparando o tratamento ao do jardineiro que corta «o dente-de-leão do jardim sem arrancar as raízes».

«Uma das razões pelas quais a quimioterapia actualmente utilizada não é frequentemente coroada de sucesso, explica-se pelo facto do tratamento destruir o tumor em si mas deixar intactas as células-mãe», informou Michael Lewis, da Faculdade de Medicina Baylor em Houston, no Texas, principal autor destes estudos publicados na versão on-line do Jornal do Instituto Nacional do Cancro.

«Parece que estas células, pela sua natureza, são resistentes aos efeitos dos tratamentos anti-cancerígenos actuais», acrescenta.

A criação de medicamentos que visam especificamente as células-mãe do cancro é, segundo o médico, a via a seguir para combater mais eficazmente os tumores.
CONTINUA ...

D. G.

Re: Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de June de 2008 05:14

Rico em licopeno, tomate pode ajudar a combater câncer

A cor vermelha e viva do tomate não serve apenas para decorar as saladas e dar sabor aos pratos quentes. O fruto é muito saudável e pode ajudar a evitar uma série de doenças, principalmente as degenerativas.

Rico em licopeno, composto que lhe dá o tom rubro, o tomate possui uma poderosa ação antioxidante. "O licopeno é um carotenóide que reduz os efeitos dos radicais livres, estimulando o sistema imunológico. Dessa forma, ele age na oxidação do colesterol e também protege das alterações que provocam danos celulares e podem desencadear um processo cancerígeno", afirma Regina Stikan, nutricionista da unidade Pompéia do Hospital São Camilo.

Segundo ela, existem formas de preparo que podem ajudar na absorção dos nutrientes. "Quando sofre processamento, o tomate apresenta maior concentração de licopeno, favorecendo seus efeitos benéficos. Assim, o extrato de tomate, as sopas, os sucos e os frutos mais maduros são mais ricos", diz.

Além disso, o licopeno é melhor absorvido quando acompanhado por gorduras saudáveis, como o azeite. "Então, siga a orientação de adicionar uma pequena dose de azeite às preparações com tomate", completa Regina.

Re: Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de August de 2008 15:13

Alzheimer
01-08-2008 15:10

Solteiros correm mais risco de demência



Quem enviúva antes da meia idade, os solteiros a rondar os 40 anos e os divorciados mais velhos correm maior risco de sofrer de Alzheimer, segundo uma investigação sueca.


O estudo – apresentado na conferência internacional sobre a doença, a decorrer em Chicago - refere que manter uma interacção social regular pode contribuir para que o cérebro continue saudável ao longo do processo de envelhecimento.

Quando as pessoas estão casadas, ou vivem com alguém, mantêm uma interacção próxima regularmente, o que pode reduzir o aparecimento de demência.

O estudo observou 1,449 indivíduos na meia idade e, de novo, 21 anos depois.

Os solteiros, separados, divorciados ou viúvos tinham registos significativamente superiores de problemas cognitivos em relação aos que viviam com outra pessoa.

"Viver numa relação conjugal é por norma uma das mais intensas formas de estimulação social e intelectual. Se os desafios sociais e cognitivos podem proteger contra a demência, também a vida em conjunto o deve fazer", observou Krister Hakansson, responsável pelo estudo.

Re: Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de August de 2008 08:04

A Gripe


A gripe é uma infecção respiratória provocada por vírus do grupo Influenza. Há cerca de 200 tipos de vírus respiratórios conhecidos, agrupados em 8 grupos. Estes vírus são responsáveis por cerca de um terço das "constipações" dos adultos, calculando-se que cada adulto adoeça - em média - cerca de 3 a 6 vezes por ano, por este motivo. Nas crianças, os casos sobem para 6 a 8 vezes por ano.




O hábito de chamarmos "gripe" a todas as constipações contribui para se confundir a gripe- doença causada pelo vírus da influenza - com todas as outras centenas de constipações, provocadas pelos outros vírus respiratórios. A vacina contra o virus da gripe só nos protege deste e não tem efeito demonstrado nos outros tipos de vírus.


A gripe - também chamada influenza - manifesta-se de repente, com dor de cabeça, febre, arrepios e dores nos músculos. Geralmente há tosse e dor de garganta. A febre desce ao fim de 2 ou 3 dias. Nesta altura a tosse pode tornar-se mais incomodativa, bem como a dor de garganta, podendo prolongar-se durante semanas. Na maioria dos casos a doença resolve-se em 2 a 5 dias. Algumas pessoas ficam a queixar-se de cansaço durante algum tempo.


O tratamento específico pode ser feito com amantadina - um antivírico - mas apenas reduz o tempo de doença em 50% e só se for tomado nas primeiras 48 horas. Este ano está disponível, em Portugal, o zanamivir (nome de venda Relenza ®),em pó para inalação, mas também este só reduz (em cerca de 1,5 dias segundo o fabricante) a duração da doença.

Na maioria das pessoas saudáveis não é compensador submeter-se aos efeitos secundários deste medicamento, visto que a gripe passa espontaneamente.

O tratamento de suporte consiste em:


+ beber muitos líquidos. Isto mantém-nos bem hidratados facilitando a "limpeza" dos brônquios e restantes "canalizações" respiratórias
+ ficar em casa, se se tiver febre
+ tomar paracetamol para reduzir o desconforto da febre e das dores musculares
+ os antihistamínicos não curam, mas podem aliviar o "pingo" do nariz, bem como as gotas nasais de vasoconstritores, se usadas por períodos curtos (3-4 dias)



Os antibióticos são inúteis, os vírusnão são sensíveis aos antibióticos.
Não está demonstrado que a vitamina C tenha qualquer influência no número ou evolução dos catarros respiratórios.
A nebulização com essências (eucalipto, mentol, etc) não tem qualquer interesse terapêutico e pode provocar reacções alérgicas ou agravamento de uma asma pre-existente.
O alívio dos sintomas, como a dor e a febre, pode fazer-se facilmente com paracetamol,que existe disponível em venda livre sob a forma de comprimidos, xarope ou supositórios.
É indiferente a forma que se escolhe: depende da comodidade de cada um (por exemplo, se for uma pessoa com dificuldade em engolir, o xarope ou o supositório poderá ser mais indicado)











Paracetamol: Paracetamol ratiopharm ®, Panadol®, Tylenol ®, Efferalgan (efervescente) ®, Paramolan ®.
A dose habitual - para o adulto - é de 500 mg (1 comprimido) de 6 em 6 horas, enquanto durar a dor ou a febre.

O problema principal da gripe - como de todas as outras infecções respiratórias - reside no atingimento de pessoas com dificuldades do sistema imunitário (doentes transplantados, em tratamentos de cancro, seropositivos para o VIH) ou com doenças crónicas (diabetes, bronquite, asma, insuficiencia cardíaca, renal, hepática, etc.), crianças ou idosos. Nestes a vacina poderá ter vantagens dado que o risco, caso adoeçam, é elevado.
A vacina apenas oferece protecção por um tempo limitado - inferior a 1 ano - tendo que ser repetida no ano seguinte porque o vírus da influenza (gripe)muda de "aspecto" escapando às vacinas. É por este motivo que a vacina da gripe tem uma composição que é alterada todos os anos, conforme a "aparência" previsível do virus influenza para esse ano.
Vacinas disponíveis para o virus da Influenza:

Fluarix (SKB) ®
Fluvirin (Helsin) ®
Inflexal (Berna) ®
Influvac (Solvayfarma) ®
Istivac (Pasteur) ®
Chiroflu ®

A prevenção das infecções respiratórias consiste em reduzir o risco de contágio:

lavar as mãos com frequência, sobretudo depois de tocar no nariz, olhos ou boca.
evitar contacto directo com pessoas que estejam constipadas, sobretudo nos primeiros 2-3 dias em que o contágio é mais fácil.
durante os períodos de epidemia, evitar locais onde se concentrem muitas pessoas: estes lugares são autênticos "banhos" de vírus.
usar (e fazer com que os outros usem ...) lenços de papel para se assoar.
Tapar a boca quando se espirra ou tosse.
fazer exercício físico. Comer uma dieta variada e dormir o necessário. O sistema imunitário trabalha melhor quando estamos em boa forma física.

Re: Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de August de 2008 00:07


Re: Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 16:36

Temas » Saúde

Trombose venosa

Saiba o que fazer para a evitar se andar de avião
Se viajar de avião, tome precauções. A Síndrome da Classe Turística provoca trombose venosa, que se caracteriza pela coagulação de sangue nas veias.

Esta pode ser produzida pela imobilização durante várias horas que, no caso do avião, é favorecida pela pressão baixa e pelo espaço reduzido. Para a evitar, é recomendável:

Vestir roupa pouco justa
Evitar permanecer sentado demasiado tempo
Usar meias de compressão elásticas
Não deixar que a bagagem de mão o impeça de mover as pernas livremente
Tomar uma aspirina um dia antes da viagem e dois depois
Andar no corredor do avião enquanto se alongam os braços e as pernas
Visitar o médico, caso se tenha um risco elevado




Sapo.pt

Re: Saúde
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 15:43

Noites mal dormidas aumentam o risco de doenças cardiovasculares!

Estudo americano indica que dormir menos de sete horas e cinquenta minutos, em pessoas idosas, aumenta o risco de doença.

O risco aumenta se a pessoa, além de dormir mal, tiver tensão arterial alta durante a noite. A informação veio de investigadores japoneses, que publicaram o seu estudo, esta segunda-feira, no Archives of Internal Medicine.

Para a pesquisa foram observadas 1255 pessoas, que sofriam de hipertensão e que tinham uma idade média de 70 anos, enquanto dormiam, durante um período de 50 meses. Neste período, registaram-se 50 ataques cardíacos ou AVC, e "a incidência destes episódios foi de 2,2% por ano", relatou o médico Kazuo Eguchi, principal autor do estudo. O resultado indicou que "noites demasiado curtas aumentam, nos idosos que sofrem de hipertensão, a probabilidade de sofrer um ataque cardiovascular, principalmente quando a tensão arterial aumenta durante a noite", constatou Eguchi.

Segundo os autores do estudo, é essencial dormir o suficiente para evitar doenças como a obesidade ou a diabetes, assim como vários factores de riscos cardiovasculares, como a hipertensão noturna.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.