Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: ISTO É VERDADE? [Acordo Ortográfico]
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 de February de 2009 13:07

Citação:
Com este Governo é assim: faz-se tudo sobre o joelho e o princípio é sempre o mesmo: "Zás! Meia bola e força!"

Nem mais!
Kem vier atrax k faeixe a porta.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ISTO É VERDADE? [Acordo Ortográfico]
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 26 de February de 2009 23:02

Espero que a rúbrica da RTP do "Bom Dia Portugal", o "assim se fala bom português" já esteja a contemplar a nova ortografia, é sempre um espaço tão cultural logo ao acordar, mas a avaliar pelo português do povo já antes do acordo vai de mal a pior...

[www.youtube.com]

Re: ISTO É VERDADE? [Acordo Ortográfico]
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 27 de February de 2009 00:48

No Brasil também há... [www.youtube.com]

Re: ISTO É VERDADE? [Acordo Ortográfico]
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 14:40

Mais um episódio nesta telenovela do Acordo Ortográfico...

Do Público





Alerta do presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa

Ausência de listagem de palavras da Língua Portuguesa impede avanço do Acordo Ortográfico

16.03.2009 - 11h13 Lusa
A falta de um vocabulário para a entrada em vigor do Acordo Ortográfico foi apontada por Artur Anselmo, presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, à agência Lusa.

"Ainda não foi elaborado o vocabulário - uma listagem das palavras da Língua Portuguesa - e não pode haver um Acordo sem esse vocabulário, no qual entram as contribuições de Portugal mas também dos outros países de Língua Portuguesa", afirmou Artur Anselmo, alertando que "esse processo é demorado".

O Acordo Ortográfico envolve Portugal, o Brasil, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Timor, que não foi signatário do acordo em 1990 por não ser então um país independente, e a Galiza, porque o galego é uma variante do Português antigo.

"Neste momento, tanto quanto sei, os brasileiros têm o vocabulário pronto e os galegos também mas não sei o que se passa nos países africanos e em Timor", acrescentou o filólogo, segundo quem, em Portugal, "o Governo não tomou posição nenhuma, não encarregou ninguém, nem a Academia das Ciências", dessa tarefa.

Afirmando-se preocupado, "porque sem vocabulário não haverá acordo", Artur Anselmo disse à Lusa que "o Governo tem de tomar uma posição".

"Em 1945 era fácil: havia o Ministério da Educação, tanto em Portugal como no Brasil, e o Dr. [José] Caeiro da Mata, ministro da Educação português, negociou com o Dr. Gustavo Capanema, que era ministro da Educação no Brasil, e foi fácil, apesar de serem dois governos autoritários. Veja-se como é difícil, agora, negociar em democracia...", ponderou.

Segundo o investigador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal "intervêm, ou deveriam intervir, neste assunto, o Ministério da Educação, o Ministério da Cultura e o Ministério da Ciência e Tecnologia" e "o normal seria que os três ministros se entendessem e que o Governo dissesse: 'para elaboração do vocabulário é nomeada esta comissão...'".

Na ausência desse instrumento, "em rigor, as pessoas não poderiam aplicar já o Acordo Ortográfico", assinalou Artur Anselmo, acrescentando que, todavia, são livres de o fazer.

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.