Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Adro da Igreja

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 10:48

A tendencia actual parece ser na adopção progressiva de medidas mais liberais e os comportamentos sociais revelam uma tendencia, no curto prazo, de uma maior liberalização.
Isto pode ser visto em muitos aspectos, mais nascimentos fora do casamento, leis mais liberais em relação ao consumo de drogas, etc.

No entanto há um fenomeno que pode contrair esta tendencia imediata.
Sabe-se que um pouco por todo o mundo regiões e camadas sociais mais conservadoras têm taxas de natalidade mais elevadas que outras mais liberais.

A liberalização dos costumes pode auto-extinguir-se devido à sua tendencia (estatistica) de taxas muito baixas de natalidade.

Estes fenomenos demoram varias decadas a fazerem-se notar. Será que a seguir à avanlanche liberal teremos um lento mas irreversivel avanço do conservadorismo social?
Sofre o liberalismo do germen do suicidio demografico?

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 12:00

As ideias não fazem parte do pool genético!!!

Pensar que famílias numerosas tendem a perpetuar o mesmo padrão reprodutivo de geração em geração é ser cego à História dos últimos 100 anos. Basta olhar para as nossas famílias. Das bisavós com 10 e mais filhos até aos dias actuais do filho único (isto qd há filhos)
Será que os genes sofreram mutação?!?!?

Mas ó camilo, tira-me aqui uma dúvida. Qual é afinal para ti o modelo de sociedade ideal? Nele, devem as mulher abdicar de uma carreira para ficar em casa a cuidar de uma ranchada de filhos? Uma sociedade sem divórcios, sem métodos anticoncepcionais e que não falta à missa de Domingo? Uma sociedade em que o padre é autoridade e vigia a vida das famílias? Uma sociedade em que as Leis respeitam as directivas do Vaticano? Defendes o fim de uma sociedade laica e liberal?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 14:51

Eu creio que, de momento, nos jovens, está à vista uma tendência ao conservadorismo. Os jovens fartaram-se de algumas coisas liberais que praí andam.

No entanto, penso que uma sociedade de futuro deve ser moderada, ter como principais valores o respeito máximo pela vida e a cooperação numa ideia de aldeia global...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 15:14

Diogo

trabalho diariamente com adolescentes e jovens adultos. Não tenho essa ideia.
Mas para entender melhor poderias, por favor, dar alguns exemplos "dessas coisas liberais que praí andam" das quais os jovens se fartaram?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 19:03

Ola a todos

Bem dizia-se ha uns tempos que este Milenio seria ou da Espiritualidade ou da Razão. Depois dizia-se que estavamos perante o fim da Historia...
Agora conservador ou liberal...

Creio que a catologação dos novos tempos é sempre perigosa, quem trabalha com jovens percebe os receios do futuro, insegurança, falta de prespectivas e logo se diz que são conservadores. Temos também desses mesmos jovens aqueles que se lançam a novos desafios, não se prendem as fronteiras de um pais e são logo apelidados de liberais.
Não temos uma juventude, vamos tendo "juventudes" dai a dificuldade em catalogar.

O resto da sociedade é também disso espelho, existem os desiludidos de tudo, conformados com os resultados alcançados e aqules que ainda se espantam e procuram novas respostas.

Acredito que sera uma sociedade diferente, mas conforme vão tocando as musicas assim se ira dançar...

Cumprimentos

Sérgio lopes

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 21:09

Lena,

Trabalhas com eles, eu estou no meio deles e sou um deles!!!

Fartamo-nos de coisas estúpidas como "a droga é fixe", "ser ateu está a dar", "se não és como nós, estás frito" etc.

É impressionante, agora noutro prisma, a quantidade de jovens que se movem contra o aborto, que não pretendem a realização de casamentos homossexuais, que vão à missa e não têm medo de o dizer, que entram em confrontos e discussões com os professores, defendendo inteligentemente os seus direitos, sem no entanto perderem a noção de que na escola existe uma hierarquia, e que eles podem ocupar um espaço de relevo e ter palavra, mas devem respeito a toda a gente. Que sei deixaram de ter ideias revolucionárias, que consideram o futuro do país fazendo a História pesar na sua visão, que pretendem, de facto, ser grandes Homens e construir uma humanidade sólida e, sobretudo, bem fundada em valores que, na sua maioria, foram criados pelo Cristianismo (mesmo que não sigam nenhuma religião cristã).

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 21:49

Bem me parecia,
confundes liberalismo com laxismo.

Só duas coisinhas, não se é ateu porque é fixe, tal como não se é cristão porque é cool ou bonitinho. É se alguma coisa por causa da nossa reflexão individual e muitas vezes aquilo que se diz ser está a milhas de distância do que se realmente é... especialmente na adolescência.

A perspectiva liberal também permite ser um grande Homem e construir uma sociedade sólida e bem fundada em valores igualmente defendidos pelo Cristianismo.
Aliás, já deves ter ouvido falar no Humanismo Secular...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 23:46

Desculpa mas conheço muita gente que se diz ateu só porque pronto, cai bem.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 23:48

Desculpa mas conheço muita gente que se diz ateu só porque pronto, cai bem.´

Citação:
Lena
confundes liberalismo com laxismo.

Será que ser pró-aborto ou contra o aborto é relativo ao laismo ou a conservadorismo/laxismo?

Penso que, como disse o Sérgio, não devemos imputar rótulos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 09 de August de 2007 10:53

Isso são ateus de meia tigela... fedelhices. Tanto se dizem ateus como góticos, metaleiros ou betos.
Lá está o problema dos rótulos.
Mas pior que alguém rotular-se é nós tomarmos o rótulo como garantia de alguma coisa. :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de August de 2007 18:10

Claro que não temos uma juventude mas várias. Entre essas varias juventudes algumas têm devido a varios factores, ambientais ou geneticos, comportamentos mais propensos à reprodução ou não.
Obviamente os que tiverem comportamentos que tendam à extinção demografica tenderam a desaparecer em varias gerações.

As ideias não têm ligação genetica? Provavelmente mas os comportamentos não o têm? Noutras especies têm, a nossa será uma excepção? E esses comportamentos estão desconectados das ideias? Seremos esquizofrenicos?

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de August de 2007 20:19

Citação:
Diogo Taveira
Desculpa mas conheço muita gente que se diz ateu só porque pronto, cai bem.

Se analisar então os que se dizem cristãos a coisa vai piorar.

Uma das melhores coisas para a igreja e o mundo ocidental foi o secularismo, quando a igreja católica tinha o poder temporal era terrível.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de August de 2007 10:44

O meu ideal de familia não é chamado para aqui. Procuro correlações entre ideias e comporamentos para a partir daí tentar perspectivar as suas consequencias remotas.

Muito do liberalismo está ligado ao individualismo. Creio que pode ser essa a conexão para a mais baixa taxa de natalidade de regiões e camadas sociais mais liberais. Daí que pode acontecer um fenomeno que creio já ter ocorrido noutras epocas da historia, curiosamente com algumas semelhanças com a nossa.

Nisto a unica coisa certa é que o futuro é incerto.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de August de 2007 18:11

Desculpa a pergunta, mas o que é que consideras liberalismo?

Em comunhão

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de August de 2007 12:08

A análise do Camilo tem alguma base de real.

Algumas sociedades europeias, se fossem ilhas isoladas, poderiam sofrer os efeitos descritos. Mas não o são.

Mas responder à pergunta é um exercício de futurologia.

Na Europa vai depender em boa parte da resposta da Igreja às novas situações e da sua capacidade de adaptação e transmissão da mensagem.

Se esta for capaz de actos proféticos, é possível encurtar o caminho para uma sociedade com mais valores.

Nesse caso terás uma sociedade potencialmente mais liberal numas matérias e mais conservadora noutras.

João (JMA)

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 18 de August de 2007 02:22

Ola a todos

Caro João, assistimos cada vez mais a actos profeticos, no entanto por cada sinal positivo surgem cerca de tres negativos e esses é que são noticia.
A sociedade é cada vez mais "conformada", logo da pouca margem de manobra a quem quer ser diferente, as nossas paroquias estão cheias desses exemplos.
Apostamos num novo estilo, mas parece que todos querem um pouco mais do mesmo e nada muda. Espero e acredito que algo muda e vai mudar para que as nossas "juventudes" tenham espaço e manifestem vrdadeiramente o Espirito novo

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 22 de August de 2007 17:39

societatis futuris aprenderis latinis. moltimportantis latinis aprenderus.
todetus ensinaris ignorantis.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 23 de August de 2007 12:02

Todeto

Se achas o latim importante poderias começar por dar o exemplo e aprendê-lo como deve ser.

pontosvista

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 29 de August de 2007 16:08

latinus moltimportantis.
divias aprenderis latinnus.

Re: Será a sociedade do futuro conservadora ou liberal?
Escrito por: (IP registado)
Data: 30 de August de 2007 09:28

Latinus macarronicus divertidus est.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.